O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A Virtude do Bom Humor

Olá, pessoal! Convido todos os leitores do Recanto da Escritora a refletirem sobre o meu novo texto católico "A Virtude do Bom Humor", que está disponível no blogue "Recanto Católico". 


A Virtude do Bom Humor.


           


 O bom humor também é uma virtude santa ao contrário do que muitos pensam. A espiritualidade cristã não é uma espiritualidade triste, e os religiosos mais profundos são os mais sorridentes e não os mais "carrancudos". 

A falta de bom humor paralisa a vida, corrompe o "sabor" da existência e prejudica a nossa relação com o próximo e com Deus. Se tivermos uma postura extremamente rígida e séria em tudo, estaremos cavando o poço da infelicidade e da amargura. Deus quer a nossa liberdade de sorrir pela vida ainda que tenhamos provações para superar. 

 O bom humor pode ser uma manifestação de generosidade. Com bom senso, podemos aplicar o bom humor de um jeito amigável, leve e simpático diante daquela pessoa que está triste. Muitas vezes, não são os conselhos mais profundos que levantam uma pessoa, mas uma frase divertida acompanhada de uma risada amorosa e de uma piada inocente. 

 O bom humor manifesta a nossa magnificência também, pois representa a grandeza da nossa alma que prefere optar por uma postura entusiasmada diante da vida. A pessoa bem-humorada é uma pessoa entusiasmada -- e uma pessoa bem-humorada é uma pessoa cheia de Deus.

  Curiosamente, a palavra "entusiasmo" é composta de duas expressões do grego: “em” + “theos”. Essa composição grega da palavra "entusiasmo" literalmente quer dizer “em Deus”. Sendo assim, a pessoa entusiasmada é aquela que está repleta de Deus. Manifestar entusiasmo é manifestar o calor fraterno e feliz de Deus em nós.

  Muitas vezes, as pessoas criam uma imagem equivocada da religião e imaginam os religiosos como seres carrancudos, tristes e "frios". Entretanto, aqueles que têm a chama da fé acesa dentro de si, geralmente, são as pessoas mais entusiasmadas, calorosas e sorridentes. Muito embora a religião tenha os seus dogmas e as suas virtudes de seriedade, penitência e sacrifício, a busca por Deus é a busca pela plenitude e pela felicidade. A fé sempre deixa marcas de esperança e bom humor em cada devoto. 


Tatyana Casarino. 


Leia o texto completo ao clicar no seguinte link:


https://tatyanacatolica.blogspot.com/2021/02/a-virtude-do-bom-humor.html


     


Anselm Grün


*No texto completo, cito os santos mais alegres da Igreja Católica além de incluir reflexões do monge beneditino alemão Anselm Grün sobre o bom humor. 

Autora: Tatyana Casarino. Especialista em Direito Constitucional, escritora, advogada e poetisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário