*ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILER REFERENTE ÀS TEMPORADAS 01 E 02 DE H20 JUST ADD WATER / H20 MENINAS SEREIAS.
H20: Meninas Sereias (originalmente, a série de televisão é chamada de H20: Just Add Water -- Apenas adicione água) é uma série australiana que conta a história de três garotas adolescentes que, acidentalmente, são transformadas em sereias quando nadam na mágica Ilha Mako durante a lua cheia.
Muito embora elas sejam sereias, elas conseguem manter a vida cotidiana como garotas em terra firme e vivem uma adolescência saudável, divertida e com os mesmos desafios e alegrias das garotas comuns: família, amigos, namorados, rivais, estudos, festas e desenvolvimento da personalidade.
Ocorre que, apesar da aparência de vida comum, elas são garotas bem especiais (ou seja, nada comuns, como sugere a música da abertura "I'am no ordinary girl...") e com desafios bem peculiares na vida. Quando a pele das garotas entra em contato com a água, elas se transformam em sereias dentro de 10 segundos. Então, elas tomam banho como sereias e, na hora de lidar com a água, luvas de borracha e roupas fechadas são essenciais. Nada de pegar chuva, nada de lavar a louça, nada de ir à praia na frente de outras pessoas...
É bem difícil para uma garota sereia manter-se seca durante 24 horas por dias e esconder o segredo da família, dos amigos, dos colegas da escola e da cidade. Elas apenas ficam com a aparência humana quando estão completamente secas e em terra firme, caso contrário, transformam-se em sereias com o mínimo contato com a água (não é à toa que a série se chama H20: Just Add Water). A água é o elemento presente na série, e diria que a água é a personagem principal, pois é a responsável por toda a magia das meninas.
Além do mais, encontrar um equilíbrio entre a vida humana em terra firme e a vida aquática na bela e mágica Ilha Mako pode ser bem desafiador, difícil e complexo. Além de terem cauda no lugar das pernas, as meninas mudam de aparência ao se transformarem em sereias: ficam com o rosto mais brilhante e bonito, os cabelos soltos e mais sedosos e, essencialmente, mais sensíveis e poderosas.
Em terra firme, as garotas conseguem exercer seus poderes sobre a água também (outro grande desafio): Drica (a garota loira de olhos claros com tranças nos cabelos) tem o poder da água em estado gasoso e emana vapor das mãos para aquecer qualquer objeto, Cléo (a garota de cabelos castanhos escuros e olhos esverdeados) tem o poder da água em estado líquido e pode manejar qualquer líquido através de suas mãos e Nanda (a loira de cabelos soltos e olhos claros) tem o poder da água em estado sólido e pode congelar qualquer objeto que desejar.
Uma grande curiosidade da série é o efeito da lua sobre as garotas: a lua cheia enlouquece as sereias, prejudicando a lucidez das mesmas e deixando as garotas alteradas emocionalmente, mais passionais, perigosas, instintivas e mais próximas da parte "selvagem" da vida de sereia (elas ficam alucinadas pela Ilha Mako e com os poderes descontrolados). Elas costumam perder a memória do que fizeram sob o efeito da lua cheia, assim que suas características psíquicas voltam à normalidade.
É muito engraçada a forma como elas tentam driblar a lua cheia (quase sempre em vão): dormindo de olhos escuros, vedando as janelas do quarto, trancando-se em cômodos escuros ou trancando as portas de casa (elas não podem olhar sequer para o reflexo da lua ou o brilho desta, senão enlouquecem).
Além da lua cheia, outro mecanismo é capaz de enlouquecer as sereias: um aroma mágico extraído de fezes de baleia (isso mesmo hehehe), o qual é um fedor insuportável para qualquer nariz humano e é sentido como um perfume irresistível para o olfato de uma sereia. A lenda desse perfume é a de que o homem perfumado por essa essência mágica torna-se sensual, atraente e irresistível para uma sereia (a lenda desse perfume me lembra aquelas "macumbas" feitas de aromas para atrair o ser amado em 3 dias hehehe -- nunca usem desses mecanismos, conquistem o ser amado de forma natural, honesta e verdadeira, galera).
O doce Léo é o fiel "escudeiro" das garotas.
Igor, um dos galãs da série, é um "bad boy" que se redimiu. Ele é apaixonado pela Drica.
Quando Igor compra a essência para encantar a sua amada Drica, a sereia pela qual é apaixonado, o seu "perfume" fedorento acaba sendo furtado pelo vilãozinho traiçoeiro e chato da série que deseja insistentemente a Cléo, a mais sensível das sereias. No episódio "Irresistível", o vilãozinho usa a essência para atrair as garotas, o que acaba gerando cenas engraçadas, mas as moças são salvas por Igor e Léo (este último é o fiel protetor das meninas). Honesto, Léo, mesmo apaixonado por uma sereia (ele ama a Cléo), joga o perfume fora e adverte Igor para nunca mais tentar um meio sujo para atrair uma garota.
Bem, feitos esses comentários acerca da série, eu gostaria de refletir um pouco de Astrologia e misticismo com vocês. Como aprendiz do mundo místico, refleti muito sobre as virtudes de H20 Meninas Sereias e o modo como a vida das sereias expressa, de maneira inocente, as influências dos astros e dos elementos.
Eu não sei se quem escreveu a série é místico ou não (eu, particularmente, acredito que seja), mas quem vê a série com os olhos mais maduros e conhecimentos esotéricos consegue enxergar muitos ensinamentos místicos, especialmente aqueles que mais me fascinam: a influência da lua sobre as mulheres, o poder da água e a importância da fraternidade para vencer o mal e o ego.
Primeiramente, sabe-se que a lua, consoante a astrologia, exerce efeitos sobre as mulheres, tais como: ciclo menstrual, TPM, fertilidade, maternidade, intuição, afeto, sensibilidade e autocontrole emocional (ou a perda desse autocontrole emocional na lua cheia hehehe). Há estudos que relacionam a lua cheia e estado de ânimo passional das pessoas: mais crimes são cometidos sob a lua cheia, pois as emoções ficam exaltadas. A lua cheia influencia em violentas emoções, nervosismo e loucura. Inclusive, pessoas com problemas psicológicos podem ficar mais descontroladas sob o efeito da lua cheia.
Mas, nem apenas coisas ruins acontecem sob a lua cheia: ela apenas exalta as emoções já presentes em nosso interior, dimensionando estados da psique. Quem está com a alma tranquila sente bons efeitos da lua cheia: inspirações para poemas e atividades artísticas, aumento da criatividade, mais desejos, mais paixões, mais casais de namorados se encontrando (e, consequentemente mais bebês nascendo) e mais conexões espirituais de luz.
Em diversas cenas da série, a astrologia está presente, desde que o Léo decidiu estudar o alinhamento dos planetas, os aspectos desses em relação à lua e a influência sobre as sereias. De forma científica e embasado na astronomia e na biologia, Léo, o "nerd" jovem cientista da série, passa a estudar os aspectos lunares -- mas, nós sabemos que a relação entre lua e emoções femininas está muito além do cientificamente aceito e faz parte da esfera mística e astrológica.
A astrologia é a condutora da magia da série -- ainda que isso não seja citado de forma tão explícita -- tendo em vista que a força da lua cheia alinhada sobre a Ilha Mako é a responsável pela magia das sereias. Na série, um astro (a lua) influencia, transforma e modifica magicamente a vida das três garotas.
Inicialmente cético, Léo não entendia a suposta "magia" da Ilha Mako e tentou decifrar o mistério das sereias cientificamente. Ele descobriu, através de amostras de células das meninas (extraídas de fios de cabelos e unhas delas) que elas passam por um processo de mutação celular em contato com a água. Ao longo da série, Léo fica cada vez mais aberto à "magia" da vida e do oceano sem perder o seu lado científico e a sua paixão por biologia. Durante a série, é comum ouvirmos frases do tipo: "O oceano é cheio de magia" e "Estar no lugar certo e na hora certa pode gerar mágicas".
Na segunda temporada de H20, um alinhamento planetário poderoso com a lua aumenta os poderes das meninas significativamente -- e elas têm dificuldade em aprender a controlar seus novos poderes. Além disso, fica descoberto que um alinhamento planetário específico é capaz, inclusive, de retirar os poderes das sereias e transformar sereias em humanas comuns. Tudo isso é pura astrologia: nós astrólogos sabemos o poder do efeito lunar sobre as pessoas e as influências dos alinhamentos planetários.
No misticismo, estudamos muito as qualidades dos quatro elementos naturais básicos: água, terra, fogo e ar. A água é o elemento dos signos de Câncer, Escorpião e Peixes, e influencia a sensibilidade, a criatividade, as percepções mediúnicas, a empatia e a conexão emocional das pessoas. A terra é o elemento dos signos de Touro, Virgem e Capricórnio, e influencia a determinação, a solidez, a concretude dos objetivos e os dons materiais. O fogo é o elemento dos signos de Áries, Leão e Sagitário, e influencia a vivacidade, a paixão, a impetuosidade e as nossas motivações e iniciativas. O ar é o elemento que rege os signos de Gêmeos, Libra e Aquário, e influencia a intelectualidade, o verbo, o diálogo, o aprendizado, o conhecimento e as percepções mentais.
Independente do nosso signo solar (o signo tradicional), temos, em nossos Mapa Astral, um pouco de cada signo, a presença de todos os elementos e o alinhamento específico dos planetas no dia e no horário de nosso nascimento. É a forma como os planetas estão se comunicando em nosso Mapa e a predominância de elementos específicos que determinam certos aspectos de nossa personalidade.
Na série, o elemento de destaque é a água. A água é um elemento feminino, sensível e empático por natureza. A água tem muita relação com a lua, visto que a lua rege o signo de Câncer (o primeiro signo aquático do zodíaco) e também rege temas como mundo marítimo, mulheres, emoções, criatividade, percepções emocionais, intuição, memória, bagagem astral (a memória de nossa alma e de nosso passado nesta vida e em outras vidas), empatia e conexão espiritual.
A água é o elemento das sereias naturalmente não somente por representar o habitat delas, mas também por reger a feminilidade tão presente no mundo delas. As sereias são seres mitológicos que chamam a atenção até hoje por toda a carga de feminilidade, sensualidade, misticismo, delicadeza e charme que evocam.
Nos tempos modernos, onde os aspectos solares são mais celebrados em detrimento dos lunares e as características do fogo são mais exaltadas que as da água (vemos como iniciativa, vivacidade e força são mais admiradas no mundo moderno do que resignação, empatia e paciência, o que gerou uma sociedade desequilibrada e ansiosa), a delicadeza das sereias e sua feminilidade exaltada exercem grande fascínio da cultura Pop e encantam crianças, mulheres e também homens.
O próprio feminismo dos tempos modernos, ao invés de celebrar os arquétipos da feminilidade e os mitos sagrados e femininos antigos (como fazia algumas correntes feministas e como faz o Sagrado Feminino), acabou se degringolando em filosofias utópicas, políticas radicais e numa amargura rancorosa explícita que masculiniza as mulheres e culpa o patriarcado no lugar de equilibrá-lo com a doçura lunar e com a luta pela concretude dos anseios lunares e aquáticos (somente o amor equilibra a sociedade e não o rancor).
Não precisamos abrir mão da doçura e dos aspectos lunares e místicos do feminino para exercer o poder. O poder é interno e já está presente em todas as mulheres -- basta trabalhar a sua autoexpressão. Não gosto da palavra empoderamento (palavra da moda no feminismo atual), pois poder já é uma palavra suficientemente muito forte e qualquer sufixo ou prefixo na palavra "poder" traz uma aura de artificialidade, como se o poder fosse um "casaco" político que viesse de fora. O poder vem de dentro.
Todos esses vícios do mundo moderno (os equívocos do próprio feminismo, os horrores do machismo e o desequilíbrio social entre os arquétipos femininos e masculinos) fazem com que as pessoas se sintam fascinadas pelo mundo aquático, pela feminilidade das sereias e por toda a delicadeza e doçura que às vezes faltam em nossa sociedade tão bruta, competitiva e amarga.
Também vemos na série o quanto a fraternidade é importante para vencer o ego. Somente a união fraterna e a leveza do comportamento justo das meninas Drica, Nanda e Cléo foram capazes de combater e vencer o egoísmo, o autoritarismo doentio e o mau uso do poder de Charlotte, a vilã da série. O egocentrismo de Charlotte levou essa vilã ao caminho da autodestruição, da perda dons dons e do afastamento das pessoas.
Enquanto Charlotte sofria as consequências de sua intransigência e os castigos do destino para o seu ego manipulador (no fundo, talvez a vilã fosse carente e sem esclarecimentos sobre a importância do bom uso das emoções e dos poderes de sereias), as três meninas protagonistas (apesar das enrascadas do destino e dos obstáculos que também acompanham a jornada dos virtuosos e dos justos), recebiam bons frutos da vida pela diplomacia, altruísmo e bom uso dos poderes.
Essa série mostra que a maior magia é a fraternidade aliada à honestidade, e que ser você mesmo com autoconfiança e amor atrai mais energias boas do que tentar manipular as coisas. A vida somente flui com a devida naturalidade e leveza quando somos justos e fraternos. Caso contrário, não há magia que sustente uma alma carente, intransigente e egocêntrica como a de Charlotte. Muitas pessoas buscam na magia a solução para os seus problemas, uma arma de vingança ou um método de manipulação (na vida real, tudo isso leva pessoas a caírem em linhas sombrias e nada recomendáveis da espiritualidade). Todavia, o caminho da magia sem responsabilidade e o mau uso dos poderes nunca dão certo e acabam atraindo mais "Karmas", enrascadas, destruições e autodestruição.
A única forma de seguir a magia do bem é sendo correto, fazendo bom uso dos poderes, expressando amor e fraternidade por todos os seres e cultivando o amor próprio para poder amar o próximo de forma saudável -- sem ciúmes e sem a possessividade doentia que a Charlotte tinha pelo Léo (felizmente, Léo voltou a namorar a sua amada Cléo e rompeu ligações com a vilã). Apenas quando somos leves podemos atrair energias leves e bons fluídos para as nossas vidas, porque o misticismo ensina que atraímos o que somos.
Creio que vilões da ficção são bons espelhos para os vícios das pessoas em geral. O vilão é um alerta: Cuidado com o egoísmo! É como se a ficção dissesse: Seja leve e bondoso como o mocinho para ter o final feliz. Vilões são apenas aqueles que não souberam se amar o suficiente para amar o próximo e ser do bem (profunda a reflexão, não é?).
Vamos amar a nós mesmos de forma saudável -- sem cair no excesso do orgulho nem na falta de autoconfiança. Antes da bondade, precisamos cultivar a autoestima equilibrada. Sem a devida autoestima, como teremos energia para ajudar o próximo? Somente a autoestima abastece nosso coração para poder multiplicar o amor ao próximo. Charlotte não tinha autoestima, não sabia olhar o próprio valor e, por isso, invejava e perseguia tanto a Cléo. Quem se ama e está de bem com a própria vida não perde tempo invejando, perseguindo e fazendo mal ao outro.
Por fim, já que a série está repleta de astrologia, magia e misticismo nas entrelinhas, que tal darmos palpites sobre os possíveis signos de seus personagens principais?
Áries -- Drica
Drica é a mais impetuosa e agitada das meninas. Ousada e rebelde, Drica não tem papas na língua nem medo do confronto. Ela sabe dizer "Não" com facilidade e não dispensa uma boa briga. Por vezes, ela encoraja as outras sereias com sua autoconfiança, ousadia e valentia. É a sereia mais valente da série e também uma das favoritas pela autenticidade e bom humor.
O signo de Áries é conhecido por suas iniciativas aventureiras e pela ausência do medo do confronto. Drica não tem problemas em confrontar os outros com suas opiniões fortes e diferentes. Ela é a sereia mais briguenta e também a mais sincera. Por vezes, o excesso de sinceridade dela acaba ferindo outras pessoas, as quais a acusam injustamente de falta de empatia.
Mas, por trás do jeito rebelde e de algumas atitudes rudes, Drica é sensível e oculta um grande e doce coração -- como toda pessoa do signo de Áries. Por trás de seu jeito bravo e impulsivo, há um lindo coração e uma alma justiceira como a de uma ariana típica. O signo de Áries é colérico, regido pelo elemento fogo e pelo planeta Marte. Drica tem o poder da água em estado gasoso e é a sereia do "vaporzinho".
O vapor emanado da energia quente de suas mãos agita, derrete e aquece os objetos. Um bom poder para uma ariana, não é? Ao contrário das outras sereias, Drica não teve medo de sua nova aventura marítima nem dos seus poderes. A atração pelo poder faz parte do signo de Áries. Seus poderes são: Hidro-Termocinese, Pirocinese e Eletrocinese. Particularmente, gosto das cenas onde ela encoraja as outras sereias e também aquelas onde a sua sensibilidade oculta é revelada. Admiro a força e a valentia de Drica. Drica é uma forteleza!
Câncer - Cléo
Cléo é uma sereia que começa insegura e medrosa na série e, ao longo dos episódios, vai se tornando cada vez mais segura, corajosa e madura -- um processo tipicamente canceriano. Ela é a sereia mais sensível, mais chorona e também a mais empática e solidária. Ela é extremamente protetora e maternal com os seus amigos. Apesar de adorar a companhia de seus amigos, ela é introspectiva e gosta de ficar alguns momentos sozinha em plena reflexão. Ela pode parecer "fechada" para alguns, mas é bem sociável e alegre quando está na companhia de pessoas confiáveis e conhecidas.
Sua sensibilidade é tão exacerbada que ela chora quando morre um dos peixinhos do seu aquário. Acredite: Cléo é capaz de "ler" a personalidade dos animais marinhos e de todos os peixes. Apesar do medo inicial de nadar e de ser sereia, Cléo é a sereia que mais desfruta da vida aquática e submarina quando passa a nadar na Ilha Mako seguidamente. Ela é a melhor amiga dos golfinhos e a sereia que mais gosta de mergulhar em águas profundas.
Observa-se que a Cléo é a sereia que mais passa por sofrimentos emocionais, conflitos em relacionamentos (desde a irmã mais nova que é chata com ela até os desafios da relação com o Léo) e momentos de superação ao longo da série, motivos que levam muitos a crer que ela pode ser a sereia principal.
Quando está passando por problemas, ela tende a fugir para o mar e a se esconder em águas profundas (certa vez, ficou desaparecida em um território aquático repleto de tubarões). A fuga para outro mundo (seja um lugar distante, onírico ou fantasioso) é uma estratégia tipicamente canceriana, já que Câncer é um signo que frequentemente sente-se ferido pela sensibilidade dimensionada e almeja escapar de suas angústias emocionais. Como boa canceriana, ela tem medos bobos e coragens absurdas (bem estilo poesia de Clarice Lispector hehehe): Cléo é capaz de ter medo de um conflito simples da vida humana, mas não tem medo de nadar no meio dos tubarões.
Câncer é o signo mais sensível, sonhador e intuitivo do zodíaco e é regido pela Lua e pela água. Os efeitos da lua cheia em Cléo são os mais engraçados e a sua sensibilidade é a mais evidente. Ela é uma sereia clássica e misteriosa. Seu poder é manejar a água em estado líquido, bem como qualquer líquido. Seus dons são: Hidrocinese e Aerocinese.
Particularmente, Cléo é a minha sereia favorita (Drica, por vezes, é citada como a mais bonita e a favorita do público, mas eu acho a Cléo realmente muito linda e encantadora com seu jeito doce). Gosto das cenas onde ela dá a volta por cima, das cenas no fundo do mar com os golfinhos e também das suas cenas românticas com o Léo.
Libra -- Nanda
Nanda é a sereia mais equilibrada, sensata, madura e diplomática -- características tipicamente librianas. Libra é um signo simbolizado por uma balança, indicando a necessidade de equilíbrio, justiça e paz. Nanda, por vezes, salva as garotas com seu bom senso e a sua personalidade equilibrada. É a única sereia que tenta incluir Charlotte no grupo, mesmo Charlotte sendo antipática (Libra tem a mania de tentar ser agradável até com quem não merece).
Nanda gosta de consolar a Cléo nos momentos que a amiga mais precisa e também de acalmar os ânimos da Drica quando esta fica muito agitada. Ela é uma ótima conselheira e atua como "juíza" do grupo, mediadora e conciliadora. Nanda é a que tem a família mais estruturada da série além de ser a mais estudiosa e disciplinada das sereias.
Ela valoriza muito a família, é uma boa filha e tem relacionamentos saudáveis e equilibrados. Ao contrário da Cléo que vive tendo conflitos de relacionamento com a irmã, Nanda tem um relacionamento equilibrado e amigável com o irmão mais novo. Ter relações saudáveis e equilibradas é um dos grandes dons do libriano evoluído.
Nanda é a sereia mais madura e mais filosófica. Ela capta os segredos no "ar" como uma libriana típica e é muito inteligente. Nanda é a sereia que mais sabe guardar bem um segredo. É a última sereia que revela o seu mistério e os seus poderes ao namorado.
Apesar de ser a mais equilibrada, é a sereia que mais sofre com os efeitos da lua cheia: quando Nanda perde o equilíbrio, ela perde o equilíbrio de vez e fica completamente lunática. Esse é o grande desafio do libriano: encarar a tensão de manter-se sempre em equilíbrio e vigilância.
É curioso ver o lado sombrio de uma pessoa equilibrada, a qual também oculta um lado selvagem e lunático em seu interior. A lua cheia faz com que Nanda expresse um lado seu que fica sufocado na maior parte do tempo: o lado mais criativo do desprendimento e do prazer. Se Nanda realmente quer ser uma pessoa mais evoluída e equilibrada, ela precisa aceitar seu lado mais espontâneo e entender que a vida não é só feita de dever e disciplina, mas também de diversão e alegria. Equilibrando diversão e responsabilidade, Nanda pode ser ainda mais madura e escapar de toda a loucura que a lua cheia provoca.
Libra é um signo regido pelo planeta Vênus e pelo elemento ar. Nanda é bem venusiana e tem um estilo de beleza clássico enquanto Drica é a mais irreverente e Cléo a mais misteriosa. Nanda é bastante diplomática também e sabe encontrar um ponto de equilíbrio em qualquer situação e trazer paz à tensão. Ela tem o poder da água em estado sólido, podendo congelar qualquer coisa (notaram como os poderes tem a ver com a personalidade das meninas?). Muito embora Nanda seja meiga e simpática como uma libriana típica, sua imparcialidade somente é possível com um pouco de frieza (não é à toa que ela é sereia capaz de lidar com congelamento).
Seus dons são: Hidro-Criocinese, Criocinese e Manipulação do Clima. Eu admiro as cenas onde Nanda exerce a sua diplomacia e também as cenas em sua casa com a sua família.
Por fim, notaram como os poderes têm a ver com a personalidade das meninas? A mais impetuosa tem o poder do vapor (quente e agitado), a mais sensível tem o poder de manejar fluídos e mais sensata tem o poder de solidificar. Interessante, não é? A bravura traz o agito do vapor, a sensibilidade move os fluídos com perspicácia e a sensatez torna tudo mais sólido e concreto. Magia pura! Misticismo puro!
Peixes -- Léo
Léo é pacifista, sensível, romântico e, por vezes, ingênuo. Ele confia demais nas pessoas e acaba se tornando vítima da agressividade de alguns meninos da escola por ser um rapaz mais sensível e calmo. Sua ingenuidade o levou a ser vítima de um relacionamento psicologicamente abusivo com a vilã, a qual manipulava Léo psiquicamente por este não saber impor limites e dizer "Não" com mais clareza. Essas características de personalidade são tipicamente piscianas. Vale lembrar que o principal hobby do Léo é a pesca -- outro grande indicativo do signo.
Léo é um amigo muito leal, sabe guardar segredos e se relaciona melhor com as mulheres do que os homens, considerando a sua sensibilidade especial. Isso frequentemente ocorre com homens cujo elemento água é predominante no Mapa Astral e com alguns piscianos.
Ele parece um pouco avoado, excluído do grupo de rapazes do colégio e frequentemente está com a cabeça cheia de pensamentos em outros mundos. Muito embora Peixes seja citado como um signo místico, muitos cientistas (e até céticos!) são de Peixes, poque esse signo também pode ter inclinações para pesquisas científicas, especialmente na área de biologia marinha. O pisciano gosta de criar teorias mentais e tem uma inclinação ao pensamento filosófico, científico e abstrato. Albert Einstein era de Peixes, por exemplo. Peixes é o signo do gênio e do louco (e de gênio e louco todo mundo tem um pouco!).
Léo é inteligente, genial e considerado um "nerd" da ciência. Muito embora seu sonho seja estudar Ciências de modo mais aprofundado, ele se abre à possibilidade da existência do místico e do mágico ao longo da série como um pisciano típico. Léo entende que os mistérios do oceano estão muito além de sua vã filosofia e do que a Ciência pode compreender e comprovar.
Considerado um "nerd" esquisitão para alguns, Léo pode ser um rapaz muito charmoso, e Cléo como uma boa canceriana intuitiva consegue ver a beleza e o ótimo caráter de Léo por trás de seu jeito de cientista maluco hehehe. Às vezes, ele perde o foco, muda de planos como um pisciano típico, mas, quando resolve focar em um assunto, chega a ser obsessivo.
As sereias se irritam facilmente com ele quando ele resolve estudá-las cientificamente e criar planos para ajudá-las (Drica é a que mais se irrita com ele -- arianas são irritadas mesmo hehehe). Todavia, tudo o que ele faz é com boa intenção e para ajudar as sereias. Durante muito tempo, ele foi o único humano comum a saber do segredo delas.
Nem sempre os planos do Léo dão certo, pois ele é atrapalhado e avoado como um pisciano, mas ele sempre ajuda as garotas de um jeito ou de outro e já salvou as meninas em inúmeras situações. A solidariedade de Léo, seu espírito científico, sua sensibilidade e essa mania bonita de salvar as pessoas são características piscianas.
Às vezes, ele age como um namorado grudento (como bom pisciano hehehe) e Cléo reclama por mais espaço (cancerianas são românticas e carinhosas, mas precisam de momentos de solidão e introspeção de tempos em tempos). Peixes e Câncer são signos que combinam para um casal pela harmonia das características sensíveis -- ambos os signos são regidos pelo elemento água. Peixes é regido pelo mágico planeta Netuno (a oitava superior de Vênus, o planeta do amor, revelando anseios por um amor universal) e pelo elemento água.
Léo é o típico cara de coração mole e gigante que está sempre pronto para ajudar. Bem pisciano, não é mesmo? Além do mais, só sendo de Peixes para ser amigo de sereias (hehehe, ok, a piada não foi das melhores...). Que cada telespectador possa ser corajoso como a Drica, sensível como a Cléo, equilibrado como a Nanda e inteligente e bondoso como o Léo. Essa série realmente é repleta de boas inspirações!
Texto escrito por Tatyana Casarino.
Tatyana Casarino é Especialista em Direito Constitucional, Advogada, Poetisa e Aprendiz de Astrologia e Misticismo.
Gostou do texto? Deixe o seu comentário e dicas para os próximos textos. Posso trazer novas postagens sobre H20 Meninas Sereias aqui para o blogue (inclusive sugerindo os signos dos outros personagens da série H20). Abraço de sereia. ;)
*Se você gosta do universo das sereias, convido você para conhecer as minhas poesias de sereias postadas aqui no blogue no link abaixo:
http://tatycasarino.blogspot.com/search/label/Poesias%20de%20Sereias
Em diversas cenas da série, a astrologia está presente, desde que o Léo decidiu estudar o alinhamento dos planetas, os aspectos desses em relação à lua e a influência sobre as sereias. De forma científica e embasado na astronomia e na biologia, Léo, o "nerd" jovem cientista da série, passa a estudar os aspectos lunares -- mas, nós sabemos que a relação entre lua e emoções femininas está muito além do cientificamente aceito e faz parte da esfera mística e astrológica.
A astrologia é a condutora da magia da série -- ainda que isso não seja citado de forma tão explícita -- tendo em vista que a força da lua cheia alinhada sobre a Ilha Mako é a responsável pela magia das sereias. Na série, um astro (a lua) influencia, transforma e modifica magicamente a vida das três garotas.
Inicialmente cético, Léo não entendia a suposta "magia" da Ilha Mako e tentou decifrar o mistério das sereias cientificamente. Ele descobriu, através de amostras de células das meninas (extraídas de fios de cabelos e unhas delas) que elas passam por um processo de mutação celular em contato com a água. Ao longo da série, Léo fica cada vez mais aberto à "magia" da vida e do oceano sem perder o seu lado científico e a sua paixão por biologia. Durante a série, é comum ouvirmos frases do tipo: "O oceano é cheio de magia" e "Estar no lugar certo e na hora certa pode gerar mágicas".
Na segunda temporada de H20, um alinhamento planetário poderoso com a lua aumenta os poderes das meninas significativamente -- e elas têm dificuldade em aprender a controlar seus novos poderes. Além disso, fica descoberto que um alinhamento planetário específico é capaz, inclusive, de retirar os poderes das sereias e transformar sereias em humanas comuns. Tudo isso é pura astrologia: nós astrólogos sabemos o poder do efeito lunar sobre as pessoas e as influências dos alinhamentos planetários.
No misticismo, estudamos muito as qualidades dos quatro elementos naturais básicos: água, terra, fogo e ar. A água é o elemento dos signos de Câncer, Escorpião e Peixes, e influencia a sensibilidade, a criatividade, as percepções mediúnicas, a empatia e a conexão emocional das pessoas. A terra é o elemento dos signos de Touro, Virgem e Capricórnio, e influencia a determinação, a solidez, a concretude dos objetivos e os dons materiais. O fogo é o elemento dos signos de Áries, Leão e Sagitário, e influencia a vivacidade, a paixão, a impetuosidade e as nossas motivações e iniciativas. O ar é o elemento que rege os signos de Gêmeos, Libra e Aquário, e influencia a intelectualidade, o verbo, o diálogo, o aprendizado, o conhecimento e as percepções mentais.
Independente do nosso signo solar (o signo tradicional), temos, em nossos Mapa Astral, um pouco de cada signo, a presença de todos os elementos e o alinhamento específico dos planetas no dia e no horário de nosso nascimento. É a forma como os planetas estão se comunicando em nosso Mapa e a predominância de elementos específicos que determinam certos aspectos de nossa personalidade.
Na série, o elemento de destaque é a água. A água é um elemento feminino, sensível e empático por natureza. A água tem muita relação com a lua, visto que a lua rege o signo de Câncer (o primeiro signo aquático do zodíaco) e também rege temas como mundo marítimo, mulheres, emoções, criatividade, percepções emocionais, intuição, memória, bagagem astral (a memória de nossa alma e de nosso passado nesta vida e em outras vidas), empatia e conexão espiritual.
A água é o elemento das sereias naturalmente não somente por representar o habitat delas, mas também por reger a feminilidade tão presente no mundo delas. As sereias são seres mitológicos que chamam a atenção até hoje por toda a carga de feminilidade, sensualidade, misticismo, delicadeza e charme que evocam.
Nos tempos modernos, onde os aspectos solares são mais celebrados em detrimento dos lunares e as características do fogo são mais exaltadas que as da água (vemos como iniciativa, vivacidade e força são mais admiradas no mundo moderno do que resignação, empatia e paciência, o que gerou uma sociedade desequilibrada e ansiosa), a delicadeza das sereias e sua feminilidade exaltada exercem grande fascínio da cultura Pop e encantam crianças, mulheres e também homens.
O próprio feminismo dos tempos modernos, ao invés de celebrar os arquétipos da feminilidade e os mitos sagrados e femininos antigos (como fazia algumas correntes feministas e como faz o Sagrado Feminino), acabou se degringolando em filosofias utópicas, políticas radicais e numa amargura rancorosa explícita que masculiniza as mulheres e culpa o patriarcado no lugar de equilibrá-lo com a doçura lunar e com a luta pela concretude dos anseios lunares e aquáticos (somente o amor equilibra a sociedade e não o rancor).
Não precisamos abrir mão da doçura e dos aspectos lunares e místicos do feminino para exercer o poder. O poder é interno e já está presente em todas as mulheres -- basta trabalhar a sua autoexpressão. Não gosto da palavra empoderamento (palavra da moda no feminismo atual), pois poder já é uma palavra suficientemente muito forte e qualquer sufixo ou prefixo na palavra "poder" traz uma aura de artificialidade, como se o poder fosse um "casaco" político que viesse de fora. O poder vem de dentro.
Todos esses vícios do mundo moderno (os equívocos do próprio feminismo, os horrores do machismo e o desequilíbrio social entre os arquétipos femininos e masculinos) fazem com que as pessoas se sintam fascinadas pelo mundo aquático, pela feminilidade das sereias e por toda a delicadeza e doçura que às vezes faltam em nossa sociedade tão bruta, competitiva e amarga.
Também vemos na série o quanto a fraternidade é importante para vencer o ego. Somente a união fraterna e a leveza do comportamento justo das meninas Drica, Nanda e Cléo foram capazes de combater e vencer o egoísmo, o autoritarismo doentio e o mau uso do poder de Charlotte, a vilã da série. O egocentrismo de Charlotte levou essa vilã ao caminho da autodestruição, da perda dons dons e do afastamento das pessoas.
Enquanto Charlotte sofria as consequências de sua intransigência e os castigos do destino para o seu ego manipulador (no fundo, talvez a vilã fosse carente e sem esclarecimentos sobre a importância do bom uso das emoções e dos poderes de sereias), as três meninas protagonistas (apesar das enrascadas do destino e dos obstáculos que também acompanham a jornada dos virtuosos e dos justos), recebiam bons frutos da vida pela diplomacia, altruísmo e bom uso dos poderes.
Charlotte, a vilã da série, foi sereia por pouco tempo. Ela perdeu sua cauda de sereias e seus poderes em uma noite de lua cheia: um grande castigo ou Karma por ter usado os seus poderes para o mal e de forma egoísta.
Essa série mostra que a maior magia é a fraternidade aliada à honestidade, e que ser você mesmo com autoconfiança e amor atrai mais energias boas do que tentar manipular as coisas. A vida somente flui com a devida naturalidade e leveza quando somos justos e fraternos. Caso contrário, não há magia que sustente uma alma carente, intransigente e egocêntrica como a de Charlotte. Muitas pessoas buscam na magia a solução para os seus problemas, uma arma de vingança ou um método de manipulação (na vida real, tudo isso leva pessoas a caírem em linhas sombrias e nada recomendáveis da espiritualidade). Todavia, o caminho da magia sem responsabilidade e o mau uso dos poderes nunca dão certo e acabam atraindo mais "Karmas", enrascadas, destruições e autodestruição.
A única forma de seguir a magia do bem é sendo correto, fazendo bom uso dos poderes, expressando amor e fraternidade por todos os seres e cultivando o amor próprio para poder amar o próximo de forma saudável -- sem ciúmes e sem a possessividade doentia que a Charlotte tinha pelo Léo (felizmente, Léo voltou a namorar a sua amada Cléo e rompeu ligações com a vilã). Apenas quando somos leves podemos atrair energias leves e bons fluídos para as nossas vidas, porque o misticismo ensina que atraímos o que somos.
Cléo, Léo e Charlotte (a vilã da segunda temporada de H20).
Creio que vilões da ficção são bons espelhos para os vícios das pessoas em geral. O vilão é um alerta: Cuidado com o egoísmo! É como se a ficção dissesse: Seja leve e bondoso como o mocinho para ter o final feliz. Vilões são apenas aqueles que não souberam se amar o suficiente para amar o próximo e ser do bem (profunda a reflexão, não é?).
Da esquerda para a direita: Charlotte, Drica, Cléo, Nanda e Léo.
Vamos amar a nós mesmos de forma saudável -- sem cair no excesso do orgulho nem na falta de autoconfiança. Antes da bondade, precisamos cultivar a autoestima equilibrada. Sem a devida autoestima, como teremos energia para ajudar o próximo? Somente a autoestima abastece nosso coração para poder multiplicar o amor ao próximo. Charlotte não tinha autoestima, não sabia olhar o próprio valor e, por isso, invejava e perseguia tanto a Cléo. Quem se ama e está de bem com a própria vida não perde tempo invejando, perseguindo e fazendo mal ao outro.
Por fim, já que a série está repleta de astrologia, magia e misticismo nas entrelinhas, que tal darmos palpites sobre os possíveis signos de seus personagens principais?
Áries -- Drica
Drica é a mais impetuosa e agitada das meninas. Ousada e rebelde, Drica não tem papas na língua nem medo do confronto. Ela sabe dizer "Não" com facilidade e não dispensa uma boa briga. Por vezes, ela encoraja as outras sereias com sua autoconfiança, ousadia e valentia. É a sereia mais valente da série e também uma das favoritas pela autenticidade e bom humor.
O signo de Áries é conhecido por suas iniciativas aventureiras e pela ausência do medo do confronto. Drica não tem problemas em confrontar os outros com suas opiniões fortes e diferentes. Ela é a sereia mais briguenta e também a mais sincera. Por vezes, o excesso de sinceridade dela acaba ferindo outras pessoas, as quais a acusam injustamente de falta de empatia.
Mas, por trás do jeito rebelde e de algumas atitudes rudes, Drica é sensível e oculta um grande e doce coração -- como toda pessoa do signo de Áries. Por trás de seu jeito bravo e impulsivo, há um lindo coração e uma alma justiceira como a de uma ariana típica. O signo de Áries é colérico, regido pelo elemento fogo e pelo planeta Marte. Drica tem o poder da água em estado gasoso e é a sereia do "vaporzinho".
O vapor emanado da energia quente de suas mãos agita, derrete e aquece os objetos. Um bom poder para uma ariana, não é? Ao contrário das outras sereias, Drica não teve medo de sua nova aventura marítima nem dos seus poderes. A atração pelo poder faz parte do signo de Áries. Seus poderes são: Hidro-Termocinese, Pirocinese e Eletrocinese. Particularmente, gosto das cenas onde ela encoraja as outras sereias e também aquelas onde a sua sensibilidade oculta é revelada. Admiro a força e a valentia de Drica. Drica é uma forteleza!
Câncer - Cléo
Cléo é uma sereia que começa insegura e medrosa na série e, ao longo dos episódios, vai se tornando cada vez mais segura, corajosa e madura -- um processo tipicamente canceriano. Ela é a sereia mais sensível, mais chorona e também a mais empática e solidária. Ela é extremamente protetora e maternal com os seus amigos. Apesar de adorar a companhia de seus amigos, ela é introspectiva e gosta de ficar alguns momentos sozinha em plena reflexão. Ela pode parecer "fechada" para alguns, mas é bem sociável e alegre quando está na companhia de pessoas confiáveis e conhecidas.
Sua sensibilidade é tão exacerbada que ela chora quando morre um dos peixinhos do seu aquário. Acredite: Cléo é capaz de "ler" a personalidade dos animais marinhos e de todos os peixes. Apesar do medo inicial de nadar e de ser sereia, Cléo é a sereia que mais desfruta da vida aquática e submarina quando passa a nadar na Ilha Mako seguidamente. Ela é a melhor amiga dos golfinhos e a sereia que mais gosta de mergulhar em águas profundas.
Observa-se que a Cléo é a sereia que mais passa por sofrimentos emocionais, conflitos em relacionamentos (desde a irmã mais nova que é chata com ela até os desafios da relação com o Léo) e momentos de superação ao longo da série, motivos que levam muitos a crer que ela pode ser a sereia principal.
Quando está passando por problemas, ela tende a fugir para o mar e a se esconder em águas profundas (certa vez, ficou desaparecida em um território aquático repleto de tubarões). A fuga para outro mundo (seja um lugar distante, onírico ou fantasioso) é uma estratégia tipicamente canceriana, já que Câncer é um signo que frequentemente sente-se ferido pela sensibilidade dimensionada e almeja escapar de suas angústias emocionais. Como boa canceriana, ela tem medos bobos e coragens absurdas (bem estilo poesia de Clarice Lispector hehehe): Cléo é capaz de ter medo de um conflito simples da vida humana, mas não tem medo de nadar no meio dos tubarões.
Câncer é o signo mais sensível, sonhador e intuitivo do zodíaco e é regido pela Lua e pela água. Os efeitos da lua cheia em Cléo são os mais engraçados e a sua sensibilidade é a mais evidente. Ela é uma sereia clássica e misteriosa. Seu poder é manejar a água em estado líquido, bem como qualquer líquido. Seus dons são: Hidrocinese e Aerocinese.
Particularmente, Cléo é a minha sereia favorita (Drica, por vezes, é citada como a mais bonita e a favorita do público, mas eu acho a Cléo realmente muito linda e encantadora com seu jeito doce). Gosto das cenas onde ela dá a volta por cima, das cenas no fundo do mar com os golfinhos e também das suas cenas românticas com o Léo.
Libra -- Nanda
Nanda é a sereia mais equilibrada, sensata, madura e diplomática -- características tipicamente librianas. Libra é um signo simbolizado por uma balança, indicando a necessidade de equilíbrio, justiça e paz. Nanda, por vezes, salva as garotas com seu bom senso e a sua personalidade equilibrada. É a única sereia que tenta incluir Charlotte no grupo, mesmo Charlotte sendo antipática (Libra tem a mania de tentar ser agradável até com quem não merece).
Nanda gosta de consolar a Cléo nos momentos que a amiga mais precisa e também de acalmar os ânimos da Drica quando esta fica muito agitada. Ela é uma ótima conselheira e atua como "juíza" do grupo, mediadora e conciliadora. Nanda é a que tem a família mais estruturada da série além de ser a mais estudiosa e disciplinada das sereias.
Ela valoriza muito a família, é uma boa filha e tem relacionamentos saudáveis e equilibrados. Ao contrário da Cléo que vive tendo conflitos de relacionamento com a irmã, Nanda tem um relacionamento equilibrado e amigável com o irmão mais novo. Ter relações saudáveis e equilibradas é um dos grandes dons do libriano evoluído.
Nanda é a sereia mais madura e mais filosófica. Ela capta os segredos no "ar" como uma libriana típica e é muito inteligente. Nanda é a sereia que mais sabe guardar bem um segredo. É a última sereia que revela o seu mistério e os seus poderes ao namorado.
Apesar de ser a mais equilibrada, é a sereia que mais sofre com os efeitos da lua cheia: quando Nanda perde o equilíbrio, ela perde o equilíbrio de vez e fica completamente lunática. Esse é o grande desafio do libriano: encarar a tensão de manter-se sempre em equilíbrio e vigilância.
É curioso ver o lado sombrio de uma pessoa equilibrada, a qual também oculta um lado selvagem e lunático em seu interior. A lua cheia faz com que Nanda expresse um lado seu que fica sufocado na maior parte do tempo: o lado mais criativo do desprendimento e do prazer. Se Nanda realmente quer ser uma pessoa mais evoluída e equilibrada, ela precisa aceitar seu lado mais espontâneo e entender que a vida não é só feita de dever e disciplina, mas também de diversão e alegria. Equilibrando diversão e responsabilidade, Nanda pode ser ainda mais madura e escapar de toda a loucura que a lua cheia provoca.
Libra é um signo regido pelo planeta Vênus e pelo elemento ar. Nanda é bem venusiana e tem um estilo de beleza clássico enquanto Drica é a mais irreverente e Cléo a mais misteriosa. Nanda é bastante diplomática também e sabe encontrar um ponto de equilíbrio em qualquer situação e trazer paz à tensão. Ela tem o poder da água em estado sólido, podendo congelar qualquer coisa (notaram como os poderes tem a ver com a personalidade das meninas?). Muito embora Nanda seja meiga e simpática como uma libriana típica, sua imparcialidade somente é possível com um pouco de frieza (não é à toa que ela é sereia capaz de lidar com congelamento).
Seus dons são: Hidro-Criocinese, Criocinese e Manipulação do Clima. Eu admiro as cenas onde Nanda exerce a sua diplomacia e também as cenas em sua casa com a sua família.
Por fim, notaram como os poderes têm a ver com a personalidade das meninas? A mais impetuosa tem o poder do vapor (quente e agitado), a mais sensível tem o poder de manejar fluídos e mais sensata tem o poder de solidificar. Interessante, não é? A bravura traz o agito do vapor, a sensibilidade move os fluídos com perspicácia e a sensatez torna tudo mais sólido e concreto. Magia pura! Misticismo puro!
Peixes -- Léo
Léo é pacifista, sensível, romântico e, por vezes, ingênuo. Ele confia demais nas pessoas e acaba se tornando vítima da agressividade de alguns meninos da escola por ser um rapaz mais sensível e calmo. Sua ingenuidade o levou a ser vítima de um relacionamento psicologicamente abusivo com a vilã, a qual manipulava Léo psiquicamente por este não saber impor limites e dizer "Não" com mais clareza. Essas características de personalidade são tipicamente piscianas. Vale lembrar que o principal hobby do Léo é a pesca -- outro grande indicativo do signo.
Léo é um amigo muito leal, sabe guardar segredos e se relaciona melhor com as mulheres do que os homens, considerando a sua sensibilidade especial. Isso frequentemente ocorre com homens cujo elemento água é predominante no Mapa Astral e com alguns piscianos.
Ele parece um pouco avoado, excluído do grupo de rapazes do colégio e frequentemente está com a cabeça cheia de pensamentos em outros mundos. Muito embora Peixes seja citado como um signo místico, muitos cientistas (e até céticos!) são de Peixes, poque esse signo também pode ter inclinações para pesquisas científicas, especialmente na área de biologia marinha. O pisciano gosta de criar teorias mentais e tem uma inclinação ao pensamento filosófico, científico e abstrato. Albert Einstein era de Peixes, por exemplo. Peixes é o signo do gênio e do louco (e de gênio e louco todo mundo tem um pouco!).
Léo é inteligente, genial e considerado um "nerd" da ciência. Muito embora seu sonho seja estudar Ciências de modo mais aprofundado, ele se abre à possibilidade da existência do místico e do mágico ao longo da série como um pisciano típico. Léo entende que os mistérios do oceano estão muito além de sua vã filosofia e do que a Ciência pode compreender e comprovar.
Considerado um "nerd" esquisitão para alguns, Léo pode ser um rapaz muito charmoso, e Cléo como uma boa canceriana intuitiva consegue ver a beleza e o ótimo caráter de Léo por trás de seu jeito de cientista maluco hehehe. Às vezes, ele perde o foco, muda de planos como um pisciano típico, mas, quando resolve focar em um assunto, chega a ser obsessivo.
As sereias se irritam facilmente com ele quando ele resolve estudá-las cientificamente e criar planos para ajudá-las (Drica é a que mais se irrita com ele -- arianas são irritadas mesmo hehehe). Todavia, tudo o que ele faz é com boa intenção e para ajudar as sereias. Durante muito tempo, ele foi o único humano comum a saber do segredo delas.
Nem sempre os planos do Léo dão certo, pois ele é atrapalhado e avoado como um pisciano, mas ele sempre ajuda as garotas de um jeito ou de outro e já salvou as meninas em inúmeras situações. A solidariedade de Léo, seu espírito científico, sua sensibilidade e essa mania bonita de salvar as pessoas são características piscianas.
Às vezes, ele age como um namorado grudento (como bom pisciano hehehe) e Cléo reclama por mais espaço (cancerianas são românticas e carinhosas, mas precisam de momentos de solidão e introspeção de tempos em tempos). Peixes e Câncer são signos que combinam para um casal pela harmonia das características sensíveis -- ambos os signos são regidos pelo elemento água. Peixes é regido pelo mágico planeta Netuno (a oitava superior de Vênus, o planeta do amor, revelando anseios por um amor universal) e pelo elemento água.
Léo é o típico cara de coração mole e gigante que está sempre pronto para ajudar. Bem pisciano, não é mesmo? Além do mais, só sendo de Peixes para ser amigo de sereias (hehehe, ok, a piada não foi das melhores...). Que cada telespectador possa ser corajoso como a Drica, sensível como a Cléo, equilibrado como a Nanda e inteligente e bondoso como o Léo. Essa série realmente é repleta de boas inspirações!
Léo e Cléo debaixo da água. Meu casal favorito de H20: Meninas Sereias.
Léo está com roupa e óculos de mergulho e Cléo em seu modo sereia hehehe.
Texto escrito por Tatyana Casarino.
Tatyana Casarino é Especialista em Direito Constitucional, Advogada, Poetisa e Aprendiz de Astrologia e Misticismo.
Gostou do texto? Deixe o seu comentário e dicas para os próximos textos. Posso trazer novas postagens sobre H20 Meninas Sereias aqui para o blogue (inclusive sugerindo os signos dos outros personagens da série H20). Abraço de sereia. ;)
*Se você gosta do universo das sereias, convido você para conhecer as minhas poesias de sereias postadas aqui no blogue no link abaixo:
http://tatycasarino.blogspot.com/search/label/Poesias%20de%20Sereias
Nenhum comentário:
Postar um comentário