O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Do Hippie para o Moderno - 7 Dicas de Moda

Do Hippie para o Moderno -- 7 Dicas de Moda.
                 



Imagem: Pinterest. 

Jimi Hendrix: além de um gênio da guitarra, tornou-se o ícone hippie. 

  

    Você não precisa concordar absolutamente com a filosofia Hippie para cultivar alguns elementos desse universo fashion em seu armário. Dá para conciliar seu ritmo de vida moderno e capitalista nas grandes cidades com algumas nuances do Hippie sem cair na hipocrisia -- aliás, seria um belo equilíbrio. Basta identificar-se com algumas nuances do legado hippie, tais como: uma alma sensível, uma mente desperta, uma consciência expandida, delicadeza, doçura e uma inclinação à vida de paz, amor e criatividade. 
  Retirando o mau legado das drogas e o desequilíbrio de alguns radicalismos, podemos ficar com o Rock psicodélico, o romantismo, a filosofia New Age, aquele misticismo bonito, a paixão pelo transcendental e as brumas poéticas de Netuno -- aquele planeta da Astrologia que provoca sonhos, inspirações, transes e desperta o místico em nós (e New Age ama astrologia).
   Não consegue abrir mão do conforto moderno e industrial, mas, ao mesmo tempo, admira algumas nuances do mundo hippie? Então, esta postagem é para você. Eis aqui algumas dicas de roupas inspiradas no universo Hippie que podem estar presentes no guarda-roupa de qualquer mulher moderna. 
   Você não precisa abrir mão de sua vida moderna nem passar a seguir a antiga filosofia hippie com radicalismo, mas você pode ser uma mulher cheia de paz e amor infiltrada na vida moderna a fim de fazer a diferença. O caminho do equilíbrio não parece mágico? 
     Se você é romântica e quer transmitir uma aura mágica e idealista através das roupas, essa postagem é para você. Nossa roupa transmite nossa personalidade e comunica subliminarmente nossos traços psíquicos. Mais do que um ato saudável dentro do espectro da boa vaidade, a criatividade ao se vestir aumenta a autoestima, derruba a timidez, dá coragem para mostrarmos nosso interior também através do externo e dimensiona positivamente a capacidade de autoexpressão.
   Se você almeja transmitir que é uma pessoa doce e com muita criatividade e empatia, essa é a sua postagem. Contudo, se você não se identifica com o perfil descrito, não adianta vestir as peças sugeridas. Sempre vista aquilo que comunica a sua personalidade e que expressa algumas características do seu mundo interno, ok? 




Imagens: Pinterest. 



1) Saias longas e maquiagem leve.

  A saia longa é extremamente feminina e transmite prontamente uma doçura peculiar e uma delicadeza pacífica e serena. Além de levantar bandeiras em prol dos direitos das mulheres, o universo Hippie cultiva muito a questão do Sagrado Feminino, enaltecendo a sabedoria milenar da mulher, o misticismo feminino e a alma naturalmente mais pacífica do feminino -- contrariando o instinto bélico do masculino (o instinto bélico do homem foi extremamente criticado pelo movimento Hippie). 
   As mulheres Hippies são famosas por sua beleza natural e sua graciosidade feminina e delicada, a qual portava uma aura mística e mágica. A impressão passada era a de que a mulher hippie tinha "algo a mais", como um mistério a ser decifrado. As saias longas transmitem mistério e uma sensualidade doce que não cai no vulgar. 
  A maquiagem inspirada no estilo Hippie é leve e realça os cílios longos e o brilho dos lábios. Certamento, as hippies de hoje fazem pouco uso do universo da cosmética. Mas, para as mais vaidosas que não abrem mão da maquiagem (como a escritora da postagem), uma boa notícia: muitas marcas de beleza são conscientes e protetoras da natureza, não fazendo testes em animais. Vale a pena destacar o olhar para mostrar expressividade. Olhos grandes, arredondados, românticos e acompanhados por cílios naturalmente longos são tipicamente idealistas e combinam com a beleza Hippie. 



Imagens: Pinterest. 



2) Calças com "boca de sino".

  A calça com boca de sino dos anos 70 está voltando com tudo na moda atual. Basta entrar em qualquer loja de departamento para se deparar com essas calças. Particularmente, eu amo calças com boca de sino, pois elas deixam a mulher com o corpo estilo "violão" e valoriza as curvas das pernas. 
  A maior abertura das calças no final das pernas e perto dos pés enquanto ajusta e modela a parte de cima das pernas, além de lembrar o estilo cauda de "sereia", pode transmitir muita beleza romântica e uma suave sensualidade. É como se você comunicasse ao mundo que carrega valores do mundo "retrô" e que é uma mulher diferente prontamente.
   Hoje em dia, há uma série de calças no estilo "boca de sino" desde calças jeans até calças sociais, com tecidos mais elaborados e em diversas cores -- do preto ao bege clássico ou mesmo nude.

                    

Imagem: Google. 

    
  Se você for usar calças "boca de sino", sugiro que use algum sapato com salto no estilo "Anabela", porque, se você usar um sapato sem salto, provavelmente a boca de sino cobrirá os seus pés e você poderá escorregar. Esse tipo de calça é para a mulher que gosta de salto. O salto fino também é perigoso com a boca de sino e pode causar certo desequilíbrio ao andar. Sendo assim, o sapato com salto "Anabela" é o ideal para usar com boca de sino (sugiro por experiência própria). 
   Ainda que a boca de sino cubra boa parte do seus sapatos (risos), com o salto Anabela, você poderá andar com equilíbrio e alcançar a altura ideal com esse estilo de calça. Eu sou uma grande fã dessa combinação charmosa de sapato com salto Anabela e calça boca de sino. Para o equilíbrio do look, além de salto Anabela, sugiro uma blusa mais ajustada no corpo, pois a largura da boca de sino já basta no visual e perderá o seu charme com uma blusa muito larga também. 




Imagem: Pinterest. 


3) Mangas do estilo "asas de morcego".

  Não combine calça "boca de sino" e blusa com mangas no estilo "asas de morcego", senão você dará a impressão de estar voando e ficará exagerada. A boca de sino é linda -- desde que separada da manga morcego (cada peça tem a sua vez!). Se optar por usar a blusa com manga "morcego", então use uma calça reta e mais ajustada na parte de baixo. 
  As mangas largas também transmitem certo romantismo que vai muito além dos hippies -- remetem até mesmo à era medieval (risos) dos nobres cavaleiros com camisas de mangas largas e donzelas com vestidos de mangas largas e compridas (quer mais romântico do que isso?). 
    As mangas morcego trazem uma aura "hippie" para o seu look ainda mais se tiver algum bordado perto do decote com linhas coloridas e você complementar o visual com acessórios hippies, tais como tiaras, colares longos e anéis com pedras coloridas. Para usar este tipo de roupa, certifique-se de que terá momentos de lazer ou que estará em uma festa tranquila. 
    Esse tipo de manga não é para ser usado em ambientes de trabalho, pois prejudica os movimentos de qualquer atividade laboral, tais como erguer os braços e usar as mãos para escrever e fazer atividades. Essa manga também deve ser usada com atenção a fim de não derrubar as coisas ao redor. 
     Se você é uma mulher "estabanada", não recomendo o uso de mangas assim pelo risco de acidentes (especialmente em festas, uma manga assim derruba até garrafas). Esse não é o tipo de roupa mais confortável por causa da manga (embora a blusa em si seja mais larga e até confortável), tendo em vista que exige movimentos mais delicados da mulher. Se você for uma pessoa mais contida e delicada, a manga não atrapalhará seus suaves movimentos. Essa é uma roupa que transmite muita leveza e delicadeza femininas. Esse look também expressa uma aura mística e mágica como se você fosse uma "fada hippie" (risos).

          

Imagem: Pinterest. 


4) Vestidos indianos. 

  Sabe-se que o misticismo indiano inspirou muito a atmosfera New Age e o movimento hippie, mas é preciso ressaltar que a moda indiana também inspirou a moda hippie. Peças que lembram as roupas indianas ou até mesmo aquelas classificadas atualmente como "boho-chic" são bem-vindas na moda hippie. Se você quer transmitir uma "aura hippie" com suas roupas, não se esqueça dos vestidos longos, os quais podem ter uma leve fenda para mostrar as pernas daquele modo sensual e romântico que não cai no vulgar. 
   Dê preferências aos vestidos longos e claros, mas também é bom inserir os vestidos coloridos e com estampas geométricas no guarda-roupa hippie. A escolha do sapato é livre nesse caso: pode variar da rasteirinha ao salto alto e da sandália aberta trançada nas pernas até a bota fechada. Depende do seu vestido e do estilo escolhido. 
    Podemos contextualizar com vestidos mais curtos (desde que não sejam muito curtos) e combiná-los com botas de cano longo, o que pode ser muito fashion e sensual (você vai arrasar com certeza). Eu gosto de usar vestidos de tamanho médio com botas de cano longo e adoro a combinação. 

            

Imagem: Pinterest. 




5) Jeans com estampas coloridas. 

   Calças jeans com boca de sino já dão uma aura hippie para o seu look, então imagina só o que um jeans com estampas coloridas faz? Aumenta ainda mais o nível hippie do seu estilo (risos). Você pode usar várias peças jeans juntas sem medo e combiná-las de forma harmônica e muito charmosa. Uma peça que é super charmosa e versátil também é a jaqueta jeans. 
    Jaquetas jeans são bem-vindas em todos os tamanhos, e eu adoro jaquetas jeans grandes particularmente -- ainda mais se você mora em uma região fria. Eu gostava de usar jaquetas jeans enormes que lembravam "vestidos" jeans com meia-calça grossa ou calças sociais quando eu morava no Rio Grande do Sul. Dê preferência às estampas delicadas e florais que chamam a atenção com as cores quentes sobre o jeans. Tais estampas coloridas trazem uma aura jovial e calorosa para o seu look. 

            

Imagem: Pinterest. 



6) Acessórios coloridos. 

   Use e abuse dos anéis, dos colares, das pulseiras, dos brincos e até mesmo das tornozeleiras sem medo de ser feliz. Joias caras não combinam muito com o estilo hippie, mas bijuterias e acessórios artesanais coloridos têm tudo a ver o universo hippie (pode crer!). 
   Eu, particularmente, amo acessórios para complementar o look das minhas roupas, e sei que você pode brincar com as diversas combinações entre roupas, sapatos, acessórios e maquiagem. Todos esses elementos citados do mundo da moda podem combinar entre si de forma autêntica e harmônica -- tudo para revelar mais sobre sua personalidade e aumentar seu potencial expressivo através da moda. 
    Dê preferência aos acessórios com pedras coloridas e até mesmo pedras místicas (além da beleza das pedras, a crença nas energias delas tem tudo a ver com a aura New Age). Você também pode usar várias pulseiras no mesmo braço para expressar seu lado hippie.


               

Imagem: Pinterest. 



7) Peças de roupas de crochê ou com detalhes de crochê.

 Se o mundo hippie valoriza muito o artesanato e critica a moda industrial, você pode usar aquelas peças de tricô ou crochê feitas pela sua vovó -- acredite no poder fashion hippie dessas peças. Durante boa parte da minha infância e adolescência, eu usei blusas de crochê e até mesmo bustiê de crochê feitos pela minha avó. 
  Hoje em dia, minha avó não faz mais crochê e eu acabo usando roupas com detalhes em crochê, como por exemplo blusas com a manga de crochê ou pequenos detalhes em crochê (encontrei em algumas lojas que visitei). Se você for buscar o crochê nas lojas convencionais, talvez ele esteja muito caro, contrariando a filosofia hippie crítica ao consumo (risos). 
   Atualmente, aquela peça subestimada de crochê que sua vovó fez e você deixa no fundo do armário talvez seja muito valorizada no mundo da moda. Então, reinvente o seu guarda-roupa e dê valor para aquelas peças simples e esquecidas -- elas podem ser muito chiques se forem bem combinadas e até criar uma charmosa aura hippie em você. 

Texto escrito por Tatyana Casarino, especialista em Direito Constitucional, advogada e poetisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário