Olá, pessoal! Costumo fazer uma "Retrospectiva Cultural" todos os anos. Essa retrospectiva consiste em apontar o livro, o filme e a música que marcaram o meu ano. Ressalta-se que as obras citadas não serão, necessariamente, lançamentos deste ano, mas aquelas que eu mais gostei de ler, escutar e assistir durante o ano que passou.
A Retrospectiva também aponta a melhor poesia publicada no blog e o melhor texto do colunista Mateus Bülow.
*Livros lidos em 2025.
1) Livro do ano
A Sala das Borboletas de Lucinda Riley
*Observação sobre Spoilers: eu descrevi parte da vida da protagonista ao comentar sobre o livro, mas não revelei o grande segredo da obra literária.
Lucinda Riley é uma das minhas autoras favoritas, pois ela entrelaça história, romance, suspense, mistério, drama e aventura de maneira única. Nesse romance, os personagens são complexos, a história é bem construída e o desfecho é surpreendente.
O livro "A Sala das Borboletas" mistura o passado e o presente na narrativa ao intercalar capítulos que mostram a juventude da protagonista Posy Montague (nas décadas de 40 e 50) com aqueles que descrevem os desafios da sua vida quando ela está prestes a completar 70 anos (no início dos anos 2000).
A mansão Admiral House desperta muitas lembranças na protagonista, porque ela passou a sua infância nessa casa. No jardim da mansão, ela gostava de caçar borboletas com o seu pai, um piloto de caça cujo passatempo é estudar insetos na misteriosa "Sala das Borboletas".
Quando ela recebe a notícia de que o seu pai morreu na Segunda Guerra Mundial, a sua vida inteira muda. Ela enfrenta dificuldades familiares, solidão e falta de compreensão diante da sua dor emocional e do seu luto. Com uma mãe fria e distante, ela passa a ser cuidada pela sua avó num lugar pacato e bem religioso -- diferente da mansão agitada e cheia de festas promovidas pela sua mãe.
A personagem principal é muito inteligente e tem um incrível talento na Botânica, um ramo da Biologia que se dedica ao estudo das plantas, e chega a fazer uma Faculdade, um raro privilégio para uma mulher da sua época. Assim como o seu pai, a sua maior paixão é estudar a natureza.
Durante o período da Faculdade, ela expande horizontes, pois conhece novas maneiras de viver a vida e passa a ter contato com pessoas diferentes. Ela convive com uma amiga extrovertida que rompe com a sua visão de mundo e passa a conhecer artistas. Nessa época, ela supera alguns paradigmas religiosos e derruba os conceitos preconceituosos do lugar pacato onde passou a infância.
Vive uma paixão intensa com um jovem que sonha em ser artista, mas ele a abandona misteriosamente e desiste de ser ator para ser advogado. Ela sofre muito com o término do romance, mas segue a sua vida normalmente. Posy acaba se casando com outro homem, alguém com um perfil mais sério e pragmático, e tem dois filhos de personalidades completamente diferentes. Contudo, ela nunca conseguiu esquecer do ator que exalava beleza, charme, energia e paixão.
Depois de ficar viúva, ela decide voltar a morar na mansão Admiral House e fica sabendo dos dilemas dos filhos. Nessa parte do livro, o romance demonstra as histórias paralelas de vários personagens, especialmente as histórias dos filhos e das noras de Posy. Sam, o seu filho mais velho, é um fracasso nos negócios e um homem amargo. Nick, o filho mais novo, é um jovem ambicioso e sortudo.
Sam é casado com Amy e tem dois filhos. Amy é uma mulher batalhadora e que sofre com a falta de amor do marido. Nick guarda segredos de um relacionamento passado, mas é muito romântico com a sua nova namorada, uma modelo linda (por dentro e por fora) chamada Tammy. Há também um misterioso personagem chamado Sebastian, um escritor de sucesso interessado na história da mansão de Posy.
Quando Posy está prestes a completar 70 anos, o seu grande amor da juventude reaparece na sua jornada para explicar o seu desaparecimento. Ele também revela um segredo bombástico à amada, e esse segredo é capaz de alterar a maneira como ela enxerga o seu passado.
O livro desperta a imaginação do leitor de maneira incrível e nós somos transportados para a Inglaterra por meio das descrições dos lugares e dos costumes das pessoas.
Além de ser um excelente entretenimento, a obra literária passa uma bela mensagem de resiliência ao leitor, visto que a história da Posy é repleta de momentos de renascimento, de transformação e de superação.
Assim como as plantas renascem no seu jardim e as flores retornam após um longo inverno, a vida de Posy floresce depois da superação dos seus traumas e de uma nova forma de compreender o seu passado. É possível fazer várias reflexões filosóficas sobre o ramo da Botânica destinado à recuperação de um jardim e a história da protagonista.
O final é surpreendente e passa um belíssimo recado sobre esperança. Afinal, nunca é tarde para ser feliz. Se a personagem conseguiu reencontrar o seu grande amor aos 70 anos, todos nós podemos nos surpreender com a vida.
2) Filme do ano
Donzela
Gêneros: Ação e Aventura.
Um filme surpreendente que começa com ares de romantismo e termina com um tom eletrizante. Uma jovem ingênua (aparentemente) se casa com um belo príncipe, mas, em vez de viver a sua lua de mel, é traída pelas pessoas ao seu redor e jogada em uma caverna para ser devorada por um dragão. Dentro da caverna, ela enfrenta diversas aventuras para desbravar o interior dela, desvendar os mistérios da fera que cospe fogo e escapar da morte.
O grande destaque é a atuação de Millie Bobby Brown que consegue ser brava em cena sem deixar de ser delicada, sonhadora e fiel aos seus princípios. Mesmo no pior momento da jornada, a sua personagem encontra forças para lutar e transforma adversidade em oportunidade. Um filme que proporciona não somente uma aventura cativante, mas também uma excelente reflexão motivacional sobre coragem e perseverança.
*Para conferir mais dicas de filmes, acesse a postagem do meu blog sobre filmes:
https://poetisataty.blogspot.com/2025/09/dicas-de-filmes-parte-i.html
Outros filmes que eu assisti em 2025:
Enola Holmes
Enola Holmes 2
O Fabricante de Lágrimas
Eiffel
Soul
Um tio quase perfeito (Nacional)
Eduardo e Mônica (Nacional)
As Patricinhas de Beverly Hills
Extraordinário
Princesa Adormecida (Nacional)
As namoradas do papai
Superman (1978)
Cartas para Julieta
Filadélfia
O amor dá trabalho (Nacional)
Kate & Leopold
Amor em grande estilo (Romance in Style)
Meu ano em Oxford
Dúvida
Tratamento de Realeza
Borbulhas de amor
Em meus sonhos
O Príncipe do Natal
O Príncipe do Natal: O Casamento Real
O Príncipe do Natal: O Bebê Real
Caramelo (Nacional)
Encontro de amor
Scrooge: Um Conto de Natal (2022)
O pai da noiva
Togo
O Júri
Tick, Tick... Boom!
O sétimo filho
Fátima – A história de um milagre
3) Música do ano
Perfect Celebrity da cantora Lady Gaga foi a música que eu mais gostei de escutar em 2025. Apreciar o lançamento de um artista é algo raro para mim, porque eu, geralmente, não gosto de músicas novas e costumo escutar músicas antigas no Spotify. Contudo, adorei o álbum Mayhem da Lady Gaga desde a primeira vez que ouvi as músicas dele quando assisti ao show da artista na Praia de Copacabana pela televisão.
Primeiramente, eu fiquei surpresa com o fato de ter admirado as músicas novas da cantora. Depois, entendi o motivo pelo qual gostei do novo álbum de Gaga: ele é repleto de referências do passado e do cenário da música alternativa dos anos 90. O seu novo CD é uma mistura de vários gêneros: pop, rock alternativo e grunge.
O visual gótico do show e repleto de arquétipos sobre a jornada feminina de autoconhecimento também me conquistou rapidamente, porque eu vi algumas referências ao mundo sombrio do Fantasma da Ópera e da literatura mística.
Como uma estudiosa do universo simbólico há tempos, percebi alguns símbolos da astrologia, arquétipos do tarô e nuances dos mitos da Mulher Selvagem no show da Gaga. Recomendo o livro "Mulheres que correm com os lobos", pois ele explica os mitos e os arquétipos da Mulher Selvagem (o livro foi escrito pela psicóloga Junguiana Clarissa Pinkola Estés).
O show da Lady Gaga exibe um mergulho profundo no autoconhecimento, porque ela retrata as suas finalizações de ciclos, "mortes" psíquicas, renascimentos psicológicos, batalhas mentais e superações emocionais. Toda a estética gótica traz uma bela mensagem: a de que podemos ter esperança no renascimento da luz e da força de vontade após um período de escuridão e vulnerabilidade. É possível renascer das cinzas como a Fênix após um período de caos (o significado do nome traduzido do novo álbum dela é justamente "caos").
Um dos conceitos mais bonitos da obra da Clarissa Pinkola Estés é o da "Vida-Morte-Vida", que aponta o ciclo natural entre términos e novas fases na vida. É a aceitação do fim de cada ciclo que permite o surgimento da sabedoria, da força, da superação, da resiliência e da coragem na alma feminina. Desse modo, observo um vínculo entre o show da Gaga e a obra literária da autora citada. Quando Lady Gaga dança com um esqueleto, vejo um ritual simbólico do ciclo "Vida-Morte-Vida" presente nos mitos ancestrais da força feminina.
A música "Perfect Celebrity", em especial, além de trazer uma sonoridade muito boa e viciante, possui um significado muito profundo: o de que a nossa essência está além das aparências e da fama. Enquanto o mundo obrigada o indivíduo (principalmente o artista) a construir uma "máscara" para ganhar notoriedade, a essência pede mais autenticidade.
Mais uma vez, observo um vínculo entre a música de Gaga e a psicologia de Jung. Na psicologia analítica, há o conceito de que o Arquétipo Persona propicia a criação de um personagem para interagir com a sociedade, mas esse personagem nem sempre corresponde ao verdadeiro ser do indivíduo. Na canção citada, Lady Gaga apresenta um confronto entre a sua identidade humana e a Persona artística.
4) Melhor poesia publicada no blog
Versos de Madalena
Essa é uma poesia que retrata a jornada espiritual de Maria Madalena e o seu amor fraterno por Jesus. Eu me inspirei em cenas da série "The Chosen" e na literatura do Sagrado Feminino para escrever esse poema.
O poema é um "mergulho" no aspecto feminino da espiritualidade e convida o leitor a refletir sobre a importância das mulheres no fortalecimento da fé. Além disso, a poesia retrata a caminhada da transformação espiritual de Madalena: ela atravessou o deserto da angústia interior para encontrar a paz e a libertação. Desse modo, a mensagem é universal, porque carrega os ciclos espirituais que todos nós passamos: dor, angústia, tormento, amor, paz e libertação.
Os versos também demonstram que, muitas vezes, a transformação espiritual mais profunda é desencadeada por uma ação simples. Não foram os rituais complexos dos Mestres da Lei que salvaram a alma de Madalena diante dos tormentos e da melancolia, mas um simples gesto de Cristo: o de chamá-la pelo verdadeiro nome.
Esse contato entre Madalena e Cristo demonstra que a nossa relação com Deus não é somente transcendental, mas também pessoal. Ele nos chama pelo nome e conhece o nosso coração melhor do que nós mesmos.
Versos de Madalena é a melhor poesia do ano, pois reflete as minhas maiores inspirações: espiritualidade e autoconhecimento.
Clique aqui para conferir o poema:
https://poetisataty.blogspot.com/2025/04/versos-de-madalena.html
5) Melhor texto do colunista Mateus Bülow
10 Elementos comuns da Fantasia
Nesse texto, o colunista Mateus Bülow trouxe curiosidades sobre o gênero da Fantasia ao blog. Ele fez uma lista com 10 elementos que aparecem em obras literárias, filmes, desenhos animados, videogames e outras mídias com frequência.
A Fantasia, embora seja um gênero amplo, possui uma característica marcante nas manifestações criativas: a capacidade do ser humano sonhar com o impossível. Dentro do universo da Fantasia, alguns aspectos recebem mais destaque do que os outros de acordo com a repetição de certos elementos em diversas obras do gênero.
Os elementos que aparecem com frequência no cenário da Fantasia são: exército de esqueletos, aranhas gigantes, árvores falantes, ferreiros importantes à história, busca pelos quatro elementos, romance entre um humano e uma elfa, membro da realeza disfarçado de gente comum, tecnologia misteriosa descoberta em mundos medievais, Lorde das trevas e o estranho em uma terra estranha.
Clique aqui para conferir o texto do autor:
https://poetisataty.blogspot.com/2025/01/10-elementos-comuns-na-fantasia.html
*Mateus Ernani Heinzmann Bülow é colunista do blog "Recanto da Escritora" e escreve sobre História, Literatura e curiosidades.
Texto escrito por Tatyana Casarino.
Feliz Ano Novo, querido leitor! Que 2026 seja um ano repleto de conquistas, realizações, saúde, paz e felicidades para você. Obrigada por acompanhar o blog "Recanto da Escritora", ler os poemas e refletir sobre os textos. Abraço fraterno!








