O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sábado, 16 de fevereiro de 2019

A Verdade sobre cada signo -- esqueça tudo o que você aprendeu do zodíaco!

A Verdade sobre cada signo -- esqueça tudo o que você aprendeu do zodíaco!

  Olá, pessoal! Nesta postagem, eu analiso profundamente os 12 signos. Espero que gostem! Depois, leitores, digam nos comentários quais foram as características que mais surpreenderam vocês e quais são os seus signos, por gentileza. Boa leitura! ;) 


1) Áries


                     




O saudoso herói nacional Ayrton Senna era do signo de Áries. 






   Apesar de bravo, é mega sensível (pode acreditar!). É o maior coração do zodíaco: generoso e extremamente marcado pela síndrome do "herói". Gosta de salvar a todos não somente por seu altruísmo, mas também para se sentir o "lendário" (ou o fodão lendário como dizem por aí). 
  Dizem que arianos são egoístas, impulsivos e briguentos, mas esses rótulos são equivocados e artificiais. Eles pensam nos próprios interesses sim e são fortemente dedicados e competitivos em seus projetos profissionais, mas eles também pensam muito nos outros e apenas encontram a realização quando aplicam toda a sua força em prol do bem-estar da sociedade. A impulsividade ariana decorre justamente da sua sensibilidade: os arianos são "à flor da pele" e respondem diretamente aos estímulos externos. 
   Sua fama de briguento decorre do fato de que não admitem qualquer ferida em sua honra, razão pela qual partem para a briga (ao invés de chorarem as suas mágoas como os signos de água, os fogosos arianos resolvem brigar no momento em que foram feridos e não levam desaforo para casa). Áries é mais sensível do que você pensa! Eles têm um jeito diferente de lidar com a sensibilidade e, às vezes, constroem uma casca grossa como instrumento de defesa. 
     Lembrem-se: por trás da casca grossa, ariano gosta de salvar as pessoas e ser o herói. Se estourar uma guerra ou o apocalipse, o que irá nos salvar não será a empatia de peixes nem a solidariedade genial de aquário, mas a bravura de Áries. A fama de sisudo é injusta para Áries, que é um signo repleto de pessoas carismáticas, como o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna e o Padre Fábio de Melo. Áries é competitivo e ama vencer, mas sempre oferece suas vitórias às pessoas importantes para ele com gratidão no coração. O ariano usa suas vitórias não para humilhar, mas para elevar os outros, assim como Ayrton Senna elevava o povo brasileiro e o patriotismo a cada vitória. 
       Muita gente fala do lado apaixonado e irado de Áries, mas poucos astrólogos citam sua espiritualidade profunda. Áries é um signo de fogo que tem uma relação muito forte com a espiritualidade e uma intuição aguçadíssima. Dizem que, por ser a sua primeira encarnação (Áries é o primeiro signo do zodíaco), o ariano é impulsivo, jovial e tem lembranças vívidas do mundo espiritual de onde veio. 
           Por outro lado, outra corrente de pensamento diz que Áries é uma alma velha que já passou por todo o zodíaco em encarnações passadas e que está iniciando um novo ciclo astrológico. Seu passado como pisciano em vida passada fez o ariano sofrer por muitas privações, o que concebeu a sua resiliência, força, bravura e fé. Nessa vida, nasceu mais impaciente e impulsivo. Por trás do guerreiro, no entanto, existe o arquétipo do mago intuitivo e do sacerdote (não se surpreenda com líderes religiosos desse signo). 

2) Touro

                    

O Eremita.


Leonardo da Vinci. 




      Muito embora os taurinos carreguem a fama de gulosos e preguiçosos, eles podem aderir ao estilo de vida "fitness" e são extremamente dedicados quando colocam um propósito em suas rotinas. Apesar dos passos lentos e da dificuldade em sair da inércia, Touro não desiste de suas metas. A parte mais difícil para Touro é o início de todo projeto, mas, uma vez que desbravam uma caminhada, os taurinos vão até o fim de tudo. Touro é como um "motor a diesel": demora para esquentar, mas depois que esquenta não consegue parar. 
     Dizem que Touro é materialista e ciumento, mas essas afirmações podem ser uma pura bobagem diante do caráter perseverante deles. Mesmo sendo um signo do elemento terra e com enorme necessidade de deixar um legado no mundo material, o taurino pode ser extremamente sensitivo e voltado à evolução espiritual. Além disso, o ciúme é superado quando atingem a maturidade. 
     Não são raros os poetas, artistas, cantores, filósofos e até sacerdotes e monges de touro. Touro não está voltado somente aos bens materiais (muito embora a casa astral relacionada a touro seja voltada às finanças), tendo em vista a boa abertura ao mundo poético, sensorial e ascético. Da mesma forma que é voltado aos prazeres e tem chances de desenvolver a gula, o taurino é perseverante o suficiente para passar por períodos de privação. 
      Embora o taurino seja lembrado pelo seu caráter passional e sensual, touro é um signo muito inteligente e capaz de se abster dos prazeres por conta de uma missão vocacional na filosofia ou no sacerdócio. Eis um signo muito resistente e forte. Leonardo da Vinci e Barbra Streisand são célebres taurinos. 


3) Gêmeos


                    

A bela Angelina Jolie em Tomb Raider. 


 Angelina Jolie chorando. Ela é geminiana com ascendente em Câncer e sua sensibilidade é acentuada. 


Angelina Jolie em Malévola: a facilidade de interpretar diferentes personagens é típica da flexibilidade geminiana. Gêmeos pode ter mil faces, mas é sincero e o caráter é único, contrariando o preconceito zodiacal. 




   Considerado "frio" e "racional" por vezes, Gêmeos está longe dessas definições simplórias. Muito embora seja regido pelo planeta do pensamento (Mercúrio) e por um elemento intelectual (ar), Gêmeos tem um mundo emocional profundo (e complexo!). Alguns astrólogos espiritualistas acreditam que passamos por todos os signos em nossas encarnações, geralmente na sequência zodiacal correta. Sendo assim, Gêmeos foi taurino na encarnação passada e está, nessa vida, ensaiando para a próxima jornada como canceriano hehehe (imagine só a complexidade dessa transição!). 
     Ensaiando para a próxima vida de canceriano, Gêmeos já experimenta feridas emocionais complexas -- das quais ainda não compreende por usar mais a razão do que a intuição antes da maturidade. Essas experiências emocionais são ainda mais intensas naqueles geminianos que têm o signo de câncer forte no mapa astral (não são raros os geminianos com câncer forte, já que geralmente há planetas no signo posterior, como Vênus e Mercúrio, pela proximidade de graus astrológicos entre um signo e outro). 
           A grande tarefa de Gêmeos é traduzir aquilo que os outros signos não conseguem. Regidos pelo versátil planeta Mercúrio, geminianos devem passar por muitas experiências durante a vida e conseguir traduzir seus aprendizados de forma que todos também possam adquirir um pouco mais de sabedoria através de suas histórias. 
         O grande tradutor do zodíaco é um bom contador de histórias e sabe penetrar no mundo das palavras como nenhum outro signo. Quando começam a mergulhar no mundo dos sentimentos, tornam-se poetas, pois conseguem transformar em palavras emoções indizíveis até então. Sua duplicidade, típica do signo, pode gerar dúvidas, confusões mentais e desafios emocionais. Às vezes, sentem-se como se fossem várias pessoas em um só. Lembrando que o autor de vários heterônimos, o poeta Fernando Pessoa, era geminiano. A sensível atriz Angelina Jolie também é geminiana. 

4) Câncer

                    

Dalai Lama, líder religioso do budismo e exemplo de sabedoria e controle emocional, é canceriano. 


Sylvester Stallone, ator que interpretou o lutador Rocky Balboa, é canceriano e demonstra toda a força e carisma que um canceriano pode ter. 



Lady Di (elegante e impecável) dança com John Travolta. Apesar de misteriosa e introspectiva, ela tinha um lado mais "soltinho" e extrovertido como todo canceriano. Dependendo da lua, o canceriano alterna entre introversão e extroversão, timidez e entusiasmo.  



A bela e corajosa princesa Diana no campo minado. Reparem no sorriso e no doce olhar típicos do signo.  


    

     Não é "sentimentaloide", frágil e chorão como pregam por aí muitas vezes. Câncer pode tomar atitudes aparentemente "frias", e é um dos signos mais fortes do zodíaco quando aprende a equilibrar a sua esfera sentimental e amadurece a sua sensibilidade. Os cancerianos mais evoluídos espiritualmente são lúcidos, calmos, equilibrados e dotados de grande sabedoria e ferramentas de autocontrole emocional. 
     Os cancerianos podem ser excelentes "coaches", psicólogos e terapeutas, ajudando seus pacientes com problemas emocionais a transformarem as lágrimas em sabedoria (com todo seu aparato maternal). Também podem transformar as suas emoções em Arte (e não em lágrimas), considerando que são excelentes atores (podem canalizar seu dom dramático nos palcos hehehe), pintores, escritores e poetas. 
    Rotulados injustamente como medrosos e tímidos, cancerianos podem surpreender a sociedade com atitudes de coragem e extroversão. Muito embora seja um signo um pouco melindroso, o canceriano tem natureza cardinal, possui iniciativa e tem ambição para chegar longe em seus projetos. 
        Assim como os demais signos cardinais (Áries, Libra e Capricórnio), Câncer gosta de realizar os seus sonhos, ter uma direção bem definida e é marcado pelo entusiamo, ambição, independência e iniciativa. Os signos cardinais são mais realizadores e fortes, tendo em vista que marcam uma estação do ano (Câncer marca o solstício do verão no hemisfério norte e o solstício de inverno no hemisfério sul). Já os signos de transição entre uma estação e outra podem ser menos consistentes. 
       Muito embora sejam dependentes emocionalmente da família e caseiros, suas metas, seus talentos e sua grande imaginação levarão o canceriano a desbravarem o mundo e a sentirem os doces sabores da liberdade, da realização e da sabedoria. E você pensando que ser canceriano era um martírio, não é? Saiba que pode ser uma grande sorte! A lua rege os cancerianos e confere aos seus nativos um brilho especial (deve ser por isso que dizem que as pessoas sortudas nascem com o bumbum voltado para a lua). 
       Por fim, Câncer recebe muitas bênçãos do Universo não por ser sortudo, mas por saber doar. A sua maior força reside na generosidade -- e o canceriano é agraciado por ela. Lembrando que a princesa Diana era canceriana e tinha uma força generosa intensa dentro de si: visitou a Angola, marcou a luta contra a AIDS (ao apertar a mão de um portador do HIV em uma época bastante preconceituosa ainda que contatos assim não transmitam a doença), caminhou por um campo minado e colocou o problema das minas terrestres na pauta dos governos do mundo todo. Edgar Degas, Gisele Bundchen e Marisa Monte são exemplos de cancerianos talentosos e populares. 

5) Leão


                      


O olhar leonino de Demi Lovato. O olhar do leonino é poderoso e bonito, mas passa a impressão de "metido". No fundo, o leonino é bondoso, sensível e até vulnerável em alguns aspectos. 


A jornalista brasileira Glória Maria é uma típica leonina iluminada e carismática cujo sorriso encanta todos ao redor. 


A maravilhosa cantora Madonna é uma leonina tão típica em suas performances e mensagens de autoconfiança e amor que chega a ser uma das provas que a Astrologia influencia a personalidade (hehehe). 


     Não é o signo mais autoconfiante do zodíaco como dizem por aí. Leoninos serão os mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos psicológicos diversos se não aprenderem como funciona o ego. Leão pode ter crises de autoestima, pois, dependendo do humor, podem se sentir maravilhosos num dia e péssimos no outro. 
     Os leoninos precisam aprender a desenvolver a paixão pela vida e serem apaixonados por si mesmos para não caírem na depressão. A missão astrológica designada a Leão é a mais bonita e difícil do zodíaco, visto que aponta para a descoberta da felicidade baseada na essência e o desprendimento de tudo o que é ilusório e transitório. 
     Salienta-se que esses felinos podem ser valentes como um leão em um dia e se sentirem gatinhos frágeis no outro (o humor flutua, e é preciso cuidado!). O Leonino só é feliz quando deixa de condicionar a sua felicidade para alguma futura realização e passa a ser feliz no momento presente, saboreando a delícia de ser quem é. A missão de Leão passa pela paixão por si mesmo (por isso a fama de vaidoso e amor próprio nas alturas), mas essa paixão pode demorar a ser desenvolvida -- dependendo do mapa astral de cada leonino e do grau de evolução espiritual de cada um. 
    A evolução não consiste somente nesse degrau do amor por si mesmo (necessário à saúde emocional e à autoestima), mas em expandir o amor ao próximo (lembrem-se da máxima cristã: "ama o próximo como a ti mesmo"). O leonino -- mais do que qualquer outro signo -- precisa sentir a "magia" da vida, o entusiasmo e o espírito da celebração (ainda que nas pequenas coisas do cotidiano). Sendo assim, quando não consegue obter essas sensações, pode entrar numa espiral de culpa, autodestruição, depressão e até mesmo mergulhar no mundo das drogas a fim de conseguir um falsa sensação de entusiasmo. 
       A missão do leonino é obter um entusiasmo natural diante da vida, apaixonando-se pela beleza do mundo e expandindo sua luz e seu calor a todos os que passarem pela sua vida. Um leonino bem resolvido, sem dúvidas, é uma faísca impecável de luz, uma verdadeira estrela. Mas a jornada pela evolução até alcançar o sentimento de magia natural pela vida pode ser longa, e muitos leoninos acabam desistindo no meio dela quando são contaminados pela desesperança. Um leonino precisa de fé e esperança na vida. Além do mais, precisa esquecer as más experiências que feriram seu ego ao longo da vida. 
       A atriz leonina Demi Lovato, por exemplo, sofreu bullying na escola e desenvolveu transtornos psíquicos na vida adulta como bipolaridade e distúrbios alimentares. Muito embora passe a imagem de poderosa e autoconfiante nos palcos, a atriz e cantora sofre de problemas de autoestima, automutilação e melancolia. 


6) Virgem

                 

Fernanda Torres, atriz virginiana, em "Os Normais".


O escritor Paulo Coelho é virginiano e foi hippie no passado. 



   Pode ser tão louco, bagunçado e avoado quanto um aquariano. A fama de certinho não combina com este signo, o qual só recede comentários rasos no mundo astrológico. Virgem tem o Karma do serviço e da humildade. O virginiano pode ter sido um rei leonino em vidas passadas, que encarnou nesta vida para aprender a servir e deixar a síndrome de rei para trás. 
    Virgem pode ser intransigente e até chato, mas tem um bom coração. O ego dos virginianos precisa ser domado e, diante da dificuldade em controlar as suas vidas, eles podem desenvolver um grande senso de organização. Dizem que os virginianos são práticos, meticulosos, detalhistas e realistas -- e todas essas virtudes são verdadeiras. Contudo, tais virtudes são desenvolvidas ao longo da jornada da maturidade deles. 
    Na juventude, o virginiano pode ser tão rebelde quanto um ariano, audacioso como um escorpiano e orgulhoso como um leonino. Geralmente, este signo tem uma juventude instável e, muito embora seja regido pelo consistente elemento terra, o patrono de seu signo é o planeta Mercúrio (o mesmo que rege o signo de Gêmeos). 
   Há um preconceito astrológico no que tange à multiplicidade do signo de Gêmeos, o qual é considerado avoado e sem foco por vezes. Enquanto isso, o signo de Virgem recebe elogios, como se fosse o signo mais certinho e organizado do zodíaco (o que não é verdade). Na verdade, Virgem pode ser tão confuso quanto Gêmeos e demorar para encontrar um foco e afirmar sua identidade. Vale ressaltar que Gêmeos e Virgem podem ter uma relação complicada e conflituosa. 
     O maior perigo do signo de Virgem é a dificuldade de encontrar uma identidade (deve ser complexo e contraditório um signo de terra com natureza mutável) e a possibilidade de tornar-se "maria-vai-com-as-outras" e seguir o fluxo dos grupos sociais para ser aceito. 
        Virgem precisa aprender a desenvolver a autenticidade e atuar nos grupos sociais com espírito de serviço e humildade. Quando amadurece, o virginiano torna-se uma excelente pessoa, repleta de bagagem cultural e sabedoria. Seu espírito voltado ao serviço pode levá-lo às profissões mais humanitárias, como a de médico e enfermeiro. Mercúrio também confere aos seus nativos qualidades intelectuais e filosóficas. 
       O que pouca gente sabe sobre virgem é que ele pode desenvolver as características de seu oposto complementar: o signo de peixes. Nesse sentido, podem desenvolver um grande senso estético, artístico e intuitivo. Virgem precisa adentrar no mundo das virtudes e não ter receio de expressar a sua pureza, como a Flor de Lótus. Ao invés de seguir a parte lamacenta da sociedade, o virginiano pode optar por ser como a Flor de Lótus e preservar a sua honra no meio do caos. A cantora Ana Carolina, a atriz Fernanda Torres, o escritor Paulo Coelho e o filósofo Goethe são exemplos de virginianos famosos. 

7) Libra

                       

O poeta Oscar Wilde e toda a sua elegância libriana. 


O cantor e compositor Lobão é libriano (só poderia ser libriano o autor da música "Décadence avec Élégance"). 


A libriana Louise Hay representou uma das oitavas mais elevados do planeta Vênus: o amor. Uma das maiores escritoras da literatura de autoajuda dizia que o amor é a cura de nossas angústias. 


   Não é fresco nem tem medo de conflito. Também não é indeciso quando desenvolve sua aguda e precisa intuição. Apesar do bom gosto estético e dos modos refinados, o libriano é humilde, simples e apresenta grande empatia pelas pessoas. Embora detestem brigas, os librianos são corajosos quando precisam brigar e sabem obter vitória em qualquer conflito. 
    A diplomacia de libra é só um charme a mais desse signo tão voltado ao belo, mas o libriano pode ser muito bravo no fundo de sua essência (vale lembrar que o oposto complementar de Libra é Áries). Em verdade, o libriano demora para entrar em uma briga, mas, uma vez que entra em um conflito, luta até o fim por seus ideais. 
     Libra é um signo interessante: regido pelo planeta Vênus e pelo elemento Ar. Muitas pessoas focam apenas no refinamento venusiano de Libra e no quanto os librianos passam uma atmosfera de charme e uma energia de beleza ao seu redor -- ainda que não sejam fisicamente belos. Contudo, este signo está longe de ser apenas um rostinho bonito e nunca será uma pessoa superficial (muito embora goste de se vestir bem e tenha zelo pela estética do aspecto externo do seu corpo e da sua casa). Libra é um signo muito intelectual, sábio, criativo e profundo -- e poucos astrólogos valorizam essas virtudes librianas. 
      A intuição de Libra é tão forte que o libriano é capaz de "pegar as coisas no ar" e sentir com intensidade todas as energias dos ambientes pelos quais passa -- o que pode tornar o libriano um empata tão sensível quanto qualquer signo de água bem desenvolvido. 
      Librianos têm um senso de mediunidade aguçado e suas mentes podem ser filosóficas e geniais. Como são voltados à estética, podem transformar suas impressões energéticas em obras artísticas, unindo inspiração e bom gosto. Sendo assim, você encontra librianos nas artes plásticas, na dramaturgia, na música e na poesia. Estas características também podem estar presentes em quem possui libra na décima segunda casa do mapa astral ou na primeira (atuando como ascendente). Libra na décima segunda casa influencia todo o mundo astral, onírico e espiritual da pessoa. 
        A fama de superficial decorre do fato de que os librianos escondem os seus problemas e os seus conflitos emocionais das pessoas. Discretos e reservados, os librianos preferem resolver os próprios problemas sozinhos, mas são muito profundos e intensos na vida íntima. E, falando em fama equivocada, a imagem de indeciso e "isentão" decorre do símbolo deste signo: a balança que está sempre pesando os dois lados em qualquer análise. Libra consegue enxergar os dois lados de um conflito, e os librianos podem ser bastante pacificadores para mediar os conflitos dos outros (desde que eles não estejam envolvidos) com imparcialidade e ética. 
       Essa rara vocação de imparcialidade e isenção é uma virtude do signo (e não um defeito como difamam por aí). Salienta-se que os librianos podem trabalhar muito bem nas Carreiras Jurídicas (juízes librianos costumam ser justos). Embora gostem de divagar na multiplicidade de correntes filosóficas e ler muitos livros antes de formar uma opinião, os librianos são firmes e convictos quando formam sua opinião e podem ser extremamente decididos e intuitivos. Por ser um signo cardinal, é independente, tem força de vontade e costuma ter metas bem definidas em sua vida.
       Libra tem fama de conquistador, mas é que seu charme é arrebatador. Em verdade, são muito amorosos, leais e profundos (quando evoluídos espiritualmente), já que Vênus é o planeta do amor. Também tem o raro dom de entender as pessoas e curar as feridas emocionais mais profundas delas, transformando em livros de autoajuda seu "insight" sobre o funcionamento da alma humana. Pouca gente fala sobre esse dom libriano de "psicólogo" da alma humana. Mas, é interessante notar que grandes escritores de autoajuda são librianos: Deepak Chopra, Augusto Cury e Louise Hay. 


8) Escorpião

                     

Bill Gates é um escorpiano genial que revolucionou o mundo da informática e trouxe incontáveis transformações nesse setor. 


O cantor brasileiro Milton Nascimento é escorpiano e teve a vida marcada por transformações e superações. 


  
    Considerados sombrios, passionais e misteriosos, os escorpianos também podem ser muito iluminados. Grandes mestres espirituais, gurus e sacerdotes são escorpianos. Todo o mergulho interior nas trevas feito pelo escorpiano, na verdade, é uma busca incansável pela paz interior e uma perseguição à luz. 
   Mesmo tendo um dos egos mais duros e intransigentes do zodíaco, o escorpiano torna-se o ser mais iluminado da astrologia quando quebra a sua "casca" e queima seu velho eu na chama transmutadora de seu espírito. O caráter de "fênix" está presente neste signo cujo maior fenômeno é o seu poder de transformar energias negativas em positivas. 
    É verdade que o escorpiano menos evoluído é chato, metido a dono da verdade, intransigente e inconveniente. É como se o escorpiano de oitavas inferiores fosse o personagem "Do Contra" (Turma da Mônica) do Maurício de Sousa, sabe? E você, leitor, que pensava que o signo mais rebelde do zodíaco é Aquário, fique sabendo que Escorpião ganha de Aquário no quesito rebeldia e originalidade (e Bill Gate prova que Escorpião também tem talento na informática, área preferida dos aquarianos, hein). 
       Todavia, o escorpiano mais evoluído vai concentrar as suas forças em seu autoconhecimento. Desbravando o próprio ser, o escorpiano curará traumas, conhecerá sombras, tesouros e luzes em sua alma além de aprender muito sobre a moral e a espiritualidade. Dessas descobertas internas, o escorpiano evoluído sairá bem mais sábio, psíquico e intuitivo. Como um psicólogo nato, ao invés de ser inconveniente e sair cutucando as feridas alheias, o escorpiano de luz curará as feridas dos outros, levando ao mundo o elixir de cura que descobriu dentro de si mesmo. 
         Dizem que Escorpião é o signo mais possessivo e ciumento do zodíaco, mas esse signo também consegue ser bastante evoluído e libertar seu coração do ciúme quando aprende que cada pessoa é amada de forma única. Além do mais, a sensação de finitude é a mais presente nesse signo, o qual gasta boa parte de seu tempo refletindo sobre questões profundas e intensas sobre o ser humano, como a verdade e a morte. 
          A noção de que a vida é curta está presente na alma escorpiana, a qual buscará viver a vida intensamente e libertar-se de sentimentos que a atormentavam no passado como ciúme, inveja, rancor e obsessão. Por mais que digam que este signo é o mais vingativo do zodíaco, a sua profunda fé na justiça divina pode fazê-lo desistir da vingança e buscar a evolução espiritual. 
        O budismo é uma religião que combina muito com Escorpião do mesmo modo que o cristianismo combina com Peixes. No budismo, o escorpiano aprenderá a ter controle sobre sua mente, a meditar e a ter a concentração necessária no momento presente. 
          Por fim, salienta-se que, muito embora a sexualidade de Escorpião seja a mais famosa do zodíaco (dizem que Escorpião é quente), há escorpianos que não são tão quentes e existem ainda aqueles que se privam do lado sexual e passam por longos períodos de abstinência (Escorpião pode ser oito ou oitenta nesse setor também, tendo em vista que pode ter a vida sexual muito agitada ou muito tranquila). Talvez, por terem consciência de sua forte sexualidade, muitos escorpianos preferem ficar sem sexo por um tempo a fim de se aprofundarem na evolução espiritual e no autoconhecimento. Mas, quando resolvem se "soltar" nesse setor, sai de baixo!

9) Sagitário 


    


O belo e talentoso ator Brad Pitt é um dos mais carismáticos de Hollywood. Sagitário é o signo mais carismático e popular do zodíaco, pois quase todo mundo gosta de estar perto dos sagitarianos, visto que exalam tanta energia boa e leve. 


  Considerados os mais alegres e festeiros do zodíaco, os sagitarianos choram escondidos debaixo da coberta. Existe um lado profundamente melancólico, introspectivo e solitário por trás desse signo considerado entusiasmado, extrovertido e sociável. Este é o signo que mais conhece os podres da humanidade e todas as obscuridades varridas para debaixo do tapete da sociedade.
 Apesar de viajarem muito e estarem sempre rodeados de pessoas, o sagitariano se sente um "ermitão", um mago solitário que atravessa o mundo como um aprendiz. Sua belíssima missão costuma ser a manutenção do otimismo, da esperança, da bondade e da justiça, mesmo após o conhecimento do sofrimento. Sagitarianos inspiram força e coragem nas pessoas. 
  Sagitário é um dos melhores signos do zodíaco, visto que, assim como os escorpianos, os sagitarianos têm alto poder de transformação de energias e continuam com a sua essência pura e alegre, mesmo após as decepções da vida. Dificilmente você encontrará um sagitariano depressivo ou amargo (a não ser que ele tenha um mapa astral tenso). 
  Regidos pelo planeta Júpiter, os sagitarianos são expansivos, sortudos, divertidos, alegres, generosos e possuem uma fé vívida em seus corações gigantes e fogosos. 
      Muito embora sua alegria pareça superficial (e, infelizmente, a sociedade só associa a genialidade à melancolia e gosta de transformar gênios atormentados em mitos), o sagitariano pode ser genial e profundo, tendo em vista a sua mente ampla e esperta capaz de aprender muitos idiomas (sagitarianos poliglotas são comuns) e absorver as diversas culturas mundiais existentes. Muitos textos de astrologia comentam o lado festeiro de Sagitário, mas se esquecem de citar sua inteligência e suas habilidades artísticas e intelectuais.
      Aliás, existem dois tipos de sagitarianos: os festeiros e os estudiosos. Há os sagitarianos que adquirem conhecimento de forma empírica: viajando, conhecendo pessoas de países diferentes e tendo diversas experiências culturais. Outros sagitarianos, no entanto, nem gostam tanto assim de baladas e viagens, mas têm as almas livres que se expandem através da boa leitura e de estudos apaixonados pelos temas acadêmicos que gostam. 
   Sendo assim, sagitarianos podem ser excelentes cientistas, teóricos e acadêmicos, pois os seus estudos superiores (especialmente na área da Medicina e do Direito) são abençoados pelos astros. Entretanto, há aqueles sagitarianos mais "exagerados" (sei que esse adjetivo pode soar como pleonasmo hehehe) e que não conseguem ficar parados -- estes vivem a viajar e fazem a "faculdade da vida", como dizem. 
       Muito embora sejam simples internamente, desapegados das riquezas materiais e muito espirituais (o sagitariano pode ser feliz em qualquer cabana de qualquer lugar do mundo, desde que esteja com seu coração em paz e feliz), muitos sagitarianos podem cometer extravagâncias nas finanças (eles não são disciplinados para controles financeiros). O sagitariano pode ser tão requintado quanto o libriano e apreciar belas obras de arte, além de gostar de boas roupas e bebidas caras (haja champanhe e whisky!). O sagitariano também podem descontar a sua melancolia oculta e interna nas compras. 
             Por fim, vale ressaltar que Sagitário pode ser muito sensível e psíquico. Por trás do jeito alegre e festeiro, há um grande médium que capta as emoções de pessoas e ambientes. Sagitarianos costumam encorajar os outros e levantar as pessoas tristes ao ouvir seus amigos e dar os seus sábios conselhos. Contudo, ninguém sabe que o sagitariano guarda dores emocionais inimagináveis... Só o seu travesseiro sabe que ele chora tanto quanto um canceriano em dias de introspecção. 
            A diferença entre Sagitário e os signos de água é que o sagitariano não faz melindre nem dramatiza suas dores para terceiros: após uma madrugada de lágrimas, os sagitarianos levantam rapidamente recuperados e  felizes, levando, ao mundo, suas melhores luzes de esperança e otimismo. 


11) Capricórnio 

                     

O animal que representa Capricórnio é um bode marinho (metade peixe e metade bode). 


Muita gente pode pensar que Elvis era aquariano pela irreverência, mas ele era um capricorniano nato. Por trás de seu sucesso, houve muita disciplina. 


Muita gente pode pensar que Jô Soares é de Sagitário pelo seu senso de humor, mas Capricórnio também tem um senso de humor aguçado. 


   Não é frio nem materialista. Eis o signo mais sensitivo do zodíaco. Sim, sensitivo! Os capricornianos transformam intuições e sensações em obras práticas, fazendo uma ponte entre Céu e Terra como ninguém. Jesus era Capricórnio (não temos certeza da data de nascimento dele, mas as convenções apontam para o dia 25 de Dezembro).
    A data mais emotiva e familiar do ano, o Natal, é realizada sob a regência do signo de Capricórnio. Assim como Jesus representa o canal físico de Deus, o salvador da Terra e o rei dos céus, Capricórnio deve trabalhar para fazer sempre uma ponte entre o mundo astral e o mundo físico. 
    Há um debate sobre qual seria o signo de Jesus e muitos astrólogos apontam para o arquétipo de Peixes ou Leão (tendo em vista que muitos só se lembram da beleza desses signos e se esquecem que todos os signos são igualmente importantes, belos e iluminados). Entretanto, Jesus, enquanto ser iluminado e perfeito, abrangeu os aspectos de todos os signos e sabia equilibrar com maestria os quatro elementos (ar, fogo, terra e água). 
    O fato de Jesus ter sido carpinteiro está muito relacionado ao signo de Capricórnio, pois obras pesadas, estruturas, vigamentos e construções feitas por artesãos que lidam com madeira são atividades regidas pelo planeta Saturno (regente de Capricórnio) e pelo elemento terra. Misticamente, a morte de Jesus ocorreu na cruz cuja matéria-prima era objeto de seu próprio trabalho. 
        A cruz também está presente no símbolo do planeta Saturno, o regente do signo de Capricórnio. Todo o martírio de Jesus tem a ver com o signo de Capricórnio, o qual significa o sacrifício, o dever, a honra, a busca pelo trabalho e pela virtude. O capricorniano tem vocação para mártir, visto que é capaz de suportar qualquer sofrimento em prol de uma causa importante ou de uma missão. Um capricorniano nunca abandona uma missão. 
        Por trás da seriedade saturnina de Capricórnio, existe o coração carente de uma criança oculta que sente as "pancadas" da vida de forma sensível e impactante. Quando abandonado, o capricorniano chora escondido. Há um canceriano trancado no armário da alma de Capricórnio. Todo capricorniano deveria ouvir: "Saia do armário, sensibilidade canceriana!"
     Capricornianos podem ser melancólicos, carentes e tremerem diante de certos conflitos. Considerados os mais responsáveis e maduros do zodíaco, capricornianos não exalam essa seriedade toda, visto que podem ser muito brincalhões e descontraídos na esfera íntima. 
       Muito embora seja do elemento terra, há uma parte emocional oculta em Capricórnio, já que a água é o seu elemento complementar (lembrando que Câncer é o signo complementar de Capricórnio). Pouca gente sabe, mas o animal que representa Capricórnio não é simplesmente um bode -- é uma espécie mitológica de "bode marinho". Este animal apresenta uma cauda de peixe na parte inferior do corpo e a aparência de bode na parte superior além de chifres sobre a cabeça. 
          O animal que representa o arquétipo de Capricórnio é o mais misterioso e complexo do zodíaco, pois representa dois elementos e dois mundos: água e terra. Dizem que as sereias seriam seres mitológicos associados aos signos de Câncer e Peixes, mas acredito que elas têm a ver com Capricórnio. A mulher capricorniana é como uma sereia que precisa trocar sua cauda por pernas e aprender a andar com seriedade no mundo humano, trazendo a sua sensibilidade para o mundo prático. 
          Mesmo parecendo práticos e frios, os capricornianos podem ser muito sensíveis. Ocorre que eles precisam canalizar essa sensibilidade para as obras práticas e humanas, pois a concretização de suas filosofias espirituais através da vocação profissional faz parte da missão deles. 
             Enquanto o signo de Peixes não consegue se enquadrar na realidade e, por vezes, acaba se perdendo em sua imaginação, o velho bode capricorniano puxa as energias de sua cauda marinha para suas patas de bode e constrói maravilhas na realidade. Pouca gente sabe, mas muitos capricornianos têm talentos artísticos e podem ser irreverentes e carismáticos em suas expressões, assim como Elvis Presley e Jô Soares. 

11) Aquário 


                 

Djavan é aquariano. 

"Mais fácil aprender japonês em braile do que você decidir se dá ou não." -- Essa frase da Música "Se" revela toda a originalidade aquariana (mas, pelo visto, a musa inspiradora era libriana hehehe...).

"É um milagre
Tudo o que Deus criou pensando em você, 
Fez a Via-Láctea, fez os dinossauros." -- Essa belíssima poesia criativa de Djavan (música Te Devoro) só poderia ter saído de uma cabeça aquariana, concorda? 



A bela atriz, apresentadora e escritora Maitê Proença é aquariana. 



   Não é necessariamente rebelde e nem sempre é genial. Aquário é oito ou oitenta: ou nasce conformado demais ou revoltado demais. Apesar do estigma de "diferentão", Aquário pode ser sossegado e descobrir na vida comum a extraordinária fonte de felicidade. Se o aquariano não aplicar suas ideias filosóficas na vida comum, suas teses rapidamente deixarão de ser geniais. 
   Regido pelo planeta Urano, os aquarianos são conhecidos como os mais excêntricos do zodíaco, aqueles que nasceram para romper regras e desbravar novas invenções no meio científico, artístico e tecnológico. Aquário tem um vínculo muito forte com o grupo social de onde veio, e se sente plenamente realizado quando deixa um legado para a sociedade. 
    Ocorre que, muito embora seja capaz de fazer sacrifícios pelo seu ambiente social e seja solidário com as camadas mais humildes da população, dizem que o aquariano pode ser frio com seu vizinho e dentro do seu meio familiar (é aquela velha história de nutrir um amor abstrato pela sociedade através de ideais de fraternidade e acabar não sendo fraterno de verdade com as pessoas comuns do cotidiano). Sendo assim, o grande desafio de Aquário seria o de concretizar seus ideais na vida comum e aprender a ser mais amoroso com as pessoas próximas (se quer salvar o mundo, aquariano, comece amando e apoiando as pessoas que estão ao seu lado). 
   Todavia, há aquarianos que não são frios com as pessoas próximas (geralmente, são aquarianos com muita influência do signo seguinte, ou seja, Peixes, em seu Mapa Astral) e que têm o choro fácil. Esses aquarianos mais sensíveis podem gostar de se dedicar às atividades rotineiras (ao invés das excêntricas atribuídas ao planeta regente), tais como: cozinhar, praticar esportes, caminhar e ler. 
      Além do mais, muitos aquarianos tornam-se grandes professores e filósofos, tendo em vista a alta capacidade intelectual e o dom de transmitir ideais complexas em palavras compreensíveis. Apesar de Aquário levar fama nas ciências exatas e tecnológicas, há muitos aquarianos espalhados nas ciências humanas por aí, já que eles também são apaixonador por Letras, Filosofia, Direito e Sociologia. 
    Contrariando os rótulos de "frio" e rebelde solitário por opção, o aquariano também pode ser muito carente e usar o jeito irreverente para chamar a atenção. Muitos tentam saciar a sede de carinho com conhecimento, mas, embora a cultura seja maravilhosa, precisamos sempre de um abraço humano acolhedor. O aquariano precisa aprender um equilíbrio entre a valorização da autenticidade e a admiração da dignidade da vida comum. 
       Mesmo sendo o signo mais diferente e mente aberta do zodíaco, há muitos aquarianos tacanhos e ranzinzas que não gostam de ideias novas e encarnaram aquarianos justamente para vencerem o Karma da comodidade. 
      Apesar do estigma de intelectual ateu (há muitos aquarianos realmente assim), muitos aquarianos são extremamente apaixonados pelo misticismo e pela espiritualidade. Urano, o regente de Aquário, rege a Astrologia e os demais assuntos New Age, razão pela qual os aquarianos têm tendência ao sincretismo religioso e ao estilo de vida "natureba" ou ambientalista. 
       Contudo, não se espante se você encontrar aquarianos conservadores: além do regente Urano (o planeta revolucionário), Saturno é o co-regente de Aquário (o que pouca gente sabe), fazendo de Aquário um signo complexo que fica dividido entre o estilo de vida liberal e o conservador. Aquário recebe tanto as energias de Urano quanto as de Saturno. 
     Curiosamente, as profissões indicadas para os aquarianos são: astrólogo, astrônomo, crítico literário, piloto de avião, cientista, especialista em tecnologia de informação e filósofo, consoante o Almanaque do Pensamento (Revista Astrológica da Editora Pensamento mais respeitada no meio místico). 
     Quanto à profissão "piloto de avião", vale lembrar o que ouvi de uma astróloga certa vez: o avião tem tudo a ver com o arquétipo de Aquário, pois é pesado como Saturno e rápido e moderno como Urano. Muito embora um avião seja pesado, ele consegue voar com maestria e parece ser mais leve que o ar: eis a missão de Aquário! Juntando o peso de Saturno com a inventividade de Urano, é preciso alçar voo. Mas, se você pensa que quem inventou o avião foi um aquariano, está enganado. Santos Dumont, o inventor do avião, era um brasileiro canceriano (Câncer também pode ser muito inventivo...).  


12) Peixes


                      

Elyzabeth Taylor era de Peixes: bela, meiga e extremamente delicada e charmosa. 


Elis Regina: a cantora é mais uma mulher delicada, talentosa e charmosa do signo de Peixes. 


O vocalista icônico de Nirvana, Kurt Cobain, era um homem pisciano: artístico, sensível e atormentado pela própria empatia. Seu lema famoso era: "paz, amor e empatia". Uma de suas músicas mais famosas, "Heart-Shaped Box", começava com o verso: "She eyes me like a Pisces when I am Weak". Ela me olha como um pisciano quando estou fraco. Sua esposa, Courtney Love, é canceriana. 


     Nem sempre é avoado e, apesar da cara de ingênuo, está longe de ser bobo. Peixes é esperto e fica de olhos bem abertos esperando pela próxima oportunidade do sucesso. Muito embora seja distraído, pode concretizar muitos projetos quando resolve se dedicar com disciplina aos seus sonhos. 
    Apesar da fama de "evoluído" e "desapegado" dos bens materiais, Peixes pode gostar muito do luxo e ter dificuldade em controlar as finanças (lembrem-se que a pisciana Elyzabeth Taylor amava colecionar joias). É o signo "queridinho" do zodíaco e dos astrólogos além de ser considerado "fofo", mas pode ser bastante sensual e oculta uma ira latente e perigosa. 
      Por trás da aparência calma, o pisciano pode ser muito caprichoso, exigente e escorregar em alguns vícios, tais como: gula, luxúria, ira, preguiça e vaidade. A aspiração por uma sensação mística da vida pode ser perigosa: caso não seja canalizada de forma autêntica na espiritualidade, pode levar o pisciano ao álcool, ao cigarro ou até mesmos às drogas ilícitas. 
      Peixes, muito embora seja considerado o signo mais solidário do zodíaco, pode ser bastante egocêntrico e viver para satisfazer as suas vontades, os seus sonhos excêntricos e os seus caprichos. É bom que nasça em berço de ouro, pois o pisciano precisa ter alguém com estrutura financeira ao seu lado para cobrir as suas necessidades materiais enquanto sonha acordado. Não admite conselhos, preza muito por sua individualidade e tem orgulho de sua autenticidade. Mesmo que tenha a fama de carente, o pisciano sabe muito bem viver sozinho e preza pela máxima: "antes só do que mal acompanhado." 
     Peixes é contraditório: critica o estilo de vida capitalista e prega a iluminação espiritual, mas ama o luxo e não consegue ser feliz em uma cabana com seu amor -- por mais romântico que seja. Além do mais, consegue ser um ícone da paz e o espelho da doçura quando evoluído, porém o pisciano pode agir furiosamente nas ocasiões mais inesperadas. O pisciano é como a junção do Médico e do Monstro ou da Bela e a Fera. 
    É o signo que mais tem tendência a tocar o céu ao mesmo tempo que vive lutando para não cair no inferno. Do mesmo modo, é o signo que mais está perto da lucidez espiritual, visto que sabe olhar além dos véus da vida material e enxergar os verdadeiros valores da vida, como o amor, o afeto, o sorriso, a fé, a honestidade e a simplicidade. Contudo, também é o signo que mais corre o risco de enlouquecer e desenvolver transtornos mentais, neuroses e psicoses. Quando não atinge a evolução espiritual e a lucidez, pode cair em suas ilusões mentais, fantasias e acabar se perdendo na empatia exagerada e nas energias dos outros. 
     A mente de Peixes é a mais complexa do zodíaco: pode mudar de "canal" astral toda hora, pulando do romance mais esplêndido ao filme de terror mais sombrio. O pisciano deve tomar cuidado com sua capacidade de criar imagens mentais, pois o pensamento gera sentimentos que são difíceis de controlar. O pisciano deve aprender a ser dono do próprio eu. E, se não aprender a ser dono de si, pode encarnar como ariano na próxima vida e passar por toda a roda zodiacal até atingir a iluminação como pisciano de novo. 
       Curiosamente, dizem que os piscianos mais evoluídos estão passando por sua última encarnação e acumularam em suas personalidades as características de todos os signos do zodíaco, razão pela qual Peixes é complexo e tem a empatia bem desenvolvida. Peixes também precisa fazer as pazes com a vida real e canalizar seus dons espirituais no cotidiano. Muito embora sonhar acordado seja bom e traga inspirações artísticas aos piscianos (muitas pessoas desse signo são artísticas, teatrais e poéticas), viver é melhor do que sonhar, como cantava belamente a pisciana Elis Regina. 

   Texto escrito por Tatyana Casarino. Especialista em Direito Constitucional, Advogada e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). 

  *Tatyana estuda Astrologia desde a infância, pois estudar os astros e a personalidade humana é o seu hobby favorito. Através da Astrologia, Tatyana evoluiu, lapidou suas características e passou a ajudar melhor as pessoas ao ter mais compreensão pelas virtudes e vícios latentes nelas. A Astrologia, longe de qualquer discussão sobre sua veracidade científica, traz conhecimentos empíricos valiosos que elucidam um pouco mais sobre a natureza humana. 

Música de Kurt Cobain citada na postagem:

*Hear-Shaped Box

https://www.youtube.com/watch?v=by6lyNC3D9Y

Música de Elis Regina citada na postagem:

*Como Nossos Pais

https://www.youtube.com/watch?v=2qqN4cEpPCw