O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sábado, 2 de novembro de 2019

Netuno: da sombra para a luz.


                                  







   Olá, pessoal! Hoje eu inauguro uma série de textos astrológicos, onde falarei como enfrentar positivamente as energias de cada planeta. Nesse sentido, em cada texto haverá um astro ou planeta sendo estudado e analisado para a luz.


                    

A sereia resgatando o príncipe e nadando em direção à luz. 


    Netuno é o planeta que rege o signo de Peixes, mas, independentemente do seu signo, Netuno está em algum lugar do seu Mapa Astral (Netuno está em todos os Mapas Astrais obviamente). Dependendo do signo e da casa onde Netuno se encontra, ele vibrará de um jeito e influenciará certo setor da sua vida. Algumas pessoas tem uma energia mais "netuniana" no Mapa Astral e outras nem tanto. Dependendo da quantidade de aspectos que Netuno faz com outros planetas de seu Mapa Astral, ele será mais intenso ou menos intenso na sua vida. 
     Netuno rege a fantasia, a religião, a criatividade, a arte, a transcendência, a poesia, a espiritualidade, a caridade, o amor universal (ele é a oitava superior de Vênus, o planeta do amor, razão pela qual ele pede um amor sem fronteiras), o sacrifício, a empatia, a doçura, o sofrimento e a redenção. Já deu para sentir a atmosfera de Netuno com essas palavras, certo? 
    Quando Netuno está forte no Mapa Astral de alguém, é provável que essa pessoa seja muito sonhadora e que não se contente com a realidade cotidiana pura e simplesmente. A pessoa netuniana precisa sonhar e necessita de inspirações tanto quanto de ar para respirar.
      A maneira como a pessoa vai lidar com essa "necessidade" de "algo a mais" é o que vai determinar se Netuno será vivenciado na luz ou na sombra. É importante saber que Netuno tem três "oitavas" ou três níveis de entendimento do menos evoluído para o mais evoluído: a ilusão doentia, a ilusão saudável da criatividade e a fé verdadeira. Vamos agora explicar por partes essas fases de Netuno:



1) A ilusão doentia: A pessoa, nessa fase, está presa pelo ego e, então, a pessoa pode buscar válvulas de escape diante da realidade que são doentias e extremamente prejudiciais para o espírito, tais como: drogas, álcool, mentiras, metas ilusórias, sonhos impossíveis, prostituição, o sexo irresponsável como fuga, autoengano e autossabotagem. Nessa fase, a pessoa pode confundir caridade com a permissão de abusos e deixa a alma ser sugada por pessoas tóxicas em uma perspectiva falsa de "mártir". Nessa fase, existem armadilhas de todos os tipos e a maior delas é o vitimismo. 
  Há muitos ataques espirituais nessa fase e conexão com seres espirituais inferiores. A pessoa pode praticar magia negra ou ainda ser vítima de magia negra. A pessoa tem a sensibilidade netuniana desregrada: ela suga tudo quanto é energia tóxica como uma esponja e pode até parecer uma pessoa tóxica. Pensamentos masoquistas (ou ainda sadomasoquistas), identidade perdida e confusão sentimental marcam essa fase. 
   A pessoa olha para o espelho e não se reconhece. A identidade (o Sol interior) não se relaciona bem com a "fumaça" confusa de Netuno. Transtornos mentais e emocionais de todos os tipos aparecem aqui. A autoestima não está bem resolvida e pode haver problemas de autoimagem (Netuno mal resolvido ataca a imagem). Hipocondria, tremores, insônia ou excesso de sono, fadiga e terrores psíquicos são os sintomas mais angustiantes dessa fase.
    A intuição fica perdida no meio dos pensamentos confusos e você até se revolta quando a sua intuição tenta alertar você sobre algo errado na sua vida ou sobre como é tóxica uma pessoa que está perto de você. A pessoa desconhece a identidade e até mesmo a própria dignidade. A pessoa não vê o próprio valor, pois pode estar perdida em decepções, culpas e fatores religiosos e sexuais mal resolvidos. As relações, nessa fase, podem ser tóxicas e a pessoa é uma esponja despreparada que suga energias de todos os ambientes. A pessoa tem anseios de fuga e dissolução de si mesma e vivencia esses anseios de forma doentia: anulando a personalidade, sendo vitimista ou pensando em suicídio. A pessoa aqui é distraída e confusa. Essa é a fase de Netuno vibrando na sombra. 


          

2) A ilusão saudável da criatividade: Nessa fase, há um equilíbrio espiritual maior na vivência de Netuno e a pessoa passa a experimentar válvulas de escape saudáveis em algumas atividades criativas, tais como: dança, música, poesia, literatura, artesanato, artes plásticas e demais hobbies criativos e artísticos. A pessoa consegue conciliar realidade e ilusão, equilibrando as duas esferas e apreciando melhor a realidade. A arte inclusive tem efeito terapêutico sobre a realidade, levando luz, entendimento, criatividade, alegria e sabedoria para o cotidiano. 
   A pessoa passa a fazer parte de "algo maior" sem descuidar do pequeno cotidiano. Nessa fase, a pessoa já sabe a diferença entre relação abusiva e caridade e deixa de ser uma falsa "mártir" para ser verdadeiramente caridosa com quem realmente precisa. Nessa fase, a pessoa se afasta de pessoas tóxicas e busca grupos de pessoas que merecem atenção de forma iluminada: asilos, orfanatos e centros de apoios a todos os tipos de pessoas. Nessa fase, a pessoa pode até mesmo trabalhar com arteterapia em um asilo ou em um orfanato. 
    A pessoa, nessa segunda fase, busca uma boa religião e tem interesse genuíno por tudo o que é místico, mas ainda pode ser enganada por falsos mestres e confundir práticas ilusórias e imaginativas com práticas verdadeiramente religiosas. 
      Se a pessoa medita, nessa fase, é com o intuito de transcender a realidade. Há muita fantasia e romantismo em torno da religião. Pode ser que haja a manifestação de uma falsa mediunidade ou ainda pensamentos fantasiosos sobre vidas passadas e muitas conexões espirituais duvidosas. 
      Há ainda a dúvida: Será que estou me conectando com seres de luz ou é tudo fruto da minha imaginação? Pode haver encontros com seres de luz de verdade, mas também pode haver muitas imaginações e ilusões espirituais nessa fase. Todo cuidado é pouco para separar a verdadeira intuição da falsa imaginação. O inconsciente suscita muitas fantasias ocultas e a mente é repleta de pensamentos imaginativos nem sempre dos mais harmônicos. 
       Dependendo do tipo de pensamento que você alimenta nessa fase, você pode regredir para a fase da ilusão doentia ou avançar para a fé verdadeira. A identidade está mais consolidada e a autoestima cresce com o talento artístico e a descoberta da verdadeira caridade, mas ainda há muitas dúvidas mentais mal resolvidas dentro de si. Dentre os pensamentos, uma luz de intuição começa a flamejar dentro de si. Muitas fantasias (umas belas e outras doidas) e pouca concretização nessa fase. A pessoa começa a despertar para sua criatividade, mas ainda desconhece boa parte da identidade. Essa é fase de Netuno vibrando entre a sombra e a luz. 

            


3) A fé verdadeira: Sua intuição fica fortíssima e você atinge um profundo silêncio mental. Você descobre o centro da sua essência. Você não é o seu ego nem os seus pensamentos. Você é a essência profunda. Não há mais pensamentos atormentadores nem confusos. Caso surja um pensamento ruim, você apenas observa ele passando e se dissolvendo como uma nuvem diante do sol. Netuno passa a ser o silêncio do fundo do mar e não mais o barulho das ondas agitadas na superfície. É por isso que Netuno corresponde a Poseidon, o rei dos mares e oceanos. 
    Você vence todas as ilusões e passa a ser verdadeiro em todos os sentidos. É provável que, para chegar nesse nível, houve muita oração, força de vontade, bênçãos de anjos, pensamentos intuitivos, estudos, conhecimento, entendimento e até mesmo decepções com algumas ilusões. 
    As decepções não fazem de você uma pessoa amarga e revoltada. Muito pelo contrário: nessa fase, você é mais feliz, mais alegre, mais doce e muito mais gentil. Você sabe que a decepção pode ser libertadora, porque aponta o caminho da verdade e da sabedoria. Você passa a ser realista sem perder a doçura. Você conserva o "Pequeno Príncipe" ou a "Pequena Pollyanna" no interior do seu coração de uma forma inovadora, mística, profunda e madura. Você atinge um raro e iluminado equilíbrio entre realismo e ternura sonhadora genuína. 
       Muito embora você tenha se decepcionado com muitas de suas ilusões, sua esperança aumenta ao descobrir que muitos sonhos podem se tornar realidade. E é provável que você realize muitos sonhos de verdade nessa fase, já que você consegue ser mais prático, equilibrado e trazer as ideias à realidade. Com serenidade, autoconfiança e maior senso de realismo, você consegue ser esperto o suficiente para transformar sonhos em realidade nessa fase. Você deixa de fantasiar e abandona a preguiça das ilusões netunianas e passa a trabalhar. Unindo trabalho e criatividade, suas obras serão maravilhosas! Você finalmente encontra um rumo profissional e o ponto entre trabalho e imaginação. 
      A sua intuição também vai abrir muitas portas e guiar você para realizar cada objetivo na hora certa. É uma fase de muita concretização e magnetismo. Você não tem mais muito tempo para sonhar acordado nem para fantasiar, pois a sua própria vida real passa a ser tão mágica quanto um sonho (uau!). A única coisa perigosa dessa fase é a inveja que o seu poder de realização pode provocar nos seus semelhantes, mas tenha a certeza de que você estará bem protegido e iluminado espiritualmente. 

                  

       

          Você descobre a própria identidade, conquista a autoestima e olha o espelho com dignidade. Você nunca mais anula a sua personalidade. Você expressa a sua identidade com brilho e coragem. Você nunca mais permite que alguém faça mal a você. Você se liberta de culpas e mágoas (e essa libertação pode vir através da fé e de insistentes orações) e passa a se ver com carinho. Você toma consciência da sua dignidade, da sua importância como filho de Deus e da luz que você carrega dentro de si mesmo. 
           Por incrível que pareça, aqui há um belo "casamento" entre Sol e Netuno e você pode passar uma imagem encantadora para as pessoas ao redor além de ostentar um charme irresistível. Sua identidade (Sol) passa a ser encantadora, charmosa e até ter um ar inocente e misterioso (Netuno). 
            Você ouve com serenidade a sua intuição e acredita ser uma bênção quando ela alerta você sobre um rumo da vida ou sobre as intenções de uma pessoa. Você ouve a sua intuição de verdade e a todo instante. Ouvindo o próprio coração, você se liberta da angústia. 
            Essa é a fase da profunda paz espiritual. Como uma sereia (o arquétipo da sereia é bom para refletir sobre o signo de Peixes ou sobre o planeta Netuno), você navega no fundo do oceano. E, caso tenha de enfrentar uma tempestade em alto mar e ondas agitadas, você continua a nadar com a mesma serenidade, pois sabe que o mar tem um dono maior do que ele: Deus, o Nosso Senhor, o Criador. Nesse estágio, há uma entrega absoluta ao Criador a ponto de sumir toda e qualquer ansiedade e angústia. 

                       

               

                  Você passa a aplicar, na sua vida, as palavras de Santa Teresinha do Menino Jesus: "Confie no Pai e a escuridão deixará de aterrorizá-lo". É como se o Criador fosse o oceano e você o peixe (ou a sereia): você faz parte do Criador, você se dissolve (Netuno) no Criador e passa a estar em comunhão com Ele. Você e o Criador estão juntos, assim como o peixe está dentro da água. Você descobre que a sensibilidade, a fé, a entrega e a redenção são as suas maiores forças e não aspectos de um lado frágil ou romântico de sua personalidade. Você se torna forte, incrivelmente forte e inabalável. 
             Nada pode abalar alguém que está centrado em si mesmo e que encontrou Deus dentro de si. Deus passa a te guiar. O que mais pode te aterrorizar? Você até sente as energias do mundo (incluindo as boas e más energias), mas não suga as mesmas como uma esponja. Você deixa as energias passarem através de você como ondas do mar que passam através de um peixe sem arrastar o peixe. Como uma sereia, você dribla as más energias apesar da sua intuição captar as energias dos ambientes tanto quanto sabe diferenciar as ondas fortes e as ondas fracas do mar. 
                 Os anseios de "dissolução" são vivenciados de forma iluminada em uma profunda fé e numa profunda entrega a Deus. Desprendendo-se do seu ego, você descobre a verdadeira humildade. E humildade nada tem a ver com anulação da identidade e sim com desapego em relação ao mundo. Você não espera mais nada do mundo: nem honras, nem títulos, nem reconhecimento nem elogios, nem reciprocidade diante da sua bondade. Isso tudo até pode acontecer de maneiras bem legais, divertidas e saudáveis -- e é provável que aconteça justamente quando você se desliga do ego (hehehe), mas você não se envaidece. Você coloca a realidade espiritual acima da material. 
               Você não precisa mais ser aceita pelo mundo, porque você foi aceita pelos braços de Deus. A comunhão com Deus é tão forte que nada mais importa. A vida material é uma ilusão e você sabe disso. Você não se preocupa mais com quase nada. Você só quer agradar a Deus e trabalhar por altos ideais, nobreza espiritual e caridade. Você sabe que Deus te ama e isso basta. Você agora passa a ajudar outras pessoas, pois terá mais trabalho na medida da sua luz mais intensa. 

                       

                  

                  Se antes a religião era vista como transcendência e escapismo, agora ela passará a ser o sustento da realidade e a própria realidade será uma ponte para o céu. Ao invés de se revoltar diante das angústias humanas, elas serão encaradas como a nossa fonte de penitência e transcendência. Para a fé verdadeira, não devemos fugir da realidade, mas penetrar nela cada vez mais como o Amor de Cristo (caso você for cristão perceberá isso, mas pode chegar a iluminação com outra religião desde que seja boa e tenha bons princípios que te façam viver melhor a realidade). 
                    Ao invés de se alimentar com imaginações na hora da meditação e achar que o seu espírito vai "passear" nas suas imaginações e escapar do seu corpo, concentre-se profundamente na realidade e observe o ambiente, sentindo o momento presente com calma e amor e não com ansiedade nem temor.  Desse modo, você vai descobrir a paz verdadeira e passar a energia de Netuno da sombra para a luz.
               Não há distrações na fase da evolução, pois a pessoa é extremamente concentrada na realidade e no momento presente apesar de estar permanentemente conectada com o mundo espiritual (eis o paradoxo da evolução!). Passamos a viver com vigilância e oração, assim como o Nosso Senhor recomendou. Somos profundamente vigilantes, mas também oramos e descansamos nos braços do Senhor. Essa é a fase de Netuno vibrando na luz. Sempre é possível passar da fase sombria à fase iluminada. Tenha esperança na evolução da sua jornada!

Tatyana Casarino. 

*Dicas para fazer Netuno vibrar na luz:




Imagem de Netuno e seu símbolo astrológico. 


*Trabalhe a autoestima e busque uma autoimagem boa, saudável e equilibrada;
*Liberte-se de medos, angústias, traumas e culpas;
*Não veja a si mesmo como uma vítima e sim como uma alma repleta de luz e dignidade;
*Não conte seus traumas com ar de vítima, mas encare a sua história de vida como uma brilhante e emocionante jornada em direção a Deus e a à sabedoria Dele. 
*Seja apaixonado pela vida real e encante-se com a própria realidade. Em volta de você, há mais beleza e inspiração do que em um filme 3D. Você faz parte de uma importante jornada de fé e sabedoria.
*Busque a comunhão com Deus.
*Ouça a sua intuição.
*Não confunda imaginação com conexão espirital. Busque uma conexão espiritual verdadeira onde seu ego se dissolva na paz de Deus. 
*Fuja de pessoas tóxicas e evite o efeito "esponja". Deixe as energias circularem através de você como ondas do mar, mas não permita que as más energias "afoguem" você. Saiba "nadar" e "navegar" nas energias da vida com firmeza. Mantenha-se firme e forte na própria energia boa. 
*Mantenha-se inabalável na fé e firme no seu propósito. Nada pode aterrorizar quem está centrado em si mesmo e é fiel a Deus. 

Texto escrito por Tatyana Casarino. Tatyana é especialista em Direito Constitucional, advogada, escritora e poetisa. 

*Palavra-chave ou TAG do texto: Iluminando Netuno.                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário