O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sábado, 15 de outubro de 2022

Resenha do Livro "Mulheres que correm com os lobos".

  Um livro para toda mulher que reprimiu a sua essência e almeja resgatá-la.

 Um dos melhores livros que li na minha vida. Sabia da fama desse livro, mas somente descobri como era bom de fato durante a leitura.


  





 Li esse livro numa fase difícil da minha vida, onde me sentia cansada de tentar agradar os outros e precisava urgentemente resgatar a minha essência e aprender a dizer "não". Mergulhei em "Mulheres que correm com os lobos" enquanto intercalava os momentos de leitura com outro livro: "A coragem de não agradar".


 Foi a combinação perfeita de leituras! Recomendo essa jornada literária para quem gosta de ler dois livros ao mesmo tempo. Esse "combo" mudou a minha vida. Foram livros praticamente "medicinais" para mim. Senti que estava numa caminhada de terapia profunda com esses livros. Depois da leitura, tive mais coragem para me afastar de tudo o que me causava angústia, impor limites nas relações, pensar mais em mim, resgatar a minha essência e cuidar mais da minha alma.


 O livro combinou perfeitamente comigo, porque sempre fui uma mulher mística e profundamente atraída pelo mundo dos arquétipos, das metáforas, da espiritualidade, do inconsciente, do selvagem, da poesia e dos contos de fadas. Jamais imaginei que houvesse um livro com todas essas temáticas (que eu amo) escrito por uma psicóloga Junguiana e poetisa.


 



 Se você é uma pessoa que ama esses temas, o livro vai tocar a sua alma também.

 Já li outros livros de autoajuda e sobre mulheres, mas nenhum havia tocado a minha alma a ponto de provocar positivamente uma mudança profunda em mim como esse livro. Acredito que o livro funciona de acordo com a alma da leitora. Se algum conto de fadas apresentado encontrar correspondência arquetípica na sua história de vida, a "magia" desse livro funcionará. Caso contrário, você não sentirá o "sabor" e o entusiasmo dele.


 Embora esse seja um livro para mulheres de todas as idades (acredito que toda mulher deveria encarar a sua leitura), creio que ele funcionará para as mais maduras. 

 Só entendi a magia desse livro na proximidade dos 30 anos, pois já havia passado por certa trajetória na minha vida e cometido erros em ocasiões nas quais reprimi minha essência. 

 Talvez uma mulher mais jovem não sinta tanto a força curativa desse livro. É preciso ter alguma trajetória de vida para absorver o valor desse livro. Vou ler novamente quando eu for mais velha para ter ainda mais percepções e insights profundos.


  


"As histórias são bálsamos medicinais. Elas têm uma força! Não exigem que se faça nada, que se aja de algum modo - basta que prestemos atenção. A cura para qualquer dano ou para resgatar algum impulso psíquico perdido está nas histórias." 

Clarissa Estés - autora do livro "Mulheres que correm com os lobos."


 A autora Clarissa Estés é sensacional, pois apresenta uma mente holística e, ao mesmo tempo, repleta de ideias com validade científica. Ela une o universo mágico com o universo científico, comentando o significado psicológico dos contos de fadas para demonstrar a luta que toda mulher enfrenta para sustentar a sua essência. Muitas vezes, tive mais prazer ao ler os comentários da autora e os insights trazidos por ela do que ao ler os próprios contos de fadas com toda a sua magia.


  



 Em especial, o conto de fadas que mais me marcou foi o "Pele de foca, pele de alma" que fala sobre a necessidade de habitar a própria essência. Nesse conto, aprendemos a não abandonar a própria "pele" para caber no mundo dos outros. Precisamos abastecer a nossa alma e as nossas energias com momentos de autocuidado.


  Toda mulher deveria ter um momento só seu por mais que a correria do dia a dia queira roubar a pele da nossa alma. Às vezes, gastamos muito tempo com os outros e esquecemos de nós mesmas. Precisamos resgatar o nosso tempo e a nossa essência.


Taty Casarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário