O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A Virtude da Paciência

 A Virtude da Paciência 


      



  Atualmente, vemos que muitas pessoas reclamam de ansiedade. Há diversas pessoas que resmungam pelo fato de que nada acontece na vida delas e outras que reclamam pelos acontecimentos negativos das suas vidas. Essas pessoas, muitas vezes, sentem-se esquecidas por Deus. 

  Ocorre que Deus nunca se esquece dos seus filhos. As pessoas que, por orgulho, acabam se esquecendo de Deus e fecham as portas para as graças de Deus com a ansiedade e a reclamação. Os acontecimentos negativos, por vezes, carregam bênçãos de Deus disfarçadas, tais como: aprendizados, sabedoria e crescimento. Além do mais, a demora de Deus enriquece a nossa vida e pode ser fonte de graças e virtudes. 

   Com certo bom humor, é válido dizer que Deus capricha mais quando demora para dar uma graça ao seu filho. Somos todos filhos de Deus, mas um bom Pai sabe a hora certa de conceder cada graça a cada filho. É preciso que cada um desenvolva humildade e paciência dentro do seu coração para aceitar que a vida é regida pelo tempo misterioso de Deus e não pelo nosso "relógio" humano e limitado. 

    É preciso ter humildade para aceitar as provações e os obstáculos da vida como bênçãos ao invés de reclamar pela demora de alguma graça. Se sofremos as demoras de Deus, isso não quer dizer que somos os filhos esquecidos Dele. Ao contrário do que muitos pensam, as demoras de Deus e as humilhações da vida ocorrem justamente na vida dos filhos que são agradáveis aos olhos de Deus. 


     


     Lembremos, pois, com muita fé e lucidez o que diz a Bíblia em Eclesiástico 2-1;5: 

   1 Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; 2 humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, 3 sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. 4 Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. 5 Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. 

  Essa é uma das passagens mais belas da Bíblia no que tange à paciência que o ser humano deve ter para sofrer as demoras de Deus. O bom filho de Deus deve permanecer firme e justo mesmo na provação para que não fique perturbado no tempo de aparente infelicidade.

   Devemos esperar tudo com paciência para que a nossa vida se enriqueça no derradeiro momento. Devemos aceitar tudo o que acontecer em nossa vida, porque há propósitos maiores atrás de cada momento. Se Deus permitiu o seu sofrimento, isso quer dizer que Ele quis conduzir a sua vida para um propósito maior de sabedoria, graça e virtude. 


        


   No sofrimento, aprendemos lições valiosas que não perceberíamos no tempo da felicidade. E as lições advindas do sofrimento podem ser as chaves certas e preciosas para usufruir das futuras graças de Deus com mais sabedoria e gratidão. Sendo assim, devemos permanecer firmes na dor e pacientes na humilhação. Do mesmo modo que o ouro e a prata são provados pelo fogo, a humilhação será a grande prova das pessoas agradáveis a Deus. 

  Por isso, sugiro que você observe as suas situações de sofrimento com os olhos da fé e tente enxergar a sabedoria, a lição e o aprendizado de cada dor. Você verá que a sua vida foi enriquecida com o sofrimento e que tudo o que você passou foi necessário para receber as grandes graças que Deus quer colocar em seu caminho. 

  Tenha calma diante da demora de Deus e permaneça firme no sofrimento, pois a virtude da paciência deixa a sua alma pronta para a graça de Deus. Entregue-se ao tempo de Deus e nunca mais reclame das demoras Dele. As melhores graças são provadas pelo tempo. E somente o tempo traz sabedoria e amadurecimento para os filhos de Deus. Deus quer ver a sua alma mais sábia, humilde e paciente para derramar as graças Dele em sua vida. Que Deus abençoe você. 


Texto escrito por Tatyana Alcantara Fernandes Casarino. Especialista em Direito Constitucional, advogada, escritora e poetisa. 


*Conheçam os meus novos blogues:


   



*Recanto Católico - Blogue da Taty Casarino com textos católicos. Nesse blogue, compartilharei graças, rotina de oração, viagens religiosas e textos sobre virtudes necessárias na vida cristã.


https://tatyanacatolica.blogspot.com/


https://tatyanacatolica.blogspot.com/2021/02/a-virtude-da-paciencia.html


     


*Recanto Jurídico - Blogue da Taty Casarino sobre a sua jornada como advogada e profissional do Direito. Nesse blogue, compartilharei textos com temas jurídicos e contarei a minha trajetória na Faculdade de Direito e na vida profissional. 


https://tatyanajuridica.blogspot.com/


*Dica: 

Se você gosta de textos católicos, sugiro o site IDe +, portal para viver melhor com diversos conteúdos para inspirar, despertar e evangelizar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário