O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sexta-feira, 4 de maio de 2018

Tatyana Romanov -- A princesa misteriosa morta na Revolução Russa. -- Parte I

               
  
   Tatiana Nikolalaevna Romanova da Rússia tinha o título de Grã-duquesa da Rússia e não "princesa". Mas, usaremos o termo princesa de forma simbólica pelo arquétipo da realeza que ela representa. Filha do czar Nicolau II e da czarina Alexandra Feodorovna, Tatiana parecia uma típica princesa de Contos de Fadas. Ela tinha tudo -- berço de ouro, elegância, requinte, delicadeza e aquela beleza rara que passa suavidade e equilíbrio em suas feições fotografadas. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o luxo de seu título não garantiu uma vida confortável ou isenta de obstáculos à Tatiana. Resignada, a princesa enfrentou uma vida dura e repleta de conflitos sociais, guerras, perseguições políticas e doenças na família. Conheça um pouco mais da história dessa princesa, considerada a mais bonita das irmãs Romanov e a mais diplomática também.
 
                               



*Tatiana Romanov é a princesa que está atrás da poltrona verde onde sua mãe está sentada (usa cabelos presos e está do lado esquerdo da poltrona). Ela é a mais alta dentre as irmãs. Olga está ao lado direito de Tatiana (também está de pé e usa cabelos presos). Rainha e Czar no centro da imagem. Maria está ao lado esquerdo da mãe e usa um laço no cabelo. Anastásia está ao lado direito do pai e o menino, Alexei, agachado perto da mãe. 
 
   No dia 10 de Junho de 1897 às 10 horas e 40 minutos, nascia uma princesa no mundo. No palácio de Peterhof em São Petersburgo, a segunda filha do czar respirava pela primeira vez. O czar Nicolau II e a rainha Alexandra tiveram cinco filhos na seguinte ordem da filha mais velha ao filho mais novo -- Olga, Tatiana, Maria, Anastásia e Alexei. Sabe-se que as filhas mais velhas, a Olga e a Tatiana, eram muito amigas e muito próximas desde a infância. Por serem altas, eram conhecidas como o "Par Grande". Elas dividiam o mesmo quarto e trocavam confidências. 

              




*Ilustração dos personagens Tatyana e Onegin, importantes figuras da literatura russa. Artista -- Lídia Timoshenko. 






                                    *Representação de Tatyana Larina





  
     Os pais batizaram a princesa com o nome Tatiana em homenagem à novela-poema clássica russa "Eugene Onegin" do escritor Alexander Pushkin. No livro de Pushkin, havia uma heroína chamada Tatyana Larina. Esta heroína, importante personagem da história da literatura russa, representava uma mulher com inteligência e profundidade que tinha um lado vulnerável e sincero quando se tratava de amor. Apesar de sua aparente inocência, essa personagem tornou-se a heroína das mulheres russas. A literatura de Pushkin retratava através de Tatyana a guerra simbólica entre os sentimentos humanos "quentes" e a "frieza" social. Tal "frieza" social é debatida com a ironia típica de escritores inteligentes.  A frieza do personagem Onegin contrastava a inocência e o lado caloroso e dramático de Tatyana Larina. 
       É importante lembrar que o título oficial de Tatiana Romanova era de "Grã-Duquesa", o que significa "Grande Princesa". Sendo assim, ela era uma "Alteza Imperial", um patamar superior às demais princesas europeias classificadas como "Alteza Real". Todavia, ela não era orgulhosa e não exigia o tratamento de Grã-Duquesa. Sabe-se também que ela não gostava de ser chamada de "Grã-Duquesa" e preferia ser tratada de maneira natural.

                   



Tatiana Romanova tinha a beleza da mulher russa -- ela era alta, tinha a pele clara e os cabelos escuros. 
      
          Ela gostava de ser chamada de Tatiana Nikolaevna. Tatiana (como toda Tatiana hehehe) amava seu nome e queria ser chamada por ele e não pelo seu título de "Grã-Duquesa". Geralmente, seus amigos, familiares e criados a chamavam pelo primeiro e segundo nome -- Tatiana Nikolaevna -- ou pelas alcunhas (apelidos), tais como Taty, Tatya, Tanya, Tatianochka e Tanushka. 
         Há uma história engraçada que comprova a humildade e a simplicidade incomum da filha mais graciosa do Czar. Tatiana ficou surpresa e desorientada ao ser tratada como "Vossa Alteza Imperial" pela baronesa Sofie Buxhoeveden. Imediatamente, Tatiana respondeu à baronesa de modo tímido e assustado -- "É maluca para me tratar assim." As pesquisas históricas indicam que Tatiana era religiosa e gostava de ponderar a respeito de ideias abstratas -- um lado mais filosófico e introspectivo da princesa. A Wikipédia diz o seguinte sobre a princesa -- "os ideais de Tatiana Romanova eram considerados poéticos e espirituais". 
         Salienta-se que a essência de Tatiana Romanova foi capturada pela perceptiva Anna Alexandrovna Vyrubova (que nome, hein, minha gente. Tente falar em voz alta em casa), dama-de-companhia, melhor amiga e confidente da Czarina Alexandra Feodorovna. Anna Vyrubova descreveu a princesa Taty Roamnova da seguinte maneira -- "Tatyana era a perfeita encarnação de sua mãe. Mais alta e esbelta do que as irmãs, tinha as maneiras suaves de seus ancestrais ingleses. Amável e simpática, ela dispunha, em direção às irmãs mais novas e ao irmão, um espírito protetor, de modo que eles, brincando, apelidaram-na "A Governanta". De todas as grãs-duquesas, Tatiana era a mais querida entre os que as conheciam, e eu suspeito que, nos seus corações, era a mais ternamente amada pelos pais."

                             

           
         Sabe-se que, embora Tatiana tivesse o perfil discreto, misterioso, introspectivo e até "distante", ela era a grã-duquesa mais afetuosa e sociável. Sobre as amizades de Tatiana, Anna Vyrubova afirmava o seguinte -- "De todas as irmãs, Tatiana era a mais sociável. Ela gostava da sociedade e de ter longas amizades. Mas amigos para essas bem-nascidas, mas infortunadas meninas, eram muito difíceis de se encontrar. A imperatriz temia pelas suas filhas a companhia de meninas malcriadas da aristocracia, de mentes, desde cedo alimentadas com tolices e usualmente outros vícios, de intrigas da sociedade decadente. A imperatriz desencorajava associações com primos e parentes próximos, muitos deles precoces em seus pontos de vistas."
        Quanto às características físicas da princesa Tatiana, a baronesa Sophie Buxhoeveden afirmava que Tatiana era mais alta que a czarina Alexandra e ostentava uma beleza delicada e bem proporcionada. Assim como seus ancestrais que eram famosos pela beleza, a princesa Tatya era dona de traços finos e regulares. 

                      


         
      É um equívoco pensar que a sua vida de princesa era luxuosa e confortável, tendo em vista que a princesa Tatya e os demais herdeiros Romanov foram criados com certa austeridade. Tatiana Romanov e as irmãs dormiam em camas duras e instáveis além de tomarem banhos frios de manhã (imagine só tomar banho gelado naquele frio da Rússia logo pela manhã sem poder aquecer a água ou tomar em outro horário mais quente). Sabe-se também que as moças Romanov não gozavam de liberdade e deveriam estar sempre ocupadas com bordados ou tricôs. 
       Os trabalhos manuais das princesas eram oferecidos a bazares de solidariedade. Entretanto, Tatiana Romanov era mais ativa que as irmãs além de ser considerada uma mulher avançada para o seu tempo -- ela não se contentava com os bordados e implorava para trabalhar e ser útil de alguma maneira na Primeira Guerra Mundial. Tatiana gostava de ler, escrever e trabalhar como enfermeira. 

                    

As princesas Olga e Tatiana 

       
       Vale salientar a bonita amizade entre Tatiana e a sua irmã Olga. As duas irmãs mais velhas eram denominadas de o "Par Grande" da família Romanov. Já as duas irmãs mais novas (Maria e Anastásia) eram conhecidas como o "Par Pequeno". As quatro irmãs Romanov mandavam presentes e assinavam cartas usando a sigla OTMA (o conjunto das letras iniciais de cada nome das irmãs -- Olga, Tatiana, Maria e Anastásia). Ao contrário do que pensam de meninas ricas e imperiais, as Romanov não eram mimadas nem egoístas. Sabe-se que elas gostavam de compartilhar as suas coisas umas com as outras e com os seus amigos. 

                      

As princesas Tatiana e Anastásia. A princesa Tatiana sempre foi a mais conhecida e diplomática dentre as irmãs Romanov. Entretanto, após a Revolução Russa, a princesa Anastásia ganhou mais fama devido ao mito de sua sobrevivência. Este mito influenciou livros, filmes, documentários, peças de teatro e séries de televisão. 



     A influência cultural desse mito incentivou a curiosidade das pessoas pela História da Rússia. A Animação Anastásia da FOX foi um fenômeno mundial no fim da década de 90. As crianças da minha geração cresceram encantadas por este mito. Atualmente, muitos adultos nascidos na década de 90 dedicam-se à pesquisa histórica da família Romanov. 

            
            A generosidade de Tatiana e o seu desprendimento em relação aos bens materiais e às joias são relembrados pelas palavras de Sophie Buxhoeveden -- "Numa ocasião, elas pensaram que o meu vestido precisava de um colar de rubis para completá-lo. Eu disse que não tinha, e que as minhas pérolas serviam. Tatiana Nikolaevna saiu e apareceu com vários broches que queria que eu usasse. Eu naturalmente recusei para seu grande espanto." Na mesma ocasião, Tatiana teria dito o seguinte -- "Nós, irmãs, emprestamos tudo umas às outras quando pensamos que as joias de uma ficarão apropriadas no vestido da outra." 

                      

Tatiana Romanov e o Bulldog francês chamado Ortino em seus braços. O Bulldog foi dado pelo namorado Dimitri Malama. Observação -- A gravura é uma montagem artística de Deviant Art. 

           
        Além de generosa, Tatiana era diplomática e gostava de ser a mediadora de conflitos entre os pais e as irmãs (acredito que hoje em dia a Tatiana seria uma ótima advogada ou juíza hehehe), razão pela qual recebeu a alcunha de "A Governanta". Tatiana costumava fazer as solicitações das irmãs aos pais. Ela tinha a confiança dos pais devido ao jeito sério e disciplinado. Apesar de séria e discreta, Tatiana era muito alegre, simpática e sorridente. Nos dados históricos dos traços de Tatiana, afirma-se que ela era alta, tinha cabelos castanhos escuros e os olhos claros que variavam entre o tom azul acinzentado e o verde oliva. 
             
                   

      
        Quanto aos desafios que a princesa Tatiana Romanov enfrentou, a História mostra as dificuldades com doenças na família. O irmão mais novo, Alexei Nikolaevich Romanov sofria com a Hemofilia, doença genética hereditária que prejudica a capacidade do corpo em controlar a circulação do sangue ou a coagulação. Olga, a irmã mais velha que dividia o quarto com a princesa Tatiana, teve febre tifóide na primavera de 1901. Devido à febre tifóide, Olga foi transferida para um quarto individual e teve de se afastar das irmãs. 

                        

Tatiana com a irmã Olga em 1904 

       
        Quando Olga começou a melhorar, Tatiana foi autorizada a ver a irmã durante cinco minutos. A princesa Tatiana tinha quatro anos na época e chorou amargamente ao ver a adorada irmã pálida e doente. A governanta Margaretta Eagar teve dificuldades em consolar a angustiada Tatiana que sofria ao ver a irmã doente. Sabe-se que Tatiana era 18 meses mais nova que Olga, a qual não se importava em deixar a irmã no controle de algumas situações. Mesmo sendo mais nova que Olga, Tatiana agia como a irmã mais velha muitas vezes, exercendo o papel de mediadora entre os pais e as irmãs. Pierre Gilliard, o tutor francês das meninas, dizia que as irmãs eram apaixonadamente devotas uma à outra. Olga e Tatiana tiveram uma amizade sincera entre irmãs (algo raro de ver hoje em dia). 
          Vale lembrar que Tatiana era amorosa não somente com as irmãs, mas também com os pais. Ela mantinha vínculos afetivos fortes com os familiares, especialmente com a irmã mais velha e com a mãe. Tatiana era a mais amorosa das irmãs Romanov e a mais devotada à mãe também. Dizem que Tatya era a filha favorita da czarina secretamente.

                               

         
           Em relação às características da personalidade de Tatiana Romanov, o tutor francês Gilliard dizia o seguinte -- "Tatiana era bastante reservada, essencialmente equilibrada e tinha vontade própria, mas ela era menos franca e espontânea do que sua irmã mais velha. Ela não era tão talentosa, mas sua inferioridade era compensada com perseverança e dedicação. Ela era bonita, mas não tinha o charme de Olga Nikolaevna. Se a czarina mantinha alguma diferença entre as filhas, Tatiana Nikolaevna era a sua favorita. Não era que as outras irmãs gostassem menos da mãe, mas a Tatiana sabia como rodeá-la de atenções sem limite e nunca abriu caminho para que a mãe tivesse impulsos caprichosos."

                 

Taty Romanov escrevendo 


A letra de Taty Romanov 

        

      Quando Gilliard diz que Tatiana não era tão "talentosa", ele estava considerando os trabalhos manuais e artísticos femininos atribuídos às princesas da época. Tatiana não tinha muita vocação para tais trabalhos, tendo em vista que ela gostava mais de ler, escrever, estudar e trabalhar no meio militar e na enfermaria. O Coronel Kobylinsky teria dito que seria melhor se Tatiana fosse homem devido à falta de jeito da princesa com trabalhos manuais, bordados e demais ofícios passados às mulheres na época. Todavia, sua feminilidade era evidente, bem como sua graciosidade. 
      Apesar de preferir trabalhos mais "masculinos" como servir na Primeira Guerra e estudar as leituras que eram restritas aos garotos geralmente, Tatiana tinha seu lado artístico também, o qual era manifestado em trabalhos manuais e na moda. Tatiana vestia-se muito bem e era dotada de grande senso estético. Sua força e seus trabalhos no âmbito militar não retiraram a sua feminilidade e delicadeza. 

                   

*O perfume Jasmine de Corse de Coty na gravura acima. O perfume francês de Paris lançado em 1906 era o preferido da princesa russa. 

        

      Consoante Anna Vyrubova, Tatiana tinha um grande talento para desenhar roupa e crochê além de pentear o longo cabelo da mãe melhor do que um cabeleireiro profissional. Tatiana adorava lidar com roupas e cabelos. Sabe-se que Tatya Romanov gostava de costurar, bordar e efetuar alguns trabalhos manuais além de lidar com roupas e perfumes. Ressalta-se que o perfume de Tatiana era o Jasmine de Corse de Coty. Ela gostava de ler novelas e revistas de Moda. Tatiana também adorava música e era uma boa pianista. 
        Embora introspectiva e misteriosa, Tatiana costumava chamar a atenção nos lugares que frequentava devido à beleza, à altura e à elegância. Mesmo tanto tempo após a sua morte, as pessoas continuam curiosas em relação à vida dela e encantadas com o seu magnetismo. 

                 

Tatya Romanov no Desenho Animado "Anastásia" de 1997 do lado esquerdo e Tatya Romanov da vida real ao lado direito. 

       

       Inesquecível, Tatiana Romanov foi uma grande personalidade histórica sem dúvidas. Ela marcou a história da nobreza não por causa de atitudes autoritárias (como os nobres costumam marcar), mas devido à graciosidade de seus passos. Nas próximas postagens, escreverei a respeito de sua juventude, idade adulta, exílio e execução. Aguarde as próximas postagens, querido leitor!  


Texto escrito por Tatyana Casarino 

Observação:

**Confiram, queridos leitores:

**Tatyana Romanov -- A princesa misteriosa morta na Revolução Russa -- Parte II:

https://tatycasarino.blogspot.com/2018/08/tatyana-romanov-princesa-misteriosa.html
        

       
            
       *Referências sobre a beleza e a personalidade de Tatyana Romanov:

*The finest Beauty of Grand Duchess Tatiana (a beleza mais elegante):


*Tatiana - The beautiful one (Tatiana, a bela):


*The Beautiful One: Grandduchess Tatyana Romanov of Russia (A bela Grã-Duquesa):


*Queen Fairy -- Tatiana Romanov (Rainha das Fadas):


*Execution of Tatiana Romanov - The Most Beautiful Princess (Execução da Princesa Tatyana Romanov, a princesa mais bonita):


*Tatyana Nikolaevna: A meditation on beauty (Tatiana Nikolaevna - Uma meditação da beleza):


*The All Beautiful Tatyana Romanova  (Toda a beleza de Tatyana Romanov):


*The Romanov Sisters - Tutorial - Beauty Beacons (Faróis de beleza):



Tatyana Casarino.