O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quinta-feira, 15 de abril de 2021

Características da Literatura Gótica!

 Olá, pessoal!


   



   Quem acompanho o blogue sabe que a poesia gótica e a literatura gótica fazem parte do meu estilo. Eu gosto de escrever em vários estilos literários diferentes, especialmente o transcendental, o místico, o romântico e o gótico. 

  Se você quer entender um pouco mais do estilo gótico para interpretar melhor os romances e as poesias desse estilo, leia a postagem de hoje!

 Nessa postagem, mostrarei as principais características da literatura gótica!


 *Início marcante:




A literatura gótica teve o seu início no século XVIII na Inglaterra através da obra "O castelo de Otranto" escrita por Horace Walpole e publicada em 1764. 


*Características principais:


   



*Cenários - castelos, igrejas, cemitérios, florestas e ruínas.


    


*Personagens - donzelas melodramáticas, cavaleiros temperamentais, vilões cruéis, criados carrancudos, fantasmas, vampiros, bruxas, padres exorcistas, magos e loucos. 

 Esteticamente, as donzelas costumam ter longos cabelos escuros que contrastam com a pele clara (e até pálida) e os homens costumam ter cabelos compridos (eu acho lindo homem de cabelo longo - risos). Todos os meus personagens masculinos têm cabelos compridos (risos). 


   


*Temas recorrentes - segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições, pecados inconfessáveis, vingança, rancores do passado, a melancolia das limitações mundanas, o sobrenatural, as características viscerais da natureza humana, amores proibidos, amores platônicos, a morte, o luto, o erotismo, o sentimentalismo, o lado trágico da vida e o lado sombrio do ser humano. 


   


*Discussões filosóficas possíveis - a sexualidade da mulher (a donzela reprimida, a vampira devassa, a prostituta, a mulher que não esconde a sua sexualidade e desafia a sociedade puritana), a natureza, o estado de natureza de Rousseau e as ideias de Platão e Aristóteles. O belo x o feio. Aparência x conteúdo. O castigo das próprias virtudes (Nietzsche). Tentação x moralismo. 

 Na obra "O Corcunda de Notre Dame" de Victor Hugo (obra com muitos traços góticos), o personagem deformado esteticamente possuía o melhor caráter. A cigana Esmeralda foi condenada injustamente por sua própria beleza e sensualidade. O arquidiácono de Notre Dame, Claude Frollo, navegava entre o moralismo e a tentação. 


     


*Reflexões sobre o poder - as injustiças sociais, as desigualdades sociais, o colonialismo, o monarquismo, o republicanismo, as revoluções, a industrialização e as brigas políticas.


   


*Aspectos religiosos - catolicismo, protestantismo, inquisição, cruzadas, cenas de exorcismo, tabus religiosos, pecados, tentações, caça às bruxas e elementos do espiritismo (aparição de espíritos, vida após a morte, obsessão, reencarnação e contato com espíritos). No romance gótico "O Morro dos Ventos Uivantes", o espírito de Catherine assombra Heathcliff. 


    


O Morro dos Ventos Uivantes. 
Romance da escritora Emily Brontë.

  

*Concepções estéticas - neoclassicismo, romantismo, ultrarromantismo e o sublime. 


    


*Concepções sentimentais - mostrar todos os pecados sociais que estão ocultos sob o tapete, expor o lado mais visceral do ser humano, tocar o dedo nas "feridas sociais", fazer críticas ácidas para a sociedade, revelar todos os medos, expressar a loucura humana, confessar os sentimentos mais sombrios, sinceridade sentimental absoluta, críticas à frieza sentimental através de vilões cruéis e situações opressoras, personagens sensíveis, subjetividade, sentimentalismo, revolta, rebeldia, melancolia, pessimismo filosófico diante dos erros da sociedade, intensidade emocional, profundidade sentimental, críticas à hipocrisia, coragem para revelar os sentimentos, sensualidade, erotismo, irreverência e expressão dos pecados que ninguém confessa. Donzelas inocentes x enredos maliciosos. Vampiros como símbolos dos nossos pecados. O escritor gótico é aquele que arranca as máscaras sociais. 


 


    

*Concepções místicas - revelação de sonhos, experiências místicas, mensagens transcendentes e espiritualidade. O gótico, por vezes, navega entre o 08 e 80 do mundo espiritual: revela o inferno e o paraíso. 


   


O Retrato de Dorian Gray.
Romance do escritor Oscar Wilde. 

*Mistura de fantasia e realidade - basear-se em fatos da vida e misturar esses fatos com a fantasia sobrenatural. Fazer críticas verdadeiras à sociedade sob a máscara da ficção. Colocar metáforas sobrenaturais nos sentimentos humanos e naturais. 


Gostaram do estilo gótico? Nas próximas postagens, falarei sobre o transcendental e o romântico.


Abraço fraterno,


Tatyana Casarino.


*Fonte das imagens: Pinterest (a maioria das imagens é da pintora gótica Victoria Francés). 


*Confira as minhas Poesias Góticas:


Poesias Góticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário