O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A Flor do Carmelo


A Flor do Carmelo 






Ela era tão jovem e pura,
a doce Teresinha do Carmelo.
Você queria o coro dos santos?
Eis que a santidade foi aventura.

Essa terra aprisiona a alma,
mas sua doença será libertação.
Experimentaste as chagas Dele
na noite escura de pura elevação.*

E, quando o Senhor chamou,
Teresinha no Seu colo pousou.
Pendendo a cabeça para trás,
oh! foi tudo um sonho de amor!

Morrendo de amor num suspiro,
morrendo nos braços do Senhor.
A eternidade abriu um sorriso,
Jesus realmente foi teu elevador. 

A mais bela na hora da morte,
a mais serena filha do amor.
Foi pequena e foi bem grande,
foi florzinha e nosso esplendor. 

Pendendo a cabeça pra trás,
num mar de rosas navegou.
Teresinha, a estrela das brumas,
a linda rosa das névoas do amor.

No céu, foste, com amor, elevada,
na mais iluminada e doce morada. 
Elevada ao coro de todos os santos,
és a santa dos pecadores insanos.

Tu és a lamparina da noite,
a barqueira da transformação.
Transformaste angústia em paz
e escrúpulo em grande compaixão.

Das lágrimas fizeste alegria
e da melancolia doce redenção. 
Acendeste a luz dentro da alma,
descobrindo o caminho do coração.

Que doce redenção a tua!
És misericórdia, amor e perdão.
A tua sabedoria está com a doçura,
o teu mar reflete a tua conversão. 

Como as ondas do mar dançam,
assim teus sentimentos mudaram.
Na alma, um raio de ouro puro, 
a luz passou a brilhar no escuro.

Na noite escura da alma,
a luz chegou para santificar.
Então, a doce menina angustiada
tornou-se a nova santinha no altar.

Teresinha, faça cair chuva de rosas,
assim que a luz Dele me transformar.
Quero que o sol encontre a lua formosa
para a aurora poder brilhar e me amar. 

Poesia escrita por Tatyana Casarino. 

Confira o vídeo da Poesia recitada pela autora Tatyana Casarino:




Essa poesia é uma homenagem à Santa Teresinha do Menino Jesus ou da Sagrada Face, uma das santas francesas mais populares da Igreja Católica (ela chega a ser mais popular que Joana D'Arc!). 

*Esse trecho faz referência à tuberculose de Santa Teresinha. Diferentemente de outros santos, Teresinha do Menino Jesus não foi marcada exteriormente pelos estigmas (marcas que se assemelham às chagas de Cristo em alguns santos), mas a poesia disse que o sofrimento de Teresinha fez com que ela experimentasse as chagas Dele na alma -- metaforicamente. 

 A sua noite escura da alma fez de Teresinha a santa da confiança e da entrega ao Pai. A tuberculose que a levou embora tão jovem (aos 24 anos) foi, sem dúvidas, uma doença mística que purificou os nossos pecados e acelerou a sua santidade.   

             



  Na infância e no início da juventude, Teresinha experimentou medos, angústias e sofria com a doença dos escrúpulos (uma espécie de complexo de culpa que dimensiona pequenas atitudes em grandes pecados). Entretanto, após grandes orações feitas por ela e por sua família, ela se converteu em uma pessoa calma, sábia e confiante. Sua família era uma família santa, grande devota de Nossa Senhora e grande apegada à fé católica (todas as suas irmãs de sangue viraram Irmãs Carmelitas). 

 Certa noite de Natal, decidiu parar de pensar em si mesma e abandonar a sua melancolia a fim de seguir uma jornada totalmente nova e entusiasmante: a de salvar os grandes pecadores e levá-los todos para o céu. Seu primeiro milagre, em vida, foi a conversão de um assassino, o qual beijou a cruz antes de enfrentar a guilhotina (resultado de orações e sacrifícios de Teresinha por ele). 

  Teresinha entrou no Carmelo muito jovem, com apenas quinze anos. Apesar de ter natureza tímida e medrosa, Jesus deu tanta coragem para ela ao chamá-la para o convento que ela foi capaz de ter a santa ousadia (existem ousadias que são boas e corajosas) de quebrar o silêncio diante do Papa e pedir a autorização dele para entrar no convento (na época, sua idade era um empecilho para entrar na Ordem do Carmo e o Papa exigia o silêncio dos seus visitantes). 

  Depois de conseguir entrar para o Carmelo, escreveu sua autobiografia "História de uma Alma", um dos livros religiosos mais vendidos no mundo todo. Teresinha foi uma santa inovadora, pois ensinou o caminho da misericórdia numa época em que o cenário religioso tinha tendências rígidas sobre virtude e justiça baseadas na dogmática do Jansenismo. Teresinha rompeu com o Jansenismo, propondo um caminho de amor, entrega e confiança ao Pai. 

                 


 As palavras do Evangelho "Quem for pequenino que venha a mim" nortearam a vida espiritual de Santa Teresinha, a qual defendia a santidade por meio da "infância espiritual", um estágio onde a alma fica totalmente nas mãos de Deus-Pai como uma criança sob a tutela do seu pai. A "infância espiritual" nada tem a ver com imaturidade, fraqueza ou sentimentalismo, mas sim com um caminho maduro que conserva a pureza da criança na alma e sustenta a santidade por meio da fortaleza da fé e da humildade.

                 

O semblante calmo e doce de Teresinha na sua boa morte: imagem cuja beleza inspirou a poesia. 


  
   No seu leito de morte, prometeu que faria cair uma chuva de rosas. Vencendo sua noite escura, Teresinha alcançou a luz da aurora e teve a coragem de se entregar à boa morte. Sua morte natural foi bela e dá a impressão de que Teresinha "morreu de amor" assim como já declaravam as suas elevadas poesias. Seu semblante no leito de morte é sereno, nobre e chega a ter uma beleza impressionante. Ela realmente parece uma criança dormindo tranquila nos braços do Pai. Essa poesia foi inspirada na imagem do leito de morte de Teresinha e no seu semblante santo e belo.

          


*Obs: Teresinha também foi poeta. Considerada Doutora da Igreja, ela é uma das raras santas mulheres com esse título devido à inteligência que possuía. Apesar de rejeitar o orgulho intelectual e negar os grandes livros de ascese, Teresinha escreveu teses muito nobres, extremamente maduras para sua idade e de uma perspicácia espiritual impressionante. 

Ela sabia unir muito bem mente e coração, consciência e intuição, lógica e fé, devendo ser uma inspiração para todos nós não somente para a nossa vida religiosa, mas também para a nossa vida pessoal e intelectual. 


                 

Santa Teresinha vestida de Joana D'Arc. 


*Curiosidade: Criativa, Teresinha montou uma peça de teatro sobre Joana D'Arc para apresentar às Irmãs Carmelitas (ela escreveu o enredo e atuou no papel principal). Profundamente admiradora da santa guerreira, Teresinha escrevia poesias sobre a jornada de Joana D'Arc. Teresinha tinha uma alma guerreira por trás do semblante doce. Ela foi declarada santa na mesma época em que Joana D'Arc foi considerada santa também e obteve mais fama no mundo religioso do que a santa guerreira que admirava. 

A alma guerreira de Teresinha se manifestou não em batalhas físicas durante a sua vida, mas na batalha espiritual que experimentou contra as suas angústias durante a juventude. Após alcançar a conversão e obter a santidade, Teresinha apareceu em campos de batalha na Primeira Guerra Mundial para proteger os soldados algum tempo depois de sua morte. 

Santa Teresinha do Menino Jesus é minha Santa favorita, minha mestre espiritual, pois se aproximou de Jesus, o Mestre dos Mestres, por um caminho que também almejo seguir: o da pureza aliada à fortaleza. O caminho de Teresinha une magnanimidade com humildade, coragem com abandono, confiança e inteligência, poesia e fé.  Unindo a doçura de Santa Teresinha com a coragem de São Miguel Arcanjo (protetor da Igreja), alcançaremos uma alma santa e destemida. Que sejamos santos e corajosos!

Tatyana Casarino. 

*Saiba mais sobre a vida de Santa Teresinha assistindo ao filme de sua biografia:



                        https://www.youtube.com/watch?v=tiinM-8EYfw



*Curiosidade:



A atriz Lindsay Younce, que interpretou Santa Teresinha no filme sobre a vida da Santa da chuva de Rosas, decidiu se tornar católica após vivenciar a Santa Teresinha de tão impactante que o papel foi para a sua própria vida espiritual. 


*Observações:

1) Se você gostou dessa poesia, confira o texto da autora Tatyana Casarino sobre Santa Teresinha: 

Inspire-se em Santa Teresinha para superar 2020!



2) Confira o discurso da autora Tatyana Casarino sobre a vida de Santa Teresinha:

A Sabedoria de Santa Teresinha para vencer as tribulações da pandemia:


3) Confira o Podcast "Assuntos da Alma" de Tatyana Casarino com áudios sobre Santa Teresinha dentro do Spotify:


Nenhum comentário:

Postar um comentário