O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sábado, 14 de abril de 2018

As minhas 7 Princesas Favoritas

                              


   Olá, pessoal! Hoje eu trago uma lista bem pessoal: a das minhas sete Princesas Favoritas da Disney. Não se trata de um ranking objetivo sobre as Princesas mais virtuosas ou merecedoras de admiração, mas de uma lista bastante subjetiva que revela o meu grau de empatia por cada uma delas. Sei que há muito mais do que sete Princesas na Disney — considerando as mais modernas. Contudo, decidi fazer uma lista mais curta e simples, valorizando as Princesas clássicas que eu costumava admirar em minha infância. 




7– Cinderela 

  Na minha época, a Cinderela era a princesa mais popular apesar de não ser a minha favorita (sempre fui uma garota de ter preferências diferenciadas das populares). Ela não tinha uma beleza diferente (a personagem loirinha dos olhos azuis lembrava as Bonecas Barbies tradicionais e trazia um tipo beleza muito exposto na época) e sua história de amor não era das mais cativantes. O fato de ter encontrado o seu grande amor em um baile nunca me chamou a atenção (embora encontrar um príncipe em uma festa seja a fantasia da maioria das mulheres, o meu sonho sempre foi encontrar o meu amor em uma viagem ou em uma biblioteca hehehe). Vale lembrar que eu gostava de simular a história de Cinderela por meio de bonecas Barbies ao brincar com minhas primas. Nós reproduzíamos todas as cenas hehehe. 

   Cinderela não era a princesa que mais me cativava. Entretanto, cito Cinderela nesta lista por algumas características: a sua bondade, a sua resignação e a sua perseverança. Mesmo sendo maltratada por suas irmãs e madrasta, Cinderela sempre manteve um senso de virtude aliado à esperança imbatível de mudar a vida para melhor. Sempre admirei a sua coragem em perseguir os seus sonhos mesmo em condições tão humildes e opressoras. Portanto, Cinderela merece estar nesta lista por não ter perdido a doçura em tempos amargos. 

     

6- Mulan 

  Na minha época, a princesa Mulan foi uma grande surpresa pela representação de uma beleza diferente — a chinesa. Além disso, a sua personalidade era bem distinta das demais Princesas, já que ostentava um perfil mais “Yang”, bravo e guerreiro. Eu amava a Mulan e me identificava bastante com ela, especialmente no que tange à busca pela expressão da verdadeira identidade. Eu adorava a trilha sonora de Mulan e torcia muito por seu final feliz. 

    Mulan é uma das princesas mais honradas e virtuosas retratadas pela Disney, visto que seu altruísmo e sua coragem em substituir o seu pai doente no cenário Militar e ir para a guerra como se fosse um homem são características preciosas e raras. Sempre adorei ver a forma como Mulan deu a volta por cima em sua jornada da vida, trazendo honra para a sua família de modo inesperado. Quem diria que aquela garota tímida e desajeitada que aprontava travessuras no trajeto até a casamenteira iria se tornar a guerreira mais valente e honrada da China? Realmente, as flores que demoram para desabrochar são as mais preciosas...





5- Jasmin

     Aladdin foi um dos filmes de Animação mais aclamados da década de 90. Eu amava assistir ao filme da princesa Árabe que se apaixona pelo garoto humilde da feira. Tudo neste filme é incrível: a trilha sonora, as vestimentas, os cenários,  os personagens e a história de amor. Havia uma fita do jogo de videogame Aladdin para Super Nintendo que eu amava jogar hehehe. Eu também adquiri a fita VHS desse desenho animado para assistir e cantar as músicas diversas vezes. Amava o Gênio da Lâmpada! Para mim, Aladdin é a animação mais completa — cativa com cenas de drama até comédia. 

     Sempre achei a princesa Jasmin belíssima com suas feições orientais e originais. Longos cabelos pretos, olhos grandes e vestimentas árabes deixavam a princesa impressionante. Sua personalidade também é bastante original e forte — ela foi capaz de enfrentar o Sultão, seu pai, inúmeras vezes em prol do que considerava correto. Firme, Jasmin recusou diversos casamentos por rejeitar o matrimônio arranjado e chegou a fugir do próprio palácio para buscar a sua liberdade e felicidade. Esta jornada em busca da liberdade sempre foi o que mais me chamou a atenção em Jasmin. As cenas mais encantadoras do filme são três em minha opinião: a que ela liberta os pássaros da gaiola, a que ela encontra Aladdin pela primeira vez e a da música romântica no tapete mágico.
      O que eu mais admirava em Jasmin era o seu equilíbrio entre elegância e simplicidade: embora seja a princesa mais sofisticada e rica retratada pela Disney, ela sempre deu valor à simplicidade da vida. O pequeno fato de ter liberdade para ir à feira sozinha pode ser um momento de doce e grandiosa alegria. 

4 - Branca de Neve 

      


     Branca de Neve, a princesa mais pura da Disney, não poderia faltar nessa lista. Na minha opinião, Branca de Neve é uma das melhores Animações da Disney (as primeiras Animações sempre serão as mais charmosas) além de contar com a história mais romântica. Sou uma pessoa que valoriza tudo o que é clássico, e a Branca de Neve continua a me encantar até hoje. 
    Essa princesa é a prova de que personalidade forte pode caminhar ao lado da doçura e da meiguice. Mesmo sendo a princesa mais meiga e sensível da Disney, ela soube muito bem vencer os obstáculos do seu destino com bondade e perseverança. Movida pela inveja, a madrasta  de Branca de Neve mandou o caçador do reino matar a princesa.
      Entretanto, seu jeitinho adorável e encantador foi capaz de derreter o coração do caçador, o qual permitiu a fuga da donzela. Ao fugir do caçador, Branca de Neve enfrenta uma floresta escura e o desamparo afetivo. Todavia, encontra a casa dos sete anões e é amparada por eles. Não  foi fácil convencer os sete anões a permitirem a sua presença no chalé deles. Porém, a sua meiguice derreteu o coração daqueles anões (e a sua comida saborosa conquistou cada um pela barriga também hehehe). 
       Muitos dizem que Branca de Neve é uma princesa passiva... E que a sua ingenuidade deixava a princesa tola e vulnerável aos ataques da madrasta, como no episódio da maçã... Eu já penso que ela é muito esperta em cultivar a bondade. Se não fosse a sua ingenuidade e a sua doçura, ela não teria derretido os corações dos personagens (o príncipe, o caçador e os anões) e, desse modo, não teria vencido a sua jornada. Ela foi salva por sua bondade e ingenuidade. Paradoxalmente, a mesma ingenuidade que a deixava vulnerável a tornava uma fortaleza. Com o coração derretido, o caçador não teve coragem de matar a moça e a deixou fugir... Com os corações encantados pela pureza da donzela, os anões deram abrigo para era... Por fim, com o coração apaixonado pela princesa meiga, o príncipe a beijou e a libertou do feitiço, salvando a sua vida... Sua inocência a salvou hehehe. 
      Por provar que a inocência deixa a alma forte e nos protege durante a jornada da vida, Branca de Neve tem lugar especial em meu coração e nessa lista. Além do mais, ela é a prova de que o bem sempre volta para nós em forma de ajuda no futuro. Graças ao seu caráter bondoso, ela foi agraciada com a bondade das pessoas mais inesperadas -- inclusive com a do caçador. As feministas criticam Branca de Neve por ela gostar de tarefas domésticas, ser passiva e não ser "empoderada". Mas, não existe maior poder do que o de conquistar corações improváveis. Toda mulher tem o seu poder interior e nenhum é mais certo ou forte do que outro. O Poder de Branca de Neve estava em sensibilizar as almas ao redor (até mesmo aquelas com coração de pedra...). 

3-- Aurora (A Bela Adormecida)

                      


      Aurora é uma das princesas mais lindas e graciosas da Disney e merece presença nesta lista. Todos os gestos de Aurora são naturalmente delicados e femininos -- a forma como ela anda, curva os pés, dobra os pulsos e acena com as mãos são alguns exemplos. Aurora é aquela princesa típica que exala charme e elegância. Ela é uma das únicas princesas que realmente nasceu em "berço de ouro", já que carrega a nobreza desde o nascimento e não precisou se casar com um príncipe para ganhar um título. Salienta-se que ela é uma das únicas princesas com família estruturada e amorosa (tanto o pai quanto a mãe dela são adoráveis e marcam presença na Animação). Sendo assim, ela não é uma princesa órfã ou criada por alguma madrasta como muitas outras. Diferentemente das demais, ela nunca precisou lutar contra a pobreza ou contra um ambiente familiar opressor repleto de irmãs invejosas (Aurora é filha única como eu e talvez minha identificação com ela também seja por essa razão hehehe). 
       Entretanto, a Aurora teve de ser afastada de seu núcleo familiar quando Malévola lançou um feitiço sobre a princesa quando ela ainda era um bebê -- a de que Aurora picaria o dedo no fuso de uma roca e morreria no aniversário de 16 anos. Dessa forma, ela teve de ser criada em um chalé humilde no meio de uma floresta afastada e cercada por três boas fadas madrinhas. Mesmo sendo da nobreza, ela foi criada em um chalé simples no meio da natureza. Seus passatempos prediletos eram colher flores, andar descalça pela grama e cantar com os animais da floresta (não existe princesa mais fofa que ela hehehe). 
      O que mais me chama a atenção na Aurora é a sua essência humilde e bondosa -- ela tinha tudo para ser orgulhosa e mimada por seu berço de ouro e, no entanto, esbanjava uma simplicidade incomum. Diferentemente das demais princesas, seu caráter e a sua força não foram lapidados ao longo da jornada pela luta contra a pobreza ou opressão, mas revelados com naturalidade. 
        Tudo nessa princesa é original -- até mesmo o seu romance com o príncipe. Ela não sabia da identidade nobre de Felipe e acabou se apaixonando por ele ao ver o rapaz cavalgando e cantando na floresta. Ela pensava que ele era um plebeu, um simples cavaleiro ou camponês. Todavia, Felipe era o príncipe que estava destinado a ela desde o dia do nascimento (estava escrito nas estrelas mesmo). Quando a profecia se cumpre e Aurora desmaia ao picar o dedo no fuso de uma roca, Felipe a beija e a liberta do sono profundo. 

2-- Ariel (A Pequena Sereia)

           

   A Pequena Sereia é, sem dúvidas, a princesa mais corajosa da Disney. Ela rompe todo o status quo em prol dos seus sonhos. Por seguir a intuição mesmo quando tudo parecia se voltar contra ela, essa princesa merece lugar de destaque na lista. 
   Mesmo morando nas profundezas do oceano e tendo uma vida cheia de abundância e conforto (Ariel também é princesa de berço de ouro) ao lado do pai e das irmãs, Ariel sonhava com aventuras e experiências no mundo humano. Cheia de empatia, Ariel se recusava a julgar os humanos como a maioria dos seres do mar e até cultivava certa afeição por eles. Essa afeição tornou proporções grandiosas quando ela se apaixonou por um humano (e não era um humano qualquer, mas um príncipe). 
     Quando Ariel se apaixona pelo príncipe Eric, ela opta por seguir uma revolução em sua vida -- a de transformar-se em humana. E ela é capaz de tudo por esta transformação radical -- até mesmo de firmar contrato com a bruxa do mar e dar a sua voz (sua maior qualidade, já que Ariel portava a voz mais encantadora do oceano) em troca de pernas humanas. No contrato, a Bruxa do Mar determinava que Ariel deveria beijar Eric dentro de três dias para poder ser humana para sempre, senão ficaria sob o domínio da Bruxa. Mesmo diante de um contrato incerto e assustador, Ariel resolve arriscar tudo -- sua vida confortável, sua voz, sua cauda de sereia e o convívio com a família -- para tentar uma vida nova no mundo humano. 
        Muitos podem considerar essa princesa a mais louca da Disney hehehe, mas eu acredito que a vida sem riscos não tem sabor. Além do mais, ela confirma a célebre máxima de Osho -- a de que devemos optar por aquilo que faz o nosso coração vibrar apesar de todas as consequências. Quando seguimos a nossa intuição, o final feliz sempre aparece ainda que haja desafios na jornada. Ariel conseguiu se casar com seu príncipe humano, recuperar a sua voz e reencontrar a sua família. Ela abandonou a vida no mar para ser humana, demonstrando que não existe liberdade e realização de sonhos sem sacrifícios. Essa princesa também possui uma beleza diferente por ser ruiva e fascina a todos por ser sereia. Vale lembrar que essa princesa me inspirou a escrever um Conto sobre Sereias e que Sereias estão muito na moda atualmente (a atriz Marina Ruy Barbosa fez um comercial para uma marca de carros onde interpreta uma sereia e existem comunidades de pessoas que colecionam textos e itens de sereias). 

1-- Bela 

            

  A Bela é a minha princesa predileta (e isso não é surpresa para quem me acompanha há mais tempo, hehehe). Ela não tem berço de ouro, mas sua alma é verdadeira joia preciosa. Assim como Ariel, Bela rompe o status quo em prol de seus sonhos. Nascida numa pacata aldeia francesa, Bela mora com seu pai, um inventor discriminado pela sociedade, em uma humilde casa. Na aldeia onde vive, as pessoas consideram Bela "esquisita" por gostar de ler e falar palavras difíceis.
  O caçador mais aclamado da região, o Gaston, corteja Bela incessantemente, mas sempre obtém a negativa da donzela. Bela não gosta da personalidade grosseira, desrespeitosa e estúpida de Gaston, o qual se sente humilhado pela rejeição dela. Bela não aceita ficar com Gaston somente pelo fato de ele ser bonito fisicamente, pois ela considera o interior das pessoas e sonha em encontrar alguém que compreenda a sua personalidade (e não alguém que fique com ela puramente por sua beleza exterior). Leitora assídua, Bela é a única que frequenta a Biblioteca da aldeia hehehehe. Ela tem paixão por livros e chega a ler as suas histórias prediletas diversas vezes. 
      Certo dia, o seu pai viaja para exibir uma invenção e se perde no caminho. Bela sai pela floresta em busca do pai e descobre que ele está aprisionado no castelo de uma Fera horrenda. A partir desse momento, Bela prova ser a princesa mais altruísta e corajosa da Disney por ter trocado de lugar com o pai na prisão da Fera. Convivendo com a Fera, a princesa descobre o lado bom daquele ser e acaba despertando a afeição da criatura. Com seu jeito meigo, Bela desperta o que existe de melhor na Fera, humanizando a misteriosa criatura. No final, o amor de Bela derruba o feitiço que aprisionava a Fera em sua aparência animalesca, transformando a Fera em um belo príncipe. 
           Essa é a minha princesa favorita por reunir beleza, inteligência, sabedoria e gentileza. Talvez ela seja a princesa mais virtuosa e profunda da Disney. Bela é a princesa que simboliza a transmutação e a alquimia da fênix -- aquela que renasce das cinzas. Essa princesa demonstra que não podemos desistir das pessoas, porque até as mais "espinhosas" podem ser belas rosas por dentro. Por comprovar que a verdadeira beleza está no interior das pessoas e que o Amor tem poder transformador, Bela está em primeiro lugar desta lista. 

Texto escrito por Tatyana Casarino

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário