O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O simbolismo místico das Sereias e os Signos de Água

 

        


  O simbolismo místico das Sereias e os Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes.


    As sereias são seres mitológicos que representam belas criaturas aquáticas. Metade do corpo delas é humano e a outra metade é peixe. Para a Astrologia, o elemento água (elemento tão presente no universo das sereias) rege os seguintes signos: Câncer, Escorpião e Peixes. 

  Câncer é o signo da memória afetiva, da família, da intuição, da emoção, da criatividade, dos "insights" geniais, da união da inteligência mental com a sabedoria da alma, da maternidade e da feminilidade. Escorpião é o signo da força interior, da capacidade de renascer das cinzas e da energia da superação e da transformação espiritual e psíquica mais profunda da alma. Peixes, por sua vez, é o signo da consciência elevada, da expansão do espírito, da dissolução do ego, da empatia, da inspiração artística e da fusão com o Todo ou do encontro com Deus. Lua, Plutão e Netuno regem Câncer, Escorpião e Peixes respectivamente. Todos esses temas tratados pelos signos citados estão presentes nos arquétipos das sereias retratadas pelos contos de fadas. 


              


   As sereias têm essência aquática, mas sonham em viver na Terra geralmente. Nos contos de fadas e nos desenhos animados, elas desejam trocar a cauda por pernas e viver no mundo humano. Em geral, elas desejam sair do mágico mundo aquático (mar ou rio) para viver no mundo humano, tendo em vista a paixão que sentem por um homem (um príncipe especialmente). Mas, os príncipes humanos talvez sejam apenas bons arquétipos do nosso lado terreno, concreto, objetivo e do nosso polo "Yang" ou masculino que pedem a nossa saída da zona do conforto e a nossa iniciação no mundo realista. 

   Essa transição da água para a terra, nos contos com sereias, representa a nossa maturidade simbolicamente. Essa transição é a saída da zona de conforto (a água representa muito bem o conforto feminino, o polo "Yin", o colo, a canção de ninar da segurança e o mundo interior) para o lado mais duro e realista da vida (a terra é a realidade concreta, lógica e racional tão admirada pelos signos de Terra, como Touro, Virgem e Capricórnio). 

   Sendo assim, trocar a "cauda" da sereia por pernas humanas é a representação daquele momento em nossa vida onde aprendemos a caminhar com as próprias pernas, equilibrando independência emocional e independência material. Em uma história infanto-juvenil, a cena da sereia recebendo pernas humanas prepara o inconsciente da criança para a importância da consolidação da sua maturidade. 

     É preciso cortar o "cordão umbilical" que prende a nossa alma ao nosso lar primordial para ter a coragem de embarcar em uma nova aventura: a aventura de viver na realidade. Essa transição é extremamente difícil para um canceriano, por exemplo. O signo de Câncer é muito ligado à família e à segurança do seu lar e, por vezes, o canceriano sente dificuldades ao encarar a dureza do mundo terreno. A água (mundo emocional e familiar) é mais confortável, mas é preciso trabalhar na terra (mundo concreto e realista) para realizar os nossos sonhos, batalhar pelos nossos objetivos e concretizar a nossa missão no mundo. 


             


   O signo de Câncer é a nossa origem. E todos nós viemos da água de certa forma, porque um bebê sempre é rodeado pelo líquido amniótico no ambiente intra-uterino. O nascimento revela uma grande dor para o bebê ao respirar pela primeira vez. Além do mais, o primeiro contato com o mundo real fora do útero pode parecer assustador e desafiante para um bebê. A nossa primeira reação diante da realidade é o choro, o qual é proveniente da dor e também da negação diante da nova realidade. 

    Um canceriano pode ser "chorão" quando, inconscientemente, reproduz esse choro primordial diante de  qualquer frustração e mágoa da realidade. Para um canceriano, a realidade é mais assustadora e os eventos conflitantes são capazes de gerar "choques emocionais" em sua alma. Um canceriano sempre está em busca do "útero" materno outra vez, um lugar de paz, segurança e conforto. Geralmente, o canceriano é misterioso e sempre tem um cantinho secreto e só seu onde pode descansar, pensar na vida e recarregar as energias. 

    Um canceriano costuma ser uma pessoa mais "fechada" e introspectiva, pois gosta de focar em seu mundo interior, o qual é um lugar repleto de sonhos, imagens, lembranças e fantasias. Um canceriano tem a alma rica, pois a sua alma é como um oceano de recordações, impressões e imaginações. Logo, sair do seu próprio mundo interior para encarar a realidade do mundo lá fora pode ser desafiador para um canceriano. Esse desafio do canceriano é o mesmo desafio que uma sereia enfrenta para abandonar o oceano e aprender a caminhar sobre a realidade terrena. 

  Todos nós temos que encarar a realidade em algum momento. Mas, nós não precisamos abandonar totalmente os nossos sonhos, impressões e intuições do mundo interior. Ao contrário do que muitos pensam, é perfeitamente possível equilibrar o nosso mundo interior cheio de encantos com a dura realidade do mundo exterior. Podemos usar as nossas energias psíquicas internas para realizar os nossos sonhos e objetivos no mundo lá fora, unindo o mundo interno com o mundo externo em uma perfeita sintonia. Quem sabe equilibrar os elementos água e terra de forma alquímica é o grande mago e gênio que sabe realizar os seus sonhos. As sereias são seres que simbolizam essa união entre a água e a terra, pois os seus corpos unem duas essências (aquática e humana) em uma só.


               


 

   Não é à toa que o oposto complementar de um signo de água é um signo de terra. A água sempre é complementada pela terra, assim como o mar sempre beija a areia nos contos das sereias. Sabe-se que o oposto complementar de Câncer é Capricórnio, o signo do trabalho duro e da ascensão no mundo exterior. 

   Quem sabe equilibrar o eixo entre Câncer e Capricórnio no Mapa Astral (todo mundo tem esses signos em algum setor do Mapa) possui sabedora para realizar (Capricórnio) os seus sonhos internos e anseios emocionais  (Câncer) na realidade através da intuição (Câncer), do trabalho e da disciplina (Capricórnio). O encontro equilibrado de Câncer e Capricórnio é o encontro mágico entre a Lua, regente de Câncer, e Saturno, regente de Capricórnio. E, quando a rainha dos sonhos (Lua) encontra de forma positiva o rei da realidade (Saturno), sonhos são realizados e a alma aproveita uma felicidade plena e alquímica. Mesmo para esses signos tão "fechados" como Câncer e Capricórnio, abrir-se para a realidade pode ser mágico e divino. 


         


   Todos sabem que o animal que representa Câncer é o caranguejo, animal aquático que invoca mistério e curiosidade. Mas poucos sabem que o animal que representa Capricórnio é um bode marinho e não um bode qualquer. A figura do bode marinho lembra a de uma sereia pela divisão do corpo entre a natureza da água e a da terra. Simbolicamente, um capricorniano em harmonia pode "puxar" as intuições da sua cauda marinha para concretizar os seus anseios em obras práticas através das "patas" trabalhadoras do bode. 

   O símbolo da sereia representa essa transição entre o mundo interno do signo de Câncer e o mundo do trabalho duro e da disciplina de Capricórnio. A ponte entre o mundo interior, o mundo "aquático" da alma, e o mundo terreno está nesse eixo entre Câncer e Capricórnio representado pelos contos de sereias. Além do mais, salienta-se que as sereias atraem homens que sofrem com as duras realidades da vida ou príncipes que sofrem em reinos práticos e com pais austeros. A paixão por uma mulher das águas é o resgate do mundo interior que ficou sufocado com a realidade do "reino" e o equilíbrio entre o mundo sentimental e o mundo prático. 

         


   As sereias simbolizam muito bem a transição que o signo de Câncer faz entre o mundo interior e a realidade da vida. Mas, as sereias também simbolizam os arquétipos de outros signos de água: Escorpião e Peixes. As sereias representam Escorpião, porque passam por uma transformação. Quando elas ficam humanas, elas conhecem a energia da transmutação, ou seja, da transformação psíquica e espiritual. Elas abandonam o mundo da água e transformam profundamente o corpo delas em um novo corpo. Elas deixam de ser mulheres da água e passam a ser mulheres da terra, mulheres humanas com novos jeitos de pensamento e comportamento. Isso tem tudo a ver com os processos alquímicos do signo de Escorpião que renasce das cinzas e vive passando por ciclos de "morte" e renascimento. 

   O escorpiano sabe o que é "morrer" simbolicamente após uma crise e "nascer" como outra pessoa para ostentar uma superação emocional. Diversas vezes, na vida, é preciso "nascer de novo" para encarar a realidade de um jeito mais forte. Após uma crise emocional, podemos surgir com mais força e sabedoria. Isso é Escorpião! 

   As sereias também representam o signo de Escorpião na sedução. Na maior parte dos contos, as sereias são retratadas como belas e sedutoras. Elas conseguem tudo através do seu canto sedutor, o qual pode ser usado para o bem ou para o mal. Assim é Escorpião: o signo que sabe seduzir tudo ao seu redor para atrair a realização das suas metas. 

   A sedução do Escorpião não ocorre apenas no âmbito sexual, mas também nas outras áreas da vida. O escorpiano costuma ser muito focado em suas metas e gosta de seduzir as pessoas e os ambientes com o seu magnetismo pessoal para tudo dar certo em sua vida. Muitas vezes, na vida, é preciso criar uma "magia" pessoal ao redor de si para atrair boas realizações. O magnetismo pessoal tem tudo a ver com lei da atração. 


                  


    A riqueza emocional e espiritual que o escorpiano guarda em sua alma, por ser um signo sábio e profundo, também pode atrair a riqueza material. Não é à toa que o oposto complementar de Escorpião é Touro, o signo da riqueza e da matéria. Muitos estudiosos da lei da atração dizem que a prosperidade também é fruto do magnetismo pessoal. Ser rico por fora (Touro) e por dentro (Escorpião) demonstra uma ponte entre o mundo da matéria e o mundo interior também. Nem sempre uma pessoa com riqueza material tem a alma rica de bons sentimentos. Há pessoas que, a despeito de serem prósperas, são pobres de espírito e não valem nada. Mas existem pessoas que conseguem unir riqueza interna com externa, apresentando vidas prósperas que refletem a dedicação e a sabedoria do seu mundo interior. 

  A união entre o mundo interior regido pelo misterioso Plutão e o mundo da matéria simbolizado por Vênus (Vênus é o planeta que rege Touro e Plutão é o planeta que rege Escorpião) é o reflexo de uma magnética e dedicada sedução (Plutão - Vênus) 

  As sereias também representam o signo de Peixes obviamente. O signo de Peixes talvez seja o primeiro que aparece na mente das pessoas quando relacionamos as sereias com a astrologia. Elas são mulheres com corpo de Peixe e vivem no mar geralmente. O mar é o mundo regido por Netuno. E Netuno, o rei dos mares e regente do signo de Peixes, é o "maestro" dos sonhos, das fantasias e das imaginações. Peixes também tem um signo de terra como oposto complementar. O oposto complementar do signo mais sonhador do zodíaco (Peixes) é o signo mais prático do zodíaco: Virgem. 

   Virgem é regido por Mercúrio e gosta de organização e praticidade. Para um pisciano sair do mundo da fantasia e realizar os seus sonhos de verdade, ele precisa desenvolver aspectos virginianos dentro de si, tais como organização, senso prático e disciplina. É perfeitamente possível unir o mundo dos sonhos com o mundo prático desde que saibamos trabalhar pelos nossos sonhos com disciplina e organização. O rei dos sonhos, das ideias transcendentes e das inspirações (Netuno) também pode ter um encontro benéfico com o mensageiro do mundo (Mercúrio) e realizar as paixões da nossa alma no mundo prático. 


            


   As sereias têm o simbolismo místico da união entre o mundo da água (o mundo interior e psíquico dos nossos sonhos) com o mundo da terra (o mundo da realidade). Elas representam bem os signos da água, pois têm a ternura de Câncer, a sedução de Escorpião e a sensibilidade de Peixes. Os signos da água precisam aprender a ter coragem de caminhar com as próprias pernas na realidade dura da vida. Mas, para a caminhada na realidade, não é preciso abandonar totalmente o mundo psíquico. 

   Ao contrário do que pensam, a caminhada na terra é justamente o momento que vai requerer as forças psíquicas da alma e a sabedoria das nossas inspirações intuitivas mais puras. É a hora onde vamos usar o que aprendemos ao mergulhar nas águas das emoções e das experiências do passado para caminhar com mais segurança e sabedoria na realidade. Essa é a missão dos signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes): equilibrar emoção e razão para uma caminhada mais sábia e feliz na realidade. 

  Os signos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio) também precisam aprender a arte do equilíbrio entre razão e emoção, pois o excesso de razão e praticidade no mundo terreno é tão prejudicial quanto o excesso de fantasia no mundo da água. Tem uma frase popular que diz: Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Essa frase combina com o contexto do ensinamento do presente texto, pois não podemos perder o bom senso no excesso de fantasia, assim como não podemos perder a sensibilidade no excesso de praticidade. A sensibilidade deve penetrar o cotidiano e a inspiração dos nossos sonhos deve ser concretizada na realidade. 


          


  Que sejamos como as sereias que têm ligação com o mar e com a terra ao mesmo tempo. Que saibamos a hora certa de mergulhar no oceano das emoções e a hora certa de pisar sobre a dura realidade e caminhar com as próprias pernas. Quando você aprender a caminhar no mundo da realidade, não se esqueça das suas origens cósmicas e espirituais. A "água" do oceano do espírito é o nosso primeiro lar e será o nosso último lar após a travessia terrestre. Um dia, vamos conhecer a fusão com o Todo e voltaremos a ser um "peixe" nas águas espirituais de Deus. 

   Quando você trocar a sua "cauda" por pernas e caminhar na realidade, não se esqueça de todas as inspirações contidas na sua alma. A sua alma é um oceano de emoções e inspirações que merece consideração e atenção. Saber caminhar com as próprias pernas na realidade é bom. Mas saber caminhar com a autenticidade da própria alma é melhor ainda. Uma sereia pode se transformar em uma mulher humana e caminhar com as novas pernas, mas ela nunca se esquece das suas origens. O oceano sempre será a sua fonte de inspiração espiritual. 


Tatyana Casarino. 


Tatyana Casarino é Especialista em Direito Constitucional, Advogada, escritora e poetisa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário