O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Let the sun shines




Você me ronda e me seduz
ao me dizer coisas da luz.
E me convence que a realidade
é a mais feliz das beldades.

O mundo gira em torno de você,
e você gira em torno de mim.
Você arranca todos os meus medos
e me faz ser bem mais feliz.

Nas tuas grandes asas douradas, 
você, oh! sol, ensina-me a ser leve.
E, voando pelo céu, sinto-me animada
para concretizar o que minh'alma pede.

Você me arranca do mundinho da lua
e me faz ser mais realista e pura.
Você retira o excesso de poesia obsoleta
e me traz um diploma e uma toga preta.

Você sussurra em meus ouvidos
cantos de amor, paz e lucidez.
Você me motiva a ser próspera
além de queimar a velha insensatez.

Os metais de marte rasgam minh'alma,
queimando todas as minhas feridas lunáticas.
E, assim, minh'alma é muito lapidada
pelo guerreiro da armadura dourada.

Perdida entre as sombras da noite,
tocar em sua luz deixou minh'alma curada.
E, quando a loucura gritava nas sombras,
a lucidez venceu pelo sangue da sua espada.

Atormentada pelos fantasmas do inferno,
rezar pela sua luz ressuscitou o paraíso.
E, quando tudo parecia frio e perdido,
seu sorriso terno trouxe o calor que eu preciso.

A lua jamais terá o calor do sol,
não importam quantas bandeiras sejam levantadas.
Queriam que eu me revoltasse contra ele,
mas estou completamente apaixonada.

Querem apagar as luzes do mundo
e me fazer acreditar em ideias lunáticas.
Mas, eu rezo todo dia para o seu calor paternal
brilhar com ordem e força sobre as almas.

O mundo da lua é infantil e carente
enquanto o sol é realista e inteligente.
O mundo da lua é poesia e fantasia
enquanto o sol brilha sobre a nossa vida.

Já me senti tão diferente e lunática
que cheguei a perguntar se a vida era para mim.
Minha sensibilidade era tão aflorada
que tudo doía e se esparramava em mim.

Mas, o sol me disse que a vida vale a pena
e que a realidade pode ser o mais doce poema.
Ele só pediu que eu sacrificasse a lua
e, então, ele me daria a lucidez mais pura.

Ele cantou versos de amor em meus ouvidos
como um Romeu ousado e destemido.
Prometeu colocar paz em meu coração
se eu sacrificasse a lua, a rainha da tensão.

Ele me disse coisas belas sobre a luz do dia
e que, sob o sol, as flores ficavam coloridas.
Ele me disse que nem todas as estrelas juntas
poderiam brilhar mais que a sua luz astuta. 

Ele me beijou com seus lábios quentes
e entrelaçou meus dedos nas mãos dele.
Depois, me conduziu à realidade
ao atravessar a ponte da luz e da verdade.

Ele me arrancou do mundo dos anjos,
das estrelas, das fantasias e das crianças
para me levar ao mundo dos adultos:
sérios, engravatados, serenos e lúcidos,

Ele me prometeu um lugar ao sol
e me mostrou a beleza da claridade.
Desde então, nunca mais quis a noite
que, com suas brumas, encobre a verdade.

Ele me beijou com todo seu ardor
depois me acariciou suave e lentamente.
Foram embora minhas preocupações e medos
assim que ele me envolveu com beijos.

Oh! Sol, você pode me ajudar?
Envolva minh'alma em seu esplendor
e leva embora toda a minha dor.
Que toda a angústia você possa queimar.

Ele me beijou como um Romeu apaixonado
enquanto arranca a minha pureza lunar.
Mas, todo Romeu pede sacrifícios para amar,
e ele me pediu para abandonar o passado.

Ele cortou as minhas asas prateadas 
e meus cabelos de anjo com sua espada.
Depois, queimou meu vestido florido
e me emprestou a sua armadura dourada. 

A poeira dos anjos nunca brilhou tanto
sob a luz dourada do imenso sol.
O beijo do príncipe despertou a princesa
que dormia na lua com sua beleza. 

I'll sacrifice all the moon in me
to let the sun shine.
I'll sacrifice, I'll sacrifice
all the moon in me, sacrifice. 

I'll sacrifice all the moon in me
to let the sun shine.
I'll sacrifice, I'll sacrifice
all the moon in me, sacrifice.

I'll sacrifice all the moon in me
to adapte to life.
I'll sacrifice, I'll sacrifice 
the moon in me to love the life. 

Love the life, love the life,
sacrifice, sacrifice.
I choose the life,
choose the life. 

I choose the sun shine,
i choose live the life.
I choose my light side,
I'll sacrifice my dark side. 

I'll sacrifice all the night in me
to let the sun shines.
I'll sacrifice, I'll sacrifice
all the moon in me, sacrifice.

Sacrifice, sacrifice,
live the life, live the life.
Let the sun shines,
let the sun shines.* 

Poesia escrita por Tatyana Casarino 

*Significado da Poesia: 

           


    Apesar de parecer a narrativa de um romance, a poesia vai muito além de um enlace romântico de contos de fadas. Repleta de metáforas e simbologias astrológicas, místicas e alquímicas, a poesia busca transmitir a transformação de uma pessoa sensível em uma pessoa madura. 
 De forma metafórica, há na poesia um romance entre o "sol" e a "lua", os quais representam o mundo da realidade e o mundo das fantasias respectivamente. Ao se apaixonar pelo homem que representa o sol (o personagem masculino seria a personificação do sol), a mulher (personagem feminina que representa a lua e narra a poesia) abre mão da escuridão da noite para seguir a luz do dia. 
  A escuridão noturna representa o mundo de sua alma lunar (advinda da lua): o mundo dos poetas, dos anjos, das crianças, dos sentimentos incompreendidos, das lágrimas, da alta sensibilidade e da fantasia. Entretanto, pertencer apenas no "mundo da lua" estava impedindo o fluxo da vida e causando dores emocionais, angústias e loucura (dizem que os loucos são "lunáticos", já que é típico da lua o afastamento da realidade). 
    A fim de obter paz no coração, lucidez e realizações, a personagem poética sacrifica o seu "mundo da lua" e decide viver sob a luz do sol, ou seja, no mundo da realidade, da lógica, do serviço e do cotidiano. 
       Vale lembrar que, consoante a Astrologia, a lua é regente do signo de Câncer e influencia as mulheres, os sentimentos, a criatividade, a arte, a loucura, a sensibilidade, a maternidade, a água, o mar, as marés, as crianças, as inspirações e as paixões. A lua seria também a regente dos registros da alma, das memórias, emoções, traumas, instintos e comportamentos inatos. 
       O sol, por sua vez, seria o representante do signo de Leão para a Astrologia além de reger o espírito. Quando superamos a lua (comportamentos irrefletidos), tocamos o sol espiritual, a nossa centelha divina, o fogo do espírito que concede amor à vida, lucidez, imparcialidade, racionalidade, sensatez e maturidade. 
        Além do mais, quando tocamos o sol espiritual, vencemos as nossas carências, superamos vícios e paixões para expressarmos um orgulho positivo de nós mesmos e de nossa missão na realidade. 
      O correto sempre é o equilíbrio, ou seja, sabermos transitar entre o mundo da lua (emocional) e o mundo do sol (racional). Muito embora a poesia seja dramática e cite de forma romântica o sacrifício de toda a lua para viver o nosso lugar sob o sol, é recomendado que tenhamos um vínculo saudável com a nossa parte emocional a fim de não ficarmos muito "secos" e práticos. 
       O casamento do sol e da lua ( sol e lua estão representados por personagens apaixonados na poesia) é uma metáfora para a união equilibrada entre a nossa razão e emoção. Portanto, apaixonar-se pelo "sol" é a decisão de amar a vida e deixar para trás nossas atitudes imaturas ou lunáticas. A maturidade dói, mas é necessária para a evolução do espírito. 
        Salienta-se que a maturidade é um momento belo de despertar espiritual, onde abrimos os olhos para a realidade e abandonamos certos sonhos e ilusões. Tal despertar pode ser muito bem representado pelo Conto de Fadas "A Bela Adormecida" cujo "príncipe" é o nosso lado solar que beija nossos lábios e faz nosso espírito acordar. 

Tatyana Casarino 





*Tradução do título da Poesia:

Deixa o sol brilhar

*Tradução das estrofes em inglês:

Eu sacrificarei toda a lua em mim
para deixar o sol brilhar.
Vou sacrificar, vou sacrificar
toda a lua em mim, sacrifício.

Eu sacrificarei toda a lua em mim
para deixar o sol brilhar.
Vou sacrificar, vou sacrificar
toda a lua em mim, sacrifício.

Eu sacrificarei toda a lua em mim
para me adaptar à vida. 
Vou sacrificar, vou sacrificar
a lua em mim para amar a vida.

Ame a vida, ame a vida,
sacrifício, sacrifício.
Eu escolho a vida,
escolha a vida. 

Eu escolho o sol brilhar, 
eu escolho viver a vida.
Eu escolho o meu lado iluminado,
eu vou sacrificar o meu lado obscuro.

Eu sacrificarei toda a noite em mim
para deixar o sol brilhar.
Vou sacrificar, vou sacrificar,
toda a lua em mim, sacrifício.

Sacrifício, sacrifício,
viva a vida, viva a vida.
Deixa o sol brilhar,
deixa o sol brilhar.

Tatyana Casarino 



**Marcadores:

*Poesias escritas em 2018
*Poesias Românticas
*Poesias Místicas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário