O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Retrospectiva Cultural 2020

   

             




  Olá, pessoal! Hoje eu vou divulgar a minha Retrospectiva Cultural de 2020! Na presente postagem, vou divulgar as seguintes análises culturais: o livro do ano, a música do ano, o filme do ano, o palestrante do ano, a postagem do ano de Taty Casarino, a melhor poesia do ano de Taty Casarino e o melhor texto do colunista Mateus Bülow. 

*Observação: A análise tem caráter pessoal. Além do mais, nem sempre o livro, o filme e a música citados serão necessariamente obras lançadas no presente ano. É possível que eu cite um filme ou uma música do passado, mas que marcaram o ano atual pela presença intensa dessas obras em minha vida. Nessa análise cultural, classifico como melhor o que mais foi marcante para mim. 


1) O livro do ano: 


   


*O Poder Oculto.

*Autor: Padre Reginaldo Manzotti. 


  Esse foi o livro do ano, porque marcou profundamente o meu ano de 2020. Estamos passando por tempos difíceis, mas esse livro acende a chama da esperança e da força interior dentro de nós. A escrita do padre Reginaldo é maravilhosa, clara, lúcida e muito equilibrada, pois transmite conhecimentos profundos em uma linguagem elegante e fácil ao mesmo tempo. 

    Através desse livro, aprendi que todos nós podemos encontrar uma fonte de vida dada por Deus e que tal fonte mora no nosso interior. Esse livro ensina o leitor a buscar a sabedoria, a felicidade e a realização em sua vida. Mesmo se você estiver se sentindo desanimado, você descobrirá o poder oculto da vitória dentro da sua alma ao ler esse livro.

    Ao ler essa obra, você descobrirá que existe uma espécie de "DNA" espiritual de Deus dentro de você. Sendo assim, a força interior da superação sempre estará dentro do ser humano, pois somos filhos do Deus da vitória. 

   O livro professa a arte da perseverança e traz ensinamentos profundos, tendo em vista que conduz o leitor por uma ponte que leva a sua alma até a vida nova em Jesus. Após a leitura do livro, você fica com a sensação de que é uma pessoa nova (se você realmente ler esse livro com a atenção e a profundidade que ele merece) além de sentir que a sua memória recuperou o poder do DNA divino. 

    Como esse é um livro religioso e católico, é claro que a leitura inspira a nossa salvação no sentido espiritual. Entretanto, muito além do caráter religioso, o livro também inspira a nossa motivação para as realizações dos nossos bons sonhos e objetivos na vida cotidiana. O equilíbrio entre o espiritual e o cotidiano é o grande ponto positivo do livro, o qual impulsiona o leitor a concretizar as suas metas com disciplina e a conquistar uma vida mais plena e mais feliz. 

    A sabedoria do livro ensina o leitor a curar as suas feridas emocionais e a superar as provações com um olhar mais amplo, maduro e espiritual para os desafios da vida. O livro é terapêutico, motivacional, filosófico, assertivo e religioso ao mesmo tempo (o livro perfeito para mim). 

   Alguns aprendizados maravilhosos do livro são: a compreensão da nossa existência, a fonte interior da nossa motivação, o autoconhecimento, a descoberta dos nossos potenciais, a importância de uma conduta assertiva, a capacidade de amar, o poder da persistência, o poder da transformação, os dons da vida, os dons da fé e o poder de Jesus em nós. 

    Por fim, é preciso ressaltar que, no final de cada capítulo, existem exercícios para o leitor responder (uma excelente forma de interagir com o livro e assimilar o conteúdo do capítulo), um salmo para o leitor rezar e uma oração para o leitor meditar. 

     O livro é tão completo que, ao escrever essa resenha, senti vontade de ler novamente a obra (risos). Confesso que esse livro me ajudou a concretizar as minhas metas de 2020 com mais disciplina (usei o conhecimento do livro para desenvolver projetos criativos em 2020). Vou ler esse livro novamente em 2021! 


2) A música do ano:


     



*Cursum Perficio.

*Artista: Enya. 


                           


Link para ouvir a música no YouTube:



  Essa não é uma música atual, mas marcou o meu ano de 2020. Tendo em vista que foi uma das músicas que eu mais escutei esse ano em meu perfil no Spotify (aplicativo de músicas e podcasts), devo dizer que essa é a música do ano para mim. 

   Cursum Perficio é uma música mística, introspectiva, transcendente e que traz paz ao ouvinte. O mistério da música invoca a esperança para finalizar uma jornada. Sendo assim, a música tem tudo a ver com a temperança necessária para superar 2020. Desejo que, após as nuvens angustiantes de 2020, possamos ver a luz. A letra dessa música fala sobre a luz que mora atrás das nuvens. 

Veja a letra dessa música:


https://www.letras.mus.br/enya/102761/traducao.html



3) O filme do ano:


     



A Dama & o Vagabundo (Disney) -- Versão Live-action.




Link para ver o Trailer:


https://www.youtube.com/watch?v=odFM3ecQaPE


   Assisti ao filme "A Dama & o Vagabundo" da Disney na versão live action esse ano e amei. Para mim, esse foi o filme do ano. O live action do clássico de 1955 foi espetacular, pois mostra um novo olhar sobre a cultura americana da época e consegue ser fiel ao filme clássico sem perder o "sabor" da originalidade. 

   A versão original marcou a minha infância, já que eu assistia ao desenho animado na década de 90. Mas, a versão live action conquistou o meu coração adulto e fez os meus olhos maduros perceberem novas mensagens.

   Gostei muito da presença de Kiersey Clemons e Thomas Mann no elenco. O elenco trouxe mais naturalidade e realismo para as cenas do filme. Realmente, a atmosfera é muito acolhedora e emocionante. Os atores trabalharam muito bem e passaram uma mensagem muito bonita sobre amor fraterno e respeito aos animais. Os figurinos são perfeitos, a trilha sonora é incrível e as paisagens conquistam o nosso olhar e o nosso coração. 

     O filme traz também uma importante mensagem sobre a importância do equilíbrio entre amor e liberdade. Por trás do excesso de liberdade de Vagabundo, o cachorrinho de rua sofria com a carência, o abandono e a falta de amor dos humanos. Lady, por sua vez, é uma cachorrinha que tem muito amor em seu lar, mas nunca experimentou os ventos da liberdade e da aventura. 

    Quando os humanos do lar de Lady resolvem ter um bebê, Lady sente a dor da rejeição pela primeira vez, perde o conforto do seu lar pela negligência de uma cuidadora da família e acaba caindo em armadilhas no mundo das ruas. Por sorte, a delicada Lady encontra o Vagabundo, o esperto cachorrinho de rua que é a sua salvação na hora do perigo. 

    Ao lado de Vagabundo, Lady descobrirá os verdadeiros significados do amor, da liberdade e da coragem. Lady conhece a liberdade, Vagabundo conhece o amor verdadeiro pela primeira vez e ambos reconquistam o amor dos humanos pelo sentimento mais heroico que um cachorro apresenta: a lealdade. 


4) O palestrante do ano:


    



*Eckhart Tolle.


*Perfil de Eckhart Tolle no Instagram:

https://www.instagram.com/eckharttolle/?hl=pt


 Eckahart Tolle é o comunicador que marcou o meu ano de 2020. Em um ano cheio de desafios, o ensinamento de Tolle ajuda a driblar o estresse e traz paz para a alma. Autor de livros de sucesso como "O Poder do Agora" e "Praticando o Poder do Agora", Tolle também oferece cursos que ajudam as pessoas no exercício de superar os maus pensamentos, limpar a mente e obter concentração no momento presente. 

  Nesse ano, fiz um curso introdutório gratuito sobre o "Poder da Presença" ministrado por Tolle. Nesse curso, aprendemos sobre o poder de estar plenamente presente nas situações e de sentir os momentos de forma mais corporal sem a interrupção dos nossos pensamentos. 

  O curso traz exercícios que demonstram o quanto a maioria dos nossos pensamentos ruins mente para nós. Ao percebermos a ilusão de boa parte dos nossos pensamentos, atingimos a libertação e a iluminação para uma vida mais plena e presente. 

  Quando escrevemos os nossos pensamentos ruins em um papel, vemos o quanto eles são bobos e tiramos o poder do tormento deles. Além do mais, vivemos melhor quando apreciamos as situações de corpo e alma sem pensamentos desnecessários atrapalhando a alegria de viver. Sem ansiedade em relação ao futuro e sem mágoas do passado, encontramos a verdadeira luz do momento presente. 


*Obs: O curso citado foi traduzido por Younity Brazil.


*Confira palestras motivacionais maravilhosas no perfil de Younity no Instagram: 

https://www.instagram.com/younitybrazil/


5) A postagem do ano de Taty Casarino:


    



*Castidade e Felicidade.


  Nesse texto, eu divulgo o meu conhecimento sobre a importância de se resguardar para ganhar mais sabedoria e felicidade espiritual. Os dados dos números de leitores nas configurações do blogue me surpreenderam, pois eu jamais imaginei que os valores espirituais desse texto seriam tão apreciados nos tempos modernos que vivemos. 

   Atualmente, esse texto foi lido por mais de 900 leitores segundo as estatísticas do meu blogue. Ainda não entendi o sucesso desse texto, mas minha intuição aponta que as pessoas têm "sede" de valores espirituais e sabedoria. Agradeço aos leitores pela atenção!


Link para você clicar e ler o texto: 


https://tatycasarino.blogspot.com/2020/09/castidade-e-felicidade.html


6) A melhor poesia do ano de Taty Casarino:


   



*Afrodite das águas.


Afrodite das águas é a minha poesia mais romântica e elegante do ano além de transmitir sensações transcendentes que levam o leitor para um mundo de magia, amor, doçura e fantasia. Essa poesia mística e romântica foi inspirada na astrologia e no seguinte posicionamento do meu mapa astral: Vênus em Câncer. 


Confira essa poesia mágica ao clicar no seguinte link:


https://tatycasarino.blogspot.com/2020/06/afrodite-das-aguas.html


7) O melhor texto do colunista Mateus Bülow:





10 Mitos da Era Medieval.


  O escritor Mateus Bülow tem uma coluna no blogue com variados temas: história, análises de filmes, resenhas de livros e cultura. A sua participação foi imensamente especial esse ano, pois ele escreveu textos maravilhosos e evoluiu como colunista. Seus textos estão cada vez mais criativos. Ele entende muito da história mundial e presenteou o blogue com um belíssimo texto sobre a misteriosa Idade Média. Esse período histórico ainda causa fascínio em 2020. 

   Como a Idade Média sempre foi o meu período favorito na hora de estudar as aulas de história, considero os "10 Mitos da Era Medieval" o melhor texto do colunista em 2020. Esse texto está muito bem elaborado, divertido, profundo, realista e derruba mitos desse período histórico de forma leve e até mesmo didática. Foi o texto histórico com a experiência de leitura mais agradável do ano. Penso que Mateus Bülow também poderia ser professor de História. 


Confira esse texto agradável e que propicia mais conhecimento e cultura ao leitor ao clicar no seguinte link:


https://tatycasarino.blogspot.com/2020/02/10-mitos-da-era-medieval.html


Retrospectiva Cultural 2020 de Tatyana Casarino, autora do blogue "Recanto da Escritora".


Tatyana Casarino. Advogada, Especialista em Direito Constitucional, escritora e poetisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário