O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





domingo, 1 de abril de 2018

Carta a um jovem guerreiro



Fada, você vai ao reino de ouro?
Então, leve uma carta ao guerreiro.
Diga a ele que quero folhas de louro
transformadas em rubis e terços.

Fada, você vai ao reino de ouro?
Então, leve uma carta de amor.
Diga a ele que quero treze maçãs
transformadas em trezentas romãs.

Há um guerreiro que é o sol,
e ele está apaixonado por mim.
Mas eu sou uma sacerdotisa lunar
que não quer namorar nem se casar.

Diga ao guerreiro que é impossível
ser no próximo outono o meu marido.
Se ele quiser que eu seja eternamente sua
terá de transformar uma águia em coruja.

Diga a ele que eu só me casarei
quando o galho da bela cerejeira
transformar-se em um cetro de rei.
Do contrário, serei nobre freira.

Diga para o guerreiro dar asas ao seu cavalo
antes de me resgatar no labirinto de Valvania.
Diga para ele invadir a tenda mágica e santa
e transformar o duende mais tolo em sábio.

Diga ao belo jovem para invadir o templo
de olhos vendados e bengala de prata.
Assim, não me verá e não terá desejo
para poder transformar o fogo em água.

Diga ao jovem apaixonado por mim
transformar margaridas em jasmins.
Diga que quero tulipas vermelhas
transformadas em rosas azuis.

Diga ao guerreiro mais bravo
transformar sua raiva pelos Valvanios
na mais pura e sublime compaixão.
Desse modo, ele terá todo o meu coração.

Diga ao guerreiro do reino vizinho
que ele deve fazer o sol raiar de noite.
E que a lua só beijará os seus lábios
no dia em que a água transformar-se em vinho.

Diga ao guerreiro para desistir da guerra
se quiser beijar a minha boca terna.
E para doar todas as suas espadas
à comunidade pacífica das Fadas.

Diga para ele abandonar as armas
e transformar o seu punhal em prata.
Diga que a lua não quer lutas nem tristeza
e que suas quentes armas serão frias estrelas.

Fada, você vai ao reino de ouro?
Então, leve esta carta ao guerreiro louro
cujos cabelos escorrem até os ombros.
Meu coração é o mais caro dos tesouros.

Diga que desejo ouro feito a partir do chumbo
e a pedra mais bruta transformada em pedra preciosa.
Somente após esses milagres serei a sua amada princesa
e seus jornada árdua e longa será recompensada na vitória.

Se ele quiser penetrar no meu reino de mistérios,
terá de acreditar em magia e milagres.
Somente milagres farão a lua amar o sol
e somente a magia me mostrará o seu mérito.

Diga que o meu coração será dele
caso ele cumpra todas estas missões.
Do contrário, meus cabelos negros serão estrelas
e os duendes calmos desta terra serão ferozes dragões.

Poesia escrita por Tatyana Casarino



  Esta poesia é baseada em uma história fictícia escrita por Tatyana Casarino. A história de fantasia ocorre no mundo das Fadas onde um guerreiro se apaixona por uma sacerdotisa. A sacerdotisa, no entanto, não gosta do jovem príncipe e resolve fazer uma carta para o nobre apaixonado repleta de pedidos impossíveis após se cansar de ser cortejada por ele. Então, de maneira jocosa, ela ordena uma fada de seu reino entregar a carta para o guerreiro. Após a entrega da carta, a princesa, que também exerce a função de sacerdotisa,  dá muitas gargalhadas com suas três fadas madrinhas (as fadas da beleza, da sabedoria e da força).

         

  
   A princesa não quer se casar com o guerreiro, pois pertence ao reino da Lua que preza pela paz e defende a compaixão. Suas fadas madrinhas também não gostam do pretendente cujo temperamento é agressivo e bélico demais para uma sacerdotisa da paz. Não obstante, ao ver uma águia (animal que representa a virtude do guerreiro -- a astúcia) transformar-se em coruja (animal noturno que simboliza a sabedoria da princesa) em sua frente ao passear nos jardins, ela começa a se encantar pelo príncipe. Ela pensava que ele desistiria de conquistar o seu coração após a carta, mas ele passa a ser mais perseverante ainda e disposto a fazer milagres. A cada milagre realizado por ele, ela fica mais apaixonada. O guerreiro se une ao mago mais poderoso do mundo das fadas e passa a ser aprendiz de magia. Desse modo, ele prova à princesa que sabe muito mais do que manusear armas e lutar -- ele sabe fazer mágica.
   Vale ressaltar que a poesia é repleta de alegorias esotéricas como a busca pela transformação de chumbo em ouro -- a máxima representação da alquimia interior que preza pela sublimação de nosso lado sombrio no sacrifício da virtude e do amor. A transmutação interior da alma humana é como uma pedra bruta a ser transformada em joia preciosa. Transformar sentimentos ruins em bons é a tarefa do mago virtuoso (lembrando que a transformação da raiva que o guerreiro nutre pelos Valvanios em compaixão foi mais difícil do que transformar trezes maçãs em trezentas romãs hehehehe).



*Observação: Valvania é o lugar mais sombrio do mundo das fadas. Nesse lugar, moram os Valvanios, os seres do mal que perseguem as riquezas das fadas e sugam as energias delas. A imagem acima mostra o que seria um Valvanio de asas negras sequestrando a princesa. 


Poesia e Texto de Tatyana Casarino



Nenhum comentário:

Postar um comentário