O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Os Fantasmas da Infância





Os fantasmas da angústia
apavoraram essa doce menina.
Mas agora a sua perigosa saga
será transformada em poesia.

Ela caminha com seu vestido vermelho
pelos pátios cinzentos do colégio.
Ao caminhar, vê algumas criaturas:
lobisomens, múmias e bruxas.

As professoras são como bruxas
que castigam com varinhas de condão.
A Pré-escola é mesmo mal-assombrada
pelos coleguinhas que são fantasmas. 

Em segundos, rostos se transfiguram,
revelando olhos vermelhos e bocas monstruosas.
Bruxas, múmias, esqueletos e vampiros:
assim são todos os seres daquela escola.

Na hora do recreio, não há diversão.
Talvez a hora mais apavorante seja esta,
pois a solidão amarga nessa hora impera. 
Os anéis de Saturno giram na imensidão.

Procuro um parque de diversões,
mas o céu nublado ceifa a vontade.
Por que os brinquedos estão engessados?
Por que o meu coração está angustiado?

A roda gigante parece quebrada,
a montanha-russa segue engessada.
As maçãs do amor derretem num instante,
os palhaços tristes não são brilhantes.

Algo me prende em mim mesma,
deixando-me insegura para brincar.
Invento novas e solitárias brincadeiras,
divirto minh'alma ao ler e estudar.

Sinto empatia pelos vulneráveis
e passo a amar os visionários.
Faço parte de uma nova alcateia
formada por lobos solitários.

Quando a menina cresce, o amor assusta.
O amor vem sob a forma de homens excêntricos,
jogos platônicos, telepatia e um olhar sonolento.
É preciso desenrolar muitas múmias antes do beijo!

A sabedoria que escorre de Saturno
torna essa garota conselheira amorosa.
Enquanto isso, sua própria vida é prosa
e há muitos obstáculos noturnos.

A montanha-russa é experimentada,
mas somente na sua idade adulta.
Os palhaços ficam brilhantes e felizes,
as maçãs do amor ficam mais puras. 

Quem experimentou o inverno,
ainda na primavera da vida,
é um adulto terno que lê poesias.
Mas Casimiro de Abreu é uma mentira.

Oh! Que saudade não temos
do inverno da nossa vida,
da nossa infância tão doída
que os fantasmas não voltam mais.

Que dor, que pesadelos, que angústia,
naquelas terríveis tardes escolares,
à sombra das más bruxas do ares,
debaixo daquelas velhas árvores. 

Como são belos os dias 
do amadurecer da existência.
A vida adulta é esplêndida,
trazendo altivez e poder.

Quanto mais eu envelheço plena
mais eu aprecio o céu e as estrelas.
O céu é um canto de paixões serenas,
as estrelas são luzes de celestial beleza.

A vida adulta dá saúde e beleza,
a vida adulta dá paz e poder.
Antes, porém, de me achar metida,
saiba que já fui uma angustiada menina.

É impossível não sentir o gostinho
da altivez que o poderoso adulto tem. 
Minha criança interior dança animada,
doce vingança por um dia ter sido isolada.

A melhor vingança é sorrir
diante daquele que te zombou.
A melhor vingança é se alegrar
perto de quem te viu chorar.

Hoje eu cultivo a alegria,
a paz de espírito e a vida.
Fiz as pazes com o velho Saturno,
transformando fantasmas em poesias.

Poesia escrita por Tatyana Casarino.

*Poesia inspirada na Astrologia e na posição de Saturno entre as casas 4 e 5 do Mapa Astral (como o planeta está no final da casa 4 e quase entrando na Casa 5, ele influencia as duas casas de algum modo).  

*Imagem do desenho animado "Branca de Neve e os Sete anões" -- cena em que a princesa vê criaturas fantasmagóricas na floreste e corre assustada até a casa dos anões.                         



    Essa é uma poesia astrológica que está inserida no projeto "Balé dos Astros" da Taty Casarino. Com o intuito de transformar e sintetizar as energias do seu Mapa Astral de modo positivo e poético, a autora criou versos que expressam de forma lúdica e criativa a influência dos astros. 
 Além de ser um projeto voltado para seu próprio Mapa Astral, a poetisa busca expandir energias e inspirar outras pessoas que possam ter características semelhantes em seus Mapas Natais. Sendo assim, as poesias astrológicas buscam dar voz aos astros e gerar empatia, compreensão e reflexão nos amantes de astrologia. 
    Talvez o leitor tenha uma característica astrológica semelhante à poesia e se sinta mais compreendido, elucidando pontos de sua personalidade outrora obscuros e levando luz e poesia às suas energias astrais também. Um dos objetivos principais do projeto é levar paz, magia e compreensão ao coração dos leitores. 
     Em especial, essa poesia é baseada no seguinte posicionamento astrológico do Mapa Astral da poetisa: Saturno no final da Casa 4, entrando na Casa 5. Saturno é o planeta que rege nossos "Karmas", traumas, inseguranças, medos e limitações. A Casa 4 do Mapa Astral representa a infância, o primeiro ambiente escolar e o nosso emocional enquanto a Casa 5 representa a adolescência, os primeiros amores e a nossa fonte de prazer e diversão. Curiosamente, a poetisa tem Saturno no final da Casa 4 e teve fobia escolar na infância (essa fobia também está retratada de forma lúdica na poesia).  
      Embora Saturno possa trazer angústia, traumas, fobias e engessamento na área que está posicionado, a sua energia também pode trazer sabedoria, maestria, iluminação, maturidade e disciplina quando bem compreendida e transformada. Nesse sentido, Saturno bem vivenciado nessas casas astrológicas pode tornar sábia e centrada a pessoa influenciada por ele, ainda mais se fizer bom aspecto com a Lua (a regente dos sentimentos e da canceriana quarta casa astrológica). 
    Na Casa 5, ao invés de travar a nossa autoexpressão, o Saturno bem vivenciado pode transformar a pessoa em um artista disciplinado, em um sério professor de Artes, em um poeta ou até mesmo em um maestro a depender do Mapa Astral como um todo e das influências de Vênus e do artístico signo de Libra. 
     Engana-se quem pensa que este posicionamento de Saturno castra a criatividade. Muito pelo contrário: a expressão artística negada na tímida infância pode romper na idade adulta em uma necessidade até exagerada de autoexpressão e sucesso por meio da criatividade, como ocorre com alguns artistas famosos. 




*Observação: Não tenha medo de Saturno. Você pode transmutar a energia desse astro denso através de orações, fé em Deus, esperança, amor e caridade. Tudo é possível para uma alma boa e bem intencionada. Confie na sua luz e peça proteção ao seu anjo da guarda para vencer as limitações. Estudar astrologia é tomar consciência das nossas limitações. 
  Uma vez tomada essa consciência, agimos em prol da evolução e da superação dos limites com a graça do Criador. Existe uma força maior que todos os astros e que todas as estrelas -- a força que criou tudo e está acima de tudo. Não idolatre os astros, pois você não está fadado a um um único destino. O destino é fluído e você tem bons níveis de liberdade para recriá-lo e transmutá-lo. 

*Posições astrológicas que suavizam Saturno:

  Muitos dizem que Saturno na Casa 4 gera problemas familiares, porque a Casa 4 do Mapa Astral é a casa da família também. Eu, no entanto, nunca tive problemas com minha família, pois tenho bons aspectos de Saturno, especialmente com a Lua (a lua rege origens, família, infância, memórias da alma e mãe). Minha família é muito bem estruturada, sábia, amorosa e eu sou a melhor amiga de minha mãe (Saturno bem aspectado fala muito de estrutura, sabedoria e ordem, certo?). 
 Além disso, nasci com o Sol, o astro iluminado por excelência, em um bom grau do signo de Câncer, o signo da família, o que trouxe a sorte de uma família maravilhosa (canceriana elogiando a família é suspeita hehehe, mas minha família é especial mesmo) e qualidades cancerianas e sensíveis bem desenvolvidas em mim apesar de Saturno estar numa casa canceriana (a casa 4). Essa é a importância de olharmos o mapa astral como um todo e não focarmos somente no planeta isolado em uma determinada casa astrológica. 
    Não acreditem quando disserem que Saturno na Casa 5 castra a criatividade, pois essa seria uma análise muito simplória e rasa. Conheço muitos artistas e pessoas criativas e sensíveis com este posicionamento. Tenhamos um olhar psicológico e astrológico mais profundo... Saturno na Casa 5 pode até trazer uma certa obsessão por autoexpressão e criatividade hehehe (a ânsia por romper a timidez pode levar ao extremo oposto). 
     A criatividade tem muito a ver com Netuno, Lua e Urano (astros fortes no meu Mapa Astral), com a casa 3 (casa da mente) e com os signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) e Água (Câncer, Escorpião e Peixes) dentro do Mapa Astral. Meu Saturno está bem domiciliado em Aquário, o que suaviza sua posição e traz maior espírito criativo. Além disso, tenho Libra no ascendente, o que gera amor pela estética artística. Saturno na Casa 5 não negará o prazer e o deleite como muitos podem afirmar, pois o deleite tem a ver com Vênus e, se sua Vênus estiver bem aspectada, você será romântico, criativo, charmoso e sensual apesar de seu Saturno na Casa 5. 
     Muito embora Saturno na Casa 5 possa trazer aborrecimentos no amor (especialmente no primeiro amor) e deixá-lo solteiro por um bom tempo, é provável que você encontre uma pessoa fiel, centrada e mais velha e que faça um bom e estável casamento após os trinta e cinco anos, principalmente se a sua Casa 7 (a casa das parcerias e do casamento) estiver bem aspectada. 




Posições que suavizam Saturno na Casa 4:

*Bons aspectos de Câncer;
*Bons aspectos com a Lua;
*Signos de Capricórnio e Aquário na Casa 4 (Saturno domiciliado);
*Signos de Água bem aspectados. 

*Posições que suavizam Saturno na Casa 5:

*Bons aspectos de Leão;
*Bons aspectos com o Sol;
*Bons aspectos de Vênus;
*Bons aspectos na Casa 7. 
    

 Por fim, trago exemplos de pessoas famosas com este posicionamento astrológico:

*A cantora leonina Madonna (Saturno na Casa 4).

Sobre a vida da cantora: Infância difícil, sofreu com períodos de isolamento e teve a expressão negada. Depois, tornou-se um exemplo de autoexpressão e criatividade na música, sempre inovando e encorajando os outros a libertarem a sua própria expressão pessoal. Rainha do POP e do lema "Express Yourself". 



Frase de Madonna:

"Ainda me sinto diferente. Eu era incrivelmente solitária na infância e na adolescência, nunca me senti integrada na escola, não tinha nenhum grupo que eu pertencesse." 

Link do Mapa Astral da cantora e compositora Madonna:
https://www.mapadoceu.com.br/Astral/Madonna

Uma música de Madonna que tem a ver com o posicionamento astrológico:



"This used to be my playground,
this used to be my childhood dream.
This used to be the place I ran to
Whenever I was in need
A friend."

Link do Clipe:


Link da música e sua tradução:




*A cantora canceriana Courtney Love (Saturno na Casa 5).




Sobre essa cantora: Infância complicada, amores excêntricos e complicados, marido suicida e conflitos de autoexpressão. 

Link do Mapa Astral da cantora e compositova Courtney Love:
https://www.astrotheme.com/astrology/Courtney_Love

A música "Doll Parts" (Partes de Boneca) expressa bem seu posicionamento de Saturno.


              

Vídeo da Música: https://www.youtube.com/watch?v=RD9xK9smth4


Link da música: https://www.letras.mus.br/hole/18234/traducao.html



*O animador sagitariano Walt Disney (Saturno na Casa 4).





  Teve uma infância difícil, passou boa parte da infância em uma fazenda e teve um pai rigoroso. Quando descobriu que não tinha certidão de nascimento, alimentou a ideia de que era filho adotivo (boa parte dos personagens da Disney é órfão e há muitas princesas órfãs nos contos de fadas). 
 Apesar da infância difícil, tornou-se um adulto criativo e passou a fazer filmes para divertir as crianças. Contraditório e curioso, não é? Mas a sua infância reprimida gerou uma grande atividade criativa que fez aflorar a sua "criança interior" na idade adulta, obtendo sucesso na publicidade e na cultura popular. Na maioria dos contos de fadas, os príncipes e as princesas têm infâncias difíceis, mas triunfam e são felizes no final da história.  

Link do Mapa Astral de Walt Disney:


*Cinderela é um conto de fadas que tem muito a ver com Saturno na Casa 4 devido ao peso das obrigações domésticas e aos conflitos familiares. Mas, os sonhos dela se realizam no final da história.

"Que importa o mal que te atormenta,
se o sonho te contenta...
E pode se realizar."



Link da Música "Sonhar é desejar" de Cinderela:

https://www.youtube.com/watch?v=ilv7ZbZEn2M



*Observação: Cada pessoa é única e vai constatar a energia de Saturno de modo individual. Mas há um certo "padrão" nesse Saturno em termos de dificuldades de expressão na infância, percebem? A astrologia trabalha com "padrões" sutis, mas a dificuldade de comprovação do estudo está na diferente manifestação da energia dos astros na vida de cada um. Graças a Deus, temos caráter único e livre-arbítrio. 

Tatyana Casarino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário