O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





terça-feira, 7 de novembro de 2017

Cartinha para Jesus


                       

  Olá, pessoal! Na postagem de hoje, eu compartilharei uma Cartinha que escrevi para Jesus quando eu tinha 9 anos de idade. Trata-se de uma cartinha que eu escrevi para Jesus no final do Livro "Jesus é nosso amigo" da Turma da Mônica. 
   Este livrinho é católico, publicado pela editora Ave Maria e tinha o intuito de ensinar a doutrina católica para as crianças numa linguagem fácil, lúdica e divertida. É interessante como eu sempre me senti atraída por assuntos religiosos desde muito pequena hehehe. Eu ganhei o livrinho dos meus tios, Bueno e Sandra, pais das minhas primas amadas Duda e Carol. Ao final do livro, havia espaço para a criança escrever cartinha para Jesus, fazer anotações e desenhos. 
    O objetivo da postagem é incentivar a espontaneidade. Que sejamos tão espontâneos como as crianças. Uma criança não tem falsa modéstia, pois ela elogia a si mesma quando vê algo de bom ou faz algo de bom. E ela faz isso não por ser metida ou orgulhosa, mas porque isso é natural.

              

    
      Quando somos adultos, é bloqueada a espontaneidade. Por quê? Porque achamos que é feio ter orgulho de nós mesmos quando na verdade não é. Aprendemos que para ser bons ou religiosos devemos passar uma imagem de humildade e modéstia... Mas o orgulho assume a sua forma mais odiosa quando se esconde atrás da falsa modéstia como afirma o escritor católico Alfonso Milagro, autor de Penamentos Diários da Editora Ave-Maria. Assim, nos tornamos adultos fracos, sem espontaneidade e inseguros.
    Está na Bíblia que somos a luz do mundo. Então, por que andar curvado e se escondendo? Ando cada dia mais expressiva e de cabeça erguida, porque já tive muito medo e já andei muito curvada. 
    Gosto de expressar a minha personalidade não para chamar a atenção, mas para me sentir bem comigo mesma e ser fiel ao meu coração. Consequentemente, é óbvio que uma pessoa que encontrou a sua luz interior vai brilhar por fora também e chamar a atenção. 
     Ando todo dia procurando expressar minha luz e não me importo se os outros pensam que sou metida por isso, pois sei que a humildade verdadeira não está na modéstia (por vezes, falsa), mas no amor, na compaixão e na resignação que carregamos no nosso coração. O cristão é humilde na medida em que se importa com a felicidade dos outros. 

                          

     
       Mas, para fazer o bem para os outros e mostrar para eles a luz que habita neles, é necessário fazer o bem para nós primeiramente encontrando a luz que habita em nós. Se eu não enxergo a minha luz, como poderei ajudar o próximo a despertar a luz dentro dele? 
      Uma criança sabe elogiar a si mesma e se tratar com carinho. Ela sabe dar diversão a si mesma, brincar e encarar todo dia como uma dia especial. Em outro Diário escrito por mim aos 9 anos, eu sempre digo no fim do dia: "Que dia especial foi hoje". 
      O adulto não vê o quanto cada dia é especial e se perde ao criticar a si mesmo com palavras duras. Você diria palavras tão duras aos outros quanto diz a si mesmo? Cuidado: os seus pensamentos são preciosos, pois significam conversas que você expressa consigo mesmo. Será que você é gentil e simpático consigo mesmo tanto quanto é com os outros? Você sabe dar diversão a si mesmo? 
     Seja gentil para si mesmo. Ame o próximo como a si mesmo como ensinou Jesus. Experimente hoje deixar o ego masoquista de lado que só atrai pensamentos ruins e sofrimento para experimentar a paz da luz. Quando uma criança erra, ao invés de ela se recriminar, carregar uma culpa pesada ou criticar a si mesma, ela simplesmente admite que errou e pede desculpas com a maior naturalidade. 
      É comum vermos duas crianças que, depois de uma discussão, voltam a brincar com a mesma naturalidade de antes. Por que perdemos essa capacidade na vida adulta? Por que alimentamos tanto rancor? Há um livro maravilhoso do Padre Léo chamado "A Cura do Ressentimento" onde fala da importância do perdão na vida cristã. Nenhum ser humano é uma ilha, e é inevitável se sentir magoado pelos outros (amigos, amores, familiares e etc) ao longo da vida.               Ocorre que a diferença entre o ser humano forte e o fraco é que o forte carrega a esperança e o perdão enquanto o fraco se entrega para o ressentimento. Jesus nunca deixou de acreditar nas pessoas. Ele amava as pessoas mais difíceis e "garimpava" almas de diamantes brutos. Seus apóstolos não eram santos ou doutores, mas simples pescadores repletos de virtudes e vícios. Por vezes, eles tinham personalidades difíceis e eram homens de temperamento estourado ou cheios de ira. 

                

      
        Ele sabia que seria traído por alguns de seus seguidores, mas mesmo assim continuava amando todas estas pessoas e compartilhando seus pensamentos mais íntimos e suas sabedoria. 
       Por fim, vou mostrar a cartinha que escrevi para Jesus com 9 anos. Quando estou triste, costumo ler esta carta para me lembrar de ser forte, ter fé e ser espontânea. Nesta carta, com a maior naturalidade eu admito os meus medos (eu estava superando a Fobia Escolar na época) e defeitos (chorar e causar problemas devido ao choro alto hehehe), assim como agradeço pelas minhas qualidades. E que autoestima! Aos 9 anos, digo que tiro 9 e 10 em Sabedoria hehehe. Deus preserve esta autoestima. Me achava a "sábia" hehehe (nem sabia nada da vida ainda e não tinha experiências, mas já queria ser sábia hehehe). Sempre busquei por sabedoria e espero que Deus sempre possa me dar essa virtude. 
     Se eu não puder passar sabedoria e incentivar virtudes através do que escrevo, então desnecessário seria o meu dom da escrita. Que a minha mente sempre possa trabalhar junto com o coração e que a minha escrita seja sempre transparente nas virtudes que quero pregar. Que este texto possa trazer alguma alegria e alguma boa reflexão para você, leitor! Se eu levar paz a um coração angustiado através do que escrevo, já estarei feliz! ;) 

*Observação: A essência da cartinha é a mesma, mas eu adaptei alguns trechos, corrigindo palavras e erros de português típicos dessa idade hehehe. 




Querido Jesus,

   Você é o meu melhor amigo. Hoje eu quero te agradecer por ter superado os meus probleminhas na escola. Obrigada por ter me dado uma família paciente, amorosa e maravilhosa que me compreende. Aguentaram muitas coisas de mim, né, meu Pai? É que, ás vezes, eu fico com muito medo e choro um pouquinho alto demais. 
 Eu quero te agradecer por tudo. Obrigada por eu ter uma vida saudável. Obrigada por eu ser bonita, inteligente e ter saúde. Obrigada por eu ter tirado um boletim com notas altas, todas 9 e 10. Obrigada por eu ser sábia e tirar 9 e 10 na sabedoria da vida também. Obrigada pela comida que me alimenta todo dia no almoço e na janta. 
   Obrigada por eu poder comprar brinquedos. Obrigada pelo dinheiro que entra na minha casa por meio do trabalho do papai. Existem tantas crianças que não podem brincar e que passam necessidades. Hoje eu quero te pedir: cuida dessas crianças. Proteja as pessoas pobres, os mendigos, as crianças das ruas e as pessoas que não têm saúde. Proteja as pessoas que não conseguem andar e as que não enxergam também. Obrigada, papai do Céu, por eu poder andar e enxergar. 
      Quando eu crescer, eu quero ser bonita, inteligente e ter saúde. Quero continuar tirando 9 e 10. Quero também ser bonita por dentro e muito sábia. Me dê a sua Sabedoria, que é tudo o que preciso. Quero tirar 9 e 10 na sabedoria da vida também. Quando eu crescer, quero ser muito corajosa também. Mas, hoje eu tenho muito medo ainda. E eu não quero ver aquela fita de vídeo onde aparecem os homens maus te machucando e te colocando na cruz. Eu sinto angústia vendo fitas assim. 
       Eu adoro estudar. Abençoe os meus estudos para eu ajudar as pessoas quando eu crescer. Abençoa a minha casa, a minha vida, a minha família. Abençoa os meus amigos, os meus colegas, as pessoas pobres, as pessoas nas ruas. Abençoa todo mundo até os inimigos. 

 Te amo, Jesus!

  Vou fazer um desenho agora representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é um raio, forte e iluminado. O Filho é o Senhor na Cruz e o Espírito Santo é um anjinho. Também vou fazer outros dois desenhos: o do meu coração e o do meu cérebro. Metade do meu coração é família, amigos e estudos e na outra metade está escrito Jesus. Metade do meu cérebro pensa em família, amigos e estudos e a outra metade pensa em Jesus. 

Te amo, Jesus!

Jesus é o meu melhor amigo!

Tatyana Casarino 

*Observação: A fita de vídeo que eu cito na Cartinha era um filme a respeito da Paixão de Cristo. Eu nunca gostei de ver filmes fortes ou com cenas de pessoas machucando as outras. Até quando passava filmes com a história de Jesus, eu fechava os olhos no momento da crucificação. Nos estudos de Eucaristia e Crisma, me lembro dos filmes hehehe. Sempre fui sensível diante de cenas fortes. Sim, eu sou do tempo da fita VHS! Hehehehe. Antes da Netflix, do DVD e dos vídeos disponíveis em celulares, tablets e afins, eu via Fita VHS! Hehehe

Imagens do Livrinho "Jesus é o nosso amigo":





Tatyana Casarino


Nenhum comentário:

Postar um comentário