O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Sinais para identificar pessoas tóxicas.

                             



         Este é um texto muito importante para quem quer identificar pessoas tóxicas a fim de saber se defender delas e até mesmo afastar-se delas após a percepção desses sinais. Existe uma grande diferença entre uma pessoa boa que passa por uma situação ruim na vida e uma pessoa tóxica que só vai sugar sua energia e não vai acrescentar nada de bom na sua vida. 
       Considero-me, modéstia à parte, uma pessoa esperta, porque eu nunca permiti a entrada de pessoas tóxicas na minha vida. Minha intuição é tão forte que eu detecto uma pessoa tóxica pelo olhar "pesado" dela e por pequenas falas e gestos inconvenientes. Por outro lado, sou uma amiga leal e nunca abandono um amigo que precisa de mim, assim como nunca neguei ajuda para pessoas boas que passam por situações ruins. Sendo assim, é muito importante saber diferenciar uma pessoa tóxica de uma pessoa boa que apenas está passando por uma má fase. 
          Você seria cruel demais se abandonasse um amigo na pior fase da vida dele, mas você seria cruel demais consigo mesmo se permitisse a entrada de uma pessoa tóxica na sua vida. Saiba diferenciar o bom amigo da pessoa tóxica. O bom amigo merece todo o apoio e consideração do mundo -- e vocês podem trilhar uma bela amizade após a superação das fases ruins. A pessoa tóxica, por outro lado, jamais será uma boa amiga e ainda pode afundar você. 
       As pessoas sensíveis devem tomar cuidado, porque elas não têm condições de lidar com as energias pesados dos seres "tóxicos". Não somos santos, somos seres humanos com limitações que precisam de luz e não temos capacidade de suportar a energia de determinadas pessoas. 

                     

"Não aceito mais pessoas tóxicas em minha vida." Tradução do espanhol para o português. 
         

       Admitir as nossas limitações é o primeiro passo para a evolução espiritual e até mesmo para a santificação no sentido católico do termo. Abraçar o mundo e permitir a companhia de pessoas tóxicas não levam à santidade nem farão de você "Madre Teresa de Calcutá" -- essas atitudes são autodestrutivas, masoquistas e levarão à loucura e até mesmo à queda espiritual. Saiba rezar pelas pessoas tóxicas, mas mantenha a distância delas. Preservar a própria saúde espiritual e mental não é egoísmo nem pecado -- é a primeira e essencial caridade para consigo mesmo. É preciso estar bem consigo mesmo para doar energia a quem realmente precisa de ajuda (e para quem pode crescer de verdade com seus conselhos) -- e acredite que as pessoas tóxicas não merecem a sua ajuda e jamais crescerão com seus conselhos. 
        Afaste-se imediatamente das pessoas tóxicas, mas saiba ajudar um amigo bom quando ele estiver na fase ruim. Saber dizer "Não" às pessoas tóxicas e às coisas tóxicas é o primeiro passo da conquista da felicidade emocional e da paz de espírito. Coloque a sua paz acima de tudo sem culpa. A paz interna é um tesouro e nenhuma pessoa tóxica tem o direito de roubar esse tesouro de você. 


*Os onze sinais para identificar as pessoas tóxicas.

*A lista a seguir tratará de um assunto profundo de forma leve e terá o acompanhamento de imagens divertidas dos filmes da Disney. Afinal, na vida real, não há vilões nem mocinhos facilmente reconhecíveis. Todos os seres humanos têm virtudes e defeitos, mas alguns merecem a nossa companhia por fazerem prevalecer o bem em si e outros merecem distância por serem tóxicos demais. Leia o texto completo para melhor aproveitamento e compreensão. 

"Pelo semblante se conhece a pessoa; pelos traços do rosto, a pessoa sensata. A roupa da pessoa , o seu sorriso e o jeito de andar , tudo revela de quem se trata". -- Trecho da Bíblia (Eclo 19,26). 

  *Embora a Bíblia ensine o foco no interior do ser humano e não nas aparências, ela também nos incentiva a ter esperteza em captar os sinais da essência de alguém pelo seu exterior. O exterior tem a sua importância e comunica o que há dentro de alguém. 
   *Devemos ser espertos como as serpentes para reconhecer a presença delas nos ambientes que vamos -- ainda que sejamos puros e bondosos como as pombas. A Bíblia também diz: "Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas." (Mateus 10:16). 

***11 Sinais:


             

1) Sorriso amarelo.

  Sabe aquela pessoa que nunca sorri e, quando sorri, o sorriso sai "amarelo", ou seja, sem graça? Afaste-se de pessoas carrancudas e que vivem cabisbaixas e amargas. Elas entristecem a nossa vida. Afaste-se também de pessoas que fazem questão de mostrar sorriso amarelo quando você diz "Não" -- o verdadeiro amigo aceita o seu "Não"e respeita os seus limites. 
   Além do mais, o verdadeiro amigo abrirá um franco e largo sorriso ao sentir a sua presença e os olhos dele brilharão de admiração e afeto por você -- ainda que ele esteja na pior fase da vida dele (o amor fraterno e a amizade falarão mais alto que as tristezas da vida). Aproxime-se de gente sorridente! Meus amigos sorriem quando me veem e eu sempre sorrio de volta de forma sincera e espontânea. Por fim, o sorriso verdadeiro é sinal de bom amigo e o sorriso falso e "amarelo" (como diz o ditado popular) é sinal de que a pessoa não gosta de você verdadeiramente. 

       

2) Olhar "opaco" e pesado.

  Pessoas sem brilho no olhar são pessoas potencialmente tóxicas. As pessoas boas e que exalam boas energias carregam faíscas de estrelas no olhar e possuem um olhar leve, amoroso e compassivo. Os olhos são as janelas da alma e podem indicar a qualidade da energia de uma pessoa. 
   O amigo bom pode até ter o olhar apagado em alguns momentos tristes da vida, mas você verá luz no fundo dos olhos dele -- uma pontinha de esperança de que, no fundo, ele é alguém que busca a luz. Mas, se o olhar for opaco demais sem qualquer faísca de esperança, afaste-se dessa pessoa. 


             

3) Ingratidão.

     A pessoa tóxica jamais perceberá o seu valor e as coisas boas que você já fez por ela. Ela é tão egoísta e sedenta por satisfazer caprichos que manipulará você para cumprir os desejos dela e depois será ingrata (por favor, fuja de gente ingrata!). No primeiro "Não" que você disser à pessoa tóxica, ela fará um escândalo, manipulando seus sentimentos e fazendo com que você se sinta culpado por não satisfazer as carências e os anseios dela. Fuja desses jogos ridículos de manipulação emocional -- esses jogos são excessivamente tóxicos. 
    O verdadeiro amigo é grato pela sua presença na vida dele e sabe reconhecer tudo de bom que você já fez por ele. O bom amigo não ficará chateado se você não puder fazer uma coisa ou outra por ele. O verdadeiro amigo sabe reconhecer o valor da sua presença na vida dele, demonstrando imensamente a sua gratidão. 
      Ser grato não é somente reconhecer o que a pessoa já fez de bom, mas também entender que ela não poderá fazer tudo por você. Ser grato é reconhecer o amigo nos pequenos e iluminados gestos e não brigar por bobagens nem se melindrar com os limites do outro e com o recebimento do "Não". 

       
         


4) Ciúmes e possessividade.

   Um pouquinho de ciúme pode até ser normal, especialmente numa relação amorosa. Mas em uma relação fraterna de pura amizade, o ciúme é totalmente desnecessário (a não ser que seu amigo esteja com segundas intenções para o seu lado). Fuja daquela pessoa que não gosta de te ver com outros amigos ou que quer você só para ela -- ela é insegura, possessiva, ciumenta e tóxica. 
      O verdadeiro amigo é seguro de sua amizade e de seu afeto por ele e não fica comparando a amizade de vocês com a sua amizade em relação aos outros. O verdadeiro amigo sabe que o amor fraterno não se mede e que cada ser humano é único. 
      O amigo iluminado respeita a presença de outros amigos em sua vida e até mesmo incentiva você a fazer novas amizades. O verdadeiro amigo gosta de te ver feliz não somente ao lado dele, mas também ao lado de outros grupos, outras "tribos" e outras pessoas diferentes. O bom amigo respeita os seus outros amigos. 
     Quem deprecia os seus outros amigos não é digno de sua amizade. Tome cuidado com quem critica as suas outras amizades (a não ser que seja uma crítica com fundamento ou uma observação necessária para te alertar positivamente). 
       Fique atento com frases do tipo: "Se você não fizer isso, não serei mais seu amigo" ou "Sairei de sua vida se é isso que você quer ao me negar isso". Essas frases revelam possessividade e carência inadequadas. O verdadeiro amigo nunca ameaça você nem faz chantagem emocional. 


       

Gaston, o vilão sarcástico de "A Bela e a Fera". 


5) Sarcasmo e maldade.

  Tome cuidado com pequenos sinais, falas e gestos repletos de sarcasmos em alguém. O bom amigo é doce e verdadeiro com você e respeitará seu jeitinho de ser com leveza, amando a sua personalidade incondicionalmente. O verdadeiro amigo admira suas virtudes e compreende os seus defeitos -- sendo assim, o amigo bom jamais perseguirá seus defeitos nem fará piadas deles. 
   Se a pessoa zomba de você com pontadas de sarcasmo e maldade, isso é sinal de que ela é tóxica e que você deve se afastar imediatamente dela. É comum "amigos" sarcásticos no ambiente escolar, no ambiente de trabalho e até mesmo nos "grupos de balada". Prefira poucos e leais amigos. Afaste-se deste tipo de "amigo" e vá procurar alguém que seja terno, compassivo e verdadeiramente amigo de você.
    O amigo verdadeiro pode ser bem-humorado e rir junto com você. O bom amigo pode até rir de você mesmo, mas com leveza e carinho (jamais com sarcasmo ou maldade). Fuja de pessoas sarcásticas -- elas não merecem a sua presença. 


         

Branca de Neve tentou agradar o Zangado com toda a sua doçura, mas não conseguiu. Apenas no final do filme ele se redimiu e ficou um pouquinho mais sensível. 





6) Autodepreciação, carência e excesso de negativismo.

    Ninguém gosta da companhia de alguém negativo e que possui a autoestima extremamente baixa a ponto de cair na autodepreciação. Todo mundo se sente angustiado ao encontrar alguém assim. O negativismo suga as energias dos ambientes e das pessoas. 
    Pouca gente sabe que, para ser um amigo equilibrado e iluminado de alguém, é preciso ser amigo se si mesmo por dentro e ter uma alma leve e uma autoestima equilibrada e saudável primeiramente. A sua relação consigo mesmo reflete na saúde emocional de todas as outras relações que você tiver -- com amigos, familiares, namorados, chefes, colegas de trabalho e colegas de estudos. Pessoas tóxicas por dentro farão ou terão relacionamentos tóxicos por consequência -- tudo é um espelho delas. 
     A forma como você se trata refletirá na forma como os outros te tratam e também na forma como você trata as outras pessoas. Por isso, saiba amar a si mesmo primeiramente (ame o próximo como a si mesmo, como afirma Jesus) e, assim, o amor pelo outro será iluminado e não tóxico. 
        A pessoa que cultiva a autodepreciação é aquela cuja carência parece ser um "saco sem fundo" e, por mais que você a ame, ela nunca se sentirá satisfeita com o seu amor. Pessoas excessivamente carentes são tóxicas, porque, no menor traço de "rejeição", ela jogará em sua cara que você não a ama e lançará palavras de autodepreciação (ela xingará ela mesma, dando a impressão de que é você que está maltratando o caráter dela enquanto, na verdade, é ela mesma que está se maltratando). 
        A carência torna a pessoa paranoica e, ao invés da pessoa valorizar os gestos de carinho que recebe, ela verá gestos de rejeição em todos os cantos e fará você se sentir culpado pelas carências, traumas e anseios que ela carrega. Mas, você deve ter consciência de que não tem culpa de nada e de que a pessoa age dessa maneira por causa dos traumas e dos pensamentos equivocados do inconsciente dela -- isso nada tem a ver pessoalmente com você. 
        Muitas pessoas agem assim não por serem más, mas por estarem sob a influência de padrões equivocados do inconsciente (elas agem no "piloto automático" dos seus traumas e não despertaram para as verdades do amor e da luz). Muitos agem assim inconscientemente e não sabem que estão sendo tóxicos ou exalando um comportamento inadequado. 
       A pessoa totalmente tóxica é aquela que não se dá conta dos erros dos seus comportamentos e joga a culpa de sua falta de autoestima nas outras pessoas (porém, ninguém é responsável pela autoestima de ninguém). 
          Entretanto, a pessoa boa também pode agir assim por estar em uma fase ruim com o seguinte diferencial: ela terá uma faísca de luz e sua consciência saberá que, no fundo, este é um comportamento errado. A pessoa boa e o bom amigo que apenas está atravessando uma fase ruim pedirão desculpas para você quando tiver um comportamento de autodepreciação e negativismo. 
       Os bons amigos com esse comportamento equivocado até mesmo vão desabafar com você os traumas que eles carregam e pedirão ajuda, orações e conselhos de forma verdadeira, transparente, franca e humilde. O bom amigo tem consciência que a autodepreciação não é um bom comportamento e fará de tudo para ser uma pessoa melhor. O bom amigo também não jogará em você a culpa de suas carências, agradecerá a sua companhia e será humilde ao admitir que erra quando age assim. A pessoa tóxica, por outro lado, será soberba e não pedirá a sua ajuda, tendo em vista que ela não se dá conta de que é errado agir sob os traumas do inconsciente. 
          O bom amigo, por sua vez, agradece a sua companhia na vida dele e admite que você é um bálsamo de cura para os traumas dele. A pessoa tóxica, enquanto isso, jogará em você a culpa por agir de forma negativa e não reconhecerá o seu valor na vida dela. Os comportamentos tóxicos, na verdade, são frutos de sujeiras psíquicas guardadas no inconsciente. A melhor maneira de limpar os padrões errados do inconsciente é com Ho'oponopono ao repetir as frases: "Sinto muito, perdão, eu sou grato e eu te amo". 
          Você também perceberá a qualidade de uma amizade pela presença dessas frases (sinto muito, perdão, te amo e sou grato) entre os amigos. Se seu amigo te pediu desculpas humildemente, disse que é grato por sua companhia e que te ama, fique ao lado dele, seja leal e o ajude a despertar a consciência e o amor próprio. Se o amigo for bom, seja fiel até "debaixo d'água" e compreenda os momentos negativos dele com o propósito de auxiliá-lo na cura interior. 
          Caso contrário, se a pessoa for tóxica e nunca disser as palavras mágicas e iluminadas da boa educação e do amor fraterno para você (te amo, sinto muito, perdão, sou grato), afaste-se dela. Percebeu a diferença sutil e importante entre o bom amigo e o tóxico? Essa diferença é fundamental para saber se é a hora de ser leal e ajudar alguém ou afastar-se da pessoa. 
         Eu costumo ser muito intuitiva para captar essas diferenças sutis. Seja mais intuitivo também. Seja leal e fique ao lado dos bons amigos que atravessam fases ruins, porque todos nós temos nossos erros e fases ruins.  A amizade até se fortalece quando um ajuda o outro e fica mais profunda e verdadeira (se você não conhece os defeitos de seus amigos, suas relações são superficiais demais). Ser amigo é abrir o coração e ser leal nos maus momentos. Afaste-se, porém, das pessoas tóxicas e que agem cegamente em sua soberba. 

              

A tristeza no filme DivertidaMente. 


7) Depreciação dos conselhos.

   O bom amigo recebe com carinho os seus conselhos -- ainda que, inicialmente, não goste deles ou não tenha capacidade para compreendê-los no momento. Continue, no entanto, a promover bons conselhos, pois são sementes de amor fraterno que germinarão em belas flores emocionais no jardim de seu amigo uma hora ou outra (meu lado "Augusto Cury" aflorando na escrita hehehe).
     Entretanto, a pessoa tóxica é aquela que deprecia os seus conselhos e já surge com sete pedras nas mãos ao menor sinal de frase motivacional diante do momento melancólico delas. As pessoas tóxicas são aquelas que se sentem incompreendidas por mais que você se esforce em demonstrar compreensão e amor fraterno em relação a elas. 
     O bom amigo vai amar receber o seu carinho, o seu colo e o seu acolhimento nos maus momentos e até vai fazer um "estoque" dos seus maiores conselhos dentro do coração dele. A pessoa tóxica, porém, jogará na lata do lixo emocional os seus conselhos e jamais fará esforços para ser alguém melhor. Afaste-se daquele que não ouve os seus conselhos, deprecia as suas dicas e não move sequer o mínimo esforço para evoluir enquanto pessoa. A pessoa acomodada no negativismo e desesperançosa diante de conselhos é tóxica. 


            


8) Inveja.

   Sabe aquela cara feia que a pessoa faz quando te vê bonita e bem-sucedida? Isso é indício de amizade falsa e tóxica. Por incrível que pareça, você não testa a qualidade de suas amizades nos momentos maus e sim nos momentos bons. Explico: os momentos maus geram mais facilmente a compaixão (a não ser que o outro tenha "coração de pedra" ou caráter desleal), mas nem todo mundo será feliz com a sua felicidade. Apenas os bons amigos ficarão felizes quando você estiver feliz. 
    É preciso ter um caráter muito nobre para admirar sem invejar ou torcer pelo outro com abnegação e carinho. Eu costumo dizer que a inveja é uma admiração com ódio e a admiração uma inveja com amor hehehe (paradoxal e poético, não é mesmo?). O bom amigo, por mais que esteja atravessando a pior fase da vida dele, admirará as suas conquistas e ficará feliz ao ver você realizando os seus sonhos. O verdadeiro amigo é o maior incentivador dos seus sonhos. O verdadeiro amigo desafia você a evoluir todos os dias. 
     A pessoa tóxica, no entanto, criticará os seus sonhos, depreciará a realização dos seus sonhos e, diante de algo que parece grande e importante para você, torcerá o nariz, revirará os olhos e dirá com inveja e ironia a irritante frase: "Que grande coisa!"
         Fique somente ao lado dos amigos que desafiam você a evoluir e fuja das pessoas tóxicas que invejam a sua evolução. Quem te ama de verdade ama te ver evoluído e feliz. Quem gosta de você fica até aliviado ao ver você superando obstáculos na vida e reza todos os dias pelo seu sucesso. Quem é teu amigo vê a grandeza dos teus ideais. Quem é teu amigo não fica te criticando a todo momento embora possa falar uma ou outra crítica construtiva e saudável. O verdadeiro amigo não está em competição com você, mas em cooperação.




Malévola não suportou não ter sido convidada para uma festa. 



9) Não respeita seu tempo nem sua individualidade.

  Esse sinal é parecido com o sinal da possessividade. Por mais que seja agradável passar o tempo ao lado do amigo, o amigo deve respeitar o seu tempo, a sua casa e os seus compromissos, sabendo a hora certa de ir embora e o dia certo para procurar você. Aquela pessoa que suga boa parte do seu tempo só falando dos problemas dela e não escutando o que você tem a dizer apresenta um desequilíbrio que pode ser tóxico. 
     Além disso, o amigo de verdade respeita quando você precisa ficar sozinho por um tempo, porque sabe respeitar e compreender os seus momentos introspectivos. Antes de formarem parcerias, amigos são indivíduos e precisam cultivar momentos solitários, os quais são saudáveis para qualquer relação "respirar". O amigo que quer preencher todo o teu tempo é sufocante. 
        O amigo bom respeita o seu jeito de ser diferente, a sua individualidade, o modo como você conduz a sua vida e cria os seus filhos. O bom amigo não quer impor o modo de vida dele de forma arbitrária para você. O bom amigo respeita a sua vida e compreende a sua individualidade. 
        A pessoa que reclama dos momentos que você não pode receber a visita dela e dos momentos que você visualizou as mensagens dela no celular e não respondeu pode ser tóxica. O bom amigo sabe que você nem sempre terá todo o tempo do mundo para ele e respeita a sua casa. O bom amigo também sabe que você não é obrigado a responder no mesmo instante as mensagens dele e respeita a sua hora de responder. 
          Essa paranoia com mensagens visualizadas e não respondidas de hoje em dia é super tóxica, pois devemos compreender que cada um tem o seu próprio tempo para responder as mensagens. Amizades saudáveis repeitam o tempo de cada um. O poeta Carlos Drummond de Andrade costumava dizer uma frase que é o segredo do equilíbrio das boas amizades: "Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada". 
          Essa frase quer dizer o seguinte: se regarmos pouco a amizade, ela murcha, assim como uma flor, mas, se regarmos demais e formos sufocantes com nossos amigos, a amizade pode morrer afogada. Tudo sobrevive no equilíbrio. Sendo assim, devemos cultivar a companhia de nossos amigos, mas também respeitar os momentos em que eles precisam descansar e ficar sozinhos em suas reflexões introspectivas. 
          A verdadeira amizade sobrevive na distância física: os amigos podem ficar anos sem um encontro físico e, mesmo assim, continuarem se amando fraternalmente. A verdadeira amizade não tem cobranças, pois sabemos que o afeto e a comunicação são espontâneos. O bom amigo pode ficar dias sem se comunicar com você e, no momento que ele volta a se comunicar, vocês continuam do mesmo jeito fraterno de sempre. 


         

As irmãs de Cinderela foram inconvenientes sempre. 


10) Inconveniente, pegajosa, invasiva e apressada.

 Sabe aquela pessoa que mal te conhece e já se considera sua melhor amiga? Fuja dela! Ela é tóxica além de afoita e pegajosa. Isso é comum acontecer em encontros furtivos, onde a pessoa afirma que vocês são parecidas em tudo mesmo sem conhecer direito você. A simpatia pode acontecer à primeira vista, mas eu não acredito em amor à primeira vista nem em amizade à primeira vista.
   A amizade saudável é construída aos poucos e lentamente a partir das trocas de vivências, diálogos e memórias compartilhadas entre as pessoas. Não confie em pessoas que são apressadas e pressionam o seu afeto. O afeto e a amizade devem surgir de modo espontâneo e natural na vida das pessoas. Desconfie de pessoas inconvenientes e invasivas que tratam você como amiga íntima antes mesmo de ter um bom convívio com você. Amigos íntimos só são assim considerados após longos anos de amizade e não a partir de um mero encontro. 
   Desconfie também de pessoas que te elogiam muito mesmo sem te conhecer. Elogios são bons quando são sinceros, mas podem ser um veneno para o seu ego quando brotam de uma pessoa inconveniente. Mais perigoso do que uma crítica é um elogio que pretende manipular o seu ego. Pessoas que elogiam demais podem ser "puxa-sacos", manipuladoras, carentes e perigosas. 
    Sabe aquela pessoa da Internet que nem te conhece, mas diz que te admira e pede o seu contato? Ela pode ser tóxica e inconveniente. Não passe o seu contato para pessoas assim. Isso é muito comum nas relações entre "fãs" e "ídolos". Porém, acredite: embora inicialmente possa massagear o seu ego, não é bom nem saudável ser ídolo de ninguém. 
      Além do mais, a idolatria pode ser um pecado no sentido religioso do termo, pois nenhum ser humano deve ser idolatrado -- apenas Jesus Cristo é digno de devoção. Você não é o salvador de ninguém -- só Jesus salva. Tudo o que você pode ser é um bom amigo. 
    O jogo de admiração exagerada pode se virar contra você e você se verá preso em uma situação pegajosa, tóxica e angustiante. Tome cuidado com pessoas apressadas que lançam centenas de elogios para formar rapidamente uma amizade com você. A verdadeira amizade é real, concreta, leve e isenta de idolatrias exageradas. Cuidado com excessos de elogios! Os melhores elogios não são exagerados: eles são simples e bem colocados em momentos espontâneos ao longo da amizade. 


        

As três bobinhas do filme "A Bela e a Fera". Enquanto Bela era autêntica, elas seguiam o estilo "Maria-Vai-Com-As-Outras". 


11) Influência negativa.

      Esse é o sinal mais sutil e importante de todos. Você deve prestar atenção no que cada pessoa provoca em seu interior: virtude ou vício? Existem amigos bons que nos inspiram a evoluir e ficamos pessoas mais virtuosas perto deles. Devemos ter por perto as pessoas que conseguem fazer com que o nosso caráter revele o melhor de nós. 
   Entretanto, existem pessoas que extraem o pior de nós e atiçam os nossos vícios: a luxúria, a lascívia, a ira, a melancolia, a revolta e etc. Devemos manter distância de quem provoca e revela o pior de nós. 
  Os outros sinais da lista revelavam pessoas descaradamente tóxicas: negativas, pegajosas e inconvenientes. O último sinal, no entanto, é mais profundo e pode estar escondido atrás de pessoas sorridentes e aparentemente legais, descoladas e simpáticas. 
     Sabe aquela amiga descolada que provoca gargalhadas e te leva para as melhores festas? Ela pode ser uma influência negativa e te instigar a ser uma pessoa rebelde, vulgar e até mesmo oferecer drogas para você. Jamais aceite drogas ainda que a pessoa que te ofereceu pareça a mais descolada do mundo, porque ela é tóxica e te levará para um caminho tortuoso, sombrio e literalmente tóxico. Não aceite falsos prazeres e falsas alegrias, pois você é um ser humano digno que merece felicidade verdadeira, profunda e nascida do seu interior. 
    Toda pessoa que te influencia negativamente é tóxica. Outro exemplo de pessoa tóxica é aquela que alimenta a sua melancolia e a sua revolta diante da vida. Prefira o amigo que diz verdades dolorosas e que dá conselhos bons -- ainda que desconfortáveis -- e fuja de "amigos" que "passam a mão na sua cabeça" e alimentam o seu comodismo na negatividade. Aquela pessoa que diz "isso mesmo" para todas as suas ideias e não te faz refletir não está sendo legal -- ela está sendo muito tóxica. As pessoas devem estar na sua vida para te fazer evoluir e não para concordar com tudo o que você diz e instigar as suas revoltas. 
             O bom amigo faz você esfriar a cabeça e acalma o seu coração. Quem alimenta os seus ódios pelos outros com fofocas e instiga atitudes de vingança e revolta não está sendo "bacana" e sim um idiota. Quem te influencia a trair o seu namorado ou a sua namorada não está sendo legal, mas uma amigo péssimo e tóxico. Quem te influencia a beber demais nas festas, a ter comportamentos loucos e inadequados e a quebrar todas as regras ainda pode te levar para o caminho do crime (palavras de uma advogada). 
          Por tudo isso que escrevi, tome cuidado: por trás de pessoas aparentemente legais e boazinhas que parecem estar sempre do seu lado, pode haver gente tóxica que está te levando para o caminho da autodestruição. O bom amigo te influencia positivamente e sempre te aconselha a seguir o caminho moralmente mais ético, virtuoso e apropriado. O bom amigo pode até ficar bravo com você e te dar um "chacoalhão" com duros conselhos quando te vê no caminho errado. 
              Muitas vezes, as pessoas que parecem chatas e que te dão conselhos "caretas" são as melhores amigas que você poderia ter. E as pessoas legais e descoladas que te indicam o caminho do vício e da inconsequência não estão sendo bacanas e compreensivas, mas tóxicas e inimigas da sua vida. 

Texto escrito por Tatyana Casarino. Advogada, Especialista em Direito Constitucional, Poetisa e Boa Amiga. ;) 

Gratidão aos amigos que estão na minha vida, porque todos eles são pessoas boas. Gratidão ao círculo social saudável, verdadeiro, fraterno, cooperativo e iluminado que construí ao longo de minha vida. 

                 


    Graças a Deus, eu não tenho pessoas tóxicas na minha vida. E você? Tem pessoas tóxicas na sua vida? Afaste-se delas. Elas precisam de ajuda psicológica, médica, espiritual e da assistência de pessoas mais fortes e até mais "frias" que possam dar duros conselhos. Pessoas muito sentimentais não têm condições de ficar ao lado de pessoas tóxicas, porque elas adoecem. Se você é uma pessoa sensível e empata como eu, admita seus limites e não aceite ser "esponja" de nenhuma pessoa tóxica. 
  Mas, se é você que tem certos comportamentos tóxicos, evolua e busque ajuda, senão as pessoas irão se afastar gradativamente de você. Se você quer ser uma pessoa querida e amável, ame-se em primeiro lugar e seja mais agradável e iluminada. Todos nós queremos e merecemos a companhia leve das pessoas de luz. 
    Este texto é para alertar sobre os sinais das pessoas que podem te fazer mal com as suas características tóxicas. Divulgue esse texto com o seu filho (ainda mais se ele for adolescente, pois companhias tóxicas na adolescência podem ser fatais), com seus amigos e com todos aqueles que você ama. 

Observação: Este texto fará parte de um livro que reunirá os melhores textos de Taty Casarino no blogue. 

Tatyana Casarino. 


Por fim, uma música da Pitty que busca combater os relacionamentos abusivos, tóxicos e possessivos com o refrão "Ninguém é de ninguém". Essa é uma música sobre amor e liberdade: 





                       https://www.youtube.com/watch?v=mdYTqXKGiVs

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário