O caderno digital de Tatyana Casarino. Aqui você encontrará textos e poesias repletos de profundidade com delicadeza.









Contador Grátis





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O maior paradoxo da gnose: Seria a maior sacerdotisa da humanidade conhecida como prostituta?



 
  
    O significado simbólico da sacerdotisa expresso no tarô e no misticismo é o da mulher pura, passiva e reclusa. Mas Maria Madalena, conhecida no mundo inteiro como prostituta, no sul da França e para alguns gnósticos fora a grande sacerdotisa do mundo, sendo a confidente de Cristo e uma das mulheres mais importantes da história da humanidade por ter sido detentora de segredos importantes do Mestre dos mestres.
   Na criação da igreja católica, foi decidido pelo mais alto e poderoso clero deixar o Evangelho segundo Maria Madalena de fora da bíblia e dar mais importância a João e a Pedro. Além disso, considerar uma mulher como uma das mais importantes discípulas de Jesus Cristo poderia enfraquecer o poder dos homens da igreja.
     Então, eles decidiram criar a figura da "pecadora arrependida" para ela como uma forma de domínio e até com um viés terapêutico. Assim, as pessoas poderiam pensar: "Se até uma prostituta foi perdoada por Cristo, eu também posso ser"... e depois de tal pensamento procurarem a igreja para serem "salvas". Com isso, a igreja ganha fiéis e poder, continuando com sua moral opressora contra a sexualidade feminina.
        Mas, de acordo com alguns estudiosos, o evangelho de Maria Madalena conteria enunciados polêmicos como o de que o ser humano pode se salvar sozinho, e a exemplo de Jesus, deixar que Cristo renasça em seu coração. Todo ser humano poderia "ressuscitar" simbolicamente, tornando-se melhor e conectando-se com Deus.
         A igreja, no entanto, não revelaria tal verdade, afirmando que somente a figura do próprio messias Jesus Cristo poderia de forma literal salvar alguém, sendo que esta salvação acontece apenas através da religião e do vínculo com a igreja, o que incentivou o poder e o monopólio desta durante séculos.
                

        Acontece que gnósticos afirmam que em Evangelhos proibidos, queimados e retirados da bíblia pregavam que Deus mora no interior de cada ser humano, e que esse poderia se salvar sozinho, deixando o espírito cristão nascer dentro de si ao permitir a morte de seu ego e personalidade. Além disso, a vida de Jesus Cristo seria um ensinamento de como se "iniciar" nessa nova vida. A morte na cruz simboliza a morte para o mundo( Cristo afirmava: Coragem, eu venci o mundo) e a ressureição seria o símbolo da transcendência. Só se supera o mundo pelo amor.
              

    Maria Madalena seria uma mulher que teria vivido as lições do mestre, depurando-se dos vícios de seu ego para experimentar a vida cristã em seu coração. Ela teria sido uma das grandes precursoras do cristianismo, a primeira a ver o Mestre ressuscitado e a maior propagadora do cristianismo, porém têm sido subestimada e relegada à "prostituta arrependida'". Talvez nem prostituta ela tenha sido, já que havia tantas "Marias" naquele tempo e uma dessas Marias pode ter sido uma prostituta de fato, porém, muitas mulheres podem estar equivocadamente reunidas numa só personagem bíblica: Maria Madalena.
          

          Ela é sempre retratada com a figura de um crânio, que significa a reflexão acerca da morte, e  sabe-se  que o crânio é um dos principais símbolos de escolas místicas discretas e da gnose também.
                 A releitura sobre a importância dessa mulher para o cristianismo pode mudar a forma como enxergamos a mulher na humanidade, já que o arquétipo da Virgem Maria (mulher pura, maternal, resignada, santificada) é sempre exaltado enquanto que o de Maria Madalena (mulher ativa, comunicativa e humana) é tão subestimado e velado para a religião poder chamar a sexualidade de pecado e oprimir a mulher.

Texto de Tatyana Casarino
  
  O documentário da History Channel: "Os Segredos de Maria Madalena" levanta hipóteses bem interessantes sobre a vida dessa misteriosa e importante mulher.

Confira a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=fYzGTi34kC4

Nenhum comentário:

Postar um comentário