O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Retrospectiva Cultural 2021

 Olá, pessoal! Hoje eu vou divulgar a minha Retrospectiva Cultural 2021. Na presente postagem, vou compartilhar: o livro do ano, a música do ano, o filme do ano, o palestrante do ano, a postagem do ano, a melhor poesia do ano e o melhor texto do colunista Mateus. 


  



*Observação: A análise tem caráter pessoal. Além disso, nem sempre o livro, o filme e a música citados serão necessariamente obras lançadas neste ano. É possível que eu cite uma música ou um livro lançados no passado, mas que marcaram mais a minha vida neste ano. Na minha análise cultural, classifico como melhor o que foi mais marcante para mim de maneira bastante pessoal. 




Capa do livro. 


1) O livro do ano: Sincrodestino - Deepak Chopra.


  Se você é apaixonado pela estante de "autoajuda/espiritualidade" das livrarias, certamente já viu um livro do Deepak Chopra. Comprei esse livro dentro da livraria de um Shopping paraguaio aqui em Assunção, capital do Paraguai. Li o livro em espanhol e aproveitei para treinar o idioma. A leitura fluiu até mesmo em outro idioma de tão incrível que o livro é. Sincrodestino foi o melhor livro que li em 2021. 

  Você deve estar se indagando sobre o significado do título do livro. Sincrodestino é uma palavra que representa a união de outras duas: sincronicidade + destino. A sincronicidade abrange as coincidências significativas que tecem a nossa vida e, consequentemente, criam boa parte do nosso destino. 

  Nesse livro, o autor compartilha ensinamentos para que o leitor possa absorver melhor as coincidências e os sinais que aparecem em sua vida e moldar o seu destino mais facilmente, realizando sonhos e presenciando milagres. 

   Segundo o autor, Deus usa aquilo que chamamos de "coincidência" para enviar recados e sinais sobre quais decisões são apropriadas e sobre quais os caminhos que devemos seguir para cumprir as nossas missões e realizar os nossos sonhos. Quando estamos com dúvidas sobre qual caminho escolher, é necessário prestar atenção nas coincidências. 


            


Deepak Chopra, autor do livro. Médico indiano, especialista em terapias alternativas, professor de ayurveda, espiritualista do campo corpo-mente. É conhecido como "poeta e profeta das medicinas alternativas" pela revista Time. 

  Alguns sinais que nos ajudam a decifrar as coincidências são: músicas que tocam repetidamente na rádio sobre um tema que tem a ver com a sua vida, letras em Outdoor, sonhos, uma notícia no jornal que chama a atenção dos seus olhos com frequência cada vez que você abre o jornal, a frase da faixa de um avião, a mensagem colada na janela do ônibus e etc. 

   O autor reflete sobre matéria, mente e espírito além de analisar o âmbito físico e o âmbito quântico. Segundo o autor, nós estamos todos conectados: sincronizados com a natureza e com as pessoas ao nosso redor. Muitas relações pessoais que atraímos são espelhos de partes da nossa alma.

   Para o autor, se queremos ir além dos limites racionais e temporais, devemos nos abrir para a consciência pura ou "mente não circunscrita". De acordo com Deepak Chopra, existem dois tipos de mentalidade: a mente circunscrita e a mente não circunscrita. 

   A primeira é a mente do ego, do individualismo, das limitações temporais, da razão, dos medos e das divisões. A segunda é a mente do espírito, da alma, da consciência universal, infinita, atemporal, ilimitada, intuitiva, criativa e não condicionada. Somente a segunda mentalidade conecta a nossa alma às verdades significativas e aos insights das coincidências. 

  Para o autor, o universo trabalha com a segunda mentalidade, eis que ele é ilimitado e atemporal. Sendo assim, para usufruirmos das coincidências, precisamos ir além da razão e dos limites temporais para mergulharmos no mundo da intuição. Com intuição, interpretamos o potencial milagroso por trás de cada coincidência. Uma simples coincidência pode carregar muita força transformadora e gerar uma experiência deslumbrante. 

  O autor também trabalha muito com arquétipos nesse livro (sincronicidade e arquétipos sempre me remetem à psicologia de Jung), pois os arquétipos são espécies de "símbolos universais" presentes em nossa alma e que despertam coincidências e papéis importantes no mundo espiritual e na sociedade. 

   O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, o autor explica o que é o sincrodestino e qual é a sua promessa de potencial ilimitado. Ainda na primeira parte do livro, o autor diz sobre a função das coincidências e analisa a natureza da alma e dos arquétipos. Na segunda parte, o autor aponta caminhos práticos, meditações, mantras e princípios para o leitor interpretar o seu destino e viver a sincronicidade de forma deslumbrante no seu cotidiano. 

  O livro é extremamente interessante para quem gosta de assuntos espirituais e autoconhecimento, especialmente para quem já é sensível e impressionado com o poder das coincidências. O autor sugere que cada pessoa tenha o seu próprio diário das coincidências para anotar os sinais do dia a dia. 

   O que mais me chamou a atenção no livro foi o uso de exemplos reais sobre o poder da coincidência. O autor usou o exemplo de coincidências incríveis na vida de amigos, de fãs e de pacientes que comprovam até onde uma coincidência pode mudar o destino de alguém. Além do mais, o autor dá exemplos de coincidências que teceram a sua própria vida e a sua própria carreira, confessando curiosidades muito boas sobre a sua vida pessoal. Apesar da seriedade do tema espiritual, é um livro leve e com partes surpreendentes e divertidas. 


2) A música do ano: Pax Deorum (Paz de Deus) - Enya.




                            The Memory of Trees é um álbum de 1995.

       Ouço Enya desde criança, pois acompanho o seu trabalho desde a década de 90, a década da espiritualidade "New Age". 



  Segundo os dados do Spotify, Enya é a artista que eu mais ouvi em 2021. Pax Deorum foi a música que eu mais ouvi dessa artista. Eu gosto das músicas dela, pois são místicas, relaxantes, poéticas e transcendentais. 

Letra da música:


Paz de Deus. 


"Senhor, venha.

O sacramento que você aprende do meu Deus. 

Senhor, venha.

O sacramento que você aprende do meu Deus.


Senhor, venha. 

Pai do Céu, Deus nos abençoe.

Senhor, venha. 

O sacramento que você aprende do meu Deus.


Acredite que cada dia que nasce

pode ser o seu último dia. 


Domineo veniteo.

Sacramentum meo deo."


Confira a música da Enya no vídeo: 





https://www.youtube.com/watch?v=kkeTyGcx2bM






3) Filme do ano: Gracinha. 


  Trata-se de um filme da Manu Gavassi, dirigido e interpretado por ela. Suas músicas ganham expressões visuais e artísticas nessa obra chamada de "Álbum Visual". O filme mistura dança, balé, poesia, teatro, música, cinema e arte em uma única obra. 

  As letras das suas músicas são originais, autênticas e charmosas, com muita feminilidade e ousadia criativa. O filme é um recado de liberdade e defende a expressão autêntica da alma de artista, a qual jamais pode se calar. 

  Há muita diversidade no filme, representando vários tipos de belezas e personalidades. É um filme agradável, poético, artístico e muito surpreendente. Como adoro poesia, gostei muito de ver um filme narrado em versos. Sem dúvidas, a maior surpresa artística de 2021. 


4) Palestrante / comunicador (a) do ano: Pri Leite.


   


Pri Leite. 


   Nesse ano de 2021, a comunicadora que eu mais acompanhei no YouTube foi a professora de Yoga Pri Leite. Graças às aulas dela, aprendi a fazer Yoga em casa, liberando as tensões da pandemia e transformando os meus momentos de autocuidado, relaxamento e espiritualidade em momentos incríveis.

  Já tive muitos insights espirituais no meio das aulas da Pri Leite. Sou muito grata por ter conhecido o seu canal no YouTube e indico o seu trabalho para todo mundo. 


Link do Canal no YouTube da Pri Leite: 


https://www.youtube.com/c/PriLeiteYoga



5) A postagem do ano de Taty Casarino.


  



 Comer, rezar e amar: os retratos da quarentena nessa pandemia -- Esse é o título do meu texto no blog mais lido e elogiado neste ano. A minha análise crítica misturou bom humor, ironia, autoajuda e reflexões espirituais. 

 Muitas pessoas me procuraram após ler esse texto, comentando que as minhas palavras libertaram as suas almas cansadas da positividade tóxica e da produtividade tóxica presentes nas redes sociais. As pessoas me disseram que eu fui realista sem perder a doçura, fortalecendo uma mensagem real de esperança e autoaceitação. 


Link do texto:

https://poetisataty.blogspot.com/2021/09/comer-rezar-e-amar-os-retratos-da.html




6) A poesia do ano de Taty Casarino.


Alegria estrelada. 


Essa poesia mística retrata a energia do meu ano de 2021: a superação do cansaço emocional (causado pela pandemia) através da fé, do Yoga, da meditação e da luz da espiritualidade. 

Link  da poesia:

https://poetisataty.blogspot.com/2021/09/alegria-estrelada.html





7) O texto do ano do colunista Mateus Bülow. 


10 Lendas da Rússia. 


   O escritor Mateus Bülow tem uma coluna dentro do blog onde ele fala sobre história, cultura, literatura, games e curiosidades. O melhor texto dele nesse ano foi sobre as lendas da Rússia.

 O universo de lendas russas já é algo bem curioso e deslumbrante. A forma como Mateus aborda as lendas, com profundidade histórica e domínio de mitologia, chama a atenção do leitor e produz uma das leituras mais agradáveis do ano. 

   Cavaleiros errantes do período medieval, rusalkas (ninfas ou sereias do rio), gigantes solitários, criaturas do ar influenciando as emoções humanas, paganismo russo, contos de fadas russos, a "Atlântida da Rússia" e as teorias de conspiração sobre sobreviventes da família Romanov deixam o texto do Mateus cativante do início ao fim. 


Link do texto:

https://poetisataty.blogspot.com/2021/08/10-lendas-da-russia.html


Link da Retrospectiva Cultural do ano passado:


https://poetisataty.blogspot.com/2020/12/retrospectiva-cultural-2020.html


Texto escrito por Tatyana Casarino. Especialista em Direito Constitucional, advogada, escritora e poetisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário