Nem todo mundo experimenta um fenômeno grandioso como o da "Transverberação", onde um anjo acerta o seu coração com uma flecha de fogo para você conhecer o amor de Deus por nós e crescer em caridade, sabedoria e santidade. Nem todo mundo se considera santo. Nem todo mundo tem a estirpe da santidade de Santa Teresa D'Avila, a qual passou pelo fenômeno da transverberação e atingiu a morada espiritual mais elevada no caminho da santidade.
Mas todo mundo tem aquela "ferida" na alma que pode servir de ponte para a caridade. Todo mundo já conheceu algum "ponto de frustração" na alma, que pode ser uma limitação, uma decepção, uma desilusão, um trauma ou uma limitação. Todo mundo é chamado à santidade e ao amor através de uma "ferida na alma". Todo mundo experimenta, no sentido metafórico, uma espécie de "transverberação" ainda que em um nível mínimo.
Todo mundo já sentiu uma ferida na alma. Não permita que a sua ferida na alma feche o seu coração. Ao contrário, siga o exemplo dos santos e permita que a sua ferida emocional "alargue" a caridade do seu coração. Jesus chama cada um de seus filhos a todo instante para imitá-lo. Jesus é o grande "curador ferido", aquele que curou as chagas da humanidade, as feridas das almas humanas, através de suas Santas Chagas na cruz. Siga Jesus através das suas feridas. Todo mundo é chamado a ser um "curador ferido", ou seja, todo mundo é convidado a usar a sua ferida para curar a ferida do próximo.
Um pai que perdeu um filho em um acidente de carro e cria uma ONG para conscientizar a sociedade sobre as leis do trânsito é um exemplo de curador ferido, pois é alguém que transformou a sua ferida emocional em uma fonte de caridade para a sociedade. Uma pessoa que superou um trauma de infância e escreve um livro de autoajuda é uma curadora ferida, visto que usou suas experiências na jornada da superação de suas feridas emocionais para ajudar os outros a superarem situações semelhantes. Quando usamos as nossas feridas para evoluir em sabedoria e praticar a caridade, estamos imitando a Jesus e sendo um discípulo do Mestre na prática. Ainda que nenhum anjo tenha ferido o seu coração com uma flecha para abrasar sua alma na caridade, você pode abrasar a sua alma na caridade através das suas pequenas experiências envolvendo feridas na alma.
Pode ser que sua ferida na alma nunca cicatrize por completo. Mas a diferença entre as pessoas boas e as más está justamente em como elas reagem à ferida na alma. As pessoas boas usam as suas feridas para curar as feridas dos outros e confortar os outros enquanto as pessoas más usam as suas feridas para ferir os outros e, desse modo, espalhar o mal e o desconforto.
O caminho certo é usar a ferida para fazer o bem. Quanto mais você ajuda o próximo com a sabedoria adquirida pela sua ferida na alma, mais você fica sábio para curar a sua própria ferida em um círculo positivo de caridade, sabedoria e santidade. Quíron, na mitologia grega, foi um centauro que conheceu a arte da cura por causa da sua própria ferida. O psicoterapeuta suíço Jung dizia que o terapeuta é inspirado a tratar das feridas psicológicas dos outros por ele mesmo ter conhecido uma ferida psicológica.
Há muitos mistérios entre o céu e a terra e entre a nossa alma e a nossa personalidade. O segredo mais profundo e bem guardado da espiritualidade está no fato de que uma pessoa somente pode ser psicologicamente e espiritualmente feliz quando direciona a sua ferida na alma para um objetivo positivo. Escute o novo áudio do Podcast "Assuntos da Alma" gravado por Tatyana Casarino e reflita com calma sobre o assunto. Espero que as palavras desse Podcast inspirem você a lidar de forma mais positiva com as próprias "feridas" na alma. Para entender melhor o assunto, sugiro que ouça a poesia "Transverberação" recitada por Tatyana Casarino também. As reflexões sobre a ferida na alma vieram a partir dessa poesia da autora.
Tatyana Casarino.
*Confira o áudio "Transforme a ferida da alma em sabedoria e caridade" no Podcast "Assuntos da Alma" de Taty Casarino:
*Link para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/episode/4PqQPTly3CbxVF31OL1UYe?si=0-lEo0G6QVuFca1U1GetGw
*Link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=5AO9PEnHcwE
*Confira o áudio da poesia "Transverberação" recitada por Taty Casarino.
*Link para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/episode/1KanoFj7bEewId0aoVzLtj?si=VyZAaBOCSGC_5X-COne2-A
*Link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=fF1rsBIY4F4
*Link para ler a poesia "Transverberação" no blogue:
https://tatycasarino.blogspot.com/2020/01/transverberacao.html
Postagem de Tatyana Casarino. Advogada, especialista em Direito Constitucional, escritora e poetisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário