O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





sexta-feira, 1 de julho de 2016

Psicologia de um vencedor



Eu, filho do Cosmos e do Espírito Santíssimo,
fruto da iluminação e da esperança,
recebo, desde a epigênesis da infância,
a influência mágica dos Deuses do Olimpo,

Profundissimamente divino,
este ambiente me causa abundância...
Sobe-me à alma uma esperança análoga à infância
Que se escapa do Espírito Santíssimo.

Já o ego -- este operário das ruínas --
Que o sangue vil das carnificinas
devora, e à vida em geral declara guerra,

É espreitado pelos meus olhos, que vão roê-lo,
E há de deixar-me apenas com meu Espírito inteiro
quando a venda profana cair por terra!

Poesia escrita por Tatyana Casarino.

Este poema escrito por Taty Casarino representa uma paródia, ou seja, uma releitura do poema "Psicologia de um vencido" de Augusto dos Anjos.

Confira o poema "Psicologia de um vencido" de Augusto dos Anjos:



Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.


Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.


Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,


Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!





*Observação:

  O objetivo da paródia é destacar, de forma irônica, a diferença entre a postura pessimista diante da vida (representada pelo poema de Augusto dos Anjos) e a postura otimista diante da vida (exposta na releitura de Taty Casarino).

   Qual a postura psicológica você vai escolher para atuar em sua vida? Ser um vencedor ou ser um vencido depende única e exclusivamente de você por mais que você receba a influência do zodíaco ou dos deuses do Olimpo (Tatyana Casarino acredita nessa possibilidade mágica de influência embora saiba que não há nada que derrube a determinação de um ser humano). Você está realmente determinado a ser um vencedor?
  

    *Fé, Esperança e Amor são os ingredientes da Psicologia de um Vencedor!



Tatyana Casarino


Nenhum comentário:

Postar um comentário