O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





terça-feira, 14 de março de 2017

Inaugurando TAG: Análise de Poesias e Músicas

                                           



              Olá, pessoal! Hoje venho inaugurar uma TAG: Análise de Poesias e Músicas. Creio que não deve ser tão difícil assim interpretar as minhas poesias, pois quem me acompanha sabe que a minha linguagem não é formalista nem tampouco "maçante". Sempre tentei escrever de forma a equilibrar a linguagem culta e a coloquial, entrelaçando o padrão de respeito à língua portuguesa com a fácil compreensão do leitor. Gosto também de mesclar o vocabulário mais culto com o coloquial, e creio que neste equilíbrio reside o charme da boa escrita. 
               Algumas das poesias que eu escrevo são inspiradas em filmes, livros, telenovelas, músicas e passagens da minha própria vida ou de pessoas que eu conheço. Às vezes, mesclo todas estas informações, o que induz a minha poesia a ser praticamente uma "colcha de retalhos" formada de múltiplas inspirações. Não gosto muito de revelar as minhas fontes de inspiração (sei que não é difícil para o leitor adivinhar algumas delas hehehe), pois acredito que a magia da poesia perde um pouco de sua graça onde há revelações demais. 
               É lógico que o divertido da poesia é justamente o seu caráter de mistério, já que estimula o leitor a interpretar de sua própria forma. Contudo, é divertido dar pistas sobre o significado oculto dos versos e interpretar algumas poesias junto com o leitor. Então, que tal fazermos uma brincadeira? Vamos interpretar as minhas poesias e as de outros autores também? Estão valendo as letras de músicas também! 
                Quanto às minhas poesias, eu posso garantir a veracidade da interpretação logicamente, já que eu sei o que estava passando na minha mente no momento da escrita (hahaha) ;). Brincadeiras à parte, eu posso tentar interpretar poesias de outros autores também, o que será divertidíssimo, pois os versos continuarão a ser um mistério neste caso. Vai saber o que se passa na cabeça de um poeta? [Vixi! Minha Nossa Senhora! Eu às vezes até me afasto desse mundo intelectual que eu tanto amo com medo de ficar doida hehehe.]
                  Apenas uma regra terá a nossa brincadeira: as poesias e as músicas deverão ser brasileiras! Isso mesmo! Vamos incentivar a leitura de poetas nacionais e de compositores nacionais! Não valerão poesias e músicas de Portugal ou de qualquer país que fale a língua portuguesa. SOMENTE BRASIL! ;) Vamos ler e escutar mais os brasileiros? Certo, muito obrigada! ;) 

                                    

                

                    Eu gostaria que, nos comentários, os leitores escrevessem as suas próprias opiniões e interpretações. Caso seja uma poesia de minha autoria, quero saber também de que maneiras diferentes ela poderia ser interpretada. Não serei do tipo "chata" com minhas poesias afirmando: Eu que escrevi e, por isso, estou com a verdade! Em poesia, não há verdades absolutas, mas sim interpretações. Aqui não é prova de Vestibular para apontar a interpretação mais correta hehehe. É claro que as que eu escrevi terão um significado próprio para mim, mas respeito quem "encaixar" com outras circunstâncias e ficaria feliz em ver que minha poesia pode ser maleável a ponto de servir em outros contextos. 
              Olha que eu não sou de revelar o que estava passando em minha cabeça no momento da escrita. Eventualmente, eu comento os significados de minha poesia na postagem ou reflito acerca dos valores que ela quer passar. Mas resolvi abrir exceções para algumas de minhas poesias para vocês verem como é o meu processo criativo. Tentarei também interpretar poesias de outros autores e músicas!


   Quem quiser pode dar sugestões de poesias (minhas e de outros autores) ou de letras de músicas para a gente interpretar! Que tal? Comentem! 

  Qual é a minha poesia que vocês mais gostam? Qual poesia que eu escrevi vocês gostariam de saber mais sobre os significados dos versos? Qual poesia brasileira é a favorita de vocês? Qual música vocês querem ver por aqui? 


Abraços,


Taty. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário