O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sábado, 10 de agosto de 2019

Orações para combater os sete pecados capitais



  Olá pessoal, hoje eu venho trazer, nessa postagem, sete orações para combater os sete pecados capitais. As orações são de minha autoria -- eu escrevi cada oração em um momento de criatividade quando fazia anotações no meu diário católico (um caderno onde relato minha vida espiritual). 

1) Oração da Humildade -- Para combater o pecado capital da Soberba:

         

São Miguel Arcanjo: exemplo de humildade. Quem é como Deus? Ninguém é superior ao bom Deus. O Inimigo jamais estará no lugar alto do Senhor. Nosso ego não é capaz de nos corromper se temos fé em Jesus e em seu bom anjo da humildade, São Miguel. 


  Meu bom Deus, permita que eu console mais do que seja consolada, que eu aconselhe mais do que seja aconselhada e me abençoe a cada dia com o dom da palavra sábia. Não permita, ó bom Deus, que eu fique ressentida por ajudar mais do que receber ajuda nem deixe que eu me torne soberba por me sentir virtuosa em um mundo de lutas.  
  Que eu saiba enxergar as minhas virtudes com equilíbrio e amor e que eu seja ciente de que sempre terei algo a melhorar em meu interior. Que eu coloque os meus dons e virtudes à serviço do bem-estar de todos de forma construtiva. Que eu seja virtuosa sem cair na tentação de me considerar superior por causa das virtudes, pois meu caminho virtuoso só foi possível trilhar com a ajuda do Senhor. Afasta de mim as armadilhas da mágoa, do ressentimento e do ego. Que eu tenha modéstia e autodomínio. Conserve a minha humildade, serenidade e paciência hoje e sempre. Que São Miguel Arcanjo me ajude a vencer o inimigo espiritual que causa tentações em minha mente e em meu ego. Que Jesus Cristo me abençoe com a força de sua humildade. Amém.

2) Oração da Serenidade -- Para combater o pecado capital da Ira:

         

São Francisco de Sales: exemplo de paciência e inteligência. Ele venceu seu temperamento forte. 


   Não permita, ó Deus, que as decepções da vida acendam a minha ira. Que eu tenha serenidade para aceitar as pessoas como elas são, as situações como elas se apresentam, as ações de cada um e as divergências entre as pessoas. Que eu saiba aceitar as críticas e receber as ofensas e as injúrias com a tranquilidade de quem está amparado (a) pelo Senhor. Dai à alma temperança para todas as situações. Que eu seja paciente, terno e compassivo. Que eu saiba perdoar e ser perdoado. 
   Que eu me inspire no exemplo de São Francisco de Sales que venceu a ira através do amor e da mansidão (mesmo que, às vezes, descontasse o seu temperamento forte arranhando a sua mesa de trabalho). Conserva-me sereno (a) até a hora da morte. Que a força da inteligência vença a força bruta. Afasta de mim toda forma de violência. Ajuda-me a domar minha violência íntima. Que eu saiba fazer bom uso da força apenas nos casos de legítima defesa. Amém.

3) Oração do Contentamento -- Para combater o pecado capital da Gula:

               

São Francisco de Assis: exemplo de comedimento. 


Permita, ó meu bom Deus, para a disciplina de minh'alma, que ela se contente com o suficiente. Que eu saiba comer e beber apenas o suficiente. Dai à minha alma a modéstia, o equilíbrio e a medida certa de viver. Que eu me sinta feliz com o suficiente e que o contentamento seja constante em minh'alma sem a ganância de desejar além do necessário. 
 Que eu tenha a medida certa em todos os setores da minha vida. Afasta de mim a ganância, a cobiça e a gula. Que eu saiba ter moderação e uma alma ponderada. Que eu saiba ser ponderado e comedido como São Francisco de Assis. Amém.


4) Oração da Integridade -- Para combater o pecado capital da Inveja:


                   

José do Egito: exemplo da vitória do bem sobre o mal da inveja. 


     Permita, ó bom Deus, que eu seja sempre íntegro (a) e jamais me corrompa pela inveja. Que eu saiba aprender a admirar os bens dos meus irmãos sem cobiçá-los maliciosamente. Que eu saiba plantar os meus próprios bens espirituais e materiais, colhendo da minha própria alegria e na minha própria medida. Que eu tenha a consciência de que cada ser humano é único e que caminha numa jornada única e especial. Que eu saiba que não existe concorrência nem dilemas de superioridade e inferioridade, pois todos somos igualmente amados por Deus. Que eu aprenda que o meu único concorrente é o meu próprio ego que é tentado pelo inimigo espiritual a fim de experimentar o pecado e a destruição. 
   Afasta de mim a inveja, o pecado e a destruição. Que eu jamais inveje ninguém, eis que a admiração deve vir com amor. Se alguém sentir inveja de mim, afasta de mim todo o mal lançado pelo olhar invejoso para que eu permaneça na sua luz íntegra. 
     Mesmo sofrendo com a inveja dos irmãos e sendo vendido como escravo, José superou as provações e tornou-se um homem poderoso no Egito (Deus transformou o mal em bem). Que a inveja nunca seja capaz de trazer sofrimento.  Que eu não tenha medo de brilhar, eis que sou filho (a) do bom Deus. Que eu sempre tenha integridade física e espiritual. Amém. 

5) Oração da Castidade -- Para combater o pecado capital da Luxúria:

            

Nossa Senhora: exemplo de castidade.


 Permita-me, ó bom Deus, conservar o meu corpo puro para que minh'alma também possa conservar a sua pureza. Afasta de mim a tentação de cair na sedução da carne pela carne e que eu só desfrute daquele prazer que passar pelo filtro do amor. Que eu seja fiel, profunda e amorosa, compartilhando com apenas uma pessoa os segredos sagrados do meu corpo. 
  Que eu saiba respeitar o meu corpo, templo do Espírito Santo, obra de arte do meu bom Deus que soprou dentro de minh'alma a dignidade divina e humana. Meu corpo segue as regras do Espírito Santo, como a dignidade, a pureza e a castidade. Afasta de meu ambiente as más companhias, as músicas com letras lascivas, a perversidade e a ignorância sexual. 
   Que eu seja inspirada a me vestir com elegância e sobriedade, evitando mostrar de forma vulgar as regiões mais preciosas de meu corpo. Afasta de mim a vulgaridade, a lascívia e a luxúria para que eu possa permanecer no caminho da integridade e da retidão. 
     Que eu saiba que os prazerem efêmeros e vazios trazem sofrimento e que a verdadeira felicidade apenas brotará do prazer virtuoso, repleto de sentido e amor. Que eu saiba equilibrar corpo e espírito com sabedoria, dignidade e amor. Que Nossa Senhora proteja a castidade dos jovens. Que o meu companheiro seja fiel e esteja em sintonia com essa sabedoria cristã. Amém. 

6) Oração da Disposição -- Para combater o pecado capital da Preguiça:

            

Santo Expedito: exemplo de boa disposição para fazer o que é certo hoje mesmo. 


 Permita-me, ó bom Deus, que eu tenha sempre a disposição necessária para fazer em cada dia aquilo que precisa ser feito. E que a preguiça jamais me impeça de lutar por justiça, alegria e divina redenção. Dai à minh'alma a plena disposição para orar e trabalhar inspirada na vida disciplinada de São Bento. Que eu tenha uma vida de disciplina, eis que a verdadeira liberdade e felicidade nascem a partir da disciplina. 
   Que eu tenha paixão pelas minhas atividades a fim de cumprir cada tarefa com amor, capricho, disposição, dedicação e determinação. Que eu saiba dar o melhor de mim nos estudos e no trabalho. Proteja os meus estudos e o meu trabalho. Afasta de mim a fadiga, a depressão, o cansaço físico e mental desnecessário e a preguiça. Aumenta a minha força de vontade e a minha perseverança. Que eu leve todas as minhas metas até o fim. Que eu seja persistente, animada e entusiasmada, porque estar entusiasmado é estar com Deus (entusiasmado quer dizer "cheio de Deus"). Afasta de mim o cálice do desânimo e dos pensamentos negativos. Que eu vença os afazeres do meu cotidiano. Afasta de mim a procrastinação. Que eu nunca deixe para amanhã aquilo que eu posso fazer de bom hoje, consoante ensinou Santo Expedito. Amém. 

7) Oração da Caridade -- Para combater o pecado capital da Avareza:

                  

Santa Verônica: exemplo do bom ímpeto rumo à caridade. 


   Meu bom e eterno Deus, que eu nunca tenha medo de doar os meus bens espirituais e materiais. Afasta de mim toda e qualquer avareza, consolidando em mim a certeza de que, ao praticar a caridade, minha riqueza só aumentará. Que eu saiba doar um sorriso àqueles que estão tristes, dar água aos que estão sedentos e entregar comida aos que estão famintos. 
 Que eu saiba dar conselhos a quem precisa de orientação e sabedoria aos que precisam de um pouco da Tua luz. Que eu possa ser um canal da Tua luz para todos aqueles que passam no meu caminho. Afasta de mim o medo de ter contato com o próximo, a solidão excessiva que me impede de doar luz ao próximo, a necessidade de reconhecimento que deixa a caridade impura e a avareza que me impede de gerar bênçãos a partir dos meus bens. Que eu sempre me lembre dos pobres mesmo quando eu enriquecer. Que eu saiba que, no juízo final, a única riqueza que importará será a abundância do meu amor diante de Deus e dos meus irmãos. 
   Que eu use os meus bens para ajudar os meus irmãos e que meus dons estejam à serviço do bem-estar de todos. Que eu seja inspirada a ajudar os outros, assim como Santa Verônica foi inspirada a ter a coragem e o bom ímpeto de dar o seu véu para Jesus enxugar o seu rosto enquanto carregava a cruz. Que eu seja inspirada a usar da compaixão e da misericórdia para com o meu próximo assim como o Bom Samaritano. Amém. 



Orações escritas por Tatyana Casarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário