O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





terça-feira, 1 de dezembro de 2020

A Medicina do Leão

 



A ferida daquele fogo

brilha na alma como o sol.

A angústia era o sufoco

que fez ver estrelas pelo pó.


O trauma da autoestima no passado,

a criança com insegurança dentro da escola.

Eis a ferida da autoconfiança diante da fobia

que hoje brilha com superação e valentia.


A ferida é o grande motor

que faz buscar sabedoria e amor

para cicatrizar a nossa dor.

Nessa busca, viramos doutor.


Uma vez que lemos tantos livros,

uma vez que aprendemos a nos amar,

somos os professores da autoestima,

o rugido do Leão a professar.


Os outros veem o professor em nós,

os outros veem o curandeiro em nós.

Somos os psicólogos do espírito,

temos a sabedoria da luz e do brilho.


Curamos os outros, curamos a nós mesmos,

curamos a ferida, curamos a vida.

É preciso saber acender a alegria,

expulsando os sopros da agonia.


É preciso amar a si mesmo,

é preciso criar por si mesmo.

Somos pioneiros em toda a exposição

da original, pioneira e única criação.


Ninguém trilha a jornada por nós,

a jornada do ser é uma via só.

Ninguém poderá ter o nosso rugido,

somos leões únicos em distinto espírito.


Quíron em Leão, meu Mestre,

brilha o seu asteroide na aura. 

O pó das estrelas compõe a alma

que faz curar a ferida nesse teste.


Quíron, meu teste espiritual,

meu carma, minha doce sina.

Quero ser sua eterna menina e pupila,

pegar seu bálsamo como uma sacerdotisa.


A flecha espiritual veio voando do céu

na direção da alma da criança que sonhou.

Sou grata pela flecha que, com graça, me acertou

e que me ensinou a ser curada, a ser quem sou. 


A flecha veio voando do céu com dolorida bonança,

acertando a alma da criança doce e querida.

A ponta da flecha na perna do centauro é a ferida,

mas a ferida trouxe cura, sabedoria e esperança. 


Oh! Doce flecha de Quíron,

grande maestra da ferida!

A ferida contém sabedoria,

a sabedoria da cura da vida.


Oh! Doce flecha de Quíron,

sua dor foi tão amarga

e seus frutos foram tão doces

que hoje eu virei a sua maga. 


Quíron, minha linda ferida,

que trouxe perseverança,

ensina-me a ter temperança

nesse mar de sábia bonança. 


Eis o rugido do Leão ferido:

o discurso que cura a autoestima.

Essa é a nossa nobre medicina

que faz surgir fogo da vida. 


Poesia de Tatyana Casarino.


     Tatyana Casarino é Especialista em Direito Constitucional, Advogada, escritora e poetisa. Ela também é aprendiz entusiasta no mundo do autoconhecimento, do misticismo, da astrologia e do esoterismo. 


   *Observação: Essa é mais uma poesia baseada no Mapa Astral da autora. A presente poesia astrológica foi inspirada no mito de Quíron. 


  


*Quíron, o centauro sábio. 

*O mito de Quíron, o curador ferido:

  Na mitologia grega, Quíron era um centauro imortal, que foi abandonado após seu nascimento e adotado por Apolo e Atena. Quíron era considerado um centauro especial e iluminado por ser bondoso, generoso e inteligente. Além do mais, suas habilidades com a medicina eram famosas.

 Certa vez, seu amigo Hércules, ao vencer e matar a Hidra de Lerna, feriu acidentalmente Quíron na coxa com uma das flechas. Depois dessa flechada, Quíron passou a ser um centauro ferido. 

 Muito embora fosse imortal, sábio, detentor de habilidades medicinais e poderoso, Quíron não conseguia curar completamente a si mesmo e, desse modo, foi obrigado a conviver eternamente com a sua ferida e a reconhecer que também era vulnerável.

  Quíron, então, passou a compreender a dor do outro por meio de sua própria dor, estendendo a sua compaixão com o sofrimento do outro por conta do seu próprio sofrimento. Sua ferida aumentou ainda mais a sua habilidade com a Medicina, já que ele conseguia encontrar bálsamos para curar as feridas dos outros apesar de passar a vida sem curar completamente a própria ferida. 


*Quíron e a Astrologia:


    


*A poesia foi inspirada no posicionamento astrológico de Quíron em Leão. 


 Sabe-se que a astrologia trabalha com arquétipos e mitos. Segundo a astrologia, os mitos são verdadeiras fontes de sabedoria psíquica e realmente são vivenciados pelo céu e pela terra através da jornada espiritual e humana. Para a astrologia, Quíron é um asteroide que orbita entre Saturno e Urano e que carrega o arquétipo espiritual do "curador ferido", ou seja, daquele que pode curar os outros a partir da própria sabedoria absorvida pela sua velha ferida na alma. 

  Dentro do Mapa Astral, o ponto astrológico onde está Quíron (considerando casa astrológica e signo) representa aquele setor que a pessoa tem o potencial de desenvolver um bálsamo de cura para transmitir aos outros. É o ponto do médico, do professor, do sábio místico e do curandeiro espiritual. 

  Sob a perspectiva da espiritualidade, aquele que usa a sua ferida para curar os outros ganha créditos espirituais além de auxiliar a cura da sua própria alma no processo evolutivo. Sendo assim, curo a minha ferida ao curar as feridas dos outros e, dessa forma, eu vivencio o arquétipo de Quíron no meu processo de cura. 

   Obviamente, a generosidade deve ser exercida de forma abnegada, ou seja, sem a espera do reconhecimento ou do crédito espiritual, mas saiba que todo curandeiro também auxilia a si próprio no seu processo interior de cura emocional, psíquica e espiritual. 

    Diversas vezes, o "curandeiro" espiritual que ajuda a curar as feridas espirituais dos outros não sabe o bem que está fazendo para o processo evolutivo da própria alma. Quando ajudo o outro a curar a si próprio, também ganho mais sabedoria e mais bálsamos de cura para mim mesmo. O médico também aplica o seu aprendizado para a sua própria alma, a qual também é a sua paciente. 


                


  O lema de Quíron é bem representado pelo misterioso ensinamento do psicoterapeuta suíço Jung: "Do mesmo modo que aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo."

   Portanto, quando você sofrer uma experiência de humilhação, ao invés de procurar por vingança, por exemplo, experimente defender uma pessoa que foi vítima de uma situação semelhante. Você vai "lavar a alma" e curar a própria ferida ao ajudar alguém com a mesma ferida na alma que você. Esse direcionamento positivo da experiência de dor para a generosidade é o segredo da grande evolução espiritual. E a chave desse segredo está em Quíron (veja como o símbolo astrológico de Quíron é parecido com uma chave). 


                 


O símbolo astrológico de Quíron. 

   Nesse sentido, não inveje os grandes mestres, pois eles foram aprendizes feridos um dia. Por trás dos escritores de autoajuda, existem pessoas que já sofreram com angústias emocionais. Por trás dos médicos, existem pessoas que já foram pacientes doentes. Por trás dos advogados que lutam por justiça, existem pessoas que já foram vítimas de injustiça. Por trás do seu conselheiro predileto, existe uma pessoa que encontrou a sabedoria na própria ferida. A diferença entre os iluminados otimistas que fazem a diferença no mundo e na vida e as pessoas pessimistas está na forma como eles lidam com as próprias feridas.


                


    Como tenho Quíron em Leão no meu Mapa Astral, a minha ferida emocional esteve relacionada com os meus traumas de infância: fobia escolar (medo de ir para a escola por causa do aspecto social), falta de autoconfiança, angústia emocional e insegurança emocional. Eu sofri bullying (eu era zombada na escola por coleguinhas) e experiências ruins na escola que fizeram com que eu experimentasse a dor da rejeição, da humilhação e da incompreensão.  

    Sendo assim, desde cedo eu busquei a cura para essa dor emocional através do autoconhecimento e da espiritualidade. Essa busca trouxe sabedoria e maturidade justamente nesses assuntos "leoninos": a essência da autoestima, a importância da autoconfiança, coragem, identidade e compreensão da personalidade. 

     Consequentemente, a lei da atração trouxe pessoas que precisavam aprender sobre esses assuntos "leoninos" na minha vida. Diante dessas pessoas, eu fui uma "curandeira", pois passei todo o meu conhecimento e elevei a autoestima de todo aquele que passou em meu caminho. Também curei as pessoas que carregavam feridas emocionais de bullying, rejeição e incompreensão ao mostrar para elas a luz que elas carregam em seu interior. Sempre amei as pessoas incompreendidas pela sociedade com mais intensidade, pois também conheço essa dor da incompreensão pelo que passei na escola. 

   Auxiliando na iluminação das outras pessoas, aumentei a minha luz interior. Como tenho Quíron em Leão, a minha "Medicina" é a do Leão: devo mostrar para cada pessoa que elas têm um sol interior dentro delas que deve brilhar independentemente da circunstância. Para quem tem Quíron em Leão, a evolução espiritual está diretamente relacionada ao ensinamento da autoestima. Quando curamos a autoestima de alguém, ganhamos crédito espiritual e mais força espiritual também. 

    Toda cura é interior e não depende de ninguém. Toda cura emocional somente depende de autoestima e força de vontade. Aprendi essas verdades e transmito para todo aquele que passa em meu caminho. Essa é lei de Quíron: aprende e ensina para curar e ser curado. Ao curar as feridas dos outros, eu curei a minha própria ferida e absorvi mais intensamente a sabedoria leonina. 


               


Durga, a deusa do hinduísmo celebrada na índia, é semelhante à dama do Tarô que aparece no arcano "A Força". 


   Infelizmente, o processo arquetípico de Quíron é incompreendido. Dizem que Quíron somente ama aquele que pode salvar. Isso não é verdade. Mas Quíron acaba salvando aquele que ama, pois essa é mais uma lei: ama, cura, salva, ensina e aprende. 

    Por fim, sabe-se que é o destino que traz o aprendiz para o mestre. Portanto, é o destino que cura a ferida do aprendiz através do mestre. E todo mestre também carrega feridas ocultas, as quais são curadas quando ele ajuda o aprendiz. Isso é Quíron, meus amigos! Lindo, não é mesmo? Complexo, mas lindo! 


      


       Strength significa "força" em inglês. O leão é o arquétipo da força da alma. Mas essa força precisa ser domada pela consciência do nosso espírito, que está representada pela dama ao lado do leão no Arcano "A Força" do Tarô. 


   *Atenção: Quíron em Leão é sobre amar o próximo como a si mesmo e aplicar intensamente a máxima de Cristo na vida prática. Quíron em Leão é a autoestima que transforma insegurança em autoconfiança. Quíron em Leão e o resgate da nossa força interior. 

     Ninguém é responsável por acender a luz em nós, pois somente nós mesmos podemos acender a luz da alegria e do contentamento interior. Até mesmo as circunstâncias boas somente serão aproveitadas se estivermos em paz e com bom humor. E as circunstâncias ruins não afetarão o nosso espírito se estivermos firmados na luz. 


          


     Certa vez, ouvi dizer que uma monja budista foi rejeitada por uma aprendiz, a qual disse para ela: "Sairei do mosteiro, pois a senhora não me iluminou." A monja, então, respondeu para a aprendiz: "Eu não posso iluminar você. Apenas você mesma pode iluminar a si mesma. Ninguém ilumina ninguém. Não busque o mestre ideal. Busque a sabedoria de Buda e ilumine a si mesma. Eu apenas posso ensinar a sabedoria de Buda para você. Quem ilumina você é você mesma. Você é o seu próprio mestre."

     A força e a alegria somente nascem de dentro para fora. A força, a luz e a alegria nunca chegarão de fora (esse ensinamento é difícil de ser transmitido pela dificuldade de aceitação da dureza desse conselho de Quíron, mas é lindo quando as pessoas conseguem compreender o mecanismo da sua própria força interior). Mesmo na solidão, na dor e na incompreensão, podemos ser felizes por causa da presença do nosso sol interior. 

       Somente nós mesmos podemos iluminar o nosso coração. Muitas pessoas passam a vida procurando o parceiro ideal, o mestre ideal, a circunstância ideal, a bênção ideal, o acontecimento ideal e o conselheiro ideal para serem felizes. Entretanto, a resposta para a felicidade está dentro da nossa alma somente. Se criarmos expectativas ideais, teremos frustrações e infelicidade. Quando decidimos encontrar a nossa luz interior no momento presente, a felicidade surge dentro de nós. 

       Se você está se sentindo mal, não busque soluções no mundo lá fora. Sempre busque soluções no seu mundo interior, na sua fonte de luz e na espiritualidade. As verdadeiras respostas moram dentro de nós. 

      Encontre o seu sol interior e descubra a própria força. A verdadeira força está em não depender de nenhuma circunstância nem de qualquer pessoa para ser feliz. A verdadeira força é encontrar o seu sol interior (o lugar da luz na sua alma). Toda a luz já mora dentro de você. A verdadeira felicidade está em ser alegre simplesmente por sentir-se bem e em paz com a própria alma. 

      A alegria do arquétipo do Leão astrológico é a alegria que nasce do prazer de viver e da autoestima. Para ser feliz, você não precisa de experiências maravilhosas no mundo lá fora (embora elas sejam ótimas e bem-vindas). Para ser feliz, basta estar bem por dentro, sabendo sentir o prazer de ser você mesmo. A verdadeira liberdade também não tem nada a ver com sair voando por aí, mas na sabedoria de ser você mesmo sem medo do que os outros vão pensar de você. Ser forte e livre é ser uma pessoa conectada com o seu sol interior. 

    A força interior, a fonte divina em nós, é a nossa luz verdadeira representada pela carta "A Força" do Tarô (a dama meiga que domina um leão feroz representando o controle das energias densas pelas sutilezas da sabedoria e do amor). 


         


                

     Além de tudo o que foi citado, Quíron em Leão também é a coragem para falar a verdade do seu próprio coração e professar a convicção que nasce da intuição e do seu sol interior. Você apenas reproduz o conhecimento que recebe como um "papagaio" ou sabe ter a coragem de expressar uma voz autêntica com a sua própria identidade? 

    Para falar a verdade que mora dentro de nós, é preciso "rugir" como um leão para expressar a força que está em nossa alma. Sobre comunicar a verdade do próprio coração, Mercúrio (o planeta da comunicação) em Leão também personifica o comunicador da alma. A próxima poesia será sobre Mercúrio em Leão, que é mais um posicionamento do meu mapa astral. 

    Sim, eu sou toda "trabalhada" na energia leonina, querido leitor (risos). Já imaginaram a minha autoestima e a minha pose quando eu pego em um microfone para falar em público, não é mesmo? Minhas palestras são empolgantes (modéstia à parte). Se você quer ouvir os meus maravilhosos podcasts (risos) e sentir o "fogo" da autoestima e o poder de Quíron em Leão na sua alma também, siga o meu canal no YouTube e os meus podcasts no Spotify:


*Assuntos da Alma (podcast místico que aumenta a autoestima do introvertido): 


https://open.spotify.com/show/4LxvT5ntkUfAudxtPZrsr5?si=7WsZCcF4TUuRARwamd2CEA


*Literatura em Ação (podcast literário que aumenta a autoconfiança do jovem escritor):


https://open.spotify.com/show/3Nqc44j01TlisrngKyVIMB?si=XaeV8bncS4Gcrb_eRcCF5A


*Direito em Harmonia (podcast jurídico para você saber os direitos que protegem a sua honra): 


https://open.spotify.com/show/4TjcjeioMVZtJf4xClq3eS?si=e3jTh2PUQNykiug6pMMhxQ


Meu Canal no YouTube repleto de poesia e conhecimento:


https://www.youtube.com/channel/UCsftxoZ2tD-YaV9EaQPXxZw?view_as=subscriber


            



*Viram como o meu trabalho tem tudo a ver com Quíron em Leão? Eita! Esse Quíron em Leão me dá trabalho (risos). Encontre Quíron no seu Mapa Astral e descubra uma jornada maravilhosa na sua alma. Quíron ajuda a sua alma na cura das feridas, na evolução espiritual e até mesmo na vocação profissional. 

 Muitas pessoas estão perdidas e não encontram rumo profissional, pois não sabem encontrar vocações e virtudes nas suas feridas além das vulnerabilidades. Saiba reconhecer as próprias virtudes e desenvolva sabedoria a partir da superação das suas velhas feridas. A sua "ferida" pode conter a sua vocação... 


*Obs: Peço desculpas se o texto saiu muito longo, mas o meu "leãozinho" interior se empolga ao falar e escrever (risos). 


Abraço da escritora,



Tatyana Casarino. 


*Confira uma música que tem tudo a ver com o ensinamento transmitido nessa postagem:


Pop Evil - Waking Lions (Despertando Leões):






*Que essa música desperte o seu leão interior e cicatrize as suas feridas com a luz de Quíron. Um bom Rock and Roll desperta o nosso "leão". ;) 


"O maior medo do mundo é da opinião dos outros. E no momento em que você não tem medo da plateia, você não é mais uma ovelha, e se torna um leão. O rugido surge no seu coração, o rugido da liberdade." Frase de Osho. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário