O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Pensamentos de uma Poetisa


          


  Olá, pessoal! Hoje eu vou compartilhar alguns pensamentos que eu escrevi em um dos meus caderninhos poéticos.

*O seu melhor amigo e o seu pior amigo é você mesmo.

*Desapegar do velho é preciso para usufruir o novo.

*O dia que amanhecer frio será o dia em que não subestimaremos mais o cobertor. Metaforicamente, só damos valor ao calor do amor quando a frieza nos afeta.

*Todo gênio louco nasce louco, mas se faz gênio.

*A loucura latente é a melhor das inteligências.

*O medo da opinião alheia é o pior dos medos. Liberte-se. Seja autêntico.

*Toda princesa tem um lado bruxa.

      


*Não deixe a inveja alheia fazer sombra à luz da sua alma.

*Não deixe as lágrimas impedirem os seus olhos de mirarem as estrelas.

*Eu não almejo grandes riquezas. Eu só quero que minha mente seja um bálsamo de paz, assim como o meu coração.

*Filosofar é bom em momentos necessários e por assuntos sérios, políticos e impessoais. Filosofar a todo instante por bobagens acaba com a vida e com a felicidade. 

*A descrença é tão dogmática quanto a crença. E todo ateu que critica os dogmas dos que creem é hipócrita, porque sua falta de fé também é um dogma. A descrença não deixa de ser uma crença: a crença do nada. Ninguém escapa de uma bússola dogmática dentro da mente ou da alma. Uma alma sem bússola é uma alma desnorteada, infeliz e angustiada. A dúvida não constrói nada sólido.

       


*Podemos comparar a escrita à relação sexual: a inspiração é a libido, o desenvolvimento da história é como se fosse os movimentos do amor, a introdução representa as preliminares, o clímax representa o prazer e a qualidade do final depende do quanto você ama a sua história. Dá para adivinhar a forma como uma pessoa ama pela maneira com a qual ela escreve. Quanto mais rebelde, poética e terna for a escrita, mais quente uma pessoa é. 

*O sonho de todo escritor é ser entrevistado pelo Jô Soares ou pela Marília Gabriela. Quando eu publicar meu livro, quero conhecer o Jô Soares, dar risada junto com o Bira, tomar um drink do Alex e a água da Caneca do Programa do Jô. [Quando eu escrevi estas frases, ainda havia o Programa do Jô. Que saudade do Jô!]

*A fama do escritor é a melhor de todas, pois não é histérica como a dos demais artistas: é calma, é honrada, é duradoura e há mais respeito pela sua privacidade. As pessoas aplaudem a sua inteligência criativa e não a sua beleza ou personalidade simplesmente.

*Os rockeiros sempre foram nais inteligentes. Eles têm percepção de como funciona a sociedade. Talvez por isso haja tanta rebeldia, melancolia e fantasia no Rock.

*O bom artista tem temperamento melancólico, assim como os sábios e os inteligentes. Não conheço um bom músico, um bom filósofo ou um bom escritor que não seja introspectivo e melancólico. O Rock tem qualidade, porque nasce da melancolia. Não há rock que não tenha, ao menos, nascido de uma dor por mais alegre que a letra da música seja (há Rock alegre também). Aliás, para nascer a paz e o conforto, é preciso que a gente conheça a dor e o desconforto. A qualidade da arte está na melancolia e na superação desta (onde nasce a sabedoria). 

*O mais difícil na literatura infanto-juvenil e nos Contos de Fadas é o fato de termos de escrever coisas tão sábias de maneira tão lúdica e em linguagem simples.

             


*Nada é mais angustiante do que a falta de amor-próprio. Ame-se mais. Cuide-se mais. Apaixone-se por si mesmo. Sinta carinho por si mesmo. Tenha cuidado consigo mesmo. Após fortalecer o amor-próprio, saiba exalar amor puro para os outro. 

*Eu tenho a mania de amar a essência das pessoas e enxergar luz até nas pessoas mais sombrias. A partir dessa minha mania, eu passei a atrair gente doida. Mas eu gosto dos doidos, porque eles são mais sinceros. Tenho medo de gente que se diz "perfeitinha" ou normal demais. 

*Conserve a sua humildade, trate a todos com igualdade e seja original. A arrogância é um veneno que o deixa pior que os outros pensando ser melhor. A evolução só é conquistada na simplicidade. Eis o paradoxo da evolução: ficamos grandes quando deixamos de nos sentir grandes. 


Caricatura de Taty Casarino 



Pensamentos de Tatyana Casarino. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário