O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sexta-feira, 2 de março de 2018

Série Chakras - Chakra Básico

  Olá, pessoal! Hoje eu inauguro no meu blogue a série “Chakras”, onde vou compartilhar o meu conhecimento sobre este assunto. Há algum tempo fui iniciada na Lótus de Kuan Yin, uma linha baseada no Reiki que tem como objetivo abrir, limpar e curar cada um dos sete Chakras por meio da energia amorosa e compassiva da Grande Mãe. Se você gosta de Espiritualidade e Autoconhecimento, siga lendo o texto! ;)



O primeiro Chakra — Chakra Básico

   Os Chakras são pontos energéticos dispostos em nosso corpo que servem de intermediários entre o nosso interior e o meio externo. É importante o estudo de Chakras, visto que o funcionamento deles influencia a nossa saúde mental, física e espiritual. Há sete Chakras em nosso corpo — três de caráter mais físico, três de essência espiritual e um intermediário (o do coração).
    O Chakra básico, conhecido como Chakra raiz ou Mudhalara, representa o primeiro Chakra mais “terreno”. Ele é o responsável pelas nossas energias físicas mais básicas, tendo em vista que ele impulsiona o nascimento das energias. Este Chakra, por ser ligado à energia física básica, está situado entre a área genital e o ânus — além de atuar no cóccix.
    Considerando a localização do Chakra e a sua missão em atuar sobre as energias físicas básicas, este Chakra acaba sendo o responsável por nossos sentidos e funções básicas, tais como: dormir, comer, beber, aprender e ter relações sexuais. O Chakra básico faz circular toda a sua energia por nosso corpo e segue o sistema circulatório. Sendo assim, ele cuida do nosso alinhamento e da nossa organização celular.
      Quando o Chakra básico está bem alinhado, ele garante motivação, força de vontade, ação e coragem para a pessoa enfrentar quaisquer assuntos da vida material. Este Chakra fornece a energia para tomar decisões e concretizar com sucesso os nossos propósitos ao propiciar criatividade e vontade de realizar. Por estar orientado para baixo, ele sintonia o nosso Eu com a energia do planeta.

Como perceber se este Chakra está bem alinhado ou não?

Através de alguns sintomas físicos, psicológicos e espirituais, tais como:



*Vontade de viver;
*Paixão pela vida;
*Libido;
*Vigor;
*Potência sexual;
*Boa conexão com o mundo material;
*Prosperidade;
*Capacidade de resolver problemas;
*Boa resolução de conflitos;
*Poder de realizar sonhos e concretizar metas;
*Habilidade e praticidade;
*Boa conexão com os instintos;
*Visão realista;
*Carisma;
*Naturalidade;
*Alegria de viver;
*Vivacidade;
*Consegue sentir prazer;
*Doçura e Esperança;
*Responde bem aos estímulos externos.






Caso você perceba alguma alteração nessas características, há algum problema no alinhamento deste Chakra. Pensamentos negativos, emoções melancólicas, obsessão espiritual e/ou influências energéticas de ambientes sombrios podem gerar o desequilíbrio energético de seus Chakras.

Alguns sinais de que o Chakra básico não está bem:

*Impotência sexual;
*Depressão;
*Negação da vida;
*Não consegue sentir prazer;
*Não recebe bem os estímulos externos;
*Insônia;
*Perturbações nas funções básicas: desequilíbrio sexual, desequilíbrio alimentar e perturbações no sono;
*Hiperatividade;
*Apatia;
*Problemas no sistema reprodutor;
*Problemas no Útero;
*Problemas no intestino;
*Desmotivação, amargura e apatia;
*Desesperança;
*Problemas na coluna e dores lombares;
*Pessoa “aérea”, distraída e que não consegue ter foco nas suas metas;
*Dificuldade de concentração;
*Dificuldade de concretização — pessoa cheia de ideias, mas que não consegue colocar em prática;
*Desorganização;
*Não lida bem com o cotidiano;
*Não lida bem com a vida material — pode ter problemas com Prosperidade.

Como curar o Chakra básico quando perceber alguma dessas alterações ruins citadas?

 Lidando amorosamente com a vida material. Muitos espiritualistas pecam justamente na negligência em relação à vida material e ao corpo físico... Na ânsia pela “iluminação”, exageram nas práticas espirituais e acabam se esquecendo de cuidar do corpo físico e da vida cotidiana. Como já escrevi em outros textos do blogue, ser espiritualizado não é abdicar radicalmente da vida material nem se abster dos prazeres físicos. Sexo e prosperidade não são pecados... Muito pelo contrário, o sexo feito com amor pode ser mais transcendente que uma meditação, assim como o dinheiro bem aplicado pode gerar muita caridade e um bom “Karma”.

 

  Infelizmente, há o mito do espiritualizado que busca o desprendimento total dos bens materiais... Mas nada que envolve radicalismo pode ser saudável. Algumas linhas religiosas exigem o celibato, a abdicação material e o afastamento social, porém não precisamos ser radicais para servirmos a Deus. Podemos ter equilíbrio entre o “céu” e a “terra” ou entre o transcendente e o cotidiano. O grande desafio espiritual de hoje em dia é justamente saber aplicar na vida material os saberes celestiais. Posso ser uma pessoa próspera e, ao mesmo tempo, não deixar o dinheiro subir à cabeça, tratando a todos igualmente e relacionando-me bem com minha vida na matéria. Afinal, vivemos na matéria... Precisamos comer, beber, usar roupas, estudar, trabalhar... Não estamos no céu ainda hehehe.
    Muitos confundem desprendimento com desprezo. Posso ter certo desprendimento em relação à matéria, não ser demasiadamente apegada aos bens materiais e ter consciência de que sou mortal e que o espírito tem mais valor que a matéria... Contudo, isso não significa que preciso necessariamente abrir mão de modo radical dos prazeres cotidianos ou desprezar a matéria. Quem despreza a vida material pode se tornar apático, depressivo ou mesmo pecar pelo orgulho... Ao tentar escapar da matéria com medo do pecado, podemos pecar justamente pelo orgulho...
     E o orgulho espiritual é o pior dos orgulhos... Não podemos achar que somos melhores do que os outros devido à religião. O que nos transcende de verdade é o AMOR. Um ateu materialista pode estar mais perto de Deus que um religioso se ele viver consoante o AMOR e for solidário, humilde e ético. Deus não está em sacrifícios grandiosos ou na abstenção radical da matéria, mas na simplicidade de nosso coração.
      A abstenção radical em relação à matéria pode prejudicar este Chakra, assim como o exagero de imaginação. A imaginação é muito boa, um presente divino que permite a criatividade humana... Porém, não podemos tirar os pés do chão. Esse Chakra tem a ver com a nossa ligação com a Terra. Portanto, eis o meu grande aviso: falam muito de desprendimento da matéria na Espiritualidade, mas acabam se esquecendo de alertar sobre a necessidade do equilíbrio. Precisamos sim ter um vínculo com a Terra, um vínculo saudável, amoroso, natural e sensato.
      Eu costumo dizer que é preciso ser apegado à vida, mas nem tanto hehehe. Como assim? É preciso gostar de viver, ter alegria pela vida, respeitar a vida, ter amor próprio e aceitar a vida como ela é... Do contrário, ficamos doentes, depressivos e até suicidas. Não é raro pessoas espiritualizadas que se perdem na depressão justamente por causa da falta de paixão pela vida. Ultimamente, até padres famosos declaram transtornos psíquicos na mídia... Todavia, não podemos ser demasiadamente apegados aos prazeres, pois devemos ter consciência da nossa mortalidade e da superioridade dos valores mais espirituais.
         Ser espiritualizado não é abandonar a vida material, mas praticarmos a lei do amor dentro dela. Certa vez, uma mulher queria abandonar a sua aldeia para seguir Jesus. Ela reclamava de seu companheiro que não era espiritualizado e de sua vida cotidiana. Ao invés de levar a mulher consigo, Jesus disse: “Fique, filha. Faça o que eu lhe ensinei nessa aldeia.” Quando você quiser abandonar a sua “aldeia” (vida material), lembre-se de aplicar seus princípios cristãos na vida cotidiana. É fácil ser espiritualizado no topo da montanha sem estímulos externos estressantes... O difícil é vencer as provas da vida... É lidar com seus defeitos e com o dos outros... A verdadeira beleza da Espiritualidade é provada no fogo da vida.

*Dicas para equilibrar o Chakra Básico:




 *Contato com a natureza;
 *Ter um jardim;
 *Passear entre as árvores;
 *Cultivar Flores;
 *Brincar com o animal de estimação;
 *Andar sobre a areia/terra ou sobre a grama com os pés descalços;
 *Meditação;
 *Dança (ter controle do corpo físico);
 *Caminhada;
 *Exercício físico (de preferência ao ar livre);
 *Escrita (a atividade ajuda a concretizar as ideias, as quais saem do plano puramente mental para o material — o papel, o livro, o palpável...)
  *Alimentos avermelhados ou raizes (para fixar a pessoa na terra), tais como:  morangos, maçãs, tomate, beterraba, pimentão vermelho, cenoura, alho, cebola e carne vermelha.
 
    Observação 1: Salienta-se que há um preconceito dentro da Espiritualidade em relação à carne vermelha por causa da agressividade envolvida neste processo alimentar. Não são poucos os espiritualistas vegetarianos. Porém, não devemos nos esquecer da energia proveniente da proteína da carne vermelha. Essa energia ajuda no vigor. E o vigor é a principal característica deste Chakra, responsável por dar força de vontade à pessoa e energia de realização.
 
     
   
   *Fazer amor (eu uso a expressão “fazer amor” ao me referir ao sexo com amor). Mais uma vez, derrubando o tabu de que sexo não combina com espiritualidade.... O sexo feito com amor, respeito e responsabilidade é um ato espiritual. O Chakra básico rege a sexualidade e é energizado por ela. É uma forma de criar vínculos com a terra junto com outra pessoa.

   

     Observação 2: Durante a relação sexual feita com amor e expansão da consciência, o casal compartilha as energias dos Chakras. Sendo assim, o Chakra forte de um pode equilibrar o Chakra fraco do outro. A forma energética que fica entre esses Chakras entrelaçados é mais ou menos a dos símbolos conhecidos como Cajado de Asclepius ou Caduceu.

    Observação 3: O excesso de consumo de carne vermelha e as práticas sexuais promíscuas e isentas de fidelidade, consciência, respeito e amor geram o desequilíbrio deste Chakra. O equilíbrio e o bom senso são sempre fundamentais. Infelizmente, o ser humano prefere escolher a abstenção radical, porque não consegue lidar com o equilíbrio... Nesse sentido, as religiões preferem pregar a abstenção, porque é muito mais difícil educar o ser humano com base no autocontrole. É mais fácil reprimir do que educar... dizer que é pecado fica mais conveniente do que ensinar o controle...

*Curiosidades sobre o Chakra básico:

*Nome sânscrito: Muladhara (base de apoio);
*Cores: Vermelho e Preto;
*Mantra: LAM;
*Cristais: Turmalina Negra, Obsidiana, Quartzo Fume e Rubi (massagem com pedras ou Reiki auxiliam no equilíbrio energético);
*Símbolo: Lótus de 4 folhas;
*Elemento: Terra;
*Sentido: Olfato;
*Rege no corpo: Rins, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, próstata,  útero, sangue e artérias;
*Rege na alma: Motivação, Esperança e Vontade de Viver;
*Regência Astrológica: Saturno, o planeta que é nossa "âncora" em relação à terra;
*Frase de abertura: Eu Sou.

Texto escrito po Tatyana Casarino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário