O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 26 de junho de 2019

Taty Casarino Respondendo TAG -- 13

33 Perguntas sobre a Disney & Você!


Olá, pessoal! Hoje eu trago uma TAG leve e divertida sobre os filmes da Disney, com direito a uma reflexão mais profunda ao final (bem no meu estilo de escrita hehehe)! Confiram! 


               



1) Qual é a princesa da Disney mais tradicional e a mais diferente?

A princesa mais tradicional é a Branca de Neve e a mais diferente é a Mérida de Valente.

            


2) Uma palavra para o que você aprendeu com o Rei Leão.

Autoconfiança.


               

3) Qual filme da Disney todo mundo gosta e você não sente a mesma magia?

Frozen.

                

4) Qual personagem da Disney você interpretaria se fosse uma atriz, considerando o quanto você se encaixaria bem no papel?

Eu interpretaria a Branca de Neve, porque me identifico com a doçura dela, e seria mais fácil interpretar uma princesa clássica para mim.





5) Com qual príncipe da Disney você se casaria?

Eu me casaria com o príncipe Eric de A Pequena Sereia. Além de ser um dos príncipes mais bonitos na minha opinião (gosto da beleza feita por contrastes: cabelos escuros e olhos claros), eu gosto de seu jeito sonhador, romântico e divertido. 




6) Com qual príncipe da Disney você sonhou na adolescência?

Com o príncipe Adam de A Bela e a Fera.





7) Qual é a princesa que mais se parece com você fisicamente?

     Modéstia à parte, sempre me disseram que a Bella é a que se parece mais comigo e eu me sinto honrada por ela ser a minha princesa favorita. Assim como a Bella, eu tenho cabelos castanhos e olhos castanhos esverdeados. Eu amei ver uma princesa da Disney de cabelos castanhos. 
  Antes da Bella, as princesas tinham cabelos loiros, com a exceção da ruiva Ariel e dos cabelos negros de Branca de Neve. A Bella mostrou uma beleza diferenciada com a pele clara e o cabelo castanho escuro. Depois da Bella, vieram princesas negras, asiáticas, morenas, árabes e até chinesas (a linda Mulan!). Ninguém pode reclamar da falta de variedade de etnia das princesas Disney hoje. Fico feliz em ver princesas retratando belezas físicas diferentes e personalidades diferentes para toda garota. 

        


8) Qual é a princesa que mais se parece com você emocional e intelectualmente?

A Bella também. Eu gosto de ler e sempre tenho uma visão mais profunda sobre quem as pessoas são por trás das aparências. 

9) Quais são as três princesas da Disney que você considera as mais bonitas?

Jasmine (Aladdin), Aurora (A Bela Adormecida) e Bella (A Bela e a Fera).

10) Quais são os três príncipes da Disney que você considera os mais bonitos?

Eric (A Pequena Sereia), Adam (A Bela e a Fera) e Frederick (Branca de Neve).

11) Quais são os três piores vilões da Disney na sua opinião?

Frollo (O Corcunda de Notre Dame), Scar (Rei Leão) e Jafar (Aladdin).

12) Qual é a sua cena Disney favorita?

A transformação da Fera em príncipe em A Bela e a Fera. 

         

13) Quais são as suas três cenas tristes prediletas?

A cena da Branca de Neve chorando após se perder na floresta;
A cena onde a Bella chora ao pensar que a Fera morreu;
E a cena em que o Mufasa morre em Rei Leão. 

14) Quais são as suas três cenas alegres favoritas?

A cena onde Simba reconquista seu reino e triunfa no final;
A cena onde Aurora desperta com o beijo do príncipe e todo o reino ganha vida novamente;
A cena final da Pequena Sereia, onde a Ariel ganha pernas e sai do mar com um vestido brilhoso e prateado em direção ao príncipe Eric. 

15) Você se identifica com todas as princesas? Ou tem alguma que você não se identifica?

A princesa que eu mais me identifico é a Bella. Além da Bella, eu também tenho aspectos da personalidade parecidos com os das seguintes princesas: Aurora, Branca de Neve, Jasmine e Ariel. Acredito que cada princesa sempre tem algum traço que gera identificação. Consigo me identificar com todas.

         

16) Você se identifica com alguma bruxa, vilã ou vilão? Qual é o seu lado sombra?

Eu não do tipo de pessoa que se identifica com o vilão ou que torce pelo vilão hehehe. Eu sempre fui bem clássica e clichê nesse ponto de torcer para o mocinho e para a mocinha. Não gosto de vilões, mas me identifico com a Malévola de A Bela Adormecida, porque é uma vilã magoada. Eu sou canceriana, e o meu signo tem a ver com a mágoa em seu lado sombrio. Contudo, jamais seria rancorosa a ponto de lançar um feitiço em um bebê inocente hehehe. 

           

17) Quais foram os primeiros filmes da Disney que você viu?

Pocahontas, Rei Leão e Aladdin. Eu tive as famosas fitas em VHS desses filmes na década de 90 (estou ficando velha hehehe).

18) Qual o filme da Disney você mais gostava quando era criança?

Depois de moça, eu passei a me identificar mais com as princesas clássicas. Mas, enquanto criança, os meus filmes favoritos eram O Rei Leão e a Pocahontas. 

19) Qual o filme da Disney você gostava de ver repetidamente na infância?

Eu via repetidamente um filme que tratava de episódios da vida da Ariel independentes do clássico A Pequena Sereia. O nome do episódio no VHS que eu mais gostava era chamado de "O diabo do mar" hehehe. Nesse episódio, Ariel combatia um vilão do mar que provocava a discórdia entre os seres aquáticos. Para promover a paz e o bem no reino, Ariel cantava a música "Em Harmonia". Cena da música abaixo: 






20) Qual é o seu animal de estimação do universo das princesas favorito?

O tigre da Jasmine, o Rajah. Eu adoraria ter um tigre daqueles (bem domado e com a personalidade igual ao tigre da Jasmine -- algo bem surreal hehehe). Mas, na vida real, ter um tigre seria inviável. Minha resposta foi baseada na ficção mesmo hehehe. 

21) Quais são as suas músicas favoritas da Disney?

Cores do Vento (Pocahontas), A Bela e a Fera e Lá Fora (Corcunda de Notre Dame).

       


22) Qual é o seu vestido favorito do universo "figurino de princesas"?

O vestido azul de Aurora em "A Bela Adormecida".

          


23) Qual é o seu penteado favorito de princesa?

O penteado da Bella.

          


24) Qual é o príncipe que tem o cabelo mais bonito?

O Adam de A Bela e a Fera. Esse príncipe me fez admirar homens de cabelos longos hehehe.

                 


25) Qual é o figurino mais bonito de príncipe?

Eu gosto do figurino do príncipe Adam de A Bela e a Fera.

       


26) Qual é o seu castelo favorito do universo Disney?

  Eu gosto do castelo da Bela e a Fera.






27) Qual é a sua dança favorita de princesa e príncipe?

A dança da princesa Aurora e do príncipe Phillip. 

          


28) Qual é o seu personagem secundário favorito do universo Disney?

Lumière (candelabro de A Bela e a Fera). 

            



29) Qual é o seu beijo favorito entre príncipe e princesa?

O beijo de amor do príncipe Phillip que desperta a Bela Adormecida.

30) Se você fosse uma princesa da Disney, qual a música que cantaria?

Era uma vez no sonho de A Bela Adormecida.



                    https://www.youtube.com/watch?v=mApnnzCIJ08


31) Qual é a frase mais motivacional contida em música da Disney?

Que importa o mal que te atormenta se o sonho te contenta? E pode se realizar... (Sonhar é desejar do Filme Cinderela).






           


32) Se os seus pais fossem um casal Disney, qual casal seria a representação deles?


Minha mãe seria a Pocahontas e o meu pai o John Smith, porque minha mãe tem uma beleza de índia norte-americana (pele morena e cabelos lisos e pretos) e meu pai tem a beleza de um europeu (pele clara e olhos claros). Além disso, eles têm a personalidade semelhante ao casal Disney citado. Meu pai é corajoso, gosta de viajar e desbravar mundos como John Smith além de ser um competente militar também. E minha mãe tem o espírito livre e pacífico da Pocahontas. 


                




A ansiedade moderna não tolera mais as princesas que dormem. Por que as princesas não podem mais dormir? Por que elas são julgadas e subestimadas até quando dormem? 

"Camarão que dorme a onde leva, hoje é dia da caça, amanhã do caçador..." (já estou até cantando junto com Beth Carvalho e Zeca Pagodinho). 


33) Quais princesas são injustiçadas e subestimadas pelo público na sua opinião? 

    Eu acho que as pessoas atualmente subestimam as princesas consideradas mais "passivas" e clássicas como A Branca de Neve, a Cinderela e a Aurora de A Bela Adormecida. Algumas correntes feministas criticam estes arquétipos, porque esses supostamente levariam a crer na figura do "homem salvador" e da mulher submissa. Entretanto, as pessoas se esquecem que essas personagens têm a personalidade muita rica e complexa -- elas não são mocinhas passivas esperando o príncipe encantado e muito menos submissas.

                   
   
       Elas são personagens que sofreram. Branca de Neve e Aurora, mesmo sendo ricas e princesas legítimas sofreram nas mãos de bruxas rancorosas e vaidosas e tiveram de vencer diversos tormentos psicológicos e manter o equilíbrio ao longo da história. Cinderela, por sua vez, não é a simples mocinha que perde o sapatinho num baile e se casa com um príncipe. Cinderela é uma princesa extremamente sofredora, marcada pelo desamor no lar, pela pobreza (os bens do pai dela foram usurpados pela madrasta enquanto a herdeira legítima dormia no sótão), pela injustiça e pelas humilhações. Eu acredito que Cinderela é muito nobre por ter mantido a doçura e a perseverança ao longo de sua vida. E eu realmente acredito que temperança, paciência e resignação são virtudes muito nobres que faltam em nossa sociedade atual -- a sociedade as confunde com "passividade". 
     O jeito frenético da sociedade moderna sempre ávida por novas atitudes e pelas manifestações visíveis da força tornou o ser humano ansioso e isento de uma parte introspectiva da sabedoria. Precisamos resgatar aquela paciência de suportar os problemas aliada à fé num futuro melhor, virtudes bem demonstradas por essas princesas. 
       A ansiedade moderna não tolera princesas que dormem e o feminismo radical nem cogita mais o auxílio de um príncipe no despertar delas hehehe (o próprio feminismo comete discriminação contra arquétipos femininos quando apenas elogia as princesas ativas em detrimento das mais calmas e resilientes). Eu, particularmente, adoro princesas que dormem (Branca de Neve e Aurora), porque há um simbolismo profundo de morte, superação e renascimento implícitos nelas (como naqueles momentos da vida onde tudo parece estar parado por fora, mas, por dentro, a alma está  evoluindo psiquicamente). Essas princesas que dormem nos ensinam a driblarmos a ansiedade, porque há um valor imenso no poder da entrega, da paciência e da resiliência. 
      É claro que existem problemas que não devemos suportar e, muitas vezes, precisamos lutar por nossos direitos. Contudo, muitas vezes na vida, a resignação é o ponto chave para conseguirmos fazer tudo no tempo certo. A ansiedade da modernidade estraga a magia da vida, e as princesas pacientes mostram o quanto a perseverança e uma boa dose de resiliência transformam a vida positivamente. 
        Acredito que elas deveriam ser inspirações para as meninas sim -- não por esperarem o príncipe encantado, mas por terem mantido o equilíbrio e a doçura em tempos difíceis. Precisamos de mais bondade no mundo, doçura, amor e meiguice não é fraqueza. Eu me identifico com as princesas consideradas "meigas".

                     

A Disney e a sociedade moderna ainda não entenderam que dá para evoluir em força, poder e investir em tecnologia nas novas princesas sem perder a doçura e a magia dos Contos de Fadas clássicos. 

Gif de Aurora no mundo de hoje com notebook (hehehe).
       
           Notaram como a meiguice é uma característica que tende a sumir nas princesas mais modernas? Você pode se empoderar sem a perder a meiguice -- mas a indústria politicamente correta prefere "lacrar" e retirar a meiguice. Tanto o machismo quanto o próprio feminismo (ou algumas de suas correntes mais radicais) subestimam a feminilidade e querem retirar a meiguice da mulher. Isso é um equívoco, pois você pode ser poderosa e doce ao mesmo tempo. Afinal, como dizia Shakespeare: "é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que na ponta da espada." Eu realmente acredito que diplomacia e resiliência são virtudes poderosas. O encanto de um sorriso chama mais vitória do que o grito. Nossa sociedade tem muito apreço pelas virtudes do lado "Yang" e se esquece das virtudes "Yin" manifestadas pelas princesas citadas. E, para manter o equilíbrio, precisamos das duas energias.  
            Mulan, por exemplo, é muito valorizada (e merece a fama que tem) por ser corajosa, ousada e ativa a ponto de ir para a guerra no lugar do pai e salvar a China inteira. Mulan é o lado Yang, forte, guerreiro e solar. Mas, por que Branca de Neve, uma princesa mais calma e "Yin", não pode ser considerada corajosa também? Tudo bem que Branca de Neve não foi para a guerra (e ficou dormindo em uma estufa à espera do seu beijo de amor verdadeiro), mas a sua resiliência a tornou valente. 
         Branca de Neve enfrentou uma madrasta terrível e quase teve seu coração arrancado por um caçador. Ela sobreviveu na floresta mesmo sob ameaças de morte sem ninguém para defendê-la, exceto sete anões que trabalhavam o dia inteiro. Branca de Neve manteve a fibra e não entrou em desespero -- qualquer pessoa da sociedade moderna atual teria desenvolvido ansiedade e depressão no lugar dela. É um tipo de coragem diferente, percebe? Não se deixar abater pelos males da vida e manter a doçura também requer coragem e bravura. 
          Se tivéssemos a calma e a resiliência dessas princesas, a nossa sociedade não estaria tão doente e viciada em remédios psiquiátricos contra a ansiedade. Quem não percebe? Ou quem não quer perceber? Mais chá de camomila, erva cidreira e mais princesas pacientes para a sociedade (que só quer saber de lacrar, lucrar e de personagens ativos o tempo todo), por favor. 


Postagem escrita por Tatyana Casarino.

Tatyana Casarino é advogada, escritora, poetisa e fã do universo Disney. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário