O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Como funciona o "Whatsapp" Celestial

                              

  Infelizmente, muitos jovens não procuram saber como rezar o terço, pois pensam que é enfadonho ficar repetindo a oração da Ave-Maria e acabam desistindo de investir nessa maneira maravilhosa de entrar em contato com Deus.

    O Pai-Nosso e a Ave-Maria são orações tão tradicionais que eu acredito que a maioria das pessoas já tenha decorado tais orações (mesmo aquelas que não têm fé). O problema das orações tradicionais e "decoradas" é que elas acabam sendo pronunciadas sem fé, por puro costume e tradição... Aí é que mora o problema, minha gente! Tais orações são perfeitas e repletas de sabedoria! Por isso, é recomendável pronunciar cada palavra dessas orações com fé, meditando no significado de cada frase que compõe a oração e saboreando a sensação de graça do momento.

    As orações "decoradas" têm uma razão de existir: Elas são mais fortes e aumentam nosso contato com Deus. Não tenho nada contra as "conversas informais" com Deus, pois cada um encontra a melhor maneira de se comunicar com a espiritualidade. Todavia, quando você repete sempre a mesma oração, pronunciando sempre as mesmas palavras, sua maneira de orar fica mais cheia de foco e sua graça fica mais fácil de ser atendida.

      Só que não adianta repetir as orações iguais por repetir, pois aí seriam palavras vazias saindo de sua boca... Como já dizia um velho sábio, mais vale um silêncio com o coração cheio de Deus do que palavras repetidas sem Deus. 

     
                    

        


         Imagine que Deus é um amigo que fala com você por mensagens de texto do Whatsapp. A senha do Wi-Fi é a Fé. Sem este Wi-Fi (fé), você nunca conseguirá entrar em contato com Ele. Não tem como eu passar essa senha do Wi-Fi para você, porque você descobrirá a sua no mistério de seu coração.


         Agora imagine que você quer mandar um recado para ele: pedir uma graça (amor, saúde, paz, seja o que for...) ou agradecer... Só que a sua comunicação é confusa: cada dia você manda para o seu Amigo uma fileira de Emoticons diferentes (aqueles símbolos do Whatsapp), em horários diferentes, fazendo pedidos diferentes e pouco claros... Você acha que seu Amigo vai entender o que você quer?

           É isso que acontece quando você reza cada dia para um Santo diferente, num horário diferente, com um pensamento diferente, um sentimento diferente e uma intenção diferente. O "Whatsapp" Celestial vai entrar em pane e o seu Amigo pode visualizar e não lhe responder. Aí você vai duvidar que Ele existe ou pensar que Ele abandonou você... Mal sabe você que é tudo uma questão de comunicação. Sim, até com Deus, você precisa saber se comunicar bem!
                         

            

             Você não tem o costume de conversar com alguns amigos em dias determinados e sempre no mesmo horário por Whatsapp? Por exemplo, eu e uma amiga gostamos de conversar às 14:00 nas segundas-feiras e sextas-feiras. Outra amiga minha, por sua vez, que me chama no Whatsapp sempre antes do almoço lá pelas 11:40. Eu já posso adivinhar, pelo horário que o meu celular toca, qual é a amiga que quer falar comigo. 
            Para se comunicar bem com Deus, é interessante escolher um horário específico do dia, agradecer pelas bênçãos do dia e pedir sempre a mesma graça (para Jesus ou para um só Santo de Devoção caso você seja católico) com as mesmas palavras. O erro de muitas pessoas é orar sem pedir uma graça. Mesmo que Deus saiba qual a Graça que você precisa, Ele quer ouvir de você um pedido de Graça. 
              Na Bíblia, tem a história do encontro entre Jesus e um cego. Obviamente, você deve pensar que a graça que todo cego quer receber é a de voltar a enxergar, certo? Mas, mesmo assim, Jesus indagou: "Que queres que eu te faça?" Aí então o cego pediu: "Mestre, que eu volte a ver." 
              Esta passagem serve para nos lembrar da importância de fazer o seu pedido por mais óbvio e simples que ele pareça ser. Por mais que Deus saiba o que se passa dentro de seu coração, Ele agirá melhor se você se expressar com clareza para Ele. No Evangelho de Mateus 7:7, encontramos na Bíblia: "Pedi, e vos será concedido; buscai e encontrareis; batei e a porta será aberta para vós". Sendo assim, você deve fazer a sua parte, ou seja, por mais que você confie na Ação de Deus, você deve agir, pedir, buscar, bater na porta... 

                        

               

                     Agora mais algumas regras de Ouro na comunicação celestial para que você se expresse com mais clareza e firmeza diante de Deus:

      
*Comunique-se sempre com Deus: Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... Ele é um Amigo Fiel,mas você também deve ser Fiel a Ele. Certa vez, ouvi de um padre quando eu fazia Eucaristia: "Deus não é pronto-socorro para você só se lembrar Dele na hora pedir a cura da doença. Deus é para ser buscado em todos os momentos de suas vidas." Deus é Amigo para TODAS as horas. Não procure os céus apenas na hora da dor. Lembre-se de Deus SEMPRE. Comunique-se direto com Ele.
  
  Imagine aquele amigo seu que só lhe procura no Whatsapp para lhe pedir alguma coisa. Você gosta de ser tratado assim? Você gosta de ser chamado só quando alguém precisa? Ou você gosta de se sentir amado e querido por seus amigos? Você será mais facilmente atendido se tiver crédito espiritual, ou seja, se tiver uma linha direta e consolidada de orações há muito tempo. Nunca é tarde para se comunicar com Deus e, muitas vezes, precisamos de um problema para impulsionar o anseio de ir até Ele. Mas, quanto mais cedo você procurar a Deus, melhor! 
    Pense em um exemplo mais simplório e mundano: Na hora de atender alguém, a quem você dará preferência? Ao amigo que só te procura nas horas que precisa de sua ajuda ou àquele amigo que tem uma amizade profunda e consolidada com você há muito tempo? Pense nisso. Estabeleça uma amizade profunda com Deus agora mesmo. 
    Converse com Ele todos os dias com a mesma gentileza utilizada para tratar alguém que você ama muito. Fale docemente com Deus. Não chegue até Ele amargurado, lamentando da vida, berrando e resmungando. Quanto mais revoltado você estiver, mais difícil será se comunicar com Ele. Deus fala conosco através do silêncio, da paz e da intuição dentro do coração. Busque silenciar o seu eu interior.

                     

Jesus Cristo te ouvindo pelo "telefone" celestial 


   

    *Tenha equilíbrio na comunicação: Não falar muito nem pouco demais durante a oração. Você gosta daquele amigo lacônico ou "monossilábico" que é tão curto, direto e grosso que só fala "sim" ou "não" para você? Obviamente que não. Você gosta de ser correspondido na conversa... a conversa deve fluir bem, e você o seu amigo trocarem ideias na medida certa. 
    Todavia, ninguém merece ter um amigo que apenas procura para falar de problemas, grava áudios para lá de de 15 minutos ou faz "textões" reclamando da vida, chorando e lamentando... Aí você pensa: Lá vem o tagarela pessimista! Fala, fala, fala e não tem nada a dizer! Quem é assim pode cair no egoísmo e na ingratidão, pois só sabe falar de si mesmo (ego grande) e nunca tem tempo para ouvir você. 
       Você sabe ouvir Deus? Não basta só falar com Ele, é preciso saber ouvir. Às vezes, Ele já tentou falar com você no silêncio de seu coração para lhe dar todas as respostas e consolações que necessita, mas sua mente e sua boca estavam tão tagarelas que você nem ouviu... 

                      



   *Reserve um tempo de sua oração para falar de coisas boas: Antes de chegar lamentando qualquer problema seu, acalme-se! Limpe o seu coração e fale docemente com Deus. Trate bem o seu Amigo como você mesmo gostaria de ser tratado. Agradeça por você estar vivo e pela oportunidade de falar com Ele. Agradeça pelos seus cinco sentidos, pela comida, pela água, pela roupa, por tudo... Comente coisas boas... Então, depois de agradecer, você pede o que precisa... 

                        


          *Deixe os seus pedidos por último na sua oração: Sabe aquela pessoa sem educação que já chega despejando os próprios problemas sem nem dizer para você: "Olá. Bom dia. Como vai?" Bem, é assim que você acaba sendo com Deus quando já chega pedindo sem sequer agradecer ou conversar com Ele antes. É unânime entre religiosos, místicos e espiritualistas que a oração deve começar pela gratidão e pelo perdão antes de qualquer pedido de Graça.
      
       Por mais desafios que sua vida possa ter, eu duvido que você não encontre motivos para agradecer. O ser humano é negativo... Perece bem mais fácil achar problemas do que achar bênçãos. Mas, se você olhar com os olhos da fé para sua vida, verá que há mais bênçãos do que problemas. 
     Agradeça por ser abençoado, louve as bênçãos que já possui antes de pedir mais Graças e mais Bênçãos. O pior amigo que existe é o amigo ingrato. Não seja ingrato com seus amigos. Não seja ingrato com Deus, o seu melhor amigo. Agradeça pela saúde, pela família, pelo ar que respira, pela oportunidade de existir aqui nesse tempo e espaço... Após os agradecimentos, peça perdão pelos seus maus sentimentos, maus pensamentos e más atitudes... Sinta-se arrependido de sua negatividade e, então, peça inspiração para seguir no caminho do bem, da positividade, da retidão e da virtude... Depois de agradecer e pedir perdão, faça os seus pedidos. ;)  


                 


*Seja coerente com os seus pedidos: Do que adianta pedir saúde em sua comunicação celeste e continuar desobedecendo o médico do seu corpo físico aqui na vida material? Do que adianta pedir felicidade e continuar alimentando a tristeza, ouvindo músicas tristes, lamentando da vida, cultivando a melancolia e sendo uma pessoa negativa? Do que adianta pedir amor e tratar as pessoas de forma ruim? Do que adianta pedir prosperidade e ser uma pessoa desonesta? Deus somente age de forma intensa na vida daqueles que são íntegros, honestos e coerentes. 

   Você pode achar tolice continuar a ser honesto em um país desonesto. Você acha a vida injusta quando vê políticos corruptos cheios de joias e mansões. Você pode estar dizendo: "Mas a prosperidade parece estar mais na vida dos desonestos... O mundo é injusto... Deus não existe e blá, blá, blá..." Não obstante, é certo que todo tesouro construído com base na desonestidade um dia chegará à ruína. Tudo que é feito sem o pilar da integridade é corroído mais cedo ou mais tarde. Sabe-se que, em uma pesquisa com diversos milionários nos Estados Unidos, a característica mais mencionada como necessária ao sucesso foi a Integridade.    
    Quanto àqueles que não creem em Deus por achar o mundo injusto, eu afirmo que o mundo é justo. O Universo se movimenta com um senso de Justiça incrível. Recebemos na exata medida aquilo que damos. A Justiça Divina tarda, mas não falha. O que você pensa ser uma frustração pode ser uma bênção ou um livramento. Um desejo não realizado talvez tenha dado mais luz a você do que se houvesse a satisfação dele. Você nunca sabe o que Deus está te preparando ou do que Deus está te livrando... 
    Portanto, seja uma pessoa coerente com seus pedidos e seja justa. Talvez você pense que o Universo está sendo injusto com você. Talvez você inveje outras pessoas por conseguirem alcançar vitórias e você não. Não se trata do Universo sendo injusto com você. Quando algo não é realizado, saiba que você mesmo foi incoerente ou injusto em algum momento. 
      Seja justo: dê aquilo que você quer receber. Quer amor? Dê amor às pessoas, seja gentil, diga palavras doces e sorria mais. Quer sucesso? Estude, trabalhe honestamente e batalhe por suas metas. Quer saúde? Obedeça aos seus médicos, alimente-se bem e cuide-se mais. Seja coerente! Quanto mais você fizer a sua parte e for coerente com os seus objetivos, mais Deus vai lhe abençoar!

    



      *Após a graça alcançada, continue falando com Deus: O que você pensaria de alguém que, após ser ajudado por você, nunca mais voltou a falar com você? Certamente, você pensaria: "Nossa, que ingrato!" ou então "Eu só sirvo para atender pedidos? Por que ele deixou de falar comigo assim que conseguiu o que queria?" Não procure a Deus só para fazer pedidos! E, depois de ter os seus pedidos alcançados, lembre-se de continuar falando com ele. 
    Exemplo: Você pediu a cura para uma doença ou a cura para uma dor e, então, você obteve a cura. Como fazer daqui para a frente? Continuar orando a Deus, pedindo saúde sempre (mesmo saudável peça proteção contra doenças), agradecendo pela graça da cura alcançada e clamando por mais bem-estar ainda. É na alegria que você deve falar mais ainda com Deus e ser vigilante para não cair de novo no problema. 

                     



  Uma ótima maneira de falar com o Pai é através da Mãe! A Mãe é a nossa Advogada. Para a fé católica, Maria é a Advogada dos Pecadores. Ela ouve as nossas necessidades e derrama sobre nós as graças de Deus. Um excelente jeito de se comunicar com Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe, é por meio do terço.

                  


   *O Terço é assim chamado por conter 5 dezenas (5 fileiras com dez contas/bolinhas) destinadas à Maria. Sendo assim, são realizadas, com o terço, 50 orações de Ave-Maria (em verdade há 53 orações de Ave-Maria, considerando as três últimas bolinhas/contas antes da Cruz do Terço). 
     Enquanto o Rosário compreende o total de 150 orações de Ave-Maria, o Terço (1/3 do Rosário) compreende 50. Se você rezar três vezes o Terço comum, estará completando um Rosário. Você poderá rezar o Terço durante 3 dias seguidos a fim de completar um Rosário. 
     O Rosário representa uma coroa de rosas sobre a cabeça de Nossa Senhora enquanto o Terço representa um pequeno chapéu de flores ou um diadema de rosas celestes. 


*Como rezar o Terço?




  *Nas Contas Maiores (bolinhas maiores) fazer a Oração do Pai-Nosso:

Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.



Observação: Cada terço possui a sua própria configuração. O meu terço de Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, possui Contas em forma de rosas prateadas ao invés das tradicionais bolinhas maiores. Verifique o design/desenho de seu terço. 


*Nas Contas Menores (bolinhas menores)  fazer a Oração da Ave-Maria:

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.





*Ao final de cada dezena, fazer a Oração de Glória ao Pai:


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e para sempre. Amém!





*Antes da Cruz Cristã do Terço, há geralmente uma imagem de Maria dentro de uma espécie de quadrado ou uma Conta (bolinha) diferenciada do restante do Terço. 

Na gravura do terço acima, há uma imagem de Nossa Senhora de Fátima num quadradinho.


  Nesta Conta diferente, onde há a imagem de Nossa Senhora num "quadrado pequeno" (cada terço tem seu próprio estilo, alguns possuem outra configuração como a face da Santa em um círculo), fazer a Oração do Pai-Nosso (início do terço) e da Salve Rainha (final do terço).


   Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, Vida e Doçura, Esperança Nossa, Salve! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.




*Nas contas (bolinhas) acima da Cruz: Rezar o Pai Nosso nas Contas Maiores  e a Ave Maria nas demais contas (olhar a gravura do terço). Veja onde fica a Salve Rainha na Gravura. 




*Quando iniciar o terço pela Cruz de Cristo, rezar o Credo enquanto toca a cruz:





Oração do Credo (Na Cruzinha)


Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na Ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.



Gostou de saber como rezar o terço?

           

Vale lembrar que, antes de cada dezena, você pode meditar a respeito de uma passagem da Vida de Jesus. As passagens da vida de Jesus são divididas em 4 Mistérios: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos, Mistérios Gloriosos e Mistérios da Luz.


Considerando que há 5 dezenas no terço (50 Aves-Maris), você pode meditar, antes do início de cada dezena, sobre momentos da vida de Jesus que tenham a ver com o Mistério contemplado no dia.


Ressalta-se que cada mistério é composto por 5 momentos especiais da vida de Jesus (ficou confuso?... não se preocupe, pois você entenderá melhor quando eu citar os Mistérios logo abaixo).


Está em dúvida sobre qual Mistério meditar? Então, saiba que a Igreja Católica determinou dias da semana para cada Mistério (o que facilita em muito a vida dos fiéis). Dependendo do dia da que semana em que você for rezar, há um Mistério específico para ser contemplado.



*As segundas-feiras e os sábados são dedicados aos Mistérios da Alegria - Gozosos




Antes da primeira Dezena de Aves-marias do Terço --Meditar sobre a Anunciação do Anjo Gabriel à Maria;
Segunda Dezena -- Contemplar a visita de Maria a Santa Isabel;
Terceira Dezena -- Meditar sobre o Nascimento de Jesus Cristo;
Quarta Dezena -- Contemplar a apresentação de Jesus ao Templo;
Quinta Dezena -- Meditar sobre a perda e o encontro de Jesus Cristo.

*As terças-feiras e as sextas-feiras são dedicadas aos Mistérios de Dor






Primeira Dezena -- Pensar na oração e na angústia de Jesus no Getsémani;
Segunda Dezena -- Pensar sobre a flagelação de Cristo;
Terceira Dezena -- A Coroação de Espinhos;
Quarta Dezena -- A subida ao Calvário;
Quinta Dezena -- Meditar sobre a Morte de Jesus na Cruz.




*As quartas-feiras e os domingos são dedicados aos Mistérios da Glória




Primeira Dezena -- Meditar sobre o mistério da Ressurreição de Jesus;
Segunda Dezena -- Contemplar a Ascensão de Jesus;
Terceira Dezena -- Pentecostes -- A vinda do Espírito sobre Maria e os Apóstolos;
Quarta Dezena -- Maria assunta aos céus;
Quinta Dezena -- Contemplar o mistério de Maria sendo coroada como Rainha dos Anjos e dos Santos. 

*As quintas-feiras são dedicadas aos Mistérios da Luz 





Primeira Dezena -- Contemplar o mistério de Jesus sendo batizado no Rio Jordão (Primeiro mistério de Luz);
Segunda Dezena -- Meditar sobre o Milagre de Jesus nas Bodas de Caná (Segundo mistério de luz);
Terceira Dezena -- Pensar sobre o Anúncio do Reino de Deus com um convite à conversão (Terceiro mistério de luz);
Quarta Dezena -- Transfiguração do Senhor (quarto mistério de luz);
Quinta Dezena -- Meditar sobre a Instituição da Eucaristia (quinto mistério de luz). 


*Vamos agora relembrar o que aprendemos sobre o terço de maneira mais didática:

  


1) Início do Terço


*Inicie o Terço pela cruz (o Credo é o "pontapé" inicial da oração);
*Reza o Credo;
*Reza o Pai Nosso na Conta acima da cruz (bolinha maior);
*Reza As Três Ave-Marias (nas três bolinhas/continhas menores na fila vertical acima da cruz);
*Reza o Glória ao Pai
*Reza a Oração Preparatória inicial:


"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. e renovareis a face da terra."

Oremos

"Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém."

2) Orações dos Mistérios
 *Reze o Pai-Nosso (naquela conta diferenciada da fileira da cruz, a que está mais acima e que você rezará a Salve Rainha ao final);
*Medite sobre o primeiro Mistério (exemplo: se você estiver rezando o terço hoje, sexta-feira, medite sobre o primeiro mistério da Dor, a angústia de Jesus no Getsémani).
*Pegue a primeira fileira da esquerda de seu terço;
*Você encontrará 10 bolinhas menores (contas pequenas)... Então, reze 1 Ave-Maria em cada uma dessas "bolinhas";
*Após a primeira dezena de Ave-Marias (ou seja, após ter rezado 10 Ave-Marias), reze um Glória ao Pai

 Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

*Para encerrar a dezena, reze a jaculatória

"O meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aqueles que mais precisarem".

Repita o mesmo procedimento nas demais "fileiras" do Terço. 

*Vá para a segunda "fileira" do terço 
*Reze um Pai-Nosso e medite sobre o segundo Mistério do Dia (exemplo, segundo mistério da Dor, flagelação de Cristo). 
*Reze 10 Ave-Marias
*Reze o Glória ao Pai no final da Dezena
*Reze a jaculatória 

*Vá para a terceira "fileira" do terço
*Reze um Pai-Nosso antes de iniciar a dezena de Ave-Marias e medite sobre o Terceiro Mistério do Dia (exemplo, terceiro mistério da Dor, Coroação de Espinhos);
*Reze as dez Ave-Marias
*Quando terminar de rezar da dezena de Ave-Marias, rezar o Glória ao Pai
*Rezar a Jaculatória

*Vá para a quarta "fileira" do terço
*Reze um Pai-Nosso antes de iniciá-la e medite sobre o Quarto Mistério do Dia (exemplo, quarto mistério da dor, subida ao calvário)
*Reze 10 Ave-Marias nas 10 "bolinhas" da "fileira"
*Ao final da "fileira", reze o Glória ao Pai
*Depois do Glória ao pai, encerre com "chave de ouro" a sua dezena e reze a jaculatória antes de iniciar a outra "fileira"

*Vá para a quinta e última "fileira" (dezena) do terço
*Reze um Pai-Nosso ao iniciar a "fileira" e medite sobre o Quinto Mistério do Dia (como hoje é sexta-feira, por exemplo, meditar sobre o quinto mistério da dor, a morte de Jesus na cruz) 
*Reze 10 Ave-Marias em cada uma das "bolinhas" da dezena 
*Quando terminar as Ave-Marias da quinta fileira, rezar a Salve Rainha 



Observação:

*Somente o final do quinto mistério é rezado de forma diferenciada. Ao invés de concluirmos a "fileira" com o Glória ao Pai, rezaremos uma Salve-Rainha naquele símbolo diferente do terço (geralmente é uma "bola" maior ou quadrado com o desenho de Nossa Senhora -- ver a imagem de terço acima). Nessa altura da oração, já teremos chegado até este símbolo. Ele marca o fim do terço. ;)

3) Finalização do Terço

Reze a Oração do Agradecimento:

“Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve, Rainha."

*Recapitulando:

A sequência dos Mistérios e o Ritmo de suas Orações no Terço serão assim:

01 Pai-Nosso (sempre rezado antes de cada dezena)
10 Ave-Marias (rezadas nas bolinhas da fileira)
01 Glória ao Pai (rezado ao fim de cada dezena/fileira)
01 Salve Rainha (rezado ao final do Quinto Mistério do Dia) 

*Observação importante:

*Rezamos o Glória ao Pai no final de cada mistério (Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto), exceto no último. Ao final do Quinto Mistério, rezamos o Salve Rainha. 

*Lembrete:

Não se esqueça de falar: "Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém" antes e depois do seu terço. É recomendável fazer o sinal da santa cruz também ao final: "Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."

Veja as imagens animadas dos gestos efetuados nos Sinais Cristãos:








Texto escrito por Tatyana Casarino 



  Alguma dúvida sobre como rezar o Terço? 
Comente! Será um prazer responder o leitor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário