O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A área do Direito para cada signo -- Parte II


*Confiram a continuação da postagem sobre a relação entre astrologia e vocação:




O advogado de Libra é reflexivo, filosófico e perspicaz. 


7) Libra 

*Mediação;
*Conciliação;
*Arbitragem;
*Negociação;
*Magistratura. 

   Libra é o signo que busca harmonia, paz e beleza. Este é o único signo do zodíaco cujo símbolo coincide com o do Direito, visto que a balança é a imagem representativa do arquétipo libriano. O libriano típico é visto como alguém indeciso e que tem aversão aos conflitos -- podendo até mesmo ceder a sua posição em prol da paz nas relações. Muitas pessoas, equivocadamente, pensam que é preciso gostar de brigar para fazer Direito. Muito pelo contrário: o operador do Direito deve ser alguém que preza pela paz e que almeja mais harmonia social, razão pela qual ele agirá para dirimir ou até mesmo diluir os conflitos. 
  Faça a seguinte analogia em relação à carreira da Medicina: Os médicos gostam de doenças? Não, os médicos prezam pela saúde e bem-estar do pacientem, mas precisam estudar as doenças a fim de combatê-las. O mesmo princípio é aplicado ao operador do Direito -- ele não gosta de conflitos, mas precisa estudar a maneira de resolvê-los a fim de contribuir com a paz e a harmonia social. Como Libra é um signo muito sensível à injustiça por causa da violação que ela causa à paz, esse é um signo vocacionado às carreiras jurídicas pelo seu alto senso de justiça, refinamento e uma rara capacidade de ser imparcial diante de conflitos (um juiz libriano geralmente é justo e correto). 
   Por ser um signo de ar regido por Vênus, o libriano é diplomático, reflexivo, inteligente, elegante e filosófico -- características bem presentes na área jurídica, modéstia à parte hehehe. 
    É interessante destacar que o libriano tem fama de ser o "bonitinho" do zodíaco, já que Vênus é o planeta da beleza e do amor também. Ocorre que Libra geralmente confere aos seus nativos traços simétricos e corpos bem proporcionados, fazendo com que eles sejam percebidos como pessoas bonitas (o conceito de beleza está praticamente centrado em harmonia e proporção). Não se trata somente de beleza física, pois a beleza moral também é um tema bastante filosofado pelos librianos. Eles estarão sempre em busca de harmonia e proporção nos diversos aspectos da vida, porque acreditam que a justiça depende desses elementos (e realmente depende, tendo em vista que a balança é o símbolo jurídico por excelência ao demonstrar o equilíbrio). 
     Muito embora seja imparcial e tenha inclinação à Magistratura, o libriano defenderia com convicção e garra os seus clientes no papel de advogado. Apesar de passar a imagem de uma pessoa suave, "alérgica" a conflitos e meiga, o libriano se transforma em um verdadeiro "tigre" quando se trata de defender alguém ou persuadir o juiz da veracidade de suas teses inteligentes. É um signo adaptável e que consegue percorrer várias carreiras jurídicas diferentes -- desde as mais enérgicas até as mais diplomáticas. É um signo inteligente, perspicaz e surpreendente. 
     Além do mais, vale lembrar que Libra é um signo capaz de sentir as energias dos ambientes e os interesses de cada pessoa, virtudes que se tornam muito úteis em um carreira que lida diretamente com diversas pessoas, conflitos e situações. 
    Sua imparcialidade e perfil pacificador levam o libriano a gostar das seguintes áreas: Mediação, Conciliação, Arbitragem, Negociação e Magistratura. As quatro primeiras áreas citadas fazem parte da corrente do Direito que ganha cada vez mais destaque por representar a cultura da pacificação e a desconstrução dos anseios litigiosos. A Magistratura, por sua vez, aponta a figura do juiz tradicional que decide os conflitos entre pessoas físicas e/ou jurídicas. O juiz clássico também combina muito com o arquétipo de Libra. Encontrar o meio-termo tem tudo a ver com Libra, bem como aplicar a Justiça. 




"Eu quero a verdade!"
O advogado escorpiano é teimoso e enérgico. 


8) Escorpião 

*Detetive;
*Policial;
*Direito Penal;
*Criminologia;
*Delegacia de Polícia;
*Ministério Público.

   Regido pelo misterioso planeta Plutão e pelo intuitivo e profundo elemento água, Escorpião é um signo fixo que possui alta persistência para driblar os obstáculos e levar as suas metas até o fim. Se Libra era um signo "alérgico" a conflitos, saiba que Escorpião é o oposto: seu ferrão se sente vivo quando coloca mais lenha na fogueira, cutucando as feridas com o seu veneno e provocando curas por meio de "catarses" dolorosas e profundas. O lema do escorpiano é: "mata ou cura". O mesmo veneno da ferida pode ser o antídoto e o bálsamo da cura em quantias homeopáticas e terapêuticas. 
   Escorpião é um signo muito autêntico, verdadeiro, e o excesso de sua sinceridade pode aparentar grosseria ou sarcasmo. Dos signos do elemento água presentes (Câncer, Escorpião e Peixes), Escorpião é o menos "meigo" e o mais bravo e obstinado. 
     Antes do planeta Plutão ser descoberto (não entraremos no mérito da discussão da Astronomia quanto ao caráter de Plutão, pois a Astrologia considera este planeta para análises de mapas astrais), dizia-se que Escorpião era regido pelo planeta Marte, o mesmo planeta que rege o signo de Áries (signo de fogo). Entretanto, hoje Escorpião é classificado dentro da regência do planeta Plutão, o qual seria uma oitava superior do planeta Marte quanto à força. 
      Enquanto Marte representa a força física, a energia vital mais espontânea e até mesmo a violência bruta, Plutão representa a força anímica, a energia vital espiritual e a violência psíquica das guerras astrais. Plutão trabalha em um nível muito sutil. Ele é um planeta pequeno dotado de grande força arquetípica tal como o signo de Escorpião (dentro dos pequenos frascos, estão escondidos os grandes perfumes ou os piores venenos como diz o ditado). 
      Muito embora muitas pessoas estranhem o fato de Escorpião ser um signo de água (por conta das diferenças entre os demais signos do mesmo elemento), é preciso afirmar que a água é um elemento muito forte, perspicaz e vinculada à profundidade psíquica desse signo, o qual adora mergulhar nas águas profundas de seu íntimo e reformar os aspectos sombrios da personalidade. Além do mais, apesar da sensibilidade ser mais aparente em Câncer e Peixes, Escorpião também é um signo muito sensível -- ocorre que ele esconde a sua vulnerabilidade dentro de sua aura de mistério e introspecção. Um dos indícios de sua vulnerabilidade está no perfil rancoroso. Assim como a água, Escorpião é visceral e passional. 
     No Direito, o escorpiano seria aquele que arrancaria as máscaras, revelaria verdades dolorosas e traria toda a sujeira oculta debaixo do tapete à tona. No período em que Júpiter, o planeta que rege as leis e o sistema jurídico, passava por Escorpião (2017/2018), o Brasil viu o Judiciário se tornar protagonista no combate à corrupção e diversas crises eclodiram nos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), os quais tiveram de enfrentar problemas profundos. Nunca o brasileiro brigou tanto por política (hehehe) quanto nesse período, já que Júpiter em escorpião deixou todo mundo mais belicoso e à flor da pele para defender com veemência as suas convicções. 
       Como é um signo muito perspicaz na resolução de mistérios, o escorpiano seria competente para desvendar crimes, motivo pelo qual seria um ótimo detetive. Além disso, seu perfil forte pode levar a pessoa regida por este signo às carreiras policiais. Salienta-se que o escorpiano seria perfeito para defender os interesses da sociedade, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis -- características da carreira do Ministério Público. 

9) Sagitário







A atriz Ana Paula Arósio no seriado brasileiro "Na forma da Lei". 
O advogado sagitariano é sorridente e otimista. 


*Direito Internacional;
*Direitos Políticos;
*Magistério.


  Se Escorpião é misterioso, melancólico e concentrado no lado sombrio da vida, podemos esperar o oposto de Sagitário -- Sagitário é um signo otimista, com muita fé e sempre concentrado no melhor que a vida pode oferecer. Regido pelo planeta Júpiter (justamente o planeta que domina os assuntos jurídicos além dos temas religiosos e filosóficos) e pelo elemento fogo, o sagitariano é ambicioso, impetuoso e cheio de energia. Seu otimismo e carisma brilham por todos os lugares que o sagitariano passa e sua aura cheia de magnetismo atrai sucesso (vale lembrar que Júpiter é o planeta da expansão e da prosperidade). 
    O Sagitariano é aquele que se sente rico (ainda que não seja rico financeiramente falando), pois seu bom humor, sua personalidade grandiosa e seu estilo de vida aventureiro tornam a sua alma expansiva e generosa. Júpiter rege a casa 9 do Mapa Astral e costuma atrair os seus nativos para as áreas jurídicas, religiosas ou filosóficas. Além disso, Júpiter rege os grandes mestres espirituais, os gurus, as grandes escolas filosóficas e o Ensino Superior (especialmente a faculdade de Direito). 
     Dentre os astrólogos espiritualistas, especula-se que o sagitariano estudou com os grandes mestres espirituais e foi um grande conselheiro em outras encarnações. Em vidas pretéritas, o sagitariano (ou a pessoa com Sagitário forte no Mapa Astral) estudou muito, acumulou muito conhecimento e viajou por todo o mundo, motivos que levam o sagitariano a ser apaixonado por grandes viagens e estudos que sejam capazes de ampliar a sua mente e a percepção sobre a vida.
     Ainda que não esteja viajando ou cruzando terras geograficamente falando hehehe, o sagitariano sempre estará "viajando" nas ideias, já que encontra no mundo dos livros outra grande fonte de aventura, cultura e liberdade além de suas maravilhosas viagens. Sagitário realmente é um arquétipo lindo, não é? Eu adoro a energia desse signo e a minha Lua em Sagitário hehehe. 
    O grande desafio de Sagitário seria o de aplicar as suas grandes e nobres ideias no cotidiano. O "Karma" de Sagitário estaria em seguir aquela célebre frase: "Pense globalmente e atue localmente." Não adianta ter nobres filosofias e não agir de acordo com elas na prática. Que tal fazer pequenas viagens ao invés de grandes? Que tal ter atos de solidariedade com o vizinho ao invés de viajar para outro continente a fim de expressar a sua caridade? Estes seriam alguns desafios. Entretanto, o sagitariano pode continuar fazendo as suas grandes viagens -- desde que equilibre suas aspirações internacionais com as demandas locais. 
      Tendo em vista o espírito cosmopolita de Sagitário e a sua facilidade em aprender novos idiomas, o sagitariano combina com Direito Internacional. Seu espírito político é perfeito para o estudo dos Direitos Políticos presentes na nossa Constituição. Além do mais, considerando a alma expansiva e com dom de conselheira (Sagitário ama ser o mestre), o sagitariano seria um excelente professor de Direito. O Magistério seria a carreira ideal para o sagitariano poder transmitir suas ideias, renovar o seu conhecimento e transferir todo o seu grande saber acumulado. 

Texto escrito por Tatyana Casarino.




Tatyana Casarino é do Signo de Câncer, com Ascendente em Libra e Lua em Sagitário. Ela é Especialista em Direito Constitucional, Advogada e Poetisa. Sua área de pesquisa abrange a Constitucionalização do Direito Civil e os Direitos Personalíssimos. Taty conheceu a Astrologia há muitos anos (na infância, muito antes de ter contato com o mundo jurídico) e é estudiosa de assuntos místicos relativos ao autoconhecimento e ao autoaperfeiçoamento humano. 

***Na parte III, escreverei sobre a relação dos últimos signos (Capricórnio, Aquário e Peixes) com o universo jurídico. Aguardem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário