O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Pontos Positivos e Negativos de Fortaleza

Olá, pessoal!



Hoje farei uma postagem apontando pontos positivos e negativos da cidade de Fortaleza/CE. Considerando que morei na cidade por dois anos, creio que tenho experiência para fazer uma análise sobre a capital cearense. Há diversos textos e vídeos na internet com dicas para pessoas que almejam morar em Fortaleza. Resolvi escrever meu próprio texto com a visão que tive da cidade. Espero que esse texto possa ajudar o leitor a ponderar sobre a cidade e a fazer a sua própria análise dela.

Pontos Positivos



1-Praias - Quando se pensa em Fortaleza, a primeira coisa que vem à mente é o fato de ela ser uma cidade litorânea. Esse é o aspecto mais aclamado da cidade, considerando o sonho de morar em cidade grande com praia compartilhado por muitas pessoas. As praias daqui são belíssimas, bem como às próximas da região. Embora eu tenha tido o privilégio de morar perto da Praia de Iracema, eu costumava me banhar na Praia de Futuro.
  É consenso que a Praia do Futuro seja própria para banho enquanto a de Iracema conta com problemas de poluição (mas eu via muita gente se banhando na de Iracema e eu me banhei algumas vezes nela). Antigamente, dizem que a de Iracema era a mais “badalada”, porém infelizmente não é sempre que podemos nos banhar nela. Para aqueles que querem se aventurar em praias mais distantes, eu recomendo Canoa Quebrada, a minha praia favorita. A água é limpa, o mar é lindo e, dependendo do horário e do dia da semana, a praia fica tranquila e com poucas pessoas. Perfeita para os reflexivos e românticos.



2-Lazer fácil - Por conta das praias e das belezas naturais, fica fácil encontrar lazer e diversão em Fortaleza. Não precisa gastar dinheiro para se divertir... Basta ir ao mar que é um presente de Deus para todos, hehehe. Um simples passeio à beira do mar já é uma excelente fonte de prazer. Aqui em Fortaleza, você pode andar de patins na calçada da Praia de Iracema, por exemplo, ou ainda alugar uma bicicleta. O projeto Bicicletar em Fortaleza (parceria entre a prefeitura de Fortaleza, a UNIMED, e as empresas Samba/Serttel e Mobilicidade) permite que o usuário fique com uma bicicleta por até 14 horas. Eu, particularmente, adorava caminhar na calçada de Iracema.

3-Pessoas hospitalareiras - O povo nordestino é muito amável e simpático. Sem dúvidas, você conseguirá ajuda se for viajante inexperiente por aqui. Não faltará carinho, acolhimento e calor nessa cidade cearense  (em todos os sentidos, calor de afeto e calor físico do clima quente hehehe).



4-Shoppings - Teatro e Cinema - Além dos passeios na natureza e nas praias, não faltará opção no quesito passeio urbano. Os Shoppings daqui são muito bons, destacando-se o RioMar e o Iguatemi. As lojas são boas, o atendimento é bom e a segurança nesses lugares é ótima! É possível levar o seu bichinho de estimação para passear no shopping (em todas as áreas, exceto na praça de alimentação). Eu até levei minha cachorrinha para o Shopping algumas vezes hehehe. Há cinemas maravilhosos por aqui e eu assisti a um filme em 4D (O Doutor Estranho), onde havia efeitos especiais dentro da sala de cinema (cadeiras girando, vento, barulhos...). No RioMar, há um teatro maravilhoso, e eu tive a oportunidade de assistir ao Musical da Bela e a Fera nele. O teatro também conta com efeitos especiais, tais como vento, bolhas de sabão e espuma imitando a neve. Quando a princesa Bela aparecia com a Rosa, era possível sentir cheiro de flor pelo local.



5-Roupas

Aqui em Fortaleza, você pode se vestir bem com pouco dinheiro. Há uma variade incrível de roupas por aqui em todos os estilos. As pessoas se vestem bem. Não pense que, por ser cidade de praia, as pessoas só usam bermuda e chinelo por aqui... Ao contrário, as mulheres são muito charmosas, usam sapatos bonitos, roupas bonitas, como macacões estampados, vestidos florais e frescos, saias estampados e saias longas. É fácil se vestir no eterno verão daqui hehehe. Há modelos de rasteirinhas bonitos, chinelos bonitos, sapatos com salto Anabela charmosos e sapatos de salto alto lindos. Um simples short com estampa de flores e uma blusa regata de cetim que você coloca já montam um visual elegante e agradável. Eu pensei que as pessoas não usassem jeans por aqui devido ao calor hehehe, mas usam bastante. Eu usei bastante calça jeans com boca de sino.




6- Feirinha - Aqui em Fortaleza, há uma feirinha com peças de roupas, biquínis, castanhas, pimentas, produtos típicos da região e lembrancinhas diversas. O preço é bom, mas é preciso pechinchar (ainda mais se você tiver cara de turista ou te julgarem com cara de gringo, metido ou rico). A feirinha fica na calçada da Praia de Iracema. As barracas dessa feirinha são montadas no fim da tarde e encerradas por volta da meia-noite.

7- Saúde e Beleza - A cidade é convidativa para um estilo de vida mais saudável. O calor faz você beber mais água, procurar alimentação balanceada e provoca a vontade de sair do sedentarismo. É possível ver pessoas fazendo “treinos” de malhação nas praias no fim de tarde, assim como esportistas e lutadores fazendo os seus aquecimentos. Curiosamente, vi um Mestre de Taekwondo dando aula aos aprendizes da arte marcial na Praia de Iracema durante a noite. Fiquei apaixonada por esta arte marcial e pela filosofia dela. Eu saí do sedentarismo aqui e treinei Boxe.
  A cidade também convida você a ficar mais bonito (a). Há um preconceito equivocado sobre as pessoas daqui não serem bonitas. Em verdade, eu vi muita gente bonita por aqui! Há homens musculosos correndo pelas calçadas, mulheres saradas e muito bronze. As mulheres possuem uma cor morena bonita, cabelos bonitos e muitas têm pernas belas e cinturinhas. Muitas lembram a beleza de Iracema mesmo (personagem de José de Alencar). Os homens que correm por aqui são bem lindos, hehehe. Sempre achei sexy homem que corre. A prática da natação, corrida e demais esportes deixa as pessoas com corpos bonitos.
    Como aqui é calor, você pode lavar os cabelos todos os dias se quiser. O meu cabelo, que sofria de oleosidade, ficou mais bonito aqui, e o sol abriu o tom castanho escuro para castanho mais claro. Eu também adquiri um bronzeado e fiquei com mais cintura após o boxe. Fortaleza me deixou mais bonita. O sol deixa as pessoas mais coradas e com as bochechas rosadas também. A beleza daqui, no entanto, não está apenas na aparência física, mas na alma alegre do povo e no sorriso acolhedor.

8-  Clima estável e vento - Muitos reclamam do calor daqui, mas eu particularmente acho que a brisa do mar é um ótimo refresco para abrandar o verão eterno cearense. O clima é estável e você pode contar com dias seguidos pela mesma temperatura. A única mudança climática costuma ocorrer no início do ano quando há o período de chuvas por aqui (batizado de período de “inverno”, hehehe...). Em geral, o clima aqui não muda. Se você é gaúcho, por exemplo, e está acostumado com oscilações de temperatura e quatro estações bem definidas, o clima tropical de Fortaleza será um choque para você. Aqui só há uma estação: verão eterno hehehe. Você não precisa se preocupar em trocar de roupas diversas vezes por dia (a não ser devido ao suor do calor) ou cuidar a temperatura. Não há surpresas térmicas nem tempestades.

   

9- Restaurantes - Aqui há restaurantes muito bons! Barzinhos e restaurantes diversos tornam a gastronomia de Fortaleza especial. Destacam-se os restaurantes Coco Bambu que são os melhores da cidades: com cardápios versáteis, música ao vivo e bom atendimento. No Bairro Varjota, ficam concentrados diversos pontos gastronômicos também.

10- Cultura - A cultura aqui é muito rica. O povo nordestino sabe muito bem valorizar sua expressividade cultural. A festa junina daqui é fantástica, bem como o teatro, a dança, a literatura e a poesia. O povo nordestino é o que mais valoriza a Poesia dentre os brasileiros. Herdeiros da literatura de Cordel, eles adoram versos rimados, inclusive em Show de Humor. O poeta cearense Bráulio Bessa levou a Poesia ao grande público com intuito transformador. Há artistas muito talentosos e inteligentes por aqui!

Pontos Negativos

   
1- Violência - A violência em Fortaleza é muito expressiva infelizmente. Por vezes, tive receio de sair de casa desacompanhada. Se por um lado andar na beira da praia é ótimo, por outro quase sempre há um assalto na calçada de Iracema. Você não tem o prazer de tirar fotos dos passeios na calçada da Praia, pois os roubos de celulares são constantes. Não dá para relaxar ou fazer uma meditação na Praia pela manhã, por exemplo, devido ao risco de assalto e arrastões. Já presenciei um arrastão na praia do Futuro, mas graças a Deus não fui atingida (estava no restaurante da Praia e logo chegou a Polícia). Também há casos de turistas que foram violentadas. Como mulher, não andei na Praia sozinha (me privei do prazer de meditar sozinha no meio da natureza) nem consegui ficar tranquila plenamente fora de casa. É preciso ficar em vigilância sempre! Não dá para relaxar mesmo com o cenário paradisíaco tão convidativo ao relaxamento... Orai e vigiai sempre aqui!

2- Falta de praças e parques - Eu senti falta de mais verde aqui. Há muitas belezas naturais concentradas nas praias, mas o cenário urbano é “cinzento” demais como toda capital. Não espere natureza por todos os cantos só por ser cidade de praia. Há muitas belas árvores, flores, palmeiras e coqueiros, mas essas belezas naturais não são vistas em algumas partes da cidade. Há parques nas áreas “nobres”, mas eu senti que deveria ter mais praças e parques espalhados pela cidade. Se quiser parque, visite o Parque do Cocó.





3- Lixo, pichação e feiúra nas ruas - Infelizmente, há muito lixo nas ruas. A prefeitura e a população precisariam se conscientizar mais a respeito disso. Além disso, Fortaleza é uma cidade repleta de pichações por todos os cantos. Na região da Praça dos Leões (como é chamada a Praça General Tibúrcio), as pichações vão ficando mais intensas. Há muitos prédios desgastados e imóveis descuidados perto da região. Há um imóvel ocupado por movimentos de Esquerda que está totalmente degradado (uma judiação!). As ruas que vão em direção ao bingo da cidade (sim, existe um bingo em Fortaleza hehehe, e todo mundo sabe...) não são bonitas na minha opinião. Então, se você pensa que tudo é lindo em uma cidade de praia, está enganado. Aqui há partes feias como toda cidade. Senti falta de beleza urbana (embora a beleza natural seja indiscutível).

4- Supermercados estreitos - Algo que me chamou bastante atenção por aqui foi o fato de os supermercados serem estreitos. Por ser cidade grande, esperava por grandes supermercados... Mas encontrei supermercados que são relativamente pequenos e deixam os clientes apertados e sem poder andar livremente com o carrinho. Se você busca supermercado grande, recomendo o Sam’s Club de Fortaleza.

5- Ausência de inverno - Embora a estabilidade do clima seja um ponto positivo na minha opinião, a falta de inverno pode ser um aspecto negativo se você pretende se fixar por aqui. Caso você venha de cidades que fazem frio, você sentirá falta do charme do inverno, das roupas elegantes que você usava durante o frio, do chocolate quente, da lareira e do romantismo do inverno. Tem gente que ama inverno, assim como tem os que detestam frio. Depende do seu perfil. Se você ama inverno, não venha para Fortaleza. Aqui não faz frio. O calor intenso não permite "férias" ao seu ventilador ou ar-condicionado.

6 - Saúde Pública - Combater o mosquito Aedes Aegypti é uma missão da cidade! Ele é vector de doenças graves, como dengue, febre amarela, febre Zica e Chikungunya. Embora o Poder Público faça boas campanhas para combater o mosquito, ele ainda é um grande desafio para Fortaleza. Muitas pessoas que moram por aqui ficam com Chikungunya. Eu não tive nenhuma dessas doenças por me cuidar bastante: usei repelentes, cuidadava da higiene da casa junto com a família e acendia incensos de citronela nas janelas de casa (o cheiro da citronela espanta o mosquito).

7- Falta de lazer para introspectivos - Fortaleza é uma cidade muito badalada, o que é verdade. Eu estaria mentindo se dissesse que aqui não há lazer. Elogiei o lazer daqui inclusive nos pontos positivos. Mas talvez você não encontre o lazer certo para você. Eu particularmente não gosto de baladas, e as baladas perto do Dragão do Mar não fazem o meu tipo para ser bem sincera. Só de passar em frente, eu sentia que não eram ambientes confortáveis as baladas daqui para mim. Fortaleza  recebe bastante Shows de artistas famosos, porém não me chamavam a atenção esses eventos por eu não gostar de Sertanejo Universitário e das músicas que fazem sucesso atualmente no Brasil.  

     Fortaleza costuma ser o paraíso dos extrovertidos: festas, baladas e praia. Mas, como o paraíso é uma questão pessoal como diriam os poetas, talvez ela não seja agradável aos introspectivos. Sou introspectiva e me senti “desajustada” diversas vezes na cidade hehehe.
 
      Então, se você não curte grandes eventos, talvez sinta falta de outras fontes de diversão mais discretas e acolhedoras. Por sorte, embora eu não curta badaladas, eu amo praias. Mas se você é do tipo que não gosta de praias, Fortaleza não é a melhor opção para você. E quem mora aqui não vai à praia sempre como o turista. O cotidiano segue normal, deixando a praia para os fins de semana. Tem gente que mora aqui e nem vai à praia (me apavorei com alguns branquelos que encontrei por aqui com tantas opções para ficar bronzeado hehehe). As festas que eu costumava ir não eram baladas agitadas, mas eventos mais familiares e elegantes (me agradam mais). Entretanto, confesso que um introspectivo pode não se adaptar ao estilo badalado da cidade.

8- Melancolia nos bairros



       Eu esperava encontrar uma cidade mais alegre por ser a Terra do Sol e a Terra do Humor, mas há certo clima de melancolia em partes urbanas por causa do lixo, da pichação, dos imóveis degradados e do abandono de alguns pontos. Se você é uma pessoa sensível, a área mais pobre da cidade pode te trazer melancolia. Mas não pense que somente os bairros pobres tem algo melancólico, pois os bairros mais nobres também são marcados por certa melancolia. Tive o privilégio de morar no Bairro Meireles, um dos melhores bairros daqui, e curiosamente obsevei a falta de vida em alguns belos edifícios. Embora ostestem sacadas de luxo, era raro ver alguém na sacada. Estou cada vez mais convicta de que a felicidade é uma questão pessoal. Se você sonha em morar em uma cidade de praia, ter uma casa maior ou morar num bairro nobre, saiba que a alegria vem de dentro e que talvez em nenhum desses fatores esteja a sua felicidade autêntica. Vivi momentos alegres em Fortaleza,  mas não pense que a Terra do Sol é só alegria. Há os defeitos e a melancolia de grandes centros urbanos como a maioria das capitais embora tenha praias belas.
Este é o ponto mais pessoal de todos, pois é abstrato demais tentar definir a "melancolia urbana". Talvez você discorde desse ponto 8 e não sinta essa melancolia.

9- Pedintes e Vendedores Ambulantes

  Você vai para a praia com o intuito de relaxar, mas não consegue. Além de ter de ficar vigilante e esperto para não ser assaltado, é solicitado a todo instante por pedintes e vendedores ambulantes. No começo, se você tem instinto generoso, você se sente impelido a doar alguma coisa. Mas, depois de certo tempo morando aqui, eu percebi que sempre são os mesmos pedintes em pontos estratégicos pedindo as mesmas coisas pelos memos motivos... Fiquei desconfiada dos pedintes... Além do mais, se você não dá atenção aos pedintes, há duas reações bem distintas: os mais religiosos e pacíficos dirão "fique com Deus" enquanto os mais revoltados vão xingar você. Já comprei algumas coisinhas de Vendedores Ambulantes, mas recomendo pechinchar. Eles colocam o preço lá em cima se você tem cara de turista. O que eu mais gostei de comprar na praia foi um retrato do meu rosto desenhado por um artista talentoso.

10- Praias Poluídas

   A indústria do turismo já criticou o fato de o litoral de Fortaleza ficar quase todo poluído. Em abril de 2017, por exemplo, somente três pontos do litoral de Fortaleza estavam limpos dentre os trinta e um pontos litorâneos, consoante o boletim divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente. Os únicos trechos aptos para o banho de mar eram os da região Leste, entre os postos dos Bombeiros 2 e 3 da praia de Futuro, e na região Central, entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira.

Texto escrito por Tatyana Casarino, Especialista em Direito Constitucional, Advogada e Poetisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário