O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Taty Casarino Respondendo TAG -- 11

                   


   Olá, pessoal! Hoje eu trago uma TAG leve e divertida sobre Beleza. Responderei algumas perguntas que circulam na internet em diversos blogues e canais no YouTube. Tratam-se das famosas "TAGs" respondidas por blogueiros, youtubers e internautas em geral. Assim, vocês ficam conhecendo um pouco mais sobre mim e podem até receber alguma inspiração sobre o tema. Vamos lá! 

TAG Meu Cabelo


         


1) Qual é o seu tipo de cabelo? 

Meu cabelo é misto, ou seja, oleoso na raiz e seco nas pontas.


             


2) Defina basicamente como é o seu cabelo natural.

 O meu cabelo é liso natural, volumoso, com imensa quantidade de fios e possui três cores naturais nos fios: preto, castanho e vermelho. Embora o cabelo seja castanho escuro, a cabeleireira encontrou fios pretos e vermelhos no interior de meu cabelo (nunca fiz luzes ou algo do tipo). 

 A mistura natural de coloração se deve à genética: minha mãe tem cabelos pretos e meu pai é ruivo. Sob a luz do sol, meu cabelo fica arruivado, e a cabeleireira me disse que meu cabelo seria castanho dourado (alguns cabeleireiros já classificaram meu cabelo como louro escuro hehehe, nunca vou entender o estudo de classificação de cores). Entretanto, vejo meu cabelo como castanho escuro. 

              


3) Qual a cor natural?

Castanho escuro com tom arruivado/dourado a depender da luz (em ambientes iluminados, o meu cabelo parece mais claro e o sol abre o tom dele). 


4) Você tem algum tipo de química nos cabelos?


Não. Nenhuma. Não tenho química de tintura nem de alisamento. Nunca fiz permanente. Nunca fiz luzes ou mechas. Totalmente natural. 


            


5) O que você mais gosta em seus cabelos?

   A abundância de fios. A maioria das mulheres almeja ter o cabelo liso, mas quem tem cabelo liso natural geralmente tem poucos fios, ou seja, apresenta o cabelo "ralinho" e acaba colocando aplique de cabelo. 

   É raro o cabelo liso apresentar volume. Tive a sorte de nascer com a abundância de fios. Sempre que vou ao cabeleireiro, recebo o elogio: "Nossa, quanto cabelo!" 
  Não se trata de comprimento (atualmente ele não é mais tão comprido), mas da abundância de fios mesmo. Há pessoas que tem o cabelo "ralinho" e comprido até a cintura (o que não combina bem). E há pessoas com o cabelo curto e volumoso. O meu cabelo está volumoso e tem o comprimento médio.
     Todavia, tudo na vida tem o seu preço: do mesmo modo que tenho cabelos naturalmente abundantes e cílios longos, também sofro com o excesso de pelos em regiões indesejáveis do corpo... Isto me traz a obrigação da depilação frequente (corporal e facial na esteticista ou em casa). 

6) Se como mágica, pudesse fazer alguma modificação neles, o que seria?


 Exterminaria a raiz oleosa hehehe. Eu fico irritada com o fato de a raiz ficar oleosa rapidamente. É o defeito do meu cabelo hehehe. Mas, tudo na vida tem o seu preço. Talvez a beleza e a maciez do cabelo liso venham justamente dessa essência oleosa. Devo lavar todo dia ou um dia sim/um dia não para estar com o aspecto de limpeza e brilho. 


                


7) Está planejando alguma mudança (cortar, alongar, colorir, alisar e etc)?

   Não. Gosto do meu cabelo natural. Já recebi diversos convites de cabeleireiros para pintar o cabelo de louro hehehe e fazer luzes, mas sempre recuso. Dizem que, por eu ter a pele clara, eu combinaria com o louro (a tinta loira é a favorita das brasileiras e a mais procurada em Salões de Beleza). Entretanto, eu sempre respondo que gosto da beleza dos contrastes: cabelo escuro em pele clara. Acredito que minha autenticidade esteja aí e não abro mão da minha personalidade. 

    Cabelo tem muito a ver com personalidade e não gosto de imitar o que está na moda. Creio que a verdadeira beleza não está na imitação ou na artificialidade, mas no autêntico e no original. Há pessoas que ficam bonitas loiras, mas eu gosto de ter cabelos escuros. Acho bonito o contraste do cabelo escuro na pele clara. 

             



8) Você acha que existem cabelos naturalmente bonitos ou acredita que é impossível exibir cabelos bonitos sem algum cuidado especial?

    Eu acredito que existem cabelos naturalmente bonitos, mas que eles também precisam de cuidados. Até mesmo a beleza natural exige cuidado e disciplina. Vejo que tudo na vida depende da disciplina. 

    A disciplina não serve somente para os estudos ou para ser bem-sucedido no trabalho, mas também na estética. Veja bem: se eu não cuidar da pele, tomar banho, cuidar dos cabelos, das unhas e da maquiagem, eu serei bonita? A pessoa pode até ter nascido naturalmente bela, mas a falta de disciplina não vai deixar a beleza aparecer. 
       Sou uma pessoa disciplinada até na estética hehehe, acredito que é um componente importante para a autoestima. E a estética está longe de ser fútil, pois ela é uma boa aliada na autoconfiança. 
         E, estando autoconfiante, você passa a exalar sentimentos bons por dentro também e terá condições para mergulhar em temas mais profundos do cotidiano. Acredito que encontrar um amor é sorte, mas todo o resto (sucesso, beleza, autoconfiança, paz interior...) depende da disciplina (se bem que até o encontro de um amor pode ter sua porção de responsabilidade nossa e disciplina-- estarmos alinhados com nossa essência, amor próprio e lei da atração ajudam muito....). 
         Enquanto a sorte não bate na porta, vamos cuidar das outras áreas com disciplina, minha gente hehehe. Pessoas que não são tão belas naturalmente podem desenvolver a beleza e o charme quando estão bem cuidadas. E pessoas belas naturalmente perderão a beleza se não tiverem disciplina. Cuidar da saúde também é importante, pois a beleza e o brilho de cabelos e unhas dependem de boa saúde. Não fumar deixa o cabelo mais brilhoso e cheiroso, assim como se alimentar bem previne a queda de cabelos e unhas. 

             


9) Gosta de cuidar de seus cabelos sozinha ou prefere deixá-los nas mãos de profissionais qualificados? 

  Gosto de cuidar dos meus cabelos sozinha, pois detesto lavar cabelo em Salão de Beleza naquelas cadeiras que deixam a minha nuca dolorida hehehe. Todavia, gosto de ir ao cabeleireiro de vez em quando para ver como está a qualidade dos fios, avaliar os cuidados necessários, cortar e fazer uma hidratação. Muitas vezes, o profissional verá certos defeitos que precisam ser corrigidos em seu cabelo que você sozinha não consegue identificar. A avaliação de um profissional da Estética sempre é essencial na solução de problemas. 


            


10) Já teve alguma decepção ou se arrependeu de algo que fez ou fizeram em seus cabelos? Conte. 

   Eu fiz uma loucura: deixei meus cabelos sem hidratação por um bom tempo e, para tentar exterminar a raiz oleosa, eu lavava direto os cabelos com Shampoo anti-oleosidade. 

  Usei xampu estilo Detox, xampus para cabelos oleosos e até aqueles xampus de fórmulas fortes anticaspa masculinos (mesmo não tendo caspa, porque achava que este tipo de xampu limpava mais a raiz). Só que eu me esqueci de um detalhe: meu cabelo não é oleoso, mas misto. Isto prejudicou meus fios, pois eu usava esses xampus no cabelo todo e não somente na raiz. 
     Meu cabelo ficou seco (nunca imaginei que sofreria com cabelo seco, pois meu problema sempre foi a oleosidade) e desgastado. Morei em Fortaleza/CE por 2 anos e o excesso de mar e piscina (adoro mergulhar com o cabelo todo hehehe, não tenho frescura com isso) prejudicou os fios. 
       Aqui em Brasília, fui em uma excelente cabeleireira que me deu um "puxão de orelha" carinhosamente, dizendo que meus cabelos eram bonitos e não mereciam esse desgaste. Ela hidratou os meus cabelos, avaliou a qualidade dos fios e disse que eu precisava de Shampoo Hidratante para recuperar a boa qualidade os fios. 
        A cabeleireira disse que era para eu nunca mais usar xampu anticaspa de certas marcas com fórmula forte e que Shampoo anti-oleosidade só era para ser aplicado na raiz (exceto algumas marcas confiáveis de fórmula leve). No restante do cabelo, eu deveria usar Shampoo para cabelos normais e Shampoo Hidratante para cabelos secos e danificados. 
         A profissional abriu os meus olhos para os perigos de usar o xampu errado e deu orientações sobre a maneira correta de tratar os fios. A crítica dela me salvou e deixou os meus cabelos mais bonitos e revigorados. 
         Percebi que não estava adiantando usar shampoo anti-oleosidade, já que minha raiz continuava oleosa e eu só arranjei mais um problema ao danificar e deixar seco o restante do cabelo. A cabeleireira me disse que, para a oleosidade, existem outras soluções: lavar o cabelo com frequência, secar bem os fios (sou daquelas que geralmente deixa o cabelo secar naturalmente hehehe), nunca deitar com os cabelos molhados e buscar lavar o cabelo com água gelada (dica que não pode ser aplicada para quem mora em regiões frias, como Rio Grande do Sul). 
           Hoje meu cabelo está recuperado: combati a oleosidade da raiz ao lavar os cabelos com água mais fria que o habitual e venci a danificação com a hidratação e o uso correto de xampus. Na próxima pergunta, falarei a respeito dos produtos que eu uso nos cabelos atualmente e dos meus truques de beleza.  

                        


11) Já descobriu algum truque, técnica ou produto que deixa seu cabelo melhor e não costuma abrir mão? 

    Como tenho o cabelo misto, meu truque é revezar os xampus, ou seja, alternar o uso de Shampoo anti-oleosidade com o do Shampoo hidratante.

  Para recuperar os fios danificados pelo excesso de xampu anti-oleosidade, hidratei os fios no Salão de Beleza e usei durante um mês apenas xampu para hidratação e recuperação dos fios. Atualmente, revezo o xampu de hidratação com xampu para limpeza e combate à oleosidade da raiz. 
   Estou apaixonada pela marca Palmolive: a fórmula é suave, refrescante, deixa o cabelo brilhante e com um cheirinho muito bom. Além do mais, o xampu para cabelos mistos da Palmolive (o Shampoo Neutro feito para cabelos normais a oleosos) tem a fórmula neutra e natural (com erva cidreira e óleos cítricos) e não desgasta os cabelos (não tem sal). Sendo assim, posso usar em todo o cabelo -- da raiz às pontas -- com segurança. 
         Alterno esse xampu próprio para limpeza e frescor com outro xampu da Palmolive para nutrição: o Reparação Completa com Geleia RealQuando meu cabelo começa a apresentar mais oleosidade, uso o Xampu Pureza Detox da marca Seda. E, assim, vou revezando entre 1 Palmolive Hidratante, 1 Palmolive para cabelos normais a oleosos e 1 Seda para cabelos oleosos. 
        Alternar xampus deixou o meu cabelo com muito mais qualidade e resolveu bem mais o problema da oleosidade do que usar um tipo apenas de xampu anti-oleosidade. Não é mito dizer que faz mal usar um tipo só de xampu e que o cabelo acostuma com a fórmula e acumula resíduos... Isso é verdade: o cabelo precisa do uso alternado de xampus. Revezar xampus dá brilho e beleza.
        Também estou usando mais condicionador, e meu cabelo está bem mais macio. Não é verdade que o cabelo oleoso (mais precisamente o misto) não precisa de hidratação. Precisa sim como qualquer outro cabelo, senão fica seco. E é melhor lidar com um cabelo oleoso do que com um cabelo seco e danificado. É claro que não uso condicionar na raiz, mas abaixo da raiz (quatro dedos abaixo) aplico tranquilamente e deixo o restante dos fios mais macios -- facilitando na hora de desembaraçar. Estou usando até um creme hidratante de pentear (algo que nunca usei, exceto no verão ao frequentar a praia e a piscina) nos cabelos. 

Compartilhando as marcas dos produtos que eu uso no cabelo:


I) Palmolive Reparação Completa com Geleia Real




*Palmolive Naturals -- Shampoo e Condicionador 
*Repara 3 anos de danos em 1 mês
*Com extrato de geleia real e biotina
*Para cabelo danificado
*Sem Sal 

*Esse Shampoo recuperou os meus fios danificados e hidratou bem o meu cabelo de maneira maravilhosa. Usei este xampu durante 1 mês para tratamento intensivo de hidratação, e agora revezo o uso deste com outros de finalidades diferentes (como, por exemplo, os xampus para combater a oleosidade). 


Link do site da Palmolive: https://www.palmolive.com.br/produtos/hair-care/reparacao-completa

II) Palmolive Neutro 

      


*Palmolive Naturals -- Shampoo e Condicionador 
*Brilho saudável
*Com erva cidreira e óleos cítricos
*Para cabelo normal a oleoso
*Sem Sal

*Esse xampu deixa o meu cabelo refrescante e bem cheiroso além de combater a oleosidade. Tenho segurança para usá-lo da raiz às pontas, já que ele não desgasta o cabelo. De fórmula natural, o xampu é transparente, de coloração amarelada e é bem suave. Não tem sal. 


Palmolive é a minha marca predileta de xampu!


Link do site da Palmolive:


https://www.palmolive.com.br/produtos/hair-care/neutro


III) Seda Pureza Detox 





*Shampoo de Brilho e limpeza

*Para cabelos que precisam ser purificados 
*Combate resíduos e oleosidade
*Fórmula com chá verde e extratos cítricos 
*Restaura o movimento e o brilho natural
*Deixa o cabelo naturalmente bonito
*Prolonga a sensação de frescor 

*Reservo 1 ou 2x na semana para passar esse shampoo nos cabelos (nos demais dias alterno com os xampus citados da Palmolive). Nos outros dias da semana, uso xampus distintos e seus respectivos condicionadores, mas, ao usar o xampu Seda, aplico só o xampu naquele dia (sem condicionador ou creme posterior). Faço isso para limpar os fios de modo eficaz. 

  Se você usar este xampu anti-oleosidade por mais dias durante a semana, recomendo que aplique apenas na raiz e busque outro xampu de fórmula mais neutra para o restante do cabelo, visto que este xampu Seda Detox tem a fórmula mais forte e o uso excessivo dele poderia desgastar os fios. Como já disse no texto, até mesmo cabelos oleosos e mistos necessitam de hidratação. Entretanto, este é o Detox que eu mais gosto e confio. Curiosamente, não costumo gostar das demais linhas de Shampoo dessa marca, porém o meu cabelo recebeu bem este Seda em especial. 

Link do Site da Seda:


https://www.seda.com.br/hair-produts/shampoo/shampoo-seda-recarga-natural-pureza-detox-325ml.html

IV) Creme para pentear -- Neutrox Clássico





*Hidratação poderosa
*Queratina Hidrolisada
*Hidrata no dia a dia
*Blinda as cutículas
*Modela os fios
*Intensifica o brilho natural (intensifica muito!)
*Produz 3 resultados: hidratação, desembaraço e proteção 
*Pode ser aplicado nos cabelos úmidos ou secos

Costumo usar esse creme nos cabelos assim que saio do banho. Com os cabelos ainda úmidos, aplico este creme após desembaraçar os fios com a escova de cabelos. Escovo os cabelos mais uma vez e, em seguida, uso o secador. 

Link do Neutrox Clássico:

http://neutrox.com.br/linha-classico/

V) Yamasterol Amarelinho -- Creme para pentear com babosa




*Multifuncional

*Hidratação
*Proteção
*Desembaraça os fios
*Antioxidante natural
*Vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13
*Sem parafina e silicone
*Indicado para todos os tipos de cabelo
*Pode ser aplicado em cabelos úmidos ou secos
*Recomendado para proteger os cabelos da exposição de sol, mar e piscina

   Passei a me cuidar melhor e aplico o Yamasterol quando vou à piscina. É uma marca super tradicional no mercado que ultrapassa gerações (minha mãe e avó amam esta marca). Além disso, é popular entre as brasileiras. Ele está no mercado desde 1967! 

 Não é um creme caro e faz os mesmos efeitos de beleza e brilho que muitos outros cremes por aí (se duvidar, é até melhor!). Sou tradicional no quesito beleza. Na dúvida, aposte no clássico! 

Link do Yamasterol: https://www.yamasterol.com.br/produto/amarelinho-babosa/


O Site que me inspirou a responder essas perguntas:


http://perguntasparatags.blogspot.com/2015/06/tag-meu-cabelo-perguntas-1-qual-seu.html



***Observações:


                   


      *Muitos podem achar exagero eu revelar que uso 3 xampus durante a semana hehehe, mas faz bem à saúde dos fios revezar a fórmula (xampu tem a sua química própria, minha gente). Além do mais, citei marcas populares aqui no blog cujos preços são bem mais acessíveis do que os dos xampus citados em outros blogues ou sites de Estética por aí (a soma dos preços dos xampus citados aqui ainda é menor do que o preço de um só xampu caro recomendado por Salões de Beleza chiques hehehe). 

  Gosto sempre de dar dicas de beleza com produtos de preço médio acessíveis às brasileiras de classe média. Minhas paixões são a estética acessível e a moda criativa. Vale salientar que o meu intuito sempre foi o de demonstrar que a beleza depende de criatividade e disciplina e não de muito dinheiro ou marcas famosas. Os produtos citados aqui têm a qualidade excelente e, com poucos recursos, você consegue deixar o seu cabelo lindo sem precisar de marcas mais caras. 


           




   *Muitos podem estranhar o tamanho do texto hehehe, mas saibam que este não é um blog comercial, objetivo ou de moda propriamente dita... Sou uma advogada que escreve eventualmente textos com este tema (imagina só sugerir para uma pessoa do Direito escrever qualquer texto... sairá sempre uma tese didática de várias páginas hehehe...). 


***Sugestão:


        



    Por falar em cabelos oleosos, uma grande amiga recomendou o seguinte Shampoo para mim: O Shampoo Detox da Beauty -- Cabelos de Alma Lavada. Essa Shampoo deixa os cabelos e o couro cabeludo livres das impurezas, já que remove o cloro, a poluição e até os resíduos de outros produtos. As sugestões da minha amiga são confiáveis, e eu desejo adquirir este xampu para fazer limpezas no meu cabelo quando a oleosidade aparecer. 
    Ressalta-se que Shampoo Detox pode ser muito bom, mas não é para ser usado com frequência (deve-se usar na medida certa, sem exageros). Minha amiga diz que o adequado é aplicar este Shampoo no cabelo de 15 em 15 dias (nos demais dias, aplicar Shampoo com fórmula neutra). O Shampoo é um pouco mais caro do que os citados na postagem, mas vale a pena experimentar por tudo de bom que eu já li a respeito dele. 

Link do produto sugerido:


https://www.thebeautybox.com.br/shampoo-detox-300ml-produtinhos-da-beauty-805318-p/p?idsku=5631



***Reflexão com humor

O diferencial desse blogue é trazer mensagens místicas e reflexões sobre o comportamento humano. Então, esta postagem não poderia ser diferente: vamos refletir com humor o vínculo entre a mulher e o seu Shampoo muito além da estética hehehe. 


O texto a seguir é do poeta, cronista e jornalista gaúcho Fabrício Carpinejar. Ele analisou o grau de romantismo da mulher de acordo com a sua quantidade de xampus no box do banheiro (então, sou uma romântica incorrigível pelo visto hehehe). 



Pote de Shampoo

            


"Você pode saber se a mulher é romântica ou não somente espiando o seu box no banheiro, o seu santuário, o seu altar. Vai no banheiro dela, peça para ir ao toalete e investigue. Se você olhar uma fileira de xampus, já pode suspirar... Você terá uma jornada "sertaneja", uma jornada de romance, uma jornada de amor. Dificilmente, ela vai se separar. Terá muita dificuldade de dizer não, não quero mais, vai embora. Terá uma resistência ao desapego. Sim. Se uma mulher tem uma fileira de xampus, mais de três xampus, ela é romântica, porque tem um xampu lá de bunda virada com uma lágrima e ela pensa: "Ah! Não vou jogar fora, porque eu posso misturar a água, chacoalhar e usar mais uma vez. Ela usará a mesma mentalidade com você. Você não presta, você é um canalha, você é um xampu com uma gota, mas ela pensa: "Ah! Mas eu posso misturar com água, chacoalhar e usar mais uma vez. Assim, em adiamento, vocês ficarão juntos durante muito tempo. Por sua vez, se a mulher só tem um xampu e um condicionador, saia de perto, porque, no seu primeiro erro, ela vai virar as costas para nunca mais. É uma mulher sem culpa, sem aqueles sonhos de casamento, é uma mulher senhora de si. Pisou na bola e a bola não mais é sua." 

Fabrício Carpinejar


   E você, leitor (a), concorda com o texto? Eu concordo! Vejo relação entre a quantidade de xampus e o romantismo da mulher sim hehehe. Muito embora eu seja romântica e tenha uma fileira de xampus, tenho o meu lado decidido e não aceitaria canalha não hehehe... Antes sozinha do que mal acompanhada como diz minha avó hehehe. Todavia, concordo que a mulher romântica tem mais dificuldade no desapego. De qualquer forma, as intuições dele sobre as mulheres são geniais. Gosto da forma verdadeira, bem humorada e diferente das reflexões do Carpinejar. Há uma simplicidade muito autêntica no que ele diz também. 


***Veja o vídeo onde ele fala do assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=UCWTQ7F4-yk

**Inscreva-se no canal do Carpinejar:

https://www.youtube.com/channel/UCanSk_NKkYaG9DDLoXdafKQ


Se alguém quiser que eu publique mais textos com dicas de beleza, é só dizer nos comentários da postagem. Também posso responder mais TAGs sugeridas.


Texto escrito por Tatyana Casarino.


Seja feliz, navegante da internet que veio parar até aqui! :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário