O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





domingo, 12 de agosto de 2018

Redenção e Felicidade




Eu nunca atravessei a porta
para abandonar a angústia do lado de fora.
Mas agora creio na nossa redenção
quando vejo os louvores de toda a gratidão.

Não poderíamos mais suportar
aquele velho lema rebelde de antes:
"o mundo é mal e não vai mudar,
nós perdemos o brilho dos amantes."

Agora ajoelho diante da cruz
e sinto dentro do peito toda a luz.
O pão de Cristo me alimentou e purificou,
e eu aceitei todas as bênçãos do vosso amor.

Há um poço escuro em nossa mente
tentando nos aprisionar no medo.
Existem todas as perturbações e maldições
guardadas em nossos segredos.

Mas, eu venci meus vis pensamentos,
assim como o leão supera as hienas.
E, do alto do monte, contemplei o sol
banhando minh'alma de belezas.

Encha tua alma de esperança
e aceita com amor as bonanças.
A culpa não passa de um cão doente
latindo para as almas carentes.

O medo não passa de um tubarão vil
que morre com o primeiro canto de coragem.
Nos mares dos nossos sentimentos,
é preciso ouvir as sereias da bondade.

A tristeza não é mais que uma chuva
que ora surge como garoa, ora como tempestade.
Não existe sensação mais forte e pura
do que a nossa autêntica felicidade.

Eu agora atravessei a porta
que abandona a angústia do lado de fora.
Curo minha alma nessa nova oração
quando abro os braços para a vossa redenção. 

Atravessei aquele melancólico inverno,
venci as perturbações malévolas do deserto,
pois quis encontrar a vossa luz redentora
que tudo perdoa, nutre e abençoa. 

Agora vejo a luz do sol sobre mim,
minha mente repousa em contemplação e paz.
Olho para o mundo e apenas medito,
não julgo, não sofro e nem interfiro. 

Um passarinho canta lá longe e eu sorrio
enquanto estou sentada na cadeira da sacada.
Fecho os olhos e me concentro nos ouvidos:
ouço crianças jogando bola, carros e palmas. 

Depois, abro os olhos e me concentro na visão:
que belo mundo Deus desenhou desde Adão!
Árvores verdes frondosas, folhas caídas, flores vistosas,
nuvens pincelando o céu e jardins cheio de belas rosas. 

Meu momento de meditação é como o céu:
azul, límpido, calmo, alto e cristalino.
Nesse momento, eu encontro redenção,
paz, felicidade e contentamento divino. 

Poesia escrita por Tatyana Casarino.

Esta poesia retrata tanto os princípios cristãos quanto os budistas, pois expressa os sentimentos surgidos nas orações católicas e também elucida um momento de meditação budista. Independentemente da religião, o importante é encontrar Deus dentro de si e sentir a paz preenchendo a alma e curando as dores emocionais. 

      


*Algumas das metáforas cristãs:

"Mas, eu venci meus vis pensamentos,
assim como o leão supera as hienas." >> O Leão, no misticismo, é a representação da força (Arcano 11 do Tarô), assim como representa o próprio Jesus no cristianismo (Leão da Tribo de Judá, aquele cuja força e poder superam todo entendimento). As hienas seriam a representação do mal, das tentações e das perturbações.

"Venci as perturbações malévolas do deserto.">> O deserto seria uma provação, que fez surgir maus sentimentos e maus pensamentos. Entretanto, a vitória desse período é possível com a fé em Cristo, pois até Ele enfrentou um deserto. No Evangelho de São Mateus, Jesus é tentado pelo diabo no deserto. 

"Depois abro os olhos e me concentro na visão:
que belo mundo Deus desenhou desde Adão.">> Referência ao criacionismo do Antigo Testamento. 

"O pão de Cristo me alimentou e purificou,
e eu aceitei todas as bênçãos do vosso amor.">> Referência à eucaristia, sacramento central da igreja católica, onde o pão e vinho se transubstanciam no corpo e sangue de Cristo, respectivamente, por meio das palavras pronunciadas pelo padre. 

*Algumas das metáforas budistas:

          

Imagem de Kuan Yin, a Deusa da Compaixão, da Cura e da Transformação segurando uma Flor de Lótus. 


"Olho para o mundo e apenas medito,
não julgo, não sofro e nem interfiro.">> Um dos maiores preceitos do zen budismo é a observação de si mesmo, das pessoas, do mundo e dos próprios pensamentos sem julgamento. É preciso treinar a mente para não julgar e para driblar a necessidade de calcular, imaginar, interferir no mundo e analisar tudo. Isto não significa que a meditação tornará o indivíduo passivo ou isento de análises, porém mais sereno e sábio para atuar com mais qualidade depois. Momentos de "pausas" são necessários para esvaziar a mente, relaxar o corpo e revigorar as nossas forças. Assim, quando formos atuar no mundo, nossa interferência será muito mais benéfica e nossas análises serão mais sábias. Não adianta agir na hora do desespero, da ansiedade ou da cabeça "quente". Este verso representa o meu amadurecimento espiritual e expressa um momento de meditação. 

"Fecho os olhos e me concentro nos ouvidos:
ouço crianças jogando bola, carros e palmas.">> Em muitas meditações budistas, nós fechamos os olhos ou deixamos os olhos entreabertos e focados num ponto imaginário a fim de que surja a atenção em outros sentidos (como a audição, por exemplo) ou nas partes do corpo. 

Tatyana Casarino 

** Confira uma música que combina com esta postagem:


Les Moines Bouddhistes -- My spirit flies to you 

                       https://www.youtube.com/watch?v=MjXoVs6PHHs

Nenhum comentário:

Postar um comentário