O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Retrospectiva Cultural 2018

                         



    Olá, pessoal! É costume do blog ter uma postagem com a retrospectiva cultural do ano. Trata-se de um compilado cultural envolvendo os livros lidos no ano, os filmes assistidos, as músicas mais ouvidas e o palestrante do ano. Tradicionalmente, essa postagem leva quatro tópicos: 1) O Livro do Ano; 2) O Filme do Ano; 3) A Música do Ano; 4) O Palestrante do Ano.
      Neste ano, acrescentarei mais três tópicos para complementar a postagem: 5) A Postagem do Ano de Taty Casarino, 6) As melhores postagens dos colunistas e 7) A Poesia do Ano de Taty Casarino (a melhor poesia que escrevi no blog). 
  Vale salientar que os livros, filmes e músicas citados não serão necessariamente atuais ou lançados no respectivo ano da retrospectiva, mas os que mais foram consumidos por mim no ano citado (lembrando que a lista a seguir é bem pessoal e não está amarrada à moda ou aos sucessos do momento). E você, leitor? Quais foram os livros, filmes e músicas mais consumidos por você durante o ano? A presente postagem visa incentivar a cultura. Boa leitura! 

          



1) O Livro do Ano

Atenção Plena - Mindfulness. Como encontrar a paz em um mundo frenético. Inclui CD de Meditação. Autores: Mark Williams e Danny Penman. Gênero: Meditação / Combate ao estresse. Editora: Sextante. 

     
  Este livro e o CD de meditações que o acompanha apresentam um compilado de práticas simples a fim de expandir a consciência do leitor e libertá-lo do ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. O método trazido pelo livro (o Mindfulness) está ganhando cada vez mais fama dentre os praticantes de meditação, médicos, cientistas, psiquiatras, neurologistas, psicólogos modernos, coaches e pacientes que buscam a paz mental e emocional através de tratamentos mais naturais -- sem apelar para os remédios psiquiátricos. 
   Além de trazer mais alegria e tranquilidade para a vida do leitor/praticante do Mindfulness, esse método auxilia na renovação da coragem diante dos desafios da vida e é recomendadíssimo pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido (Uau!). 
    Sobre o Mindufulness: Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena é um estilo de vida que consiste em estar fixado no momento presente e observar os pensamentos sem julgamentos, críticas ou identificações. Essa técnica de observar pensamentos e sentimentos torna o praticante muito mais esperto em relação aos "gatilhos" emocionais que podem desencadear emoções negativas, evitando a irritação, o desespero, o estresse e a frustração tão presentes no mundo moderno. 
       Além da parte literária, a obra visa incentivar o leitor a adotar medidas da atenção plena na vida prática (eis um livro que não basta ler, pois é preciso praticar cada capítulo), tendo em vista que oferece um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão libertar o leitor/praticante das pressões do cotidiano. 

                             

        

          Os maiores legados que este livro deixa para o leitor são: o aprendizado de autocompaixão (ser gentil consigo mesmo é a chave mestra da saúde mental) e a resolução das dificuldades da vida com mais tranquilidade, ponderação e temperança (aprende-se que o estresse somente dimensiona as dificuldades e que a tranquilidade pode colocar tudo em ordem novamente). 
          Uma das coisas mais interessantes e curiosas do livro é o fato de que a respiração consciente, por si só, já traz muitos benefícios instantâneos (não se trata de milagre, mas de ciência mesmo). A apenas uma respiração de distância, você pode descobrir que as sensações de paz, liberdade e satisfação já estão dentro de si mesmo -- basta acalmar a mente e "garimpar" o mundo emocional (há pedras preciosas por trás do lodo acumulado pelo estresse). 
           No ano passado, eu li o livro "Um coração sem medo" do Thupten Jinpa que também fala sobre autocompaixão, autocontrole emocional e técnicas de meditação para cultivar a compaixão, a paz e fixar a mente no momento presente (lembrando que livros como o Poder do Agora de Eckhart Tolle também falam sobre a libertação da mente dos estados ilusórios de passado e futuro, pois somente o presente é o tempo real). Ocorre que o livro "Atenção Plena" foi o mais técnico que eu já li sobre o assunto (é mais técnico, mas a linguagem sabe conciliar o formal e o coloquial de modo que o livro não é enfadonho e as técnicas são fáceis de absorver). 
             Muito embora o livro de Thupten Jinpa já promovesse diálogos entre a ciência e o conhecimento contemplativo, foi com o livro "Atenção Plena" que eu ampliei o meu conhecimento científico sobre o assunto. Eu estava acostumada a estudar a meditação sob a perspectiva budista ou mística como uma forma transcendental de buscar a paz divina, mas com o Mindfulness eu aprendi uma maneira "laica" e simples de praticar a meditação, desmistificando o significado de meditar. 
               Não se trata de um momento transcendental ou de transe fora das sensações do corpo hehehe, muito pelo contrário: meditar significa na verdade mergulhar totalmente no momento presente, nas sensações do corpo, nos sentidos, nas percepções da vida material que a mente costuma captar menos por ser distraída e ter quase sempre um fluxo de pensamentos inadequado. Praticar meditação não tem a ver com transe, mas com concentração. 

                             

                

                  Tornar a mente menos distraída e confusa é o objetivo do praticante que almeja mais lucidez e serenidade. Meditar não é se desligar da realidade, mas concentrar-se na vida real de maneira mais plena, atenta, ancorada e serena (por isso, chama-se atenção plena hehehe). 
                 Você não precisa ter uma religião para praticar a meditação nem de qualquer outro requisito -- basta saber respirar hehehe (isto todo mundo sabe, mas você já parou para perceber a sua respiração?). Há muitas formas de se fixar no momento presente e a respiração consciente é uma delas. Sabe aquela célebre frase (conselho de vovó): "Respira fundo e conta até 10 quando estiver nervoso"? Essa frase tem fundo científico hehehe (adoro quando a sabedoria popular encontra respaldo na ciência). A respiração consciente evita reações emocionais descontroladas e ajuda a "oxigenar" a mente, libertando a mesma dos gatilhos de estresse e dos pensamentos de irritação além de mergulhar você no momento presente. 

                                      

Professor Mark Williams 


Dr. Danny Penmann 

            

             A despeito de ser um livro dirigido a curiosos do Mindfulness, praticantes iniciantes, leigos no assunto e ao público em geral, é um livro de muita qualidade e está na cabeceira de grandes médicos, psicólogos, cientistas e professores em todo o mundo (mais de 200 mil exemplares vendidos). Os autores têm muito gabarito no meio científico: Mark Williams é professor de Psicologia Clínica na Universidade de Oxford e Danny Penman é Ph.D. em Bioquímica. 
                  Mark Williams foi um dos criadores da terapia cognitiva baseada na atenção plena e é um dos autores de The Mindful Way Through Depression (O caminho consciente através da depressão) e Danny Penman é articulista, comentarista do Daily Mail e já trabalhou para o jornal The Independent e a BBC. Para mais informações sobre o trabalho dos autores, visite: http://mbct.co.uk/


                 *Sobre os benefícios da meditação da atenção plena:





"Estudos mostram que os meditadores regulares são mais felizes e mais satisfeitos do que a média das pessoas. Esses resultados têm uma importante repercussão na saúde, já que as emoções positivas estão associadas a uma vida mais longa e saudável." (Página 13 do Livro Atenção Plena).

** Benefícios da Meditação da Atenção Plena (elencados nas páginas 13 e 14 do Livro Atenção Plena):

*A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação. A memória melhora, as reações se tornam mais rápidas e o vigor mental e físico aumenta. 

*Os meditadores regulares têm relacionamentos melhores e mais gratificantes.

*Estudos feitos no mundo todo comprovam que a prática da meditação reduz os principais indicadores do estresse crônico, incluindo a hipertensão.

*A meditação é eficaz também para reduzir o impacto de doenças graves, como dor crônica e câncer, podendo até auxiliar no combate à dependência de drogas e álcool.

*Além disso, pesquisas indicam que a meditação fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados, gripes e outras doenças. 

Trechos do Livro que resumem os princípios da meditação Atenção Plena:




"Você começa a perceber que os pensamentos vêm e vão por si próprios, e descobre que você não é seus pensamentos."

"Em essência, a atenção plena permite que você capte os padrões dos pensamentos negativos antes que eles o lancem em uma espiral descendente. Esse é o início do processo para retomar o controle de sua vida."

"A meditação não vai obrigá-lo a adotar uma postura Poliana diante da vida. A prática da atenção plena ajuda a cultivar uma consciência profunda e compassiva que nos permite avaliar nossas metas e encontrar o melhor caminho para agir de acordo com nossos verdadeiros valores."  

***Para quem quiser experimentar a meditação, descobri um canal no YouTube que disponibiliza as meditações da Atenção Plena contidas no CD que acompanha o livro. Ressalta-se que há oito meditações sugeridas no livro. Vou compartilhar a primeira meditação da série: 




                    https://www.youtube.com/watch?v=Id1ZjvuWRTQ


   Sem dúvidas, foi o meu livro de cabeceira de 2018 e continuará sendo nos próximos anos (sou uma eterna aprendiz no assunto e, embora eu tenha evoluído muito nesse quesito, ainda falta incorporar certas lições no cotidiano para controlar melhor o fluxo de pensamentos e treinar a fixação no momento presente com mais vigor). Seguirei praticando o Mindfulness pelo resto da vida hehehe. É um assunto que não se esgota: pretendo reler o livro, continuar praticando as suas meditações e ler outros livros sobre o assunto.




Minha foto dos livros lidos na minha escrivaninha 


***Outros livros que eu li em 2018 (expostos na foto acima):

*A Arte da Guerra - Sun Tzu (Filosofia);
*O Criador da Realidade - Bruno J. Gimenes e Patrícia Cândido (Espiritualidade - Realização dos sonhos);
*Gestão da Emoção - Augusto Cury (Autoajuda - Autocontrole emocional);
*Falar & Silenciar - Monge beneditino Anselm Grun (Filosofia da Linguagem - Teologia);
*Os Donos do Futuro - Roberto Shinyashiki (Autoajuda);
*História da Beleza - Umberto Eco (História da Arte);
*Manuscritos encontrados em Accra - Paulo Coelho (Reflexões - Sabedoria);
*Severos Sussurros Ternos - Cassiano Vinícius Pereira (Poesia);
*O Veterano - Frederick Forsyth (Mistério e Suspense Policial);
*A Arte do Direito - Francesco Carnelutti (Filosofia Jurídica);
*As Primaveras - Casimiro de Abreu (Poesia);

**Além desses livros da foto, li mais dois:

*Em Busca de Aparecida - Mariana Godoy (Católico);
*As Sete Leis Espirituais do Sucesso - Deepak Chopra (Místico - Lei da Atração e Sucesso).


**Mais sobre Literatura: 

             

Foto de Frederick Forsyth jovem. Este autor é o predileto do meu pai e um dos meus escritores favoritos também. Foi através dele que iniciei minha jornada na literatura quando eu tinha onze anos (nessa idade, li um dos meus primeiros livros -- O Pastor de Frederick Forsyth, história de um avião que se perde na noite do Natal e é guiado por outro avião misterioso até a pista de pouso). 



*Link sobre o primeiro livro que li de Forsyth (tudo a ver com o "clima" de Natal hehehe):

http://tatycasarino.blogspot.com/2012/12/campanha-de-incentivo-leitura.html


Observações: Em Busca de Aparecida é um livro que eu queria ler desde o ano passado e manifestei o desejo da leitura na Retrospectiva Cultural do ano passado (promessa cumprida!). O Livro "O Veterano" de Frederick Forsyth citado na lista dos lidos em 2018 reúne quatro novelas do autor: O veterano, A arte do essencial, O milagre e o cidadão. 





2) O Filme do Ano 

A Pequena Sereia (filme de 2018) ou A Pequena Sereia do Mississipi (não confundir com outro filme também chamado A Sereia do Mississipi de 1969). 

*Resumo do filme:

Cuidado! Há informações sobre o enredo, mas pode ficar tranquilo que eu não conto o final hehehe. 


                        

   

    O filme começa com uma avó contando para as suas netas a famosa lenda de  "A Pequena Sereia". As meninas dizem que sereias não existem e, então, a avó conta uma história de sua própria autoria para encantar as crianças e convencê-las a respeito da existência de sereias. 
    Há algumas décadas, um jovem repórter chamado Cam Harrison é convocado pelo chefe do jornal onde trabalha a escrever uma matéria sobre a água milagrosa do Dr. Locke no Mississipi. Mesmo cético e resistente à matéria, ele viaja a trabalho e leva consigo a sua sobrinha, uma doce garota chamada Elle, a qual perdeu os pais bem cedo e sofre de uma grave doença pulmonar que impede a garota de brincar por conta das inúmeras tosses e crises respiratórias. 

                         

   

         Quando Cam e Elle chegam em seu destino, hospedam-se em uma casa acolhedora e resolvem passear pela cidade. Em um dos seus passeios, eles descobrem um circo cuja atração principal é a exposição de uma sereia em um tanque de vidro. 
       Enquanto a sobrinha brinca na roda gigante, o bondoso Cam defende a sereia diante de um grupo de rapazes mal-intencionados e acaba se apaixonando pela doçura dela. Ocorre que ela é prisioneira de seu chefe do circo, um mago que detém a sua alma e explora a sua natureza mágica para fins comerciais. 

                         



        Embora o Dr Locke seja um charlatão, a sereia é real e precisa fugir de seu carrasco do circo. Além da sereia, uma mulher com poderes telecinéticos e uma esquisita criatura masculina recebem maus-tratos da equipe desse mesmo mago charlatão. Cam e a sobrinha precisam salvá-los antes que o mago destrua a vida e a felicidade de todos. É uma história sobre amor, amizade e o poder dos bons sentimentos diante das armadilhas do destino.           

                 
    
     Ressalta-se que Elle se identifica com a sereia, sonha em ser sereia também e diz que seu coração pertence ao mar. Será que o problema de saúde da garota tem a ver com o seu vínculo com o mundo das sereias? Assista ao filme para saber a causa da doença de Elle e o curioso tratamento descoberto! ;) 


               


**Observação: Para ser sincera, é um filme simples, sem grandes produções e pode ser considerado "bobo" ou "inocente" para muitas pessoas. Não seria o grandioso "filme do ano" típicos de outras listas, mas esta é uma lista bem pessoal e eu gosto de enredos simples e românticos. Eu me emocionei com o filme e acredito que sua mensagem é bonita por retratar a libertação do bem diante das armadilhas do mal. 
   Eu considero muito a mensagem que um filme passa, seus valores e a empatia que os personagens causam no telespectador, e essas razões me levaram a destacar tal filme como o "filme do ano" da minha lista. 
    Além do mais, esse filme chama a atenção de um nicho bem particular: o "sereísmo", um estilo de vida que leva as moças a se identificarem com tudo o que diz respeito ao universo das sereias, incluindo livros, roupas, maquiagens e até mesmo aulas de mergulho com caudas de sereia artificiais. Esse estilo conquistou grande grupo de mulheres no mundo -- e no Brasil também. 
     A subcultura seapunk, por exemplo, difunde um estilo de vestimenta com características "aquáticas" (roupas coloridas que remetem ao mar). A beleza, o charme e a sensualidade das sereias retratadas nas lendas levam diversas mulheres a se inspirarem num estilo "sereia de ser", incorporando um conjunto de virtudes atribuído às sereias ao longo da literatura na vida cotidiana. Portanto, embora o filme possa ser simples, ele está sendo assistido por muitas pessoas na Netflix, especialmente pelos fãs da cultura de sereias. 

                    

     

     Sou fã do "sereísmo" desde criança e escrevo diversas poesias sobre sereias além de atualmente escrever um conto sobre sereias. Por causa do meu encanto por sereias, esse filme causou uma empatia a mais e um sentimento especial em mim. Lembrando mais uma vez que essa lista é bem pessoal e revela o meu gosto, não se importando com críticas técnicas de cinema. Muito embora seja um filme simples, ele é cativante e os efeitos especiais da cauda da sereia são muito bons. 


**Outros filmes assistidos em 2018 e séries:

           

The Story Of Diana é um excelente documentário sobre a vida da princesa. 


*Inside the Freemasons - Documentário sobre as Lojas Maçônicas da Inglaterra;
*Juana Inês - Série sobre a poetisa mexicana Juana Inês;
*Vikings - Série que retrata a vida dos Vikigns, suas guerras e conquistas;
*The Story of Diana - Documentário sobre a vida da princesa Diana;
*The Secret - Documentário sobre o Livro "O Segredo";
*As Sete Leis Espirituais do Sucesso - Documentário sobre o livro de mesmo nome do Deepak Chopra (inclui participação e canção inédita de Olívia Newton-John).

E etc. 

*Todos esses filmes você encontra na Netflix. 



3) A Música do Ano 




Que Beleza - Tim Maia

   A música é antiga (canção de 1975), porém essa é uma lista bem particular sobre o que marcou o meu ano. Portanto, não falarei de músicas da "moda" ou lançadas em 2018, mas sim das mais ouvidas por mim em 2018. 
  Escutei muito a música "Que Beleza" de Tim Maia em 2018, especialmente durante o almoço e antes dos meus estudos. Gosto muito de arrumar a casa e enxugar a louça ouvindo e cantando essa música. A letra é muito mística e tem um significado especial para mim além de ser extremamente divertida e dançante. Eu me divirto ao escutá-la e sempre acabo dançando e cantando seus versos:

Uh! Uh! Uh! Que beleza!
Uh! Uh! Uh! Que beleza!

Que beleza é sentir a natureza,
Ter certeza para onde vai e de onde vem.
Que beleza é vir da pureza,
e sem medo distinguir o mal e o bem.

Uh! Uh! Uh! Que beleza!
Uh! Uh! Uh! Que beleza!

Que beleza é saber seu nome,
sua origem, seu passado e seu futuro.
Que beleza é conhecer o desencanto,
e ver tudo bem mais claro no escuro.

Uh! Uh! Uh! Que beleza!
Uh! Uh! Uh! Que beleza!

Abra a porta e vá entrando!
Felicidade vai brilhar no mundo!
Que beleza! Que beleza!

Uh! Uh! Uh! Que beleza!
Uh! Uh! Uh! Que beleza!

  Observação: A composição dessa música ocorreu quando Tim Maia fazia parte da doutrina espiritual e filosófica denominada "Cultura Racional". Tal corrente espiritualista foi fundada há décadas no Distrito Federal pelo médium Manoel Coelho, antigo presidente do Centro Espírita "Tenda Espírita Francisco de Assis". As pessoas vinculadas à corrente espiritual "Cultura Racional" dizem que são "filhas do racional superior" e creem que a verdadeira inteligência do ser humano está na sua capacidade de se renovar. 

        



      Salienta-se que a "Imunização Racional" foi anunciada há milênios por profetas e astrólogos ligados às "Forças da Natureza" e às "Energias Astrológicas". Consoante a Cultura Racional, a missão do ser humano é voltar ao seu estado natural: puro, limpo e perfeito. Essa corrente é uma mistura de filosofia, ciência e espiritualidade muito embora não se enquadre em nenhum desses campos do conhecimento plenamente e não seja classificada como "seita" nem tampouco como "religião". 
          Segundos os seus estudiosos, haveria "planos astrais", tais como o "astral inferior" (onde há dualidade bem x mal e sofrimento), o "astral superior" (seres intermediários que sentem somente bondade) e o "mundo racional" (pura luz e origem do universo). 
              Vale destacar que Tim Maia buscava doutrinas religiosas não somente por causa da fé, mas devido à imensa curiosidade filosófica e intelectual a respeito delas. Buscou diversas vezes correntes espiritualistas para se "purificar", mas sua luta contra as drogas e outros vícios perdurou por muito tempo. Por fim, Tim Maia se decepcionou com essa corrente espiritual e passou a ser antagônico a ela quando percebeu o radicalismo de certas ideias. 
            Segundo o músico Júnior Mendes que tocava com Tim Maia, Tim chegou a se desfazer de seus bens materiais, incluindo os móveis de seu apartamento. Além disso, conforme o músico, Tim rejeitava os dogmas curiosos e esquisitos do movimento como, por exemplo, a ideia de que a mulher magnetizava o homem na relação sexual. 
               Não obstante, teve um período bem proveitoso dentro do movimento, onde lapidou a sua personalidade e tornou-se mais disciplinado e saudável. Quando estava dentro da Cultura Racional, Tim evitava comer carne e usava roupas brancas. As ideias da doutrina apontavam o controle dos vícios, já que a maioria dos vícios, o sexo e a carne vermelham prendem o ser humano ao mundo terrestre. Seu erro talvez foi o fanatismo inicial, já que não se domina o ego rapidamente. Tim sugeria o livro "Universo em Desencanto" para todos os conhecidos e pedia para que eles colocassem sempre roupas brancas a fim de "tirar o magnetismo" da terra e se purificar em direção ao mundo da luz.                       Curiosamente, setores da Ufologia estudam a corrente espiritual "Cultura Racional" por supostamente haver um vínculo entre essa doutrina e outros mundos. Ao invés de encarar os habitantes dos planos astrais como seres espirituais e estudar o universo sob a perspectiva astrológica, as pessoas da Ufologia dizem que, na realidade, esses outros planos seriam mundos vizinhos e os seres de luz nada mais seriam que extraterrestres. 
           Sem dúvidas, tudo isso pode ser uma tremenda "viagem", mas nós não precisamos fazer uso de psicotrópicos para entrarmos em um suave "transe" dançante com a música de Tim. Particularmente, porém, creio no misticismo da letra da música e em sua sabedoria implícita, bem como na existência de um plano superior. 

Letra da música:

https://www.letras.mus.br/tim-maia/523509/

Música (Link do YouTube abaixo -- lembrando que as pessoas citam a Cultura Racional nos comentários e de forma engraçada dizem que ouvem a canção para "desmagnetizar" hahaha):




Links sobre o assunto:

http://www.filhosdoracionalsuperior.com.br/tim-maia-e-a-cultura-racional/

https://ufo.com.br/artigos/cultura-racional-o-desencanto-da-seita.html


**Outras músicas que ouvi muito em 2018:

*The Sun Always Shines On Tv -- a-ha
*Vogue -- Madonna
*Just Another Day -- Jon Secada
*Sacrifice -- t.A.T.u
*Garota de Berlim -- Supla
*I Like Sex -- Supla
*Caranguejo -- Babado Novo (Cláudia Leitte)
*Amor a la mexicana -- Thalía
*Boomerang Blues -- Renato Russo 
*Se... -- Djavan 

**Observação:

A música Boomerang Blues de Renato Russo marcou presença este ano, pois foi o tema da abertura da Novela "O Outro Lado do Paraíso". Confiram a análise que eu fiz desta música no blog:

http://tatycasarino.blogspot.com/2018/03/interpretando-boomerang-blues-de-renato.html


4) O Palestrante do Ano

                


  Professor Sandro Cladeira.


   Em Junho deste ano, eu comecei a estudar no Curso Carreiras Jurídicas Extensivo Essencial do Damásio de Jesus, onde conheci esse professor de Direito Penal maravilhoso chamado Sandro Caldeira. Embora meu curso seja telepresencial, tive aulas no modo Online com Sandro Caldeira a respeito de Direito Penal Especial. As aulas do Sandro sobre Lei Maria da Penha e Crimes Hediondos são maravilhosas -- super didáticas, divertidas e de excelente qualidade. O professor passa esquemas interessantes e até mesmo desenhos com o conteúdo, criando quadros mentais que serão permanentemente lembrados pelo aluno. 
     Além de professor, Sandro é Delegado, membro do Instituto Panamericano de Política Criminal, Especialista em Neurociência da Educação, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Coach, Analista Comportamental, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Articulista, Palestrante, Técnico de Mapas Mentais e criador do método "Um Jeito Legal de Estudar Direito". 
       Sandro também ficou famoso por criar paródias jurídicas de músicas para os seus alunos gravarem o conteúdo na memória. Ele já participou de vários programas de televisão, incluindo o Encontro com a Fátima Bernardes, onde cantou uma de suas paródias. 
       Extremamente alto-astral, Sandro é um ser humano incrível e solidário que passa a sua energia boa para todos os seus alunos, colegas de trabalho e pessoas que convivem com ele. Sendo assim, ele merece estar em destaque como o palestrante do ano não somente por sua didática e qualidade profissional, mas também por sua essência boa. 

Links do professor:

*Site:

http://sandrocaldeira.com/plus/

*Instagram:

https://www.instagram.com/sandrocaldeira/?hl=pt-br

*Canal no YouTube:

https://www.youtube.com/user/profsandrocaldeira

**Sugestões de vídeos:

*Iter Criminis (Paródia Jurídica de Sandro Caldeira baseada na canção Thriller de Michael Jackson):



                      https://www.youtube.com/watch?v=Y_CUQGpn-tw



*Estado Espiritual X Produtividade -- Momento Coaching com Sandro Caldeira:





*Meditação como aliada na rotina de estudos:



*Boxe como aliado nos estudos:



                        https://www.youtube.com/watch?v=ksNKvyDUvpc


*Controle do Medo:



                      https://www.youtube.com/watch?v=9gnWVmh6kTU


Inspirada no professor Sandro Caldeira, eu também escrevi duas paródias jurídicas este ano (somei a minha paixão por Direito com minha paixão pela poesia):

*A Bela e a Fera na Forma da Lei Maria da Penha:

http://tatycasarino.blogspot.com/2018/07/praodia-juridica-bela-e-fera-na-forma.html

*Aladdin e a Constituição:

http://tatycasarino.blogspot.com/2018/08/parodia-juridica-aladdin-e-constituicao.html

Obs: No meu caso, comecei fazendo paródias usando, como ponto de partida, canções da Disney hehehe. A primeira música criada foi inspirada nas aulas do Sandro Caldeira enquanto a segunda paródia escrita por mim (a do Aladdin e a Constituição) foi inspirada nas aulas do professor Ricardo Macau (Professor de Direito Constitucional e Internacional). 


5) A postagem do ano de Taty Casarino




Tudo sobre o filme Titanic

        Considero o texto "Tudo sobre o filme Titanic" o melhor que eu escrevi em 2018, pois teve uma pesquisa extensa e profunda por trás dele e cada parágrafo teve muito capricho -- modéstia à parte hehehe. Esta é uma história que gera muita empatia nas pessoas (não é por acaso que esse é um dos filmes mais famosos de todos os tempos e vitorioso em onze categorias do óscar), e eu escrevi com muito amor à história e dedicação. 
      Esta postagem acabou gerando outro texto sobre o figurino de Titanic (o filme ganhou Óscar de melhor figurino na época também) e abriu uma nova fase desse blogue, a qual inclui textos de análises de figurinos (descobri certo dom para descrever figurinos de filmes de época). A inspiração é um efeito dominó: uma boa inspiração leva a outra (e, assim, sucessivamente). Sendo assim, descobri que posso analisar não somente filmes, mas também figurinos de filmes de forma aprofundada (ampliando o conteúdo do blog e os temas aqui tratados). 
         Sempre gostei de moda, mas não gosto de falar a respeito dela de maneira superficial e sim dentro de um contexto cultural, literário, artístico ou cinematográfico. Esta foi a postagem do ano por abrir os horizontes do blog. Muito embora eu tenha analisado filmes e novelas em outros anos no blog, foi em 2018 que eu aperfeiçoei as análises de filmes e encontrei outro ramo interessante: a análise de figurinos. 

**Links das postagens sobre o filme Titanic:

Tudo sobre o filme Titanic:

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/05/tudo-sobre-o-filme-titanic-parte-i.html


Análise do figurino da personagem Rose em Titanic:

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/05/tudo-sobre-o-filme-titanic-parte-ii-o.html

**Outro texto sobre Análise de Figurino de Filme que ficou muito bom:

O Fantasma da Ópera -- O Figurino de Christine Daaé

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/12/o-fantasma-da-opera-o-figurino-de.html   

**Outros textos escritos por mim que são considerados os melhores deste ano:

*11 Sinais de que você é uma pessoa interiorizada espiritualmente (Texto de Tatyana Casarino):

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/08/11-sinais-de-que-voce-e-uma-pessoa.html



*Tatyana Romanov -- A princesa misteriosa morta na Revolução Russa (Texto de Tatyana Casarino):

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/05/tatyana-romanov-princesa-misteriosa.html

*Tatyana Romanov -- A princesa misteriosa morta na Revolução Russa -- Parte II (Texto de Tatyana Casarino):

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/08/tatyana-romanov-princesa-misteriosa.html

6) As melhores postagens dos colunistas 

   Além das postagens escritas por mim, devemos considerar as postagens de meus queridos amigos e colunistas deste blog -- Mateus Bulow e Fernanda Rocha. Este ano foi muito especial, porque ganhamos a colunista Fernanda Rocha no blog, que escreve para nós desde Outubro. O Mateus, por sua vez, escreve desde 2012, mas foi em 2018 que ele escreveu seus melhores textos na minha opinião (o blog evoluiu muito e seus escritores também). 

    Como dona do blogue, avaliei os textos dos colunistas e escolhi as suas melhores postagens. Confiram!


**Melhores textos dos nossos colunistas:




*A importância da Espiritualidade em nossa Vida (texto de Fernanda Rocha):

Escolhi este texto pela profundidade do assunto e pela linguagem bonita adotada pela colunista. 

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/11/a-importancia-da-espiritualidade-em.html 




*10 Casais da Realeza (texto de Mateus Bulow):

Escolhi este texto pelo profundo conhecimento histórico apresentado e pela linguagem bonita do autor que alia cultura e entretenimento de forma prazerosa. 

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/09/10-casais-da-realeza.html


7) A poesia do ano de Taty Casarino 






Let The Sun Shines (Deixe o sol brilhar)

**Clicar no link abaixo para conferir a poesia citada:


https://tatycasarino.blogspot.com/2018/08/let-sun-shines.html

   Escolhi esta poesia não somente por causa da beleza das estrofes, mas também por retratar em seu conteúdo o meu amadurecimento emocional deste ano de forma metafórica, lúdica e simbólica. Sem dúvidas, foi a poesia que eu mais estava inspirada no momento da escrita e que mais causou dentro de mim aquele "frisson" poético (apenas quem escreve poesia conhece a sensação hehehe). 

       A minha estrofe favorita dela é:

"Ele cortou as minhas asas prateadas
e meus cabelos de anjo com a sua espada.
Depois queimou meu vestido florido
e me emprestou a sua armadura dourada." 


Outras duas poesias do ano que merecem destaque (assim, teremos as 3 melhores poesias do ano contando com a primeira citada):




Valentin: O Vampiro inglês 

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/11/valentin-o-vampiro-ingles.html






Como Sonham as Sereias

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/11/como-sonham-as-sereias.html




***Confira no Link abaixo todas as poesias escritas em 2018:




https://tatycasarino.blogspot.com/search/label/Poesias%20escritas%20em%202018

***Confira no Link abaixo todos os textos escritos em 2018:




https://tatycasarino.blogspot.com/search/label/Textos%20escritos%20em%202018


*Mensagem final ao leitor:



Nesse Natal, desejo que Jesus menino renasça a cada dia e faça morada em seu coração! Feliz Natal! 


   Obrigada por ter me acompanhado por mais um ano, querido leitor! Escrevo por amor e fico muito feliz com cada comentário recebido. Adoro saber quando um texto meu toca o coração de alguém e leva um sorriso para o seu dia. Este ano foi muito especial: o blog ganhou uma nova colunista, novos leitores e novos temas. 
   Leitores, continuem acompanhando meus textos e poesias por muitos anos, pois eu pretendo escrever até ficar bem velhinha (enquanto o tempo me permitir). 

                   

Feliz 2019!

  

    Que o leitor tenha um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de realizações, amor e paz no coração. Como diz Platão, a paz no coração é o paraíso dos homens. Então, eu desejo que cada ser humano cultive a paz interior e seja mais sensível à caridade para que tenhamos um 2019 com muito mais amor e harmonia. Feliz 2019!


Texto escrito por Tatyana Casarino

Tatyana Casarino é Especialista em Direito Constitucional, Advogada, Poetisa e Escritora. 


***Sigam a Taty Casarino nas redes sociais:

*Spotify:

https://open.spotify.com/user/tatycasarino-br

*YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCsftxoZ2tD-YaV9EaQPXxZw?view_as=subscriber

*Pinterest:

https://br.pinterest.com/tatyanacasarino/

Nenhum comentário:

Postar um comentário